Raiva - Quero Notícia

Breaking

Rádio

04 junho, 2023

Raiva

              



SAÚDE TOTAL

CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA

Raiva

Muitos acreditam que há dificuldades em conter a impulsividade quando estão diante de emoções como a raiva. Mas será que a impulsividade é herdada ou ela é adquirida tendo como base o ambiente em que vivemos?

Pesquisas revelam que 50% da impulsividade é herdade. Isso sinaliza que o que passa disso é adquirida por meio de nossas vivências. E o que isso quer dizer? Que não podemos deixar 50% nos dominar, não é mesmo?

Além disso, o resultado da pesquisa nos mostra que podemos dominar o que as vezes acreditamos não conseguir conter. E como isso pode ser feito? Se questionando, aprendendo a mensurar as consequências do que advêm a partir destes momentos não contidos.

Como tudo que capturamos em nosso cotidiano passa primeiro pelo filtro da emoção, devido a tantas demandas que temos, não é difícil sentirmos raiva, de vez em quando. E eu te pergunto: a raiva é ruim? O que você acha?

Em primeira instância acreditamos que sim, mas você tem ciência de que a raiva é imprescindível para nossa existência?

Sem a raiva não teríamos impulso para nos defender de algumas dificuldades. A raiva é que pode nos orientar a agir de maneiras altruístas, agindo contra injustiças, mas, não podemos esquecer que ela também tem seu lado obscuro.

A raiva não controlada, não ponderada, pode trazer para o ser humano problemas como: pressão alta, colesterol elevado, queda da ação do sistema imunológico e disfunção nas relações interpessoais, pois quem tem raiva não tem paciência.

Outra questão que precisa ser assinalada é o fato de que esta emoção não é difícil de ser domada. O primeiro passo é não ignorá-la. As vezes achamos elegante não validar emoções como esta, mas isso é uma falácia. Não podemos negar o que sentimos. Porque este reconhecer nos leva para o segundo passo que é o da ponderação.

Ao reconhecer, eu penso sobre e então busco saídas ou caminhos para lidar com o que estou sentindo. Lembra do artigo da semana passada? O autoquestionamento é poderosíssimo para nos conduzir para ações mais valorativas e, é claro; se a situação se tornar contínua e incontrolável, buscar um analista para conversar sempre é uma boa escolha.

Um fortíssimo abraço para você!

  

Instagram: baunilha45 e s48m7 

Nenhum comentário:

Postar um comentário