Educação - Quero Notícia

Breaking

Rádio

Educação

 Poder Judiciário de Santos aborda combate à corrupção e jurisprudência ambiental em Aula Magna de Direito


Juiz Federal Alexandre Saliba (TRF3) e Promotor de Justiça Landolfo Andrade são os convidados de honra da aula inaugural de curso da Esamc Santos




Na Aula Magna do curso de Direito da Esamc Santos, o Poder Judiciário da cidade vai debater o combate à corrupção e jurisprudência ambiental. As duas Aulas Magnas acontecerão nesta quarta-feira, 13 de março com o Juiz Federal em Santos Alexandre Saliba (TRF3) e o Promotor de Justiça na cidade Landolfo Andrade, para uma plateia formada por professores, alunos e público em geral.


Pela manhã (9h), o promotor Landolfo aborda o tema Desafios para o combate à corrupção no Brasil, onde argumenta sobre os impactos provocados na sociedade por práticas ilícitas que incluem conluio, fraude e obstrução da justiça.


Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela PUC-SP, Landolfo também é autor de livros jurídicos e professor do curso de pós-graduação da Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo.


À noite, Alexandre é o convidado de honra da aula inaugural Jurisprudência Ambiental, que acontece às 20h no auditório da Esamc Santos. Nesse debate, o magistrado vai compartilhar vivências a respeito da aplicação de princípios e normas jurídicas que protegem o meio ambiente.


O juiz federal é o titular da 1ª Vara Federal de Santos, que integra o TRF-3, e vice-presidente da AJUFE (Associação dos Juízes Federais do Brasil). É mestre em Direito Ambiental pela Universidade Católica de Santos e doutorando pela mesma universidade.


Serviço:

Evento: Aula Magna do curso de Direito da Esamc Santos

Local: Esamc Santos - Rua Dr. Egydio Martins, 181 – Ponta da Praia – Santos (SP)

Data: 13/03

Horários:

9h – Desafios para o combate à corrupção no Brasil

Painelista: Landolfo Andrade, Promotor de Justiça em Santos

Público: Alunos, professores e público em geral

20h – Jurisprudência Ambiental

Painelista: Alexandre Saliba, Juiz Federal em Santos

Público: Alunos, professores e público em geral




Sobre a ESAMC


Fundada em 1999, a ESAMC é reconhecida nacionalmente como um centro de excelência e está nos rankings das 50 melhores faculdades do país, pois se destaca pelo projeto educacional inovador, que alia teoria à realidade do mercado de trabalho.


Com o objetivo de formar líderes, a ESAMC desenvolve competências técnicas, gerenciais e comportamentais, o que gera empregabilidade e reconhecimento entre os empresários das regiões onde se instala. A instituição estabeleceu seu campus em Santos, no litoral de São Paulo, e hoje está presente em outras 5 cidades do Brasil.



 Ensino à distância coloca em risco formação de dentistas e atendimento a pacientes


Juliano do Vale, presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO)




A possível autorização de cursos de ensino à distância (EAD) para graduação em odontologia, que vem sendo discutida no país desde 2022, vai levar a retrocessos na saúde bucal no Brasil. É temerário que se autorize a formação de cirurgiões-dentistas sem que passem pela vivência clínica, fundamental para o exercício prático da profissão, sob pena de colocar-se em risco a saúde e o bem-estar dos pacientes.


Como órgão fiscalizador e responsável por ações de proteção da população na área, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) se posicionou publicamente contra a ideia, desde o primeiro momento em que foi lançada pelo Ministério da Educação (MEC). Desde então, juntaram-se à causa diversas outras entidades representativas da classe odontológica, também preocupadas com a má qualidade dos atendimentos a serem realizados por esses profissionais formados por meio de cursos à distância.


Habilidades práticas, como manipulação de instrumentos específicos, não podem ser dominadas sem a supervisão de professores. O aprendizado presencial possibilita que os alunos recebam orientações imediatas, contribuindo para o aprimoramento de suas habilidades.


Além disso, a comunicação eficaz das necessidades dos pacientes não podem ser plenamente desenvolvidas sem a exposição regular a situações clínicas reais. O ambiente presencial proporciona aos estudantes a oportunidade de lidar com uma variedade de casos, preparando-os para os desafios emocionais e práticos que encontrarão em suas carreiras.


O aprendizado colaborativo e a construção de redes profissionais são elementos cruciais que o ensino presencial promove. A troca de experiências entre estudantes, professores e profissionais do setor é fundamental para a formação de uma comunidade coesa e bem informada. Essa rede de contatos não apenas enriquece o aprendizado, mas também serve como suporte ao longo da carreira profissional.


Nos estudos para a autorização do EAD na Odontologia, o MEC realizou uma consulta pública, lançada em novembro do ano passado pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) e que contou com mais de 15 mil participações. O resultado levou o ministro Camilo Santana a suspender por 90 dias os processos de autorização de cursos à distância de diversas áreas do conhecimento, incluindo a odontologia.


Embora bem-vinda, a suspensão não significa o encerramento do assunto, pois ainda está pendente pelo MEC a conclusão da proposta de regulamentação de oferta de diversos cursos de graduação EAD. O CFO vai se manter vigilante enquanto essa possibilidade ainda for minimamente aventada. 


Por isso, o Conselho vai colocar o assunto em debate durante o 41º Congresso Internacional de Odontologia (CIOSP), que ocorrerá em São Paulo entre os dias 24 e 27 de janeiro. O evento é considerado o maior da América Latina em infraestrutura e maior do mundo em número de participantes, tendo chegado a 100 mil visitantes em 2023. Ele é, portanto, o ambiente ideal para que, mais uma vez, possamos reafirmar a posição contrária à implantação dos cursos de EAD.


Estamos certos de que não é esse tipo de alteração que vai melhorar o panorama de uma população em que 89% das pessoas não realiza a higienização bucal mínima, de duas vezes ao dia, de acordo com a última Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE).


As novas tecnologias podem ser exploradas para complementar a formação profissional, como com simulações e recursos online, mas não para substituir a experiência presencial. A inovação deve buscar fortalecer os fundamentos que garantem profissionais preparados para os desafios do nosso país, além de manter a odontologia brasileira como a maior e melhor do mundo.





 Curtas-metragens do gênero Experimental encerraram as exibições do Trakinagem em 2023 




Projeto Trakinagem - Cinema e Educação, uma iniciativa que inspira a criatividade e o talento de jovens cineastas, exibiu os curtas-metragens com o gênero Experimental produzidos por alunos neste último bimestre em uma sessão especial de cinema, que reuniu cerca de 580 pessoas, entre comunidade escolar, familiares, amigos e colegas dos homenageados.   


Os vídeos produzidos pelas crianças e jovens do Lar Espírita Maria Lobato de Freitas foram apresentados no dia 11 de dezembro, na Escola Municipal Jacy de Assis. Já as exibições dos curtas dos atendidos pela Associação Desenvolvendo Vida e Missão (ADVEM), ocorreram no dia 12 de dezembro, na própria Associação.  


O instrutor do projeto, Cristiano Barbosa, expressou seu entusiasmo em relação ao resultado dos trabalhos. “Os estudantes experimentaram nessas últimas oficinas, ângulos e movimentações inusitadas da câmera, assim como da dimensão sonora, mas estendo os parabéns a todos os alunos que participaram desde o início do ano. Estou muito orgulhoso pela criatividade demonstrada nas oficinas. A conclusão desse projeto é um testemunho do potencial dos jovens talentos em nossa comunidade", afirmou o instrutor.


O estudante da ADVEM, Victor Melauro contou que foi muito divertido participar das oficinas. “Foi a realização de um sonho porque ser ator não é fácil. Aprendi a realizar filmes e sobre as diferentes linguagens que existem. Gostei muito de participar”, afirmou.


Mateus Pereira que também é da ADVEM disse que aprender a fazer filme é muito mais do que imaginava. “Dá para fazer com a câmera profissional, mas com celular e tablet também. Foi tão emocionante que não tem explicação”, ressaltou Mateus.


A gerente do Instituto Algar, Carolina Toffoli Rodrigues, ressaltou que a parceria com o projeto 'Trakinagem Cinema e Educação' se integrou ao processo educacional de uma maneira ímpar, oportunizando aos alunos aprendizados diferentes, repletos de descobertas. "Este projeto não apenas aproximou os estudantes do cinema, como expandiu horizontes, fortaleceu laços entre a arte, a educação e a comunidade. Agradecemos a todos os envolvidos pelo comprometimento e por ajudarem os alunos a reafirmarem para si mesmos o que são capazes de produzir”, disse.


Durante 2023, o Trakinagem alcançou 2.628 pessoas, sendo 128 alunos, em oito oficinas, com carga horária de 24 horas/aula cada, em sete diferentes instituições da cidade. Foram produzidos durante as atividades, 27 curtas-metragens de quatro gêneros cinematográficos trabalhados (Documentário, Animação, Ficção e Experimental), além de 2.500 pessoas presentes nas exibições. Agora, será produzido um webinário com o objetivo de avaliar as aprendizagens ocorridas e as potencialidades de multiplicação da metodologia do projeto para mais jovens e educadores de Minas Gerais e todo o Brasil. 


O projeto Trakinagem Cinema e Educação é patrocinado pelo Instituto Algar, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, realizado pela produtora O Sopro do Tempo e Governo de Minas Gerais. Governo Diferente, Estado Eficiente.


Jacy de Assis



Sobre o Instituto Algar 


Há mais de duas décadas, o Instituto Algar se dedica a contribuir com o desenvolvimento de pessoas. De forma colaborativa, unimos esforços e instituições para desenvolver a comunidade, por meio da educação, do esporte, da cultura e do voluntariado. Enxergar o potencial de cada criança, adolescente e jovem dos nossos programas sociais é o que nos inspira. Nessa trajetória, mais de meio milhão de vidas já foram transformadas. Instituto Algar; conectando pessoas às oportunidades.   


Sobre a produtora O Sopro do Tempo 


Produtora de cinema e audiovisual criada em 2009 na cidade de Uberlândia que conta com diversos filmes exibidos e premiados em diversos festivais no Brasil e no exterior. Na sua filmografia consta 16 filmes de curta metragem (13 de ficção e 3 documentários), 06 filmes de longa metragem (1 ficção e 5 documentários) e 1 Série para TV com 10 episódios. É também realizadora das mostras de cinema Contorno – Cinema Independente e da Borda, e do Trakinagem Cinema e Educação, visando educação, formação de público e o fomento da cadeia produtiva do cinema. Saiba mais em: www.osoprodotempo.com.



 Enem ou vestibular: qual é a melhor opção para iniciar a faculdade?


Apesar da importância de ambas as provas, conhecer suas diferenças é essencial antes de realizá-las





O segundo semestre é um período intenso para todos os estudantes, mas principalmente para aqueles que desejam ingressar em uma universidade, seja com o intuito de conquistar o tão sonhado diploma, mudar de instituição ou curso, ou até mesmo para dar um passo maior na carreira. Entre tantos estudos, responsabilidades e decisões a serem feitas, neste processo pode surgir uma dúvida: prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou fazer uma prova de vestibular?


De acordo com Alexey Carvalho, reitor do Centro Universitário Anhanguera, instituição parceira do Pravaler, ambos são caminhos importantes para ingressar no ensino superior, sobretudo para os estudantes com renda menor do que a graduação escolhida, uma vez que o leque de opções é muito vasto. “As provas normalmente têm conteúdos diferentes que vão variar de acordo com a instituição ou curso, hoje muitas instituições evitam colocar seus vestibulares em datas coincidentes com o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e, além disso, também o consideram como parte dos critérios de acesso. Assim, com um bom plano de estudos é possível que o candidato busque o melhor desempenho nas avaliações, seja ela qual for, sendo essa uma das maneiras para se conquistar o diploma”.


De modo geral, os vestibulares são provas realizadas pelas próprias instituições de ensino, possibilitando a aprovação do candidato na universidade e no curso escolhido. A pontuação atingida pelo estudante não somente define se ele está apto para dar início a seus estudos, como pode ser fundamental para conseguir bons descontos nas mensalidades da graduação.


Já o ENEM, avaliação criada pelo Ministério da Educação (MEC), tem como objetivo medir o desempenho dos concluintes do ensino médio, mas que, hoje, permite que o aluno ingresse em diversas universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e participe do processo de aquisição do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES). O exame oferece ainda a possibilidade de bolsas de estudo parciais ou integrais em instituições de ensino superior privadas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) e em cursos técnicos pelo Sisutec, substituindo o vestibular tradicional. “Para muitas pessoas, o Enem é mais do que uma prova: é um passo necessário para dar início a uma graduação, principalmente por sua característica bastante tangente a programas sociais”, pontua Alexey.


Contudo, para ingressar em universidades particulares, há um terceiro caminho: o financiamento estudantil privado. O Pravaler, principal plataforma de acesso e soluções para o ecossistema de educação do Brasil, possibilita que o estudante inicie o curso dos seus sonhos sem exigir a nota do Enem, em um processo 100% digital. “Graças às mais de 500 instituições de ensino superior parceiras em todo o Brasil, viabilizamos o acesso à graduação em qualquer época do ano. O aluno, seja ele veterano ou calouro, pode aderir ao nosso financiamento no final de cada semestre, com parcelas que não se acumulam e com juros reduzidos. Nosso objetivo é que o estudante faça o curso que ele deseja, e não o que ele pode pagar. Com isso, a chance dele evadir se torna mínima”, destaca Beto Dantas, COO da edfintech.


Carvalho alerta ainda que, além dessas diferenças em suas possibilidades, os vestibulares têm outras diferenças com o Enem e até mesmo entre si. O número e formato de questões, conteúdos abordados e a modalidade da redação podem variar bastante de prova para prova. “Um dos mais importantes aspectos para ter em mente e se preparar, é a adaptabilidade necessária para atingir bons resultados nas mais variadas avaliações”. 



 Colégio realiza feira de Comunicação mostrando à geração digital a importância de mídias como jornal e rádio.


Crédito de imagem: Eva Amaral/Divulgação.

A primeira feira de tecnologia do Colégio Desígnio, a DEL – Desígnio Expo Lab – ocorreu na tarde de sábado (4), na sede da escola, na Região Oceânica de Niterói, promovendo um vasto resgate de mídias diversas, através de trabalhos de crianças do maternal a jovens do Ensino Médio - feitos com suas famílias. Foram inúmeros painéis e objetos, em cenários que revelavam a importância do jornal impresso, rádio, telefone analógico, Correios, entre outros veículos de comunicação antigos, em uma vivência e reflexão sobre estes em relação às mais modernas formatações de redes sociais, PC’s e Notes, dando sentido único à importância da “palavra”, a partir do tema “A história da Comunicação ao longo dos anos – do Jardim do Éden às redes sociais”.


Crédito de imagem: Eva Amaral/Divulgação.

Durante todo o evento, cerca de 500 pessoas circularam pelos corredores, onde as salas proporcionaram imersões de época, em aproximadamente 15 ambientes decorados, iluminados, apresentados por estudantes caracterizados, lembrando a proposta do brinquedo Spaceship Earth, globo prateado que abriga a história da evolução da humanidade, em Epcot Center, na Disney World. “Sem dúvida o objetivo da feira foi cumprido, quando nossos alunos encontram, neste espaço, a possibilidade de desenvolver a criatividade em um conteúdo que deixa de se revelar teórico e passa a ser prático. Estamos impressionados com a criatividade deles. Nós não podemos, jamais, avaliar um aluno por uma nota apenas, mas, com todo o seu desenvolvimento. E a feira possibilita isso, faz a gente ver este potencial”, relata o CEO do colégio, Mahatma Lopes.


Na sala do maternal, crianças com cerca de dois anos, ao lado de seus pais, ilustraram folhas com diagramação que lembrava uma capa de jornal, que ganhou um diversificado colorido feito com hidrocores. De acordo com Lilian Araújo, Diretora Pedagógica do Colégio Desígnio, há uma real importância o resgate dessas mídias mais antigas por crianças que já nasceram na era digital: ”Eu vejo como situação de relevância, pois foi para nós um momento maravilhoso. Tudo isso, nos traz a condição de transportar esses alunos com uma vivência muito especial”, explica.


Crédito de imagem: Eva Amaral/Divulgação.

A ideia do projeto surgiu a partir de uma sugestão do CEO das instituições que promoveram o evento – o Colégio Desígnio, o Instituto George Muller e a Igreja Nova -, em uma reunião de coordenação, onde foi discutida a importância do tema. Os alunos, em seguida, compraram o conceito, depois de cada representante de turma ser ouvido, juntamente com o restante dos estudantes. O aluno Luiz Henrique Ramos Caldas, de 17 anos, autor do trabalho que mostra a evolução da Internet, dispara que não vê a sua vida sem a WEB, seja na comunicação escolar ou familiar. E, sobre o início de tudo, Estevão Dias, Capelão do Colégio Desígnio, completa: “A bíblia relata, no livro do apóstolo João, capítulo 1, versículo 3, que nada houve, antes de existir, que não fosse baseado sobre a “palavra”. A gente acredita que o resgate da história da comunicação, vai sedimentar valores e princípios que, no século XXI, tem se perdido”, diz .


Crédito de imagem: Eva Amaral/Divulgação.

O colégio  surgiu a partir da Igreja Nova, com 20 anos, visando dar sentido à vida das pessoas. O Instituto George Muller, terceira instituição do conglomerado, foi criado  com o objetivo de ser um braço da igreja, a fim de proporcionar dignidade humana a vulneráveis, alcançando esferas diversas da sociedade. Wesley Amâncio, Diretor Executivo do Colégio Desígnio relata:” A feira DEL vem, a partir de um sonho, que é o Colégio, e está acontecendo dentro do veio tecnológico. A gente acredita que a Comunicação, dentro da Educação Clássica, em sua essência, marca os jovens, mostrando para eles que podem ir além. As famílias dos alunos e convidados estão comentando sobre a exposição, que relata fatos que vão do pergaminho até o Metaverso, com toda a história sendo contada até os dias atuais”, finaliza.


 
Crédito de imagem: Eva Amaral/Divulgação.

Abaixo, nomes e cargos dos coordenadores do evento, que estão na 14a foto, com o boneco de led.

Nomes e cargos:

Mahatma Lopes - CEO Colégio Desígnio, Cintia Lopes - Diretora de Programas e Famílias, Lilian Rose - Diretora Pedagógica, Estevão Dias - Capelão e Wesley Amâncio - Diretor Executivo.


Fonte: Gabriela Nasser



 Instituto PROA abre 4 mil vagas para capacitação profissional em Minas Gerais 


As vagas do curso profissionalizante são gratuitas e para jovens da rede pública 




As inscrições para o processo seletivo dos cursos profissionalizantes gratuitos do Instituto PROA em Minas Gerais estão abertas. Ao todo são 4 mil vagas exclusivas para jovens de 17 a 22 anos, que estejam cursando ou já concluíram o ensino médio em escolas públicas de ensino de todo o estado. 


Para participar, os interessados devem fazer a inscrição no site do PROA,  https://www.proa.org.br/plataforma-proa/, depois responder a um teste básico de língua portuguesa, matemática e análise de perfil e, se for aprovado, o jovem segue para a etapa de preenchimento dos dados pessoais para realizar a matrícula no curso. As inscrições estão abertas até o dia 15 de janeiro de 2024 e as aulas começam em 29 de janeiro. 


O curso do PROA tem 100 horas e é dividido em quatro módulos que preparam os alunos para definirem metas profissionais e se prepararem para entrevistas de emprego. Autoconhecimento, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação são temas que fazem parte das aulas. Semanalmente há também encontros ao vivo mediados por tutores, sempre às quintas-feiras.


Os jovens podem optar por cursar um 5º módulo com uma trilha técnica específica. São sete carreiras à escolha, patrocinadas por grandes empresas, com 50 horas de preparação para cada: Excel e Power BI (em parceria com a Microsoft), Varejo (Fundação Casas Bahia), Administração (P&G), Logística (P&G), UX Design (Accenture), Promoção de Marcas (BRF) e Educação Financeira (Bloomberg e Dahlia Capital).


Oportunidade


Ao final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão e acesso a uma plataforma exclusiva de vagas de emprego. Essa será a terceira turma do Instituto PROA em Minas Gerais. Muitos estudantes que se formaram já conseguiram vagas no mercado de trabalho. 


"O curso PROA desempenhou um papel fundamental na minha jornada em direção ao mercado de trabalho. Através dessa experiência descobri a importância das competências interpessoais (softskills), aprimorei meu currículo, compreendi a relevância do networking e fui instruída como me portar em entrevistas e no ambiente corporativo. Poucas semanas após terminar o curso conquistei meu primeiro emprego como Jovem Aprendiz na Tim, graças ao apoio contínuo do grupo PROA e seu programa de empregabilidade." afirma jovem Lohanna Roffer Campos Ribeiro Ferreira, que se formou na turma de agosto de 2023 e já está no mercado de trabalho em uma grande empresa da área da telefonia. 


Lohanna também destaca: "A plataforma é intuitiva, altamente motivadora, e os tutores se destacam por sua gentileza e paciência. Acredito que este curso é a escolha ideal para jovens como eu, que almejam entrar no mercado de trabalho, porém, não sabem como dar os primeiros passos. Sou muito grata ao PROA, pois o curso não apenas abriu portas para o meu emprego atual, mas também causou uma transformação profunda na minha mentalidade”.


Para Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA, os jovens de Minas Gerais têm por meio dos cursos a grande chance de conseguir formação profissional e buscar a primeira vaga no mercado de trabalho. Pesquisa realizada pelo IBGE, no 2º trimestre de 2022, aponta que a taxa de desocupação dos jovens de 18 a 24 anos do Estado de Minas Gerais era de 16%, quase o triplo em comparação com adultos.


“Estamos em Minas Gerais com o objetivo de criar oportunidades de emprego para os jovens. O PROA tem essa vocação, que é capacitar e oferecer profissionais prontos para o mercado de trabalho. Sabemos o quanto o público jovem sofre com a falta de qualificação profissional e o quanto isso reflete na busca pelo primeiro emprego.”, afirma Alini. 


Sobre o Instituto PROA


O Instituto PROA foi fundado em 2007 com o objetivo de auxiliar jovens de baixa renda a ingressarem no mercado de trabalho, dividindo conhecimentos sobre carreiras, planejamento, autoconhecimento para vocações e comunicação. Desde então, já formou e impactou mais de 36 mil alunos com seus dois principais projetos, Plataforma PROA – preparação para o primeiro emprego – e PROPROFISSÃO – curso de programação web Java. Atualmente, a Plataforma PROA atua nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

https://www.proa.org.br/


Serviço 

Processo Seletivo para o curso da Plataforma PROA em Minas Gerais - 4 mil vagas

Inscrições abertas on-line - https://www.proa.org.br/plataforma-proa/ até 15 de janeiro de 2024

Início das aulas -  29 de janeiro de 2024

Requisitos: 

- Ter entre 17 e 22 anos;

- Morar no estado de Minas Gerais

- Estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública.



 Curso de Publicidade e Propaganda da ESAMC está entre os três melhores de São Paulo


Instituição foi uma das poucas que receberam a nota máxima do Enade no estado, além de ser a única da Baixada Santista a alcançar essa avaliação




O incentivo ao pensamento criativo, aplicado no curso de Publicidade e Propaganda da ESAMC Santos, é um dos motivos pelo qual a graduação foi reconhecida como uma das melhores do Brasil, de acordo com Amalia Borges, coordenadora acadêmica geral da ESAMC Santos.


“Valorizamos a criatividade como elemento essencial não só da criação de peças publicitárias, mas da abordagem e solução de problemas. Temos uma grade curricular que reflete esse pensamento e prepara os alunos para encontrarem soluções a partir de um foco estratégico, fazendo com que a marca alcance o seu cliente da forma mais convincente.”


Na avaliação do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) divulgada no final de outubro, o curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da ESAMC Santos foi o único da Baixada Santista a receber a nota máxima (5). No Estado de São Paulo, a Esamc Santos está entre as 3 instituições superiores que receberam a maior avaliação e, em nível nacional, figura entre as 25 faculdades que alcançaram a classificação.


O Enade avalia o desempenho dos alunos dos cursos de licenciatura (graduação) nacionais e é realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que, por sua vez, é o órgão do Ministério da Educação responsável pela avaliação do ensino médio e superior. No exame de 2022 do Enade (mais recente), apenas 5,5% dos cursos superiores do país atingiram o conceito 5, o que equivale a 487 cursos no Brasil.


Formação atualizada


Para reforçar o conhecimento teórico e prático, o curso conta com disciplinas de Empreendedorismo, Inovação e Criatividade, Plataformas Digitais e Marketing Global, ministradas por professores com experiência acadêmica e de mercado.


Os conhecimentos se unem a disciplinas tradicionais, como Marketing, Teoria da Comunicação, Produção de Áudio e Vídeo e Propaganda, sempre abordando questões atuais de mercado. O objetivo é oferecer a formação mais atualizada possível, disse Amalia.


“Preparamos o aluno para o que o mercado exige, seja nas agências de publicidade ou nos departamentos de marketing das empresas. Incentivamos a criatividade e conhecimento técnico, mas não é só isso. Formamos profissionais capazes de tomar decisões levando em conta o ambiente de administração de negócios, o impacto financeiro e o retorno das ações de comunicação.”


Sobre a ESAMC


Fundada em 1999, a ESAMC é reconhecida nacionalmente como um centro de excelência e está nos rankings das 50 melhores faculdades do país, pois se destaca pelo projeto educacional inovador, que alia teoria à realidade do mercado de trabalho.


Com o objetivo de formar líderes, a ESAMC desenvolve competências técnicas, gerenciais e comportamentais, o que gera empregabilidade e reconhecimento entre os empresários das regiões onde se instala. A instituição estabeleceu seu campus em Santos, no litoral de São Paulo, e hoje está presente em outras 5 cidades do Brasil.




 Crianças acessam Instagram e TikTok diariamente e precisam entender o que é fato, opinião e fake news


Jornal da Criança promove debate sobre o tema com alunos no dia 27 de outubro, na Biblioteca do Parque Villa Lobos (São Paulo)




Já que o acesso das crianças ao conteúdo das redes sociais – especialmente Instagram e TikTok – e internet é uma realidade diária, é importante começar logo a alfabetização midiática delas, para que comecem a diferenciar o que é fato, opinião ou desinformação (fake news), afirma a jornalista Viviane Zanardo, editora-chefe do Jornal da Criança.


“Será que dá para confiar em tudo, naquele vídeo ou aquela imagem bonitinha que aparece no Instagram? Sabemos que muitas crianças se conectam ao Instagram, um uso que se intensificou durante a pandemia. Então, o que precisamos fazer é educar as crianças para tirar proveito dessa ferramenta maravilhosa, que se chama internet, ao nosso favor.”


De acordo com a pesquisa Tic Kids 2022, 96% das crianças e adolescentes de 9 a 17 anos acessam o TikTok e o Instagram todos os dias. Além disso, 43% dos jovens admitiram não saber como identificar se uma informação na internet está correta.


No Jornal da Criança (JC), veículo de imprensa com linguagem fácil de entender e voltado para crianças, Viviane explica que as notícias seguem o padrão da imparcialidade, repercutindo os vários lados de um acontecimento. Como exemplo, cita a cobertura da invasão do Congresso ocorrida em janeiro.


“O JC narrou o fato, é isso o que fazemos. Não atacamos ninguém e nem colocamos palavras (na boca dos envolvidos). A opinião, quem tem que formular são os alunos. Fazemos isso para que eles desenvolvam espírito crítico a partir de um contexto, um acontecimento, e falando de forma lúdica para que eles tenham percepção em relação às imagens que eles veem na internet.”


Uma das formas de desenvolver espírito crítico e habilidades digitais em jovens e por meio da educação midiática. “A ideia da educação midiática é fazer treinamento em sala de aula para que eles aprendam a usar ferramentas que vão ser uteis no dia a dia e ser produtivas no ambiente escolar. Falo de ferramenta de edição, vídeo, texto e apresentações”, explica.


O ensino midiático se refere apenas ao uso de ferramentas digitais e discussões sobre o impacto das novas tecnologias, acrescenta. Ela cita o ChatGPT como exemplo, pois esse aplicativo de inteligência artificial é um desafio até para acadêmicos. “Ele não é fonte segura de informação”, comenta.


As crianças precisam se educar também com relação ao GPT e não só os alunos, mas professores e adultos, acrescenta Viviane. “Quem alimentou os dados foram pessoas que não tem, necessariamente, propriedade para falar daquele assunto. Para usar o GPT, é preciso ser conhecedor profundo de uma área específica. Diferente de um aluno, que não tem esse preparo.” Para ela, é importante aproximar o aluno das tecnologias, mostrando como as ferramentas funcionam.


1º Encontro dos Midiáticos


Estas e outras discussões sobre educação midiática serão conduzidas por Viviane e parceiros do 1º Encontro dos Midiáticos, que acontece no dia 27/09 (terça-feira) na Biblioteca do Parque Villa Lobos em São Paulo, das 16h às 17h.


O 1º Encontro dos Midiáticos será conduzido por jornalistas e educadores e tem apoio da FTD Educação, EducaMídia, SJSP (Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo) e SEDIJORE (Sindicato das Empresas Distribuidoras, Editoras, Publicadoras, Vendedoras, Entregas Rápidas, de Jornais, Revistas, Outras Publicações Impressas ou em Versão Digital no Estado de São Paulo).


O evento é aberto para crianças do ensino fundamental 1 e 2 (do 1º ao 9º ano) e a participação é gratuita. Basta se inscrever enviando um e-mail para contato@editora10.com.br com nome, telefone e endereço.


Serviço

1º Encontro dos Midiáticos 

Local: Biblioteca do Parque Villa Lobos (Av. Queiroz Filho, 1205 - São Paulo - SP)

Dia: 27/10 (sexta-feira)

Horário: Das 16h às 17h

Participação: Estudantes do ensino fundamental (1ª à 9ª série)

Inscrição: contato@editora10.com.br com nome, telefone e endereço

Organização: Jornal da Criança (Editora 10)


Sobre Viviane Zanardo


Viviane Zanardo é jornalista e publisher do Jornal da Criança, veículo de imprensa da Editora 10 que reforça o aprendizado das disciplinas escolares e gêneros textuais por meio de assuntos atuais. Formada em Comunicação Social com ênfase em jornalismo na FIAM, atua na área desde 2000. Já foi pauteira, produtora, repórter e editora nas TVs Globo, Diário e Bandeirantes


Sobre o Jornal da Criança


O Jornal da Criança (JC) publica notícias de imprensa com linguagem voltada aos alunos do ensino fundamental, com a proposta pedagógica de despertar o interesse das crianças pela leitura. O JC é publicado pela Editora 10, da jornalista Viviane Zanardo.



 Guerra de Israel é assunto que os pais e professores precisam conversar com as crianças


Conflito no Oriente Médio domina as conversas e redes sociais; adultos devem explicar causas da guerra e transmitir valores pacíficos, diz educadora parental Stella Azulay




Pela ampla repercussão diária nos noticiários, redes sociais e até nas conversas dos adultos, o conflito armado em Israel envolvendo judeus e palestinos certamente é acompanhado pelas crianças. Essa é a razão pela qual os pais e professores devem tomar a iniciativa de conversar sobre o assunto com elas, argumenta a educadora parental Stella Azulay, CEO da Juntos Educação.


“A fala dos pais vai ser muito importante para os filhos no direcionamento final sobre o que é uma guerra e as suas consequências, e isso também serve para os professores. Com filhos pequenos, é importante verbalizar que existe uma guerra e o que ela é”, disse. Nessa fase, a educadora explica que é importante transmitir às crianças os conceitos que elas entendam.


Por exemplo, a guerra é um momento em que duas nações não se entendem e ocorrem muitas mortes. “Uma guerra normalmente é uma disputa por algo, nem que seja poder, e pode ser somente por causa do ódio a outro povo ou uma guerra racial. É importante explicar as diferenças de forma lúdica, se possível usando livros e bonecos”, sugere.


Quando as crianças são mais velhas, Stella chama a atenção para que a conversa seja feita com base em informações confiáveis. “A questão do Oriente Médio é extremamente complexa, então os pais não devem falar sobre aquilo que não sabem. A conversa com os filhos e alunos não pode ser feita com base em achismos”, reforça.


Para falar do tema, os pais precisam buscar as informações corretas, continua a educadora. “Leiam a respeito, busquem entender. Se os pais sentirem que não entendem o assunto com profundidade ou que não possuem ferramentas suficientes para explicar alguma coisa, escolham o silêncio. Digam apenas o que acham de uma guerra. Expliquem o que é terrorismo, porque tudo o que vem acontecendo no Oriente Médio é uma grande oportunidade de se explicar o que é terrorismo, racismo e ódio a um povo.”


Além de conceitos, é preciso transmitir valores, acrescenta Stella. “Queremos que eles levantem bandeiras? Que tenham suas próprias ideologias? Se os nossos filhos serão os cidadãos do futuro, eles é que vão promover a guerra e a paz. Então, o que queremos que os filhos sejam, enquanto cidadãos do futuro? Os que promovem a guerra ou a paz?”, indaga.


Aproveitando o tema, a educadora sugere mencionar alguns temas relacionados, como racismo, homofobia, xenofobia, feminicídio, cidadania, empatia. Essa é uma reflexão importante para os pais, uma vez que eles influenciam os filhos por meio do exemplo. “Podemos refletir como anda a guerra dentro de casa, a empatia e o amor ao próximo. E o que nós, pais, trazemos de valores éticos para os filhos na mesa de jantar.”


Mais importante do que defender um lado ou outro do conflito, é preciso considerar que as crianças estão desenvolvendo a sua visão de mundo e a orientação dos pais é um fator decisivo. “É muito importante entendermos quem serão os cidadãos do futuro que estamos influenciando hoje, em um momento delicado e triste para todos. Quando nos comunicarmos com crianças e adolescentes sobre o que está acontecendo no Oriente Médio, vamos pensar no mundo que a gente quer que eles construam.”


Sobre Stella Azulay


Mãe de 4 e mãedrasta de 2. Educadora Parental, Fundadora e CEO da Juntos Educação Parental. Jornalista, com especializações em Análise de Perfil e Neurociência Comportamental. Sua carreira inclui passagens por emissoras  como SBT e TV Record, tendo sido também correspondente em Jerusalém/Israel pelo SBT, onde viveu por 4 anos. Teve seu escritório de desenvolvimento humano por mais de uma década. Ministrando também cursos, workshops e palestras para milhares de pessoas nos últimos 20 anos.  Além disso, hoje Stella é palestrante TEDx e escritora best seller.


Sobre a Juntos Educação Parental


A Juntos Educação Parental foi fundada em 2023 pela educadora parental Stella Azulay, fruto da paixão dela pelo tema, e seu marido e sócio Frank Azulay.


 A Juntos é a mais completa empresa de Educação Parental do Brasil, fazendo parcerias b2b com empresas e escolas.


Ela oferece bem estar através de conhecimento, empoderando pais e responsáveis em suas funções educadoras, transformando famílias e sociedade, através de conteúdos nos formatos de lives, palestras, workshops, treinamentos, talkshows, podcasts e vídeos. E para democratizar, expandir e aprofundar o conhecimento, a Juntos criou uma ‘Netflix’ da Educação Parental, disponibilizando uma plataforma de cursos com os temas mais desafiadores no que se refere a educação de filhos no século XXI.


Tudo isso com uma equipe de mais de 20 profissionais, cada um referência em suas respectivas áreas de atuação (como psicologia, psiquiatria, educação sexual, finanças, pediatria, entre outras), e todos eles formados também como educadores parentais pela Discipline Positive Association.




 Dia do Professor: “Os Pedagógicos” celebram com lives voltadas ao concurso da SEDF


Comemorado em 15 de outubro, o data servirá de incentivo para que os concurseiros estejam preparados para enfrentar um dos editais mais concorridos do DF





Os educadores William Dornela Carlinhos Costa, conhecidos por administrarem o canal “Os Pedagógicos”, estão preparando um cronograma especial para celebrar o dia do professor. A Semana do Professor, que se iniciou nesta segunda (09), contará com 5 aulas ao vivo, das 20h às 22h, com o intuito de garantir aos concurseiros uma melhor preparação para o processo seletivo da Secretaria do Distrito Federal (SEDF).


Abordando toda a parte de conhecimentos básicos e complementares comuns a todos os cargos abrangidos pelo edital, a Semana do Professor contará com duas horas de conteúdo dinâmico e imersivo, disponibilizando também materiais complementares em PDF e exercícios de certo ou errado que serão corrigidos em tempo real. Responsáveis por abrirem o primeiro dia de evento, os professores William Dornela e Carlinhos Costa irão palestrar sobre o tema “Conhecimentos Pedagógicos e Legislação Educacional”.




“Além de terem acesso a um material super completo que irá abranger todos os componentes de estudo necessários ao concurso da SEDF, os participantes também poderão assistir às aulas  novamente após o término das lives, pois as mesmas ficaram salvas e disponíveis por tempo ilimitado após o encerramento”, ressaltam os sócios.


Previsto para se estender até o dia 14 de outubro, sábado, a Semana do Professor contará com aulas exclusivas dos educadores Cleber Monteiro, Mariana Noleto, Fernando Sousa, Suzele Veloso,  Dayene Gomes e Guilherme Augusto; que ficarão responsáveis por ministrarem aulas voltadas ao português, ride, conhecimentos pedagógicos, PDPM (Plano Distrital de Políticas para as Mulheres), LODF (Lei Orgânica do Distrito Federal) e também sobre a LC 840 (Lei Complementar 840). 




Previsto para ser aplicado em 26 de novembro, o certame organizado pelo IADES irá ofertar vagas temporárias para a atuação de professores substitutos durante o ano letivo de 2024. As inscrições para o edital se iniciam em 17 de outubro. Para participar da Semana do Professor, os interessados devem se matricular pelo site https://evento.ospedagogicosblog.com.br/semana-do-professor-sedf.


Drive Thru - Para fechar a semana com chave de ouro, os Pedagógicos também promovem neste dia 15, domingo, o Drive Thru Solidário. Durante a ação que irá ocorrer simultaneamente em quatro pontos distintos do DF, Cuca Concursos (Brazlândia), Faculdade Uninter (Planaltina), Novo impacto (Gama) e Edifício Itacarambi (Taguatinga), os estudantes do preparatório poderão doar 1kg de alimento para ter acesso a materiais exclusivos voltados ao concurso da SEDF. O evento, que está previsto para acontecer das 9h às 12h, deverá arrecadar mais de 300kg de alimentos que serão doados a instituições beneficentes.




Sobre Os Pedagógicos - Com mais de 400 mil inscritos no canal do Youtube, o preparatório para concursos “Os Pedagógicos” surgiu da união dos professores William Dornela e Carlinhos Costa, que juntos administram uma das maiores plataformas de ensino voltadas para concursos públicos na área da Educação. Ensinando o conteúdo de forma imersiva e bem humorada, Os Pedagógicos cobrem uma grande variedade de assuntos e também fornecem dicas valiosas para os concurseiros que sonham com a carreira pública. Além disso, possuem um aplicativo digital de ensino totalmente gratuito e já contam com mais de 1000 aulas pré-gravadas.


Serviço

Os Pedagógicos - Semana do Professor

Inscrições:https://evento.ospedagogicosblog.com.br/semana-do-professor-sedf

Youtube: https://www.youtube.com/@OsPedagogicos

Instagram: https://www.instagram.com/ospedagogicos/

Site: https://ospedagogicos.com.br/



   Europa beneficia mineiros com bolsas de estudos para CUOA Business School


Com protagonismo em uma das principais universidades europeias, estudantes recebem 60% de desconto para aprimorar conhecimentos sobre negócios





Veneza, 21 de agosto de 2023 – Até o dia 31 de agosto, as inscrições estão abertas para brasileiros que desejam estudar na CUOA Business School, com desconto 60% para os candidatos que se inscreverem pela IBS Americas, por meio do cupom CUOABOLSA60. Os aprovados no processo seletivo, conduzido pela IBS Americas, investirão cerca de 2.500 euros, com opção de parcelamento em até 16x sem juros.


A CUOA Business School está localizada em um dos principais polos econômicos e de negócios da Europa e oferece quatro cursos nas áreas de Estratégia, Inovação, Liderança ou Operações, para os estudantes brasileiros que desejam se especializar.


Tuany Aguilar, estudante da temporada de janeiro deste ano, vivenciou a experiência e relata que a universidade é bem estruturada e atende todas as necessidades dos alunos. “As aulas são bem preparadas por professores experientes que passam todo o conteúdo e ainda exercitam nossas habilidades com atividades e dinâmicas, fazendo com que os alunos participem muito. Além do ambiente em sala de aula, temos um projeto que conseguimos aplicar tudo que aprendemos e visitas às empresas que mostram a realidade do que estudamos em sala”, revela.


Um dos mais ativos centros de ensino de Administração da Europa, a escola de negócios da CUOA opera com o apoio das universidades de Padova, Trento, Trieste, Udine, Ca' Foscari, IUAV (Veneza) e Verona e receberá os brasileiros para aulas presenciais, durante os meses de janeiro ou julho de 2024.


Os programas de estudo têm duração de três semanas, com aulas de segunda a quinta-feira, em período integral, ministradas 100% em inglês, por professores PhDs ou especialistas com grande experiência executiva.


Os participantes vivenciarão a experiência de conhecer e conversar com executivos europeus, além de visitar o Fashion District de Milão e as sedes da ONU (Organização das Nações Unidas) e da OMC (Organização Mundial do Comércio), em Genebra, na Suíça.

 


Serviço

CUOA Business School

Inscrições pelo site da IBS Americas

Prazo para inscrições: até 31 de agosto de 2023

Data de realização dos cursos: janeiro ou julho de 2024




 Paralisação total das atividades amanhã (22) atinge grande parte das escolas da Rede Municipal


Professores se reúnem em Assembleia Geral para debater proposta da Smed, já rejeitada pelos representantes, de contratação via PSS, entre outros temas.




Nesta terça-feira (22/08), os trabalhadores em Educação da Rede Municipal de Belo Horizonte paralisarão suas atividades para participar da Assembleia Geral da categoria.A assembleia acontece na Praça da Estação, a partir das 14h e tem uma pauta extensa, em que se destaca a proposta da Secretaria Municipal de Educação (Smed) sobre a contratação de professores via Processo Seletivo Simplificado (PSS) e a campanha salarial 2024.


A proposta da Smed de instituir a contratação de professores via PSS depende de alteração na Lei Orgânica do Município. Ela tem sido vendida pelo novo secretário de Educação Charles Martins Diniz como uma solução para a atual defasagem do quadro de professores nas escolas. Mas o Sind-REDE/BH vê a proposta como um ataque à Educação Pública, pois precariza vínculos trabalhistas, reduz a pressão por novos concursos, pressiona os salários para baixo, aumenta a rotatividade nas escolas, fragiliza o vínculo com os estudantes e desincentiva a formação continuada.



O tema já foi debatido em outros fóruns da categoria, como nas plenárias de representantes da categoria, que fecharam posição contrária ao Projeto e em uma reunião do Sindicato com mais de 80 diretores de escola, que também votaram pela rejeição. A categoria tem apresentado disposição para a luta caso o secretário insista em enviar a proposta para a Câmara.



A assembleia também iniciará a construção da campanha salarial e educacional de 2024, que precisará ser adiantada pelo fato do ano que vem ser um ano eleitoral.



Além destes pontos, a assembleia também debate os desdobramentos da LC 173/20 - que congelou os direitos funcionais dos servidores na pandemia; o projeto de municipalização das escolas de ensino fundamental do estado e a eleição de delegados para o Congresso da CSP-Conlutas.



Confira a adesão das escolas que já anunciaram a sua participação até esse momento



A lista abaixo foi organizada pelos representantes sindicais nas escolas, mas a adesão pode ser ainda maior, já que muitos representantes ainda não enviaram a avaliação.



Centro-Sul

- EMEI Vila Estrela - 100%

- EM Presidente João Pessoa - 100%

- EMEI Padre Tarcísio - 70% manhã / 100% tarde

- EMEI Marta Nair 100%

- EMEI Capivari 100%


Pampulha

- Escola M. Anne Frank - 95% Educação Infantil / Fundamental 90%

- EMEI Manacás - 100%

- EM Lídia Angélica - 99%

- Emei Santa Rosa - 100%


Barreiro

- EMEI Bairro das Industrias - 100%

- EMEI Maldonado - 99%

- EM Helena Antipoff - 100%


Nordeste

- EM Eleonora Pieruccetti - 100%

- EM Agenor Alves de Carvalho - 100%

- EM José de Calasanz - 96%

- EMEI Cachoeirinha - 100%

- EMEI Ouro Minas - 87%


Oeste

- EMOC - 100%

- EMEI Professor Christovam Colombo Santos 100%

- EMEI Vila Leonina - 40%


Norte

- EM Tristão da Cunha - 100%

- EMEI Jaqueline - 90%

- EMEI Floramar - 100%

- EMEI Aarão Reis - 100%

- EMEI Mariquinhas - 35%

- EMEI Xodó Marise - 70%

- EMEI Monte Azul - 72%

- EM Minervina Augusta - 100%

- Emei Solimões: 80%

- EMEI Juliana: 10%

- EMEI São Bernardo - 100%

- EM Professor Daniel Alvarenga - 100%


Leste

- EMEI Professora Marília Tanure - 100%

- EMEI Pompéia manhã 70% / Tarde 100%

- EMEF Padre Francisco, 100%

- EMEI Baleia - 87%

- EMEF Doutor Júlio Soares - 100%

- EM George Ricardo Salum - 100%


Venda Nova

- EM Mario Mourão Filho - 100%

- EM Professora Ondina Nobre - 100%

- EM Geraldo Teixeira da Costa 100%

- EMEI Mantiqueira - 100%

- EMEI Piratininga 100%


Noroeste

- E.M Maria da Glória Lommez - 100% - Noroeste 



 Inclusão: Enxergando o Futuro pede ensino do braile nas escolas


Ao aprender o sistema de escrita e leitura tátil, pessoas cegas e de baixa visão ganham autonomia, inclusão na sociedade e mais espaço no mercado de trabalho


Daniela Frontera manuseia material pedagógico - crédito Nayara Zattoni


O avanço tecnológico dos últimos anos, principalmente a criação dos leitores de tela, programas de computador que convertem o texto em áudio, facilitou muito a vida de quem é cego ou tem baixa visão. Essas ferramentas possibilitam navegar na Internet, ter acesso à informação e a se socializar com o mundo. Mas um código inventado há quase 200 anos ainda é indispensável à educação e à inclusão dessas pessoas.  É o braile, código universal de escrita e leitura tátil, que utiliza seis pontos.


Por isso, o Projeto Enxergando o Futuro, que ensina braile a distância, por plataforma online, e de graça para deficientes visuais de todo o Brasil e até do exterior, aproveitando que o Ministério de Direitos Humanos e Cidadania abriu canal para sugestões de políticas de inclusão e paz, sugeriu uma proposta que já considera importante há tempos: que o braile seja oferecido na rede pública de ensino.


A proposta foi inserida no site Brasil Participativo, do governo federal, no mês passado. Desde então, o Enxergando o Futuro vem buscando apoio à proposta, para que se torne realidade. A tecnologia é bem-vinda, mas não substitui o braile, afirma Daniela Reis Frontera, fundadora do Projeto Enxergando o Futuro. Sem o braile, afirma, haverá um problema sério para alfabetização dos cegos e, futuramente, para a empregabilidade, porque uma pessoa mal alfabetizada não vai conseguir uma vaga qualificada.


O Projeto Enxergando o Futuro, nascido em 2019, em Duartina (SP), já formou 38 pessoas até agora e em agosto mais 15 estudantes terminam o curso. “Atuamos, como outras entidades, como formiguinhas no ensino do braile. Mas é muito pouco diante da quantidade de pessoas com dificuldade para enxergar”, frisa ela.


Segundo dados do censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, 18,6% da população brasileira possui algum tipo de deficiência visual. Desse total, 6,5 milhões apresentam deficiência visual severa, sendo que 506 mil têm perda total da visão (0,3% da população) e 6 milhões, grande dificuldade para enxergar (3,2%). É por isso que o Enxergando o Futuro busca mobilização para que as escolas ensinem braile. “Quem aprende braile, ganha autonomia, consegue se socializar com o mundo e tem mais chance de conseguir uma vaga qualificada no mercado de trabalho”, acrescenta Daniela.


Ela ressalta que há inúmeras pessoas, como ela, que vão perdendo a visão aos poucos ao longo da vida e que poderiam logo no início já aprender o braile, o que facilitaria a aceitação da nova condição. Aos 23 anos, Daniela foi diagnosticada com retinose pigmentar. Com o passar do tempo, foi perdendo visão, mas o processo de aceitação da condição foi lento. Só quando começou a bater nos móveis dentro da própria casa e precisar de ajuda para se locomover, caiu a ficha que não estava enxergando. Foi quando decidiu aprender o braile.


Após aprender o braile e passar a usar tecnologia assistiva, Daniela obteve de volta autonomia para praticamente tudo na sua vida. Inclusive, facilitou suas atividades de empresária. Ao sentir o impacto positivo do braile, ela decidiu criar um Projeto Enxergando o Futuro para ajudar pessoas cegas. Ela tornou-se palestrante e coach com foco em desenvolvimento de performance para equipes, além de retomar o gosto pelo esporte. Paratleta, conquistou o vice-campeonato nacional de paratambor, além de praticar atletismo e ciclismo.


Serviço


Para mais informações sobre o Enxergando o Futuro e a sua luta pelo ensino do braile nas escolas, entre em contato pelo telefone (14) 99740-8217. Ou faça uma doação. A chave Pix é adm@enxergandoofuturo.com.br Se você é deficiente visual e deseja aprender braile ou conhece alguém, garanta sua vaga na próxima turma pelo WhatsApp: (14) 99740-8217.  




 João Pessanha, sucesso no cinema e na sala de aula





Carisma em pessoa, o ator, cantor, compositor e dublador João Pessanha não para. Em meio a tantos desafios profissionais, esse artista, aos 16 anos, ainda consegue conciliar seus compromissos com a rotina de estudante. 

No início deste mês, por exemplo, horas antes da estreia, nas telonas, de seu mais novo trabalho, o filme 'Os Aventureiros - A Origem', João foi ovacionado pelos colegas de escola ao fazer um discurso sobre o Chile, durante o Comitê Internacional do CEL Intercultural School, onde cursa a 3ª Série do Ensino Médio.


O lançamento do filme foi no Cristo Redentor:

- Uma felicidade que não cabe no peito e que me deixa cada dia mais realizado e grato - celebrou João.

Na apresentação na escola, as palmas vieram com o discurso sobre o Chile que terminou assim:

- Respeitem a África, respeitem os países do sul, respeitem os braços que construíram as potências, respeitem os braços que construíram esse mundo. Respeitem o berço da nossa humanidade, o ponto de partida de todo o mundo. Como diria o rapper brasileiro Emicida: “A África está nas crianças, e o mundo está por fora”.

João, aliás, curtiu muito a imersão na cultura do Chile:

- Uma coisa que eu acho muito interessante na história chilena é o enfrentamento da população à ditadura militar, que tomou conta do país por 17 longos anos. Eles expõem de forma muito consciente os males que acometeram o país naquele período. E, inevitavelmente, o brilhantismo de Pablo Neruda, um poeta chileno muito poético e atemporal - destaca o aluno.

E como é conciliar a rotina de artista com a de sala de aula?

- Não  vou falar que é tranquilo, mas é uma correria muito gostosa. O CEL me apoiou muito no período em que estávamos filmando, e esse apoio ainda é muito presente. Como disse, chega a ser divertido, um dia estar lançando um filme em um estado do Nordeste e, no outro, estar no Rio, na preparação para os eventos da escola. É bom demais!



 Fã de Mbappé, aluno do Franco realiza sonho em Paris





Com parentes que moram na capital francesa, visitar Paris não é novidade para o estudante Matheus Santos, de 16 anos. Mas nessa terça-feira, esse estudante do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Franco-Brasileiro realizou o sonho de conhecer o estádio do Paris Saint-Germain.


- Olhamos de perto os troféus, jogos antigos, fomos ao vestiário, vimos as camisas dos jogadores, entrarmos no gramado e, claro, tiramos muitas fotos. Foi incrível - festejou Matheus.





Entre tantos troféus do maior clube do país nos últimos anos e um dos principais do futebol mundial, um chamou mais a atenção do fã brasileiro: O de maior artilheiro da história do clube, conquistado pelo ídolo Mbappé. 

- Ele é muito rápido, suas jogadas são excelentes. Pra mim, ele é o principal destaque do PSG. 

A visita ao clube onde jogam Mbappé, Neymar e companhia faz parte do projeto Franco na França. Matheus tem a companhia de 12 amigos do colégio nessa viagem à capital francesa.



  California State University oferece bolsas de estudos para mineiros


A CSUN, uma das 10 melhores universidades incubadoras de negócios do mundo, oferece bolsas de 60% para brasileiros que desejam cursar especialização





Califórnia, julho de 2023 – A California State University, Northridge, uma das mais tradicionais instituições educacionais dos EUA, oferece aos brasileiros descontos de 60% em cursos de especialização, nas turmas de janeiro ou julho de 2024. As aulas são presenciais, 100% em inglês, e ministradas por professores com grande experiência acadêmica e profissional. As inscrições podem ser feitas por meio do site da IBS Americas, responsável pelo processo seletivo.


Na próxima temporada de aulas, a universidade ministrará os cursos de Design Thinking e Storytelling; Comunicação, Design & Inovação; Transformação Digital e e-Business, além de Liderança.


Os cursos têm duração de três semanas, com abordagens que ajudarão os candidatos a desenvolverem estratégias atualizadas e inovadoras para atuação no mercado de trabalho cada vez mais competitivo e globalizado. Durante o período, dois encontros com executivos locais ajudarão a contextualizar a vivência na Califórnia.


Localizada a poucos minutos de Los Angeles, a CSUN faz parte do maior sistema educacional público universitário do país e foi classificada com a 10ª melhor universidade incubadora de negócios no mundo, com projetos ligados a startups e inovação empresarial.


As bolsas de estudos fornecidas pela instituição norte-americana reduzem o investimento no programa para o valor de US$ 2.786, que pode ser parcelado em até 16 vezes sem juros. Os estudantes recebem dois certificados, um do programa temático e outro do módulo de Business English, que faz parte da programação.


Para o Gerente de Produtos Guilherme Araújo, ex-aluno e bolsista da universidade, o curso é bastante dinâmico, com professores do mercado e que ensinam na prática, em um ambiente global, uma oportunidade de expandir os conhecimentos e praticar o inglês do ambiente corporativo, algo positivo independente do momento da sua carreira.


Para participar do processo seletivo, os candidatos devem acessar a página oficial, escolher o curso desejado e enviar o Application Form, inserindo o código de inscrição CSUN . BOLSA . 60 para obter o benefício da bolsa.


Serviço

California State University, Northridge (EUA)

Inscrições pelo site da IBS Americas

Prazo para inscrições: até 30 de julho de 2023

Data de realização dos cursos: janeiro ou julho de 2024



 Escola adota Praça Ida Trilli em Santos para promover responsabilidade social e cidadania


No próximo dia 17 acontece no local uma ação para integrar estudantes e comunidade, a Lumiar Brincante, evento cultural que envolve teatro, circo, grafite e duas ações sociais 




A adoção de praças públicas é um ato de responsabilidade social e de cidadania para preservar áreas verdes e oferecer espaços de convívio aos moradores. Na cidade de São Paulo, 1.042 praças estão adotadas este ano, o que representa 17% do total de espaços disponíveis para adoção na cidade, de 6.224 áreas, dentro do Programa Adote uma Praça, segundo a administração municipal. Em Santos, o Projeto Cidade Verde tinha 30 espaços públicos adotados até o ano passado e este ano disponibilizou 39 novas áreas verdes para serem cuidadas pela iniciativa privada. 


Um desses espaços, a Praça Ida Trilli, na Ponta da Praia, foi adotada pela Escola Lumiar pelos próximos três anos. A iniciativa da escola tem um componente nostálgico, a praça foi palco dos primeiros encontros das famílias fundadoras da Lumiar Santos. Segundo a diretora da escola, Karla Lacerda, no local nasceu o olhar cuidadoso, responsável e afetivo com o verde e as primeiras relações com os moradores do bairro. A educadora da Lumiar, Mariana Santos, comenta que a escola já tinha uma comissão de estudantes dedicada à praça. 


“Nossos estudantes amam a praça e agora poderão cuidar dela, além de brincar e realizar projetos”, diz Mariana. A escola é responsável pela manutenção e limpeza do local, com acompanhamento de engenheiro agrônomo, mantendo as características do paisagismo ou propondo revitalização, desde que haja concordância do poder público. Em contrapartida, a Prefeitura autoriza o uso pedagógico da área pública e instala uma placa sobre a adoção. 


A programação das atividades na praça é elaborada por cada uma das turmas da escola. Os estudantes promovem piquenique, desenvolvem desenhos de observação das árvores,  fotografam e cadastram as diferentes espécies. No próximo dia 17 acontece no local uma ação para integrar estudantes e comunidade, a Lumiar Brincante. O evento cultural envolve teatro, circo, grafite e duas ações sociais de arrecadação de novelos de lã e enlatados, que serão destinados às entidades assistenciais GAPA e Projeto Quadradinho de Amor. 


O Lumiar Brincante integra a programação do Festival de Teatro (Fescete). “Será uma oportunidade de unir escola, família, comunidade e artistas do Brasil para construírem novas memórias com a Praça”, afirma Mariana. Ela comenta que nas férias de julho, a Lumiférias, a agenda no espaço terá cinema, culinária, educação ambiental e brincadeiras, com um dia especial para os moradores aproveitarem para contar histórias do bairro. 


Intervenções 


A educadora adiantou que já estão previstas várias outras atividades no local. “Queremos fazer intervenções com estudantes e educadores da escola Lumiar, que serão submetidas para aprovação da Prefeitura, como identificar as espécies botânicas, pintar o piso com motivos relacionados à cidade, instalar placas de aves da cidade de Santos com desenhos elaborados pelos estudantes e promover atividades recreativas”, conta. Ela lembra que na escola os projetos são feitos a partir de interesses dos estudantes. 


A Praça Ida Trilli é bastante frequentada pelos moradores do entorno e ponto de encontro para diferentes idades, tem muito verde e um parque para as crianças. “A adoção do espaço pela Lumiar promove união com a comunidade para cuidar da área verde, dos pássaros e das relações humanas. Brincar, preservar e construir novas relações serão alguns dos objetivos dos estudantes”, afirma a educadora.


Mariana aponta que a escola é um lugar importante e muitas vezes determinante para o desenvolvimento dos estudantes, onde eles constroem conhecimentos, habilidades e valores que irão influenciar suas escolhas de vida no presente e no futuro. Mas ela afirma que é preciso olhar para além dos muros e atuar de forma responsável e autoral com o território.


“A escola que assume o território como campo de pesquisa, currículo e lugar de estudo se aproxima dos arredores, das praças e das pessoas que fazem parte da cultura local, possibilitando a ampliação dos espaços educativos ocupados por afetos. É preciso dar sentido ao aprender e estabelecer um diálogo permanentemente com o contexto de vida dos estudantes. O fazer é o melhor caminho para o saber”, alega Mariana. Ela defende que quando os estudantes se comprometem com o território, constroem sua trajetória com democracia e se tornam protagonistas de suas aprendizagens.


Karla Lacerda explica que a responsabilidade vem com o gosto do saber, do agir e do transformar. A escola e o território são partes da comunidade e, quando juntas, ajudam a criar um ambiente mais favorável para a educação inovadora, com aprendizado relevante, significativo e transformador, alega. Ao mesmo tempo, todo o território se beneficia da parceria na formação de cidadãos mais conscientes e atuantes, com atividades culturais, artísticas, esportivas, de preservação e estudos ambientais.


Sobre a Escola Lumiar


Fundada em 2003, a escola Lumiar surgiu como uma iniciativa de educadores de vanguarda para transformar a educação. Através de uma metodologia que prioriza a autonomia e a individualidade de cada estudante, o aprendizado se fundamenta em seis pilares: tutores e mestres; currículo em Mosaico; aprendizagem ativa; avaliação integrada; possibilidade de multietariedade e gestão participativa.



 Inscrições abertas para a Colônia do CEL




Conciliar as férias escolares com as dos trabalhos dos pais é um desafio e tanto. E as colônias de férias costumam ser a melhor opção para quem vai enfrentar esse dilema.

No CEL Intercultural School, por exemplo, esse período tão aguardado pelas crianças vem com muitas atrações.  De 17 a 28 de julho, três unidades da escola vão oferecer atividades como slackline, arco e flecha e boliche humano para crianças dos 2 aos 10 anos. As inscrições seguem abertas.

- Temos uma equipe super preparada para entreter e divertir as crianças com atividades recreativas e socioeducativas de qualidade, além da nossa estrutura física de escola, que gera tranquilidade e segurança às famílias - destaca o professor de Educação Física Murilo Cabral, coordenador da Colônia de Férias do CEL.

Meio período (das 7h50 às 12h e das 12h50 às 17h) e Integral (das 7h50 às 17h) são as opções de horários na colônia da escola. Os valores vão de R$ 529 a R$ 737, para alunos do colégio, e de R$ 587 a R$ 819, para o público externo.





- Pretendemos atender com satisfação nossas crianças, proporcionando lazer, divertimento e aprendizado. Temos um planejamento com atividades direcionadas adequadamente para cada grupo de faixa etária, facilitando a organização e a execução da programação, aumentando a participação e a integração de todos - acrescenta Murilo.

A Colônia de Férias do CEL acontece nas unidades da Barra da Tijuca (Rua Jornalista Henrique Cordeiro, nº 200), Jardim Botânico - Lopes Quintas (Rua Lopes Quintas, nº 537) e Norte Shopping (Avenida Dom Helder Câmara, nº 5332, Piso 2 e Cobertura, Cachambi).

Mais informações e inscrições no link: https://www.cel.com.br/e-landing-page/colonia-de-ferias/



 5 dicas para que a criança seja mais inclusiva na escola


Respeito, educação e empatia são desenvolvidos principalmente na infância, tendo a família e responsáveis como peças fundamentais na formação social da criança




São Paulo, julho de 2023 - A sociedade ainda lida com os mais diversos tipos de preconceitos e tabus na relação humana, principalmente quando envolvem identidade de gênero e pessoas com deficiência, e a infância é o ponto de partida para mudar esse panorama. A empatia pode ser lapidada já nos primeiros anos de vida a partir de pequenas atitudes que são grandiosas para a sua formação.


Premiada pela ONU Mulheres na categoria “Redução de Desigualdades”, em 2022, a educadora Carolina Videira lista algumas orientações simples que ajudam as crianças a terem comportamentos mais inclusivos na escola, ambiente que reúne diversos tipos de pessoas:


1) Ensine a criança a não chamar outra criança por um apelido que ela não gosta Existe o velho ditado que “se a pessoa não gosta de um novo apelido, aí é que pega mesmo”.


Muitas vezes um apelido é dado para ironizar alguma limitação ou característica da pessoa. A dica é: ensine a criança a evitar chamar o próximo pelo apelido caso perceba que a pessoa reprovou a alcunha. “O que pode parecer engraçado para a maioria, muitas vezes é dolorido para quem recebeu esse apelido, porque mexe com a personalidade dela, que tem seu nome substituído por um apelido nem sempre aprovado. E quando você entende o valor de cada um, você automaticamente traz acolhimento a essa pessoa”, destaca Videira, especialista em gestão das diferenças e criadora da Turma do Jiló, organização inclusiva sem fins lucrativos.


2) Se uma criança estiver sendo alvo de chacota, ensine a não endossar a provocação


Crianças são mais influenciáveis (até pela imaturidade emocional) e costumam repetir condutas principalmente de pessoas mais próximas. O problema é que nem sempre a conduta de um colega é positiva. Cabe à família enfatizar a importância de respeitar qualquer pessoa, mesmo se perceber que alguém está sendo desrespeitado em coro. Além de não endossar a provocação, a criança pode ter uma postura ativa no sentido de pedir o fim das ofensas e/ou mesmo avisar um adulto.


3) Invista em livros e brinquedos inclusivos:


Escolha brinquedos e livros que discutam temas da diversidade. Isso pode incluir personagens de diferentes etnias, gêneros, habilidades e orientações sexuais, diferentes deficiências. Também é importante mostrar que há muitos tipos diferentes de famílias e que todas são igualmente válidas.


4) Conversas Abertas:


Fale sobre diferenças com naturalidade e respeito, lembrando sempre que todos têm direito a serem quem são. Estabeleça um diálogo aberto sobre diversidade e inclusão e deixe que suas crianças saibam que eles podem fazer perguntas. Encoraje a criança a fazer amizades com pessoas de diferentes culturas, habilidades e origens. As amizades são uma ótima maneira de aprender sobre diversidade de maneira prática e empática.


5) Seja um exemplo para dar exemplo:


Suas palavras ganham muito mais valor quando suas atitudes estão à altura do que você diz. Seja um exemplo de inclusão e respeito. Mostre através de suas ações e palavras que você valoriza a diversidade e a igualdade. Isso pode ser tão simples, como tratar todas as pessoas com gentileza e respeito, ou complexas, como participar de eventos ou organizações que promovem a inclusão. “Se envolva na vida escolar da criança e promova a inclusão e diversidade, seja participando de reuniões de pais e professores, envolvimento em comitês ou mesmo através do diálogo aberto com corpo docente e diretoria da escola sobre inclusão. Mais do que um exemplo à criança, você ajuda a inspirar as pessoas que compõem o ambiente escolar”, finaliza Videira.



 Como ser um bom líder no dia a dia


*Leonardo Chucrute é Gestor em Educação e CEO do Zerohum



Leonardo Chucrute - ZeroHum


Um dos grandes desafios de um líder é manter um bom ambiente de trabalho para os colaboradores, de forma a ter colaboradores motivados e aliados com a cultura da empresa. Quando o ambiente de trabalho não é adequado, podem surgir problemas relacionados à saúde física e mental. É dever do líder manter um ambiente seguro e em que se demonstre confiança no funcionário.


Há alguns pontos que um líder deve estar atento na hora de exercer a liderança. Dentre eles, destaco: realizar ações de forma integrativa; ter valores como respeito e honestidade; conhecer a sua equipe e saber que cada um possui suas especificidades. Também mantenha uma escuta e comunicação atenta, empática, clara e objetiva.


Comportamentos que ajudam a criar um ambiente melhor são dar feedbacks construtivos, ser amigável e acessível, mostrar atitudes positivas, demonstrar foco e organização em sua rotina e trabalhar pensando em um bem maior. Para ser um bom líder não é correto ter atitudes egoístas e egocêntricas. Foque sempre em servir o seu time.


Também há alguns comportamentos que são ruins e devem ser evitados dentro de um negócio. Dentre eles, destaco a liderança sem escuta ativa, que é quando o funcionário precisa lidar com problemas e altas demandas e não pode contar com o apoio da liderança. Friso também que feedbacks negativos não devem acontecer em ambientes com outros integrantes da equipe para não constranger o colaborador.


Esteja atento também para não gerar competição excessiva entre membros do time, para que não aconteçam conflitos. Observe para que não haja cobrança incorreta e falta de reconhecimento de forma que isso não desmotive o time. Evite fofocas e comentários inapropriados. Situações como essas costumam causar intrigas, além de tornar o ambiente de trabalho pesado.



Como ser um bom líder no dia a dia - Imagem Pexels - Christina Morillo


Aprender a liderar é algo que deve ser consolidado dia após dia através da prática, além é claro de estar atualizado em relação ao tema. Lembre-se que a liderança pode ser exercitada e aperfeiçoada.


Costumo dizer que liderança é gerir pessoas, tocar o coração servindo, educando, mentorando, acolhendo, encantando e inspirando.


(*) Leonardo Chucrute é Gestor em Educação, CEO do Zerohum, Professor de matemática, ex-cadete da AFA e autor de livros didáticos.




 Colégio Joseense anuncia sua tradicional Festa Junina: Diversão, comidas típicas e muita animação!


Prepare-se para viver momentos inesquecíveis com danças, barracas de quitutes e uma festa cheia de tradição nas Unidades 1 e 2





Colégio Joseense está se preparando para mais uma edição da sua Tradicional Festa Junina, um evento que promete muita diversão, música, danças típicas e delícias gastronômicas. A festa será realizada em duas datas e locais diferentes: no dia 3 de junho, na Unidade 1, localizada na Rua Yoshikatsu Iida, 08 - Sol Nascente, das 10h às 16h, e no dia 24 de junho, na Unidade 2, situada na Av. Lívio Veneziani, 151 - Jardim Uirá, das 10h às 18h.

 

A Festa Junina do Colégio Joseense é um evento aguardado com grande expectativa pela comunidade escolar e pelos moradores de São José dos Campos. Os alunos serão os protagonistas das tradicionais danças juninas, apresentando coreografias ensaiadas com entusiasmo e dedicação. As danças são uma forma de valorizar e preservar a cultura popular brasileira, proporcionando aos estudantes uma vivência enriquecedora e divertida.

 

Além das danças, a festa contará com diversas barracas de comidas típicas, onde será possível saborear quitutes tradicionais como cachorro-quente, pastel, espetinhos, deliciosos doces, entre outros. A culinária junina é um verdadeiro deleite para os apreciadores da gastronomia brasileira e será uma oportunidade para os participantes experimentarem os sabores autênticos dessa festividade.

 

Rogéria Sprone, Diretora Pedagógica do Colégio Joseense, destaca a importância da Festa Junina como um momento de integração e valorização da cultura local: "A Festa Junina do Colégio Joseense é uma tradição que busca unir a comunidade escolar e a cidade de São José dos Campos, proporcionando um ambiente acolhedor e divertido para todas as famílias. É uma oportunidade única de celebrarmos nossa identidade cultural e fortalecermos os laços de amizade e convivência".

 

A festa é aberta ao público e convida pais, responsáveis, familiares, amigos e membros da comunidade joseense a prestigiarem e interagirem nessa festividade tão especial. 

 

“Prepare seu traje típico e venha celebrar conosco!”, convida Rogéria Sprone. 


 

Sobre o Colégio Joseense:


O Colégio Joseense é uma instituição de ensino com mais de 30 anos de tradição em São José dos Campos. Reconhecido por seu compromisso com a excelência acadêmica e o desenvolvimento integral dos alunos, o colégio oferece uma educação de qualidade aliada a uma equipe dedicada e uma infraestrutura moderna. Com um currículo diversificado e atividades extracurriculares enriquecedoras, o Colégio Joseense proporciona aos estudantes uma formação sólida, preparando-os para os desafios do mundo contemporâneo.



 Ex-CEL comemora nove aprovações em universidades francesas





Aos 18 anos, a carioca Mathilde Soares sonha em se especializar em Neuro-Psicologia para, um dia, se tornar professora. O motivo? 'Fazer a diferença na vida das pessoas como meus professores fizeram na minha'. Filha de um francês e de uma brasileira, a estudante está, agora, literalmente, entre Paris e o Rio de Janeiro, já que conquistou nove aprovações para universidades francesas, além de uma para Pedagogia na UFRJ.

- Foi uma emoção muito grande quando eu descobri que passei pra UFRJ e, meses depois, para 9 faculdades federais francesas. Foi muito gratificante ver que o meu esforço somado ao dos meus professores, amigos e familiares valeu a pena e me proporcionou ótimos resultados - conta a futura universitária.

Agora, a filha de Fernanda Soares e de Ludovic Millès corre contra o tempo para definir onde irá estudar. Na França, o ano letivo começa em setembro. Lá, ela poderá escolher entre a Université Paris 8 (Psicologia), a Université Paris Cité (Psicologia/Humanas, Psicologia/Ciências Psicológicas ou Biomedicina), a Université Paris Nanterre (Psicologia,  Psicologia/Saúde ou Ciencias Humanas e Sociais), a Université Sorbonne Nouvelle Paris 3 (Pedagogia) ou a Université Sorbonne Paris Nord (Psicologia).

- A felicidade (com as aprovações) trouxe com ela uma dúvida muito grande, já que em ambos os países as oportunidades são muito boas - reconhece Mathilde.





Gratidão ao Sinergia

Indefinição sobre onde estudar à parte, a futura psicóloga é grata aos 14 anos nos quais estudou nas escolas do Grupo Sinergia Educação:

- Como meus pais gostariam que eu aprendesse a língua da nossa família, me colocaram no Franco, de onde guardo ótimas lembranças, como os eventos de escola aberta e apresentações. E, 10 anos depois, em 2019, entrei para o CEL, onde fui avaliando as possibilidades de mudança, sempre encorajada pelos professores e amigos a ir atrás de boas oportunidades - destaca.

O desejo de se tornar professora surgiu no CEL, onde estudou por quatro anos:

- Lá, conheci pessoas incríveis, que me inspiravam a ser uma aluna e pessoa melhor. Fiz amizades incríveis, como a Beatriz Teixeira e a Maria Eduarda Falcão, que me incentivaram do início ao fim a sempre buscar o meu melhor. Sou verdadeiramente muito grata por ter tido a oportunidade de estudar lá, me mudou pra sempre. 

Entre tantas emoções que viveu no colégio, o aulão pré-Enem, em 2022, ficou guardado na memória da estudante:

- Lá estávamos todos juntos, muito emocionados, professores, amigos e família, nos dando conta de que tudo o que vínhamos construindo juntos estava chegando ao fim, mas pra que uma nova história começasse. Foi pura emoção, dedicação e felicidade.



 Centros Profissionalizantes oferecem 19 capacitações a partir de junho


Ao todo, serão disponibilizadas 34 turmas distribuídas nos cursos de Informática Profissional, Marketing Digital, Mecânica Automotiva, dentre outros


Crédito: Prefeitura de Uberlândia - Divulgação


Administrados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, os Centros Profissionalizantes estão com inscrições abertas para 19 capacitações que serão ministradas a partir de junho. Em 2023, os participantes têm à disposição o turno da manhã nos sete centros. Já nas unidades dos bairros Lagoinha e Planalto, também há cursos noturnos.


Os Centros Profissionalizantes da Prefeitura de Uberlândia atendem pessoas acima dos 16 anos que buscam aperfeiçoar suas habilidades e ascender no mercado de trabalho. Gratuitas, as capacitações são disponibilizadas nas unidades implementadas pela pasta nos seguintes bairros: Morumbi, Lagoinha, Luizote de Freitas, Planalto, Campo Alegre, Tocantins e Maravilha.


Para inscrever-se, o interessado deverá ir até um dos Centros Profissionalizantes e apresentar documento de identidade com foto e CPF originais e comprovantes de endereço e de renda familiar. Além de ter idade mínima de 16 anos, são necessários nível de escolaridade compatível com a especificidade de cada curso e renda familiar de, no máximo, três salários mínimos.


Abaixo, os cursos oferecidos nos Centros Profissionalizantes e os horários de atendimento para as inscrições.

 

1 – Centro Profissionalizante Morumbi 

Avenida José Maria Ribeiro, 897 – bairro Morumbi – 3232.3060

Inscrições: 9h às 18h   

• Depilação com Linha

05 a 07/06 (segunda a quarta) / 13h às 17h

 • Informática Profissional           

05/06 a 12/07 (segunda a sexta) / 13h às 14h30 / 14h30 às 16h / 16h às 17h30            

 • Gestão de Recursos Humanos           

19/06 a 30/06 (segunda a sexta) / 14h às 17h            

 

2 – Centro Profissionalizante Lagoinha

Avenida São Francisco de Assis, 1.070 – bairro Lagoinha – 3227.3767

Inscrições: 9h às 21h   

• Corte e Costura (Manhã)           

05/06 a 12/07 (segunda a sexta) / 8h às 11h30 

• Maquiagem (Noite)             

12/06 a 23/06 (segunda a sexta) / 18h às 21h           

• Excel (Manhã)

 12/06 a 23/06 (segunda a sexta) / 8h às 11h            

• Marketing Digital

12/06 a 07/07 (segunda a sexta) / 14h às 17h

• Excel (Noite)

 12/06 a 23/06 (segunda a sexta) / 18h30 às 21h30 

• Design de Sobrancelha             

26/06 a 30/06 (segunda a sexta) / 13h às 17h

• Informática Profissional (Manhã)           

26/06 a 26/07 (segunda a sexta) / 8h às 10h / 10h às 12h           

•  Informática Profissional (Noite)           

26/06 a 1º/08 (segunda a sexta) / 18h às 19h40 / 19h40 às 21h20

• Atendente de Telemarketing           

26/06 a 28/06 (segunda a quarta) / 13h às 17h             

 

3 – Centro Profissionalizante Campo Alegre

Avenida Cordilheira dos Andes, 1.015 – bairro Campo Alegre – 3226.6968

Inscrições: 9h às 18h

• Depilação com Linha           

05 a 07/06 (segunda a quarta) / 13h às 17h           

• Power BI                     

05/06 a 03/07 (segunda a sexta) / 14h às 17h               

• Atendente de Telemarketing           

12 a 14/06 (segunda a quarta) / 13h às 17h            

• Design de Sobrancelha           

19 a 23/06 (segunda a sexta) / 13h às 17h              

 

4 – Centro Profissionalizante Luizote

Rua Antônio Rufino Borges, 165 – bairro Luizote de Freitas – 3228.7520

Inscrições: 9h às 18h   

• Design de Sobrancelha           

5 a 09/06 (segunda a sexta) / 13h às 17h             

• Gestão de Recursos Humanos        

5 a 16/06 (segunda a sexta) / 14h às 17h            

• Depilação com Cera           

12 a 23/06 (segunda a sexta) / 13h às 17h           

• Cama, Mesa, Banho e Cozinha

12 a 22/06 (segunda a sexta) / 13h às 16h30

 

5 – Centro Profissionalizante Tocantins 

Rua Renato José Luiz, 90 – bairro Tocantins – 3217.9462

Inscrições: 9h às 18h    

• Web Design             

5/06 a 3/07 (segunda a quarta) / 14h às 17h           

• Auxiliar Administrativo           

19 a 30/06 (segunda a sexta) / 13h às 16h

• Design de Sobrancelha            

26 a 30/06 (segunda a sexta) / 13h às 17h

 

6 – Centro Profissionalizante Planalto  

Rua do Jardineiro,360 – bairro Planalto – 3257.3795

Inscrições: 9h às 21h   

•  Auxiliar Administrativo

5 a 16/06 (segunda a sexta) / 13h às 16h                   

• Mecânica Automotiva (Manhã)

12/06 a 05/09 (segunda a sexta) / 8h às 12h    

• Mecânica Automotiva (Tarde)

12/06 a 05/09 (segunda a sexta) / 13h às 17h      

• Mecânica Automotiva (Noite)

12/06 a 04/10 (segunda a sexta) / 19h às 22h    

• Diagnose e Regulagem de Motores

19/06 a 14/07 (segunda a sexta) / 8h às 12h

• Mecânica de Auto Center

19/06 a 14/07 (segunda a sexta) / 13h às 17h

• Mecânica Motos (Noite)

19/06 a 10/08 (segunda a sexta) / 18h às 22h      

• Mecânica Motos (Manhã)

26/06 a 21/07 (segunda a sexta) / 8h às 12h     

• Mecânica Motos (Tarde)

26/06 a 21/07 (segunda a sexta) / 13h às 17h

 

7 – Complexo Social do Bairro Maravilha

Praça da Juventude (rua Fernanda Oliveira Prado esquina com a rua Mário Borges – bairro Maravilha – 3225.3895)

Inscrições: 12h às 18h

• Atendente de Telemarketing

19 a 21/06 (segunda a sexta) / 13h às 17h

• Manicure e Pedicure

26 a 30/06 (segunda a sexta) / 13h às 17h




 Congresso internacional reúne profissionais da Educação para compartilhar experiências sobre a Pedagogia Logosófica



De 19 a 20 de maio de 2023, acontece o 1º Congresso Internacional de Pedagogia Logosófica, de forma híbrida, sendo possível participar presencialmente (no Colégio Logosófico González Pecotche - Unidade Funcionários - Belo Horizonte, MG) ou de forma on-line, com o tema A Pedagogia Logosófica e a formação integral do ser humano.

O evento, inédito, marca os 60 anos da criação das escolas logosóficas no Brasil. Serão apresentadas experiências e resultados da aplicação dessa pedagogia, sob a perspectiva da Educação para o desenvolvimento global de cada indivíduo em sua constituição física, psicológica e espiritual. 


Organizado pela Fundação Logosófica e pelos colégios logosóficos, o Congresso é destinado a professores, pedagogos, estudantes de Pedagogia e de licenciaturas, dirigentes de escolas, pais e educadores em geral.


A programação segue dividida em diálogo, mesa redonda, painel, palestra e workshops. Traz assuntos relevantes e que merecem reflexão por parte da sociedade, tais quais: como propiciar o conhecimento de si mesmo e como formar conceitos e criar defesas mentais. O encerramento conta, ainda, com o painel O educador e a mudança do mundo.


Para apresentar, mediar e conduzir as atividades, participam profissionais da Educação com larga experiência no método logosófico. O evento reúne especialistas não só do Brasil, bem como da Argentina e do Uruguai. Os congressistas também receberão materiais complementares: e-books e revistas.




“O objetivo desse primeiro congresso é compartilhar conhecimentos, resultados e experiências práticas da aplicação da Pedagogia Logosófica, cujo propósito é o aperfeiçoamento e a evolução do ser humano, com práticas e ensinamentos para além da questão curricular, umavez que envolve educar para a conduta e a vida e, de forma humanística, colocar o aluno nocentro das atividades a fim de desenvolver o domínio profundo das funções de estudar, aprender, ensinar, pensar e realizar, que resultará em aptidões individuais de incalculável significado para o futuro pedagógico na educação da humanidade”, explica Liara Sia Moreira Salles, coordenadora geral do Sistema Logosófico de Educação e diretora-geral do Colégio Logosófico González Pecotche - Unidade Funcionários - BH.


Vamos conhecer um pouco mais ,começando por logosofia ,é uma Ciência idealizada pelo educador e humanista argentino Carlos Bernardo González Pecotche. Ela revela conhecimentos de natureza transcendente e concede ao espírito humano a prerrogativa de reinar na vida do ser que anima. Conduz o ser humano ao conhecimento de si mesmo, de Deus, do Universo e de suas leis universais. Apresenta uma concepção original da humanidade, em sua organização psíquica e mental, e da vida em suas mais amplas possibilidades e proporções. E o que seria então Pedagogia Logosófica? ela tem origem na Logosofia.


Objetiva educar para a vida consciente e promover o conhecimento de si mesmo e o desenvolvimento biopsicoespiritual. Por efeito da ação conjunta do conhecimento e do afeto, vai além da formação curricular e propicia o cultivo de valores permanentes e a Fundação Logosófica que é reconhecida como Instituição de Utilidade Pública Federal, desde 1969, pelo trabalho cultural que realiza. Sua atuação passa por vários âmbitos, dentre eles, a Educação.


Mantenedora dos colégios logosóficos, a Fundação confia que são e, ainda, serão muitos os que poderão contribuir com as suas ações para mudar o mundo sob a ótica de uma nova cultura.




Serviço Completo:


1º Congresso Internacional de Pedagogia Logosófica

Formato: híbrido (presencial e on-line)

Quando: 19 de maio (sexta-feira), das 17h30 às 21h; 20 de maio (sábado), das 8h30 às 18h30

Onde: Colégio Logosófico - Unidade Funcionários (Rua Piauí, 742 - Santa Ifigênia, Belo Horizonte, MG)

Mais informações e inscrições: https://congresso.pedagogialogosofica.com.br



 Faculdade Engenheiro Salvador Arena promove eventos online para a discussão de tendências em Administração, Engenharias e potencial do Ensino Superior


Lives temáticas contarão com a participação de coordenadores dos cursos de graduação oferecidos pela instituição, que tem as inscrições para o vestibular abertas até 5 de maio




Faculdade Engenheiro Salvador Arena realiza, de 18 a 26 de abril, cinco eventos online para promover discussões sobre tendências nas áreas de Administração, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação e Engenharia de Controle e Automação, além de tirar dúvidas sobre o vestibular para os cursos, que tem inscrições abertas até 5 de maio. As conversas, que englobam os campos de atuação do profissional de cada curso, serão transmitidas ao vivo pelo Instagram da Faculdade.


A primeira live, no dia 18 de abril, terá como foco a Engenharia de Alimentos.  Nela, Ana Laura Tiberio de Jesus, coordenadora do curso, Gabriela Jardim, ex-aluna que atua na área, e Sabrina Campilongo, aluna do curso, discutirão a nova rotulagem nutricional. A partir dessa discussão, as participantes também abordarão questões práticas do dia a dia de um profissional da Engenharia de Alimentos, além da rotina do curso, detalhando aos interessados aspectos importantes da formação do profissional e do mercado de trabalho.


No dia seguinte, 19 de abril, com o tema “Controlando Robôs: Robótica e Programação”, a live de Engenharia de Controle e Automação contará com a participação de Silvio Celso Peixoto Gomes, coordenador do curso, Letícia Oliveira de Sá, ex-aluna, e Julio Cezar Duarte Izidoro, matriculado na formação.


Já em Administração, o tema da vez é a pauta ESG – governança ambiental, social e corporativa. Para tratar do assunto, que tem se tornado cada vez mais relevante em processos de planejamento e tomada de decisão no mundo corporativo, a live marcada para 24 de abril contará com as falas de Andréa de Sá, coordenadora do curso; um especialista em ESG; Jorge Chaves, ex-aluno que atua na área, e Anita Chinazo Dike, aluna do curso.


Na terça-feira, 25 de abril, será a vez de discutir as tendências em Engenharia de Computação, com o tema “O Metaverso e suas perspectivas para os próximos anos”, tema que tem permeado discussões relacionadas ao lazer e ao mundo corporativo. Para abordar as particularidades dessa tendência no mundo virtual, participam do debate Rodrigo Tadeu Fontes, coordenador do curso, Vittoria Cassoni, ex-aluna, e Natthalie Bohm, graduanda do curso oferecido pela Faculdade.


Encerrando a jornada de lives, o debate do dia 26 de abril irá tratar das potencialidades do Ensino Superior, a partir das falas da diretora acadêmica Luciana Guimarães Naves Lemos Borges e da coordenadora do curso de Administração Andréa de Sá. Nessa live será apontada a importância do ensino superior para a vida profissional, como o mercado de trabalho enxerga o ensino superior e o caminho a ser seguido pelo aluno de cursos superiores para a conquista de oportunidades. Na ocasião, haverá espaço para que os interessados em se inscrever para o vestibular da Faculdade tirem suas dúvidas sobre o processo seletivo.


Os assuntos dos encontros fazem parte das matrizes curriculares dos cursos oferecidos pela Faculdade Engenheiro Salvador Arena e estão alinhados às exigências do mercado atual e futuro, com o foco em inovação, tecnologias inovadoras e nas principais tendências mundiais. Sem fins lucrativos, a instituição oferece, em seu vestibular de inverno, 160 vagas para os cursos de AdministraçãoEngenharia de AlimentosEngenharia de Computação e Engenharia de Controle e Automação, na modalidade presencial. Os cursos são 100% gratuitos, sem taxas ou anuidades e as inscrições podem ser feitas até o dia 5 de maio de 2023, diretamente no site na Vunesp.


No processo seletivo para a Faculdade, que ocorre duas vezes por ano, metade das vagas oferecidas é destinada a candidatos com renda familiar mensal per capita de até um salário mínimo e meio. O candidato interessado que se enquadra nesse critério acima deve se inscrever para as vagas sociais e comprovar o perfil socioeconômico no ato da matrícula. A outra metade das vagas é direcionada para livre concorrência para pessoas de perfis gerais e diversificados, sem um valor de renda especificado. Os critérios para vagas sociais estão especificados no edital.






SERVIÇO:


Debates online: tendências nas áreas de Administração, Engenharias e no Ensino Superior


Datas e temas:


- 18 de abril, às 19h30: “Assuntos regulatórios: Um bate papo sobre a nova rotulagem nutricional”;


- 19 de abril, às 19h30: “Controlando Robôs: Robótica e Programação”;


- 24 de abril, às 19h30: “ESG - governança ambiental, social e corporativa”;


- 25 de abril, às 19h30: “O Metaverso e suas perspectivas para os próximos anos”;


- 26 de abril, às 19h30: “Ensino Superior e suas potencialidades”


Instagram da Faculdade: @fsalvadorarena


Grátis!


Inscrições abertas para o vestibular: https://www.vunesp.com.br/FSAR2204



Sobre a Faculdade Engenheiro Salvador Arena


Com 20 anos de atuação, a Faculdade Engenheiro Salvador Arena oferece cursos de bacharelado em Administração, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Computação, todos presenciais; e pós-graduação lato sensu em Gestão Educacional e Gestão de Projetos em Inovação e Sustentabilidade, presenciais e híbridos. A instituição faz parte do grupo de excelência do Ministério da Educação, e tem como compromisso a transformação social e pessoal por meio da educação e desenvolvimento de oportunidades, além de atuar de forma sistemática para a inserção e recolocação dos alunos no mercado de trabalho, fomentando de forma contínua, também, o empreendedorismo e inovação. Além de oferecer cursos com projeto pedagógicos alinhados com o mercado, a Faculdade também oferece aos alunos, atividades extracurriculares culturais e esportivas e atividades de formação continuada. Integra o Centro Educacional da Fundação Salvador Arena (CEFSA), complexo educacional instalado em quase 140 mil metros quadrados na cidade de São Bernardo do Campo, região da Grande São Paulo. O ingresso para os cursos de graduação é feito por meio de vestibular, que ocorre duas vezes por ano. São 40 vagas por curso, sendo 50% dessas vagas para livre concorrência (independente da renda familiar do estudante), e os outros 50% das vagas para estudantes cujas famílias possuem renda per capita mensal até 1,5 salário-mínimo. Para a pós-graduação, o processo seletivo é feito anualmente, por meio de prova e entrevista. Atualmente atende cerca de 1.400 alunos. Mais informações: www.faculdadesalvadorarena.org.br.



Sobre a Fundação Salvador Arena


A Fundação Salvador Arena (FSA) é uma instituição civil de finalidade beneficente, de direito privado e sem fins lucrativos, criada em 1964 pelo engenheiro Salvador Arena (1915-1998) para manter atividades voltadas à transformação social, atuando nas áreas de educação e assistência, e apoiando nas áreas de saúde e habitação. Em 2021 foram aplicados R$ 13,4 milhões em 117 programas socioassistenciais, que contemplaram projetos sociais e capacitação de organizações do terceiro setor, beneficiando diretamente 205.065 pessoas e indiretamente, 427.543 pessoas. No mesmo ano, atuou na redução de danos econômicos causados pela crise sanitária mundial às famílias assistidas, destinando de forma extraordinária R$ 3,8 milhões a 73 entidades assistenciais em geral, por meio do Programa de Alimentação Complementar para Entidades Sociais. Tema prioritário na área de educação, os programas próprios oferecidos no Centro Educacional da Fundação Salvador Arena e na Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena, receberam aporte de R$ 49,8 milhões em 2021, custeando todas as atividades e os serviços oferecidos gratuitamente, com 100% de recursos próprios. Saiba mais em: www.fundacaosalvadorarena.org.br



 Educação é tema de bate-papo em novo vídeo





Em novo vídeo no Canal do Escritor, publicado nesta quarta-feira, Valdi Ercolani dialoga sobre a educação e outros pontos que envolvem esse importante tema. A criança nasce boa ou má? A sociedade é capaz de formar crianças sem traumas? Qual o papel da inteligência espiritual na educação? Qual a importância do educador? Quais são seus requisitos?


Confira o vídeo:  https://youtu.be/DiluD0wq-EQ


Quem é o escritor?

Valdi Ercolani nasceu em 1939. Foi publicitário e cineasta.

Hoje é escritor, autor dos livros Inocêncio e a criança divina, O despertar do Inocêncio, Inocêncio e o início da Jornada e Inocêncio em busca do grande Homem. Todos lançados pela Selene Editora.

Conheceu a América do Norte, Europa e África. Viveu com diferentes povos. Compartilhou da mesma língua,das mesmas tradições, dos mesmos valores e costumes.

"Aprendi que todos somos iguais na essência. Todos nós possuímos o mesmo DNA do universo, todos viemos da mesma fonte, do mesmo Criador,da mesma Causa Primeira. O que nos torna diferente um do outro é a nossa existência'', destaca o escritor.

Valdi se considera um autodidata, um buscador da Verdade, que examina velhos conceitos e repensa velhas verdades, a procura de uma nova visão que possa permitir a construção de um ser humano mais verdadeiro.

"Como sou fruto do meu próprio fazer, de minhas escolhas, das minhas atitudes, dos meus atos, e não tenho alguém para responsabilizar, decidi narrar minha jornada, porque ninguém, a não ser eu mesmo, tem o conhecimento para fazê-lo", diz o autor.

Foi então aos 60 anos que criou o personagem Inocêncio. Inspirado na jornada do herói, comecei a escrever a história do jovem chamado à aventura. Uma jornada de autodescoberta percorrendo as cinco etapas da realização humana. Atualmente, ele escreve o quinto livro.





 Candidatas já se preparam para as urnas em 2024


De norte a sul do Brasil, mulheres negras, mães, LBTQIA+ aprendem em curso gratuito como obter melhores resultados na próxima disputa municipal


As pernambucanas Janielly Azevedo e Ailce Moreira viram seu mundo cair ao não alcançar a quantidade de votos necessárias para ocupar uma cadeira no Legislativo Brasileiro nas eleições de 2022. Mesmo assim, não pararam de trabalhar um minuto para ressignificar essa derrota, transformando-a em aprendizado para a corrida em 2024.


Janielly é ex-candidata a Deputada Federal, preta, mãe, estudante de jornalismo na UNICAP e participante ativa na política, no cargo de presidente do diretório municipal de Jabotão dos Guarapares. Já Ailce, de ascendência negra e indígena, é evangélica, artista, progressista e foi candidata à Deputada Estadual, lutando pelo alcance da justiça, da dignidade humana e da vida plena para toda a sociedade.


Outro exemplo de superação é da ex-candidata ao Governo tocantinense, Karoline Chaves. Advogada especialista em direitos das mulheres e pessoas LGBTIs, estudos latinoamericanos e desenvolvimento regional, Karoline participa ativamente na política pela Rede Candaces e a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia, focando no combate a homofobia.


O que as três têm em comum? A  seleção para participar do projeto social d'A Tenda das Candidatas, que oferece uma formação gratuita voltada às mulheres que foram às ruas pedir votos, mas não conquistaram uma cadeira nas últimas eleições. A ideia é não permitir que elas desistam de fazer parte do quadro político brasileiro.


O projeto - Ao todo, 17 brasileiras vêm buscando uma virada de chave nesta nova formação do projeto, intitulada “Pós-Eleições para não eleitas”. Em uma analogia à letra “Volta Por Cima”, de Paulo Vanzolini, elas tentam levantar, sacudir a poeira e buscar novos conhecimentos e apoio emocional para encarar as próximas disputas.


Permitir que candidatas mulheres ressignifiquem o termo “derrota nas urnas” é um dos principais desafios dos encontros semanais promovidos pelo projeto. As aulas, que ocorrem de forma online e gratuita, têm duração de três meses.


Como explica Hannah Maruci, doutoranda e mestra em Ciência Política na Universidade de São Paulo e uma das fundadoras d’A Tenda das Candidatas, o período eleitoral é uma maratona para todas as pessoas, um processo que esgota as energias de várias formas. 


“No caso das mulheres, sobretudo as negras, LBTQIAP+, indígenas, quilombolas, PCDs e mães, essa experiência pode ser traumatizante”, acrescenta ela, lembrando da importância de dar voz e abrir portas para esse público historicamente negligenciado. 


Hannah conta que, embora A Tenda das Candidatas ofereça desde 2020 uma preparação às mulheres que vão disputar uma vaga na política, é a primeira vez que o projeto seleciona veteranas dessa maratona. Nessa edição especial da formação, foram escolhidas apenas 17 ex-candidatas – ou “atendidas”, como preferem ser chamadas – para que cada uma tivesse uma consultoria personalizada. 


Além de ter concorrido nas últimas eleições, outros critérios foram levados em consideração nessa escolha, seguindo as diretrizes do projeto social: combater as desigualdades racial e de gênero nos cargos do Poder Legislativo e Executivo, pela inserção do público feminino na política, priorizando, inclusive, as negras e indígenas.


As fundadoras do projeto decidiram focar os esforços nas “não eleitas” para essa formação, trazendo às aulas diversos temas necessários para o êxito nessa trajetória, incluindo desde questões práticas (como auxílio para a prestação de contas da campanha) até situações mais complexas, como o apoio psicológico para vítimas de violência sofridas durante a disputa. 


Para Karoline Chaves, com o apoio, ela aprendeu que é preciso um tempo para descansar e retomar as atividades porque, “acima de tudo, somos necessárias”. Já Ailce afirma que “como candidata de 'primeira viagem' participar da formação para candidatas não eleitas d'A Tenda  é reconstruir o horizonte da luta e do caminho político”. Janielly finaliza: “A Tenda não só me trouxe mais segurança, como também trouxe um novo horizonte para nossa equipe”.


Para a advogada Laura Astrolabio, co-fundadora da A Tenda das Candidatas, abrir essa oportunidade às candidatas não eleitas também é uma forma de mudar a regra do jogo. “O período pós-eleições é extremamente crucial para a retenção de lideranças no processo eleitoral, pois se uma candidata passou por essa experiência, mesmo não se elegendo, ela já pertence a um quadro mais forte para as próximas eleições”, afirma.


Conta Desigual - Além de formação de mulheres para a política, a Tenda das Candidatas atua na divulgação de estudos e análises sobre as desigualdades nas eleições, como fez na recente campanha “A conta não fecha”, quando denunciou a sub-representação de gênero e raça nos cargos dos poderes Legislativo e Executivo do País. 


Mulheres somam 53% do número de eleitores no Brasil, mas são apenas 15% do Congresso, ou 15 mulheres num universo de 81 senadores. No caso das mulheres negras, elas representam 2,5% das cadeiras na Câmara dos Deputados e, no Senado, ocupam só 2 das 54 vagas na atual legislatura. 


“A política eletiva tem uma estrutura de exclusão complexa que atua para expulsar mulheres, ao negar uma fonte de recursos que as impede de fazer uma campanha digna. Infelizmente, o fundo eleitoral no Brasil tem gênero e têm cor”, conclui Laura.




 Prazo para inscrição em concurso da Futel termina nesta quinta (12)


No total, serão preenchidas 219 vagas para cargos de níveis fundamental incompleto e completo, médio, médio técnico e superior


Foto: Divulgação/PMU



Termina às 17h desta quinta-feira (12) o período de inscrições para o concurso da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), para o preenchimento de 219 vagas para cargos de níveis fundamental incompleto e completo, médio, médio técnico e superior. As inscrições são feitas exclusivamente pelo site (clique aqui), por meio do link correspondente às inscrições do concurso público da Futel – Edital Nº 02/2022.


O certame contará com três fases, de acordo com o cargo pretendido. A primeira delas – com prova objetiva e redação – está programada para o dia 12 de março, em locais e horários que serão divulgados previamente pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), ligada à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), responsável pela execução do certame. As datas da segunda e da terceira fase – prova prática e prova de aptidão física, respectivamente – serão divulgadas posteriormente.


Os cargos que exigem ensino fundamental incompleto são: agente de serviços gerais (40 vagas), auxiliar de manutenção e obras (40) e jardineiro (1). Já os cargos de nível fundamental completo são: almoxarife (1), motorista (6), armador (1), bombeiro hidráulico (4), eletricista predial (5), pedreiro (7), pintor predial (6), serralheiro (4), operador de máquinas (2) e agente de segurança patrimonial (50).


Para as funções que exigem nível médio e médio técnico são 21 vagas: guarda-vidas (10), oficial administrativo (10) e técnico em segurança do trabalho (1). Os cargos de nível superior são: assistente social (1), contador (1), engenheiro civil (1), procurador (2), profissional de educação física I (25) e psicólogo (1).



 Fundação Salvador Arena lança editais para formações gratuitas direcionadas às organizações do Terceiro Setor


Programas “Acelera Social” e “EAD Gestão – Formação e Consultoria para Gestão no 3º Setor” têm inscrições abertas até 16 de janeiro 




Organizações interessadas em garantir mais sustentabilidade financeira e profissionalização em suas atividades podem se inscrever, de 2 a 16 de janeiro, nos programas Acelera Social e EAD Gestão – Formação e Consultoria para Gestão no 3º Setor. Promovidos gratuitamente pela Fundação Salvador Arena (FSA), os cursos são 100% online e direcionados a Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que atuam nas áreas de assistência social, educação e saúde de todo o Brasil.


Com o objetivo de promover a ampliação da capacidade de mobilização de recursos e sustentabilidade financeira dessas instituições, o Acelera Social é destinado a gerentes, diretores e conselheiros das OSCs, para que façam uma imersão nas suas instituições, identificando um desafio e os capacita para encontrar os recursos necessários para superá-lo. Serão selecionadas 15 organizações para participarem do Programa, que terá atividades virtuais com momentos assíncronos (conteúdos gravados) e síncronos (encontros ao vivo), divididos em três módulos: Impacto Social, Comunicação Estratégica e Mobilização de Recursos.


Com carga horária de 80 horas, a formação será realizada no período de 9 de março a 23 de novembro. Ao final do período, as instituições deverão elaborar um projeto que visa ao fortalecimento institucional e/ou sustentabilidade financeira e defendê-lo para uma banca, utilizando os conteúdos dos encontros e consultorias realizadas no período. Os três melhores receberão o “Prêmio Salvador Arena de Desenvolvimento Institucional” como apoio para implantação do projeto.


“Nossa proposta é a de uma formação ativa, que recicle ou apresente recursos intelectuais para renovar a forma de operar dessas lideranças, incorporando inovação nos variados aspectos institucionais, no modelo de financiamento e na construção de sua relação com a sociedade civil”, explica Sérgio Loyola, Gerente de Desenvolvimento e Promoção Social da FSA.


EAD Gestão


Focado na contribuição para a profissionalização e o fortalecimento das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), melhorando e ampliando seu espectro de atuação, o EAD Gestão – Formação e Consultoria para Gestão no 3º Setor oferece 20 vagas. Para concorrer a uma delas, as entidades interessadas devem apresentar situação societária regular (evidenciadas por meio do estatuto, CNPJ ativo, demonstrações contábeis), além de atividades com os usuários ativas em 2022 e planejadas para 2023.


Realizado de 28 de fevereiro a 29 de agosto, o curso visa a capacitar diretores estatutários, executivos, gerentes e coordenadores que tenham poder de decisão e atuem diretamente com sustentabilidade, governança, questões fiscais e administrativas. A ideia é que, a partir dele, esses profissionais possam elaborar planejamentos mais eficientes; promover melhorias na gestão dos recursos humanos, financeiros e materiais; obter ou manter certificações e títulos governamentais, como a Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Educação (CEBAS), o do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), entre outros; e promover o conhecimento e adequação à legislação do Terceiro Setor e os pontos fundamentais para gestão e mobilização de recursos.


Segundo Sérgio Loyola, a formação convida os participantes a revisarem e analisarem seus pontos internos, identificarem novos rumos para uma gestão eficiente, orientada para a sustentabilidade, para resultados sociais e para o fortalecimento institucional. “Por meio de módulos teóricos, práticos e encontros virtuais ao vivo, o EAD Gestão apoia os cursistas na elaboração de um diagnóstico preciso da instituição, além de viabilizar a construção de uma proposta para a gestão planejada e estratégica, garantindo uma presença mais profissional perante órgãos públicos, financiadores e patrocinadores”, afirma.


Ao finalizar o programa, os participantes apresentarão um projeto e sua defesa para uma banca, utilizando os conteúdos das aulas e consultorias realizadas no período. “O objetivo é dar potência às suas operações, capacitando-as para defesa de suas causas com efetivo poder de transformação social”, finaliza Loyola.


Programas de formações gratuitas destinadas à profissionalização do terceiro setor brasileiro


Serviço:

Programa Acelera Social

Inscrições: 2 a 16 de janeiro de 2023

Divulgação dos finalistas: 27 de fevereiro de 2023

Período do curso: 9/3 a 23/11 de 2023

Carga horária: 80 horas

Inscrições: https://www.acelerasocial.com.br/



Programa EAD Gestão – Formação e Consultoria para Gestão no 3º Setor

Inscrições: 2 a 16 de janeiro de 2023

Divulgação dos finalistas: 24 de fevereiro de 2023

Período do curso: 28/2 a 29/8 de 2023

Carga horária: 72 horas

Inscrições: https://eadgestaofsa.com.br/



Mais informações: www.fundacaosalvadorarena.org.br



Gratuitos!



Sobre a Fundação Salvador Arena



A Fundação Salvador Arena (FSA) é uma instituição civil de finalidade beneficente, de direito privado e sem fins lucrativos, criada em 1964 pelo engenheiro Salvador Arena (1915-1998) para manter atividades voltadas à transformação social, atuando nas áreas de educação e assistência, e apoiando nas áreas de saúde e habitação. Disponibiliza ciclos de formação em Gestão Profissional e em Sustentabilidade Financeira, com cerca de 100 horas cada, que consistem em capacitar e qualificar as OSCs brasileiras para alcançar a condição de Excelência no Bem, de forma profissional, autônoma e eficaz. Em 2021 foram aplicados R$ 13,4 milhões em 117 programas socioassistenciais, que contemplaram projetos sociais e capacitação de organizações do terceiro setor, beneficiando diretamente 205.065 pessoas e indiretamente, 427.543 pessoas. No mesmo ano, atuou na redução de danos econômicos causados pela crise sanitária mundial às famílias assistidas, destinando de forma extraordinária R$ 3,8 milhões a 73 entidades assistenciais em geral, por meio do Programa de Alimentação Complementar para Entidades Sociais. Tema prioritário na área de educação, os programas próprios oferecidos no Centro Educacional da Fundação Salvador Arena e na Escola Técnica Agropecuária Engenheiro Salvador Arena, receberam aporte de R$ 49,8 milhões em 2021, custeando todas as atividades e os serviços oferecidos gratuitamente, com 100% de recursos próprios.




 Camilo Santana assume o Ministério da Educação e promete ampliar nacionalmente as escolas em tempo integral


Entre as medidas citadas como mais urgentes estão a retomada de todas as obras de creches, escolas e outros equipamentos paralisados por todo o país e a recuperação da qualidade da merenda escolar nas escolas públicas


Foto: Luis Fortes/MEC

O ministro da Educação, Camilo Santana, participou, nesta segunda-feira (02.01), da transmissão de cargo, em solenidade realizada no Ministério da Educação e prestigiada por diversas autoridades, entre eles governadores e ministros.

 

Em seu discurso, Camilo Santana adiantou algumas ações que considera serem urgentes, como a retomada de todas as obras de creches, escolas e outros equipamentos paralisados por todo o país por falta de repasses de recursos federais; a recuperação da qualidade da merenda escolar das escolas públicas de todo o Brasil; a recuperação da credibilidade do Enem; um plano de retomada do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa Universidade Para Todos (Prouni); o fortalecimento da autonomia das universidades e a garantia de mais investimento em ciência e tecnologia.

 

Para dimensionar o desafio que tem pela frente no combate ao analfabetismo, Santana destacou números preocupantes referentes ao cenário atual no Ensino Médio e Fundamental no país.

 

Segundo o ministro, mais de 650 mil crianças até 5 anos abandonaram a escola nos últimos três anos. No mesmo período, cresceu em 66% o número de crianças de 6 e 7 anos que não sabem ler e nem escrever na idade certa.

 

Ele ressaltou ainda que a última análise realizada pelo Sistema de Avaliação de Educação Básica (SAEB) mostrou que apenas uma em cada três crianças é alfabetizada na idade certa. “A maioria é analfabeta dentro da própria escola, o que provoca graves repercussões na sequência da vida dessas crianças”, frisou o ministro.

 

“Destaco esses dados, que considero alarmantes, para ressaltar que se impõe uma prioridade absoluta em nosso país para garantir a alfabetização de todas as nossas crianças na idade certa e, assim, assegurar as condições necessárias para que elas possam aprender os conteúdos de cada ano, prioridade essa já destacada como compromisso pelo nosso presidente Lula”, afirmou Camilo Santana.

 

Para o novo ministro, o trabalho a ser realizado exigirá um esforço nacional de integração. “É necessária a recuperação de uma visão sistêmica da educação, que vai da creche à pós-graduação. Para isso, precisamos fortalecer o regime de colaboração em um grande pacto federativo pela educação. Quase metade dos estudantes do Ensino Básico são atendidos pelos municípios e um terço pelos estados. O Governo Federal precisa estar junto dos estados e municípios nessa luta”.

 

Tempo integral

 

No Ministério, Camilo Santana tem como uma das principais metas ampliar em todo o país o sistema de educação em tempo integral, modelo com sucesso comprovado no Ceará, estado que ele governou por dois mandados, entre 2015 e 2022.

 

Atualmente, cerca de 60% das instituições de ensino público do Ceará funcionam em tempo integral. O plano é chegar a 100% em 2026. O estado tem hoje 87 das 100 melhores escolas do país do 1° ao 5° ano do ensino fundamental e 70 das 100 melhores do 6° ao 9° ano, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado em 2022. Além disso, o Ceará aparece em terceiro lugar do país em ensino médio, com 23 dos 100 melhores resultados.

 

“Tudo é fruto de um trabalho pactuado, continuado, meritocrático, construído por várias mãos, em um esforço de professores, alunos, diretores, coordenadores, secretários de educação, prefeitos e muitos outros. Mas, para isso, é preciso decisão política. Alguns outros estados já começaram a seguir esse modelo. Mas o que precisamos agora é ampliar essa experiência para todas as 27 Unidades da Federação”.

 

“Precisamos ampliar o ensino de tempo integral, que considero uma das mais importantes políticas de prevenção social. Essa deve ser uma política nacional. O que queremos é uma escola não apenas com mais tempo para o aluno. Mas uma escola que seja atrativa, criativa, que desperte as habilidades de nossos alunos e os prepare para as oportunidades da vida”, frisou o ministro.

 

Evasão escolar e tecnologia

 

Outro dado preocupante citado por Camilo Santana refere-se aos índices de evasão escolar ou reprovação. “Aproximadamente, 14% dos alunos do 6° ano do Ensino Fundamental são reprovados ou abandonam a escola. Cerca de 21% dos alunos do 1° ano do Ensino Médio abandonam ou são reprovados no Brasil. Precisamos garantir todos os alunos na nossa escola nesse país”, destacou.

 

Durante a pandemia, Camilo Santana tornou política pública no Ceará a distribuição de tablets e chips de internet a todos os alunos da rede pública estadual. Para ele, conectividade e uso da tecnologia tornaram-se indispensáveis no processo educacional e a ampliação do modelo em nível nacional deve ser uma de suas principais plataformas.

 

“Nos dias atuais, não há como se pensar em educação sem o auxílio da internet. É preciso ampliar a conectividade e diminuir as enormes disparidades de estado para estado. Outro compromisso nosso é ampliar o acesso de nossos alunos e professores à tecnologia e à conectividade. Estima-se que aproximadamente 28% dos alunos do Ensino Fundamental possuem acesso à internet. No Nordeste esse percentual é ainda menor, apenas 17%. Já no Ensino Médio, enquanto na Região Sul 86% dos alunos têm acesso à internet, na Região Norte é metade disso”, lembrou Camilo Santana.

 

Ensino superior

 

O ministro também adiantou que trabalhará junto ao Ensino Superior, de modo a ampliar os investimentos voltados às universidades. “Precisamos fortalecer o Ensino Superior. Para isso, pretendemos reforçar o orçamento das nossas universidades, que foram sucateadas no último governo com uma visão equivocada, distorcida e de viés ideológico. A universidade precisa ser um espaço democrático, livre, que estimule a criatividade, a liberdade de expressão e um olhar de um mundo mais solidário e humano”.

 

Segundo ele, a partir de hoje inicia-se a abertura de discussões com todos os atores para a elaboração do novo Plano Nacional de Educação. “Iniciarei um diálogo permanente com nossas universidades, institutos federais, organizações não-governamentais que trabalham com educação, estados e municípios para construirmos juntos o novo Plano Nacional de Educação”.

 

Camilo Santana encerrou seu discurso com uma frase do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire, considerado um dos pensadores mais notáveis da pedagogia mundial: “Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho. Os homens se libertam em comunhão”.

 

Currículo Camilo Santana

 

Nascido em Crato (CE), Camilo Santana, 54 anos, foi governador do Ceará por dois mandatos, de 2015 a 2022, e no último pleito elegeu-se senador pelo PT. Formado em engenharia agrônoma e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, foi professor e iniciou sua carreira política como secretário estadual de Desenvolvimento Agrário, em 2006. Em 2010, foi o deputado estadual mais votado do Ceará e, depois disso, atuou como secretário das Cidades até 2014, quando se candidatou a governador. Foi reeleito em 2018, em primeiro turno, com a maior votação do Brasil, e eleito senador em 2022, também com o maior percentual do País. Ao deixar o cargo este ano, anunciou que todas as escolas de ensino médio do Ceará deverão funcionar em tempo integral até 2026.

 

Para conferir o áudio do discurso na íntegra, acesse Link


Você conhece a Agência Brasil da EBC? Lá você encontra as últimas notícias do Brasil e do mundo, além de informações sobre políticas públicas e serviços prestados pelo Governo Federal. A Agência Brasil mantém o foco no cidadão e prima pela precisão e clareza das informações que transmite, optando sempre pelas fontes primárias. Por se tratar de uma agência pública, o conteúdo por ela disponibilizado pode ser utilizado, gratuitamente, por outras agências, TVs e rádios do Brasil e do mundo, inclusive por você! Acesse aqui a Agência Brasil.
 

Para obtenção de sonoras de rádio, acesse o link

Para obtenção de vídeos, acesse o link 




 Faculdade Anhanguera oferece até 100% de bolsa para cursos de pós-graduação EAD


Inscrições tem vagas limitadas e vão até o dia 9 de dezembro pelo site





Faculdade Anhanguera disponibiliza bolsas de estudos de até 100% para a modalidade de pós-graduação a distância, durante todo o curso. Os interessados devem se inscrever até o dia 09 de dezembro, por meio do site.


Para ter acesso à oportunidade, os candidatos deverão realizar uma prova totalmente online, prevista para o dia 10 de dezembro, das 9 às 21 horas. O teste inclui 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha, sendo 25 (vinte e cinco) de linguagem e 25 (vinte e cinco) de matemática. A correção da prova também é online e está prevista para 13 de dezembro. Os alunos classificados deverão fazer a matrícula entre 15 de dezembro e 15 de fevereiro.


O edital completo e regras de participação podem ser encontrados neste link.


A Anhanguera oferece diversas opções de cursos, nas áreas de Agricultura e Veterinária; Artes e Humanidades; Ciências; Ciências Exatas; Ciências Sociais; Comunicação; Direito; Educação; Engenharia e Arquitetura; Negócios/MBA; Saúde, Esporte e Estética e Tecnologia. A lista completa de cursos pode ser conferida no site.



Sobre a Anhanguera 


Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.    


Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.    


Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site e o blog para mais informações. 

 

 

Sobre a Kroton 


A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 1 milhão de estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 124 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.517 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Acesse o site para mais informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário