Dia dos namorados: dicas de presentes para amantes de vinhos
Sommelière da Wine sugere rótulos especiais e harmonizações para celebrar a ocasião mais romântica do ano
O Dia dos Namorados é uma ocasião para celebrar o amor, e nada mais romântico do que desfrutar de um jantar especial acompanhado por um bom vinho. Para facilitar a escolha de rótulos, Cibele Alves Siqueira, sommelière da Wine, o maior clube de assinaturas de vinhos do mundo, apresenta uma seleção de exemplares que vão bem com propostas diferentes de encontros. Desde tintos encorpados até espumantes refrescantes, as opções são pensadas para harmonizar perfeitamente com um jantar romântico ou um brinde a dois.
Amantes da natureza
Se o seu par é uma pessoa amante da natureza, que se interessa por atividades externas como escalada e ecoturismo, a sugestão é o vinho tinto chileno Aliwen Reserva D.O. Valle Del Maule Cabernet Sauvignon 2022. Pertencente à Linha Reserva da Undurraga, a bebida foi criada para almas aventureiras, os amantes da natureza e aos que buscam desfrutar o melhor da vida cotidiana. Interessante reforçar que a aquisição destes rótulos contribuem para o reflorestamento da Patagônia Chilena.
Este vinho suculento e bem estruturado harmoniza maravilhosamente com um jantar rústico de carne grelhada e vegetais assados, trazendo à tona os sabores intensos do Cabernet Sauvignon.
https://www.wine.com.br/
Gastronomia e romantismo
Para aqueles que gostam de experimentar na cozinha e testar receitas e harmonizações com vinhos, a sugestão é o tinto italiano Cecchi Sagrato D.O.C.G. Chianti Riserva 2019, um exemplar com estrutura devido ao seu longo amadurecimento em barricas de carvalho e envelhecimento em garrafa, que vai aportar aromas de frutas pretas, especiarias e ervas finas. Por ter uma boa acidez e estrutura, este é um vinho gastronômico, perfeito para harmonizar com um jantar à dois.
Para um jantar romântico alinhado à culinária sofisticada, considere preparar um osso buco alla milanese, um prato clássico italiano de carne bovina cozida lentamente em um rico molho de tomate e vinho tinto, servido sobre um cremoso risoto de açafrão. Outra opção saborosa seria filé mignon ao molho de vinho tinto com cogumelos selvagens.
https://www.wine.com.br/
Date com bar e música
Para os casais que apreciam sair e curtir música ao vivo, a sugestão é degustar um vinho de uma região renomada. O francês Château Vieux Laroque A.O.P Bordeaux 2020 é um tinto elaborado pelas três principais uvas Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, que traz o equilíbrio perfeito entre a potência desse terroir e a elegância francesa.
Um encontro regado à vinho, música e dança pede uma harmonização mais casual, nem por isso menos sofisticada. O vinho harmoniza bem com uma tábua de queijos franceses frescos e charcutaria, croquetes de cogumelos e ervas finas e tartare de carne
https://www.wine.com.br/
Brunch do amor
Para casais mais diurnos, que apreciam um bom brunch, a sugestão é optar por um espumante como o francês De Vergy Blanc de Blancs Demi-Sec que traz leveza e frescor para este dia. Com aroma de frutas brancas como maçã e pera, e doçura delicada, este rótulo possui um paladar frutado, leve, com acidez agradável e sabor adocicado.
Além de muito celebrativo, o espumante vai bem com todo o menu do brunch, que pode trazer uma variedade de frutas e queijos e pratos leves e saborosos como croissants recheados com brie e geleia de damasco e omelete de ervas com queijo de cabra e espinafre.
https://www.wine.com.br/
Sessão de cinema
Por último, se o dia mais romântico chegou e você está solteiro, encontre um vinho para chamar de seu crush, como o chileno Metropolitano D.O. Valle Central Red Blend 2023, um blend de Cabernet Sauvignon e da Carménère fresco e bem estruturado, com toque de madeira, muito versátil para diversas harmonizações.
A sugestão é aproveitar o conforto e a liberdade para colocar o filme favorito na telinha, abrir a garrafa de vinho e comer uma pizza toda especial, que harmonize muito bem, como pizza de queijo de cabra e presunto parma. Afinal, degustação e amor próprio nunca são demais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário