Cine Pipoca - Quero Notícia

Breaking

Rádio

Cine Pipoca

  O documentário “MORCEGO NEGRO”, dirigido por Chaim Litewski e Cleisson Vidal tem sua estreia nacional no próximo dia 21/03


Distribuição TERRA FIRME


Morcego Negro é um documentário investigativo sobre Paulo Cesar Cavalcante Farias, mais conhecido como PC. Foram dez anos de pesquisa e produção no Brasil e em outros países. Dezenas de pessoas que conheceram e conviveram com PC Farias foram entrevistadas. Documentos governamentais inéditos foram encontrados. O filme é um mergulho profundo na política contemporânea brasileira. 


Classificação Indicativa 12 anos – 125 min – Brasil – DCP - 2023

O documentário Morcego Negro é uma biografia cinematográfica de Paulo César Farias, o famoso PC Farias. Ele foi o tesoureiro da campanha presidencial de Fernando Collor de Mello em 1989, o primeiro presidente civil eleito por voto popular depois de 21 anos de ditadura militar no Brasil. PC se tornou a eminência parda do governo de Collor. Ele foi o lobista mais poderoso do país e esteve diretamente envolvido no processo que culminou com o impeachment de Collor, abalando profundamente a recém-restaurada democracia brasileira, e acabou sendo misteriosamente assassinado em 1996. Morcego Negro estreia no próximo dia 21/03.




Com direção de Chaim Litewski e Cleisson Vidal, o filme aborda as relações de poder no Brasil a partir da biografia de PC Farias.


"A pesquisa teve a pretensão de esgotar o tema. Nem tudo cabe em um filme, mas fomos fundo em busca de respostas", afirma Cleisson Vidal.



“O documentário aborda um período importantíssimo da recente história do Brasil: o fim do regime de exceção e o começo da democracia plena no país”, diz Chaim Litewski. 


 

O documentário de longa-metragem teve sua estreia no Festival É Tudo Verdade em 2023, recebendo Menção Honrosa.


O filme entrará em cartaz nos cinemas em 21 de março 2024.






Sinopse:


Uma biografia cinematográfica de Paulo César Farias, mais conhecido como PC Farias. PC foi tesoureiro do ex-Presidente Fernando Collor de Mello e esteve diretamente envolvido no processo que culminou com o impeachment de Collor, abalando profundamente a recém-restaurada democracia brasileira. O filme conta com a participação de dezenas de pessoas que conheceram e conviveram com Farias, farta documentação e material de arquivo exclusivo, que revela os meandros da política brasileira, focando especialmente as relações entre capital, poder, laços de família e o crime organizado.


Ficha técnica

Produtores: Cleisson Vidal / Chaim Litewski

Diretores: Chaim Litewski / Cleisson Vidal

Roteiro: Lea van Steen / Chaim Litewski / Cleisson Vidal

Montagem: Lea van Steen / Pedro Asbeg

Coordenação de Pesquisa: Chaim Litewski / Rachmiel Litewski

Direção de Fotografia: Coi Belluzzo / Cleisson Vidal / Lucas Barreto / Nathan Beriro / Ricardo Lobo

Produção Executiva: Cleisson Vidal

Assistente Produção Executiva: Teca Belluzzo

Assistente de Direção: Carolina Vendramini / Guilherme César

Produtor de Distribuição: Cavi Borges

CoprodutoresGlobo Filmes, Globonews, Canal Brasil e Studio Great

Coprodutor/Codistribuidor: SPcine






DIRETORES: CLEISSON VIDAL e CHAIM LITEWSKI



CHAIM LITEWSKI


Chaim Litewski foi chefe da seção de televisão e vídeo das Nações Unidas em Nova Iorque até sua aposentadoria em 2016. Nascido no Rio de Janeiro, tem graduação e pós-graduação na Polytechnic of Central London (Westminster University) com especialidade em cinema, propaganda e conflito. Chaim trabalhou para a TV Globo em Londres e no Rio de Janeiro, foi diretor da TV Educativa do Piauí, e produziu reportagens para canais como CBC (Canadá), RAI (Italia), NBC (Estados Unidos) entre muitos outros. Foi consultor do documentário "Mais Além do Cidadão Kane" para o Channel Four" da Grâ Bretanha, e diretor/produtor do documentário "Cidadão Boilesen", premiado no Festival É Tudo Verdade e em vários outros festivais no Brasil e exterior.

Hoje dirige documentários sobre a história recente do Brasil, incluindo filmes como “Golpe de Ouro" (2022) e “A Guerra da Lagosta” (2024). Foi produtor executivo do documentário “The Quiet Diplomat”, premiado no festival Cinema for Peace em Berlim (2024).



CLEISSON VIDAL


Atua na área audiovisual desde 1999, como assistente de câmera, diretor de fotografia, diretor e produtor.


Formado em Comunicação Social/UFJF/1999. Pós-graduado em História da Arte (PUC/Rio/2005) e pós-graduando em Antropologia (FESPSP/2023).


Em 2007 criou a Terra Firme Produtora (www.terrafirmeprodutora.com.br), empresa que tem seu foco na produção de documentários sociopolíticos e artísticos. Morcego Negro é o 4º filme da produtora a estrear na Seleção Oficial do É Tudo Verdade.


Em ordem (Missionários/2005, Dino Cazzola - uma filmografia de Brasília/2012, Paulo César Pinheiro - Letra e Alma/2021).

Outro destaque produzido foi a série em 04 episódios "Milton Nascimento - Intimidade e Poesia", exibido na HBO e os telefilmes Golpe de Ouro (2022), A Guerra da Lagosta (2024, em pré-lançamento) e Brasil para Principiantes (2024, em pré-lançamento).






PRODUTORA: TERRA FIRME


A produtora Terra Firme está no mercado há 15 anos com a missão produzir obras de visão crítica na contemporaneidade e a defesa intransigente dos direitos humanos. Entre as principais obras, estão a série Milton Nascimento – Intimidade e Poesia"(exibida na HBO), "Paulo César Pinheiro – Letra e Alma" (exibido nos festivais É Tudo Verdade 2021 e In-Edit e Canal Curta!); e "Dino Cazzola – uma filmografia de Brasília" (cinemas e canal CineBrasilTV) e Missionários (2005).


A Terra Firme tem uma longa trajetória na produção de reportagens sobre a violação de direitos humanos na América do Sul em parceria com a UNTV (United Nations TV), OIT (Organização Internacional do Trabalho) e outras entidades pautadas nos direitos humanos.


Suas obras já foram exibidas em canais como Canal Brasil, Curta, Love Nature, HBO, Canal Futura, Cinebrasiltv, TV Justiça, SESC TV e outros.  







CANAL BRASIL 


O Canal Brasil é o canal que mais coproduz cinema no país, com mais de 400 longas-metragens coproduzidos. No ar há 25 anos, reúne uma programação diversa com programas, séries, ficções, documentários e shows que apresentam retratos da cultura brasileira. O acervo do canal conta com obras dos mais importantes cineastas brasileiros e de várias fases do nosso cinema, com uma grade que conta a história da sétima arte do país. O que pauta o canal é a diversidade, com uma programação plural, composta por muitos discursos e sotaques. A palavra de ordem é liberdade – desde as chamadas e vinhetas até cada atração que vai ao ar.


 

COPRODUÇÕES GLOBO FILMES, GLOBONEWS


A Globo Filmes, a GloboNews e o Canal Brasil assinam, juntos, a coprodução de diversos documentários, que transitam pelos mais diversos assuntos relacionados à cultura brasileira e que apresentam olhares únicos sobre personagens, épocas e fatos da nossa história. A parceria pretende fomentar a produção, a exibição e a divulgação de filmes do gênero, que ainda tem pouca visibilidade no mercado brasileiro, mas representa muito mais do que uma fonte de entretenimento: é essencial para a preservação da memória de uma nação.


Juntos, Globo Filmes, GloboNews e Canal Brasil já investiram em mais de 40 documentários, entre eles “Libelu – Abaixo a Ditadura”, de Diógenes Muniz (vencedor do É Tudo Verdade de 2020); “Babenco - Alguém tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou”, de Bárbara Paz (premiado como melhor documentário sobre cinema da Venice Classics, mostra paralela do 76º Festival de Veneza em 2019); “Cine Marrocos”, de Ricardo Calil (vencedor do É Tudo Verdade 2019 e ainda inédito em circuito); "Barretão", de Marcelo Santiago; “Henfil”, de Ângela Zoé (vencedor do Cine PE de 2018); “Menino 23”, de Belisário Franca (melhor doc do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2017)“Tá Rindo de Quê”, de Claudio Manoel, Álvaro Campos e Alê Braga; “Fevereiros”, de Marcio Debellian; “Mussum - Um Filme do Cacildis”, de Susanna Lira; “Setenta”, de Emília Silveira (melhor doc da Mostra São Paulo de 2014).


Atualmente, mais de 15 documentários estão em produção, em diferentes regiões do país.



COPRODUÇÕES STUDIO GREAT


A pós-produtora Great desenvolveu as artes do filme, além de todo o processo de finalização, incluindo os efeitos visuais. 


“Desejávamos entrar na área do entretenimento e ingressamos com o pé direito! Morcego Negro aborda um momento bastante polêmico da história política do nosso país. Para nós, foi muito gratificante ver o resultado final desse processo criativo complexo, profundo e delicado”, comenta Henrique Campos, sócio e fundador da Great

Ficha técnica: 

Equipe Great / Pós-Produção: 

Atendimento: Andrea Gallucci Letícia Cerqueira 

Colorista: Claudio Rojas 

Direção de Arte: Michel Jacometi Leticia Campos 

Direção de Pós: Hugo Gama Fabricio Abramov 

Coordenação de Ppós: Lara Assumpçao 

Assistente de pós: Aline Olmos 

Direção de Finalização: Mauricio Castro 

Motion: Igor Rocha André Avila 

Montegem de abertura: Yggor Araújo

Finalização: Claudio Roja



 Ziggy Marley reflete sobre a história de seu pai em vídeo inédito de 'Bob Marley: One Love'


Cinebiografia da lenda do reggae estreia 12 de fevereiro nos cinemas brasileiros




“Meu pai passou por muita coisa em um curto período de tempo. A tentativa de assassinato. Depois foi exilado da Jamaica. Foi um período de mudança de vida”, conta Ziggy Marley sobre o recorte que a cinebiografia “Bob Marley: One Love” traz sobre a vida de seu pai. Em novo vídeo de bastidores divulgado hoje pela Paramount Pictures, Ziggy reflete sobre a história de Bob Marley no projeto no qual ele, sua mãe, Rita, e sua irmã, Cedella, são produtores. 




No vídeo, Ziggy afirma também que muito do Bob Marley que conhecemos hoje foi criado durante esse período de mudanças e incertezas. O enredo foca em um período de fortes conflitos políticos na Jamaica que resultam no exílio de Marley em Londres após um atentado a tiros. Durante o exílio, ele compôs o álbum “Exodus”, que culmina no famoso show “One Love Peace Concert” em 1978. 




“Bob Marley: One Love” celebra a vida e a música de um ícone que inspirou gerações por meio de sua mensagem de amor e união. Na tela dos cinemas pela primeira vez, o público vai descobrir a poderosa história de superação e a jornada por trás de sua música revolucionária. Dirigido por Reinaldo Marcus Green (King Richards: Criando Campeãs), o filme é estrelado por Kingsley Ben-Adir e Lashana Lynch. James Norton, Tosin Cole, Umi Myers e  Anthony Welsh também integram o elenco. 




O filme ainda conta com produção executiva de Brad Pitt, ao lado de Richard Hewitt, Orly Marley, Matt Solodky. Ao lado da família Marley,  assinam a produção Robert Teitel, Dede Gardner e Jeremy Kleiner. Distribuído para os cinemas pela Paramount Pictures, o longa é produzido pela Plan B Entertainment, State Street Pictures e Tuff Gong Pictures. A cinebiografia chega aos cinemas brasileiros em 12 de fevereiro. 




Bob Marley: One Love - 12 de fevereiro exclusivamente nos cinemas

#BobMarleyOneLove 


Sobre a Paramount Pictures 


A Paramount Pictures Corporation (PPC), uma produtora global e distribuidora de conteúdo audiovisual, é uma unidade da Paramount Global (NASDAQ: PARA, PARAA), uma empresa líder global de mídia e entretenimento que cria conteúdo premium e experiências para audiências ao redor do mundo. A Paramount Pictures possui algumas das mais poderosas marcas em entretenimento audiovisual, incluindo Paramount Pictures, Paramount Animation e Paramount Players. As operações da PPC também incluem  Paramount Home Entertainment, Paramount Pictures International, Paramount Licensing Inc. e a Paramount Studio Group. 


Filme com acessibilidade disponível através do aplicativo GRETA.



 "Aquaman 2: O Reino Perdido" chega antes nos cinemas UCI


Filme terá pré-estreia no dia 20 de dezembro com sessões em todas as salas especiais




Uma das sequências mais aguardadas do ano, "Aquaman 2: O Reino Perdido" está chegando aos cinemas UCI e os ingressos já estão à venda. O filme tem estreia marcada para o dia 21 de dezembro, mas terá sessões de pré-estreia na UCI já no dia 20 e em todas as salas especiais: IMAX, XPLUS, DE LUX e 4DX. Os primeiros a assistirem ao filme nas salas IMAX ganham um presente especial e voltam para casa com um ticket colecionável exclusivo. Na superprodução, o herói vivido por Jason Momoa precisa salvar Atlântida e o resto do mundo de uma destruição irreparável. O longa é dirigido por James Wan e, além de Momoa, conta com nomes como Nicole Kidman, Patrick Wilson, Amber Heard e Yahya Abdul-Mateen II no elenco. 


As cenas de “Aquaman 2: O Reino Perdido” ficam ainda mais emocionantes nas salas especiais da UCI, que fazem o espectador se sentir dentro do filme. As sessões em XPLUS contam com o sistema Dolby Atmos, que cria a ilusão de um campo de som infinito 360 graus, com 54 caixas de som espalhadas pela sala, inclusive no teto. Nas 4DX, as cadeiras vibram e se mexem, com efeitos de vento, neblina e luzes. Nas DE LUX, os clientes contam com poltronas reclináveis eletronicamente, chaises longues, mesas e serviços exclusivos. E nas IMAX, a proporção estendida da tela gigante - quatro vezes maior que a de projeção digital comum - gera imagens com mais brilho, nitidez e profundidade.


Para mais informações sobre a compra, valores e programação, acesse o site oficial da rede. Os clientes do UCI Unique, o programa de relacionamento da rede, têm o benefício de pagar meia-entrada em qualquer dia e sessão. Para fazer parte do grupo, basta adquirir o cartão na bilheteria de qualquer cinema UCI e fazer o cadastro no site. Os novos associados ganham um ingresso cortesia que pode ser utilizado de segunda a quinta-feira, inclusive feriados. 





 Dose de pipoca: 5 filmes da Disney que abordam constelação familiar e vale adicionar na lista para assistir


Psicanalista e consteladora Joseana Sousa seleciona animações que destacam a importância da família e como isso reflete no futuro das crianças e adultos


Cena do filme 'Red: Crescer é uma Fera' - Reprodução: Disney/Pixar



Enquanto alguns filmes são responsáveis em ser um passatempo nos horários livres, outros, já destacam mensagens importantes e reflexivas para o dia a dia, mesmo em formato de animação, trazendo na história personagens repletos de diversidade e inspirações que lembram do por que é necessário resgatar o valor da família e o como isso reflete no futuro. 


Os filmes da Disney são clássicos quando o assunto é família. E por isso, para ajudar nesta escolha, a psicanalista e terapeuta Joseana Sousa seleciona 5 filmes que assinam histórias marcantes, necessárias e dignas de uma sessão especial em casa, aproveitando que no dia 15 de maio, é o Dia Internacional da Família. Confira!


Red: Crescer é uma Fera


Meilin “Mei’ Lee é uma menina de 13 anos, que mora com sua mãe e seu pai em Toronto, no Canadá. Mei é uma estudante muito dedicada e responsável, porém, de forma inesperada e mágica, ela se transforma em um panda vermelho gigante, quando fica muito empolgada, animada ou muito irritada.


Com o passar do tempo, a menina descobre que o surgimento do panda vermelho é algo que acontece com todas as mulheres de sua família, quando na verdade, a história é uma metáfora da puberdade, etapa de importante desenvolvimento na qual, as emoções ficam à flor da pele. “O filme te convida a olhar de forma compreensiva e amorosa para a criança que todos nós já fomos um dia. Todo pai e toda mãe já tiveram momentos de angústia e medo, e hoje, como pais não queremos que nossos filhos passem pelo que passamos e talvez esse seja o momento para uma conversa sobre vulnerabilidade", conta Joseana. 


Mei e seus pais se deparam com todas essas questões e um grande choque. Com isso, surgem os conflitos familiares. “O filme é mais para adultos do que para crianças, reflete sobre a melhor forma de conversar com as crianças nessa fase de desenvolvimento e amadurecimento das emoções”, completa a psicanalista. “Adolescência afeta a família como um todo e isso precisa ser vivenciado por todos em harmonia e conversa, tanto pela criança quanto pelos adultos”, avalia.


Filme 'Luca' - Reprodução: Disney/Pixar



Luca


O sucesso de Luca traz uma reflexão importante sobre identidade e relações a partir das aventuras de três amigos. Luca é uma criança que esconde um segredo: ele também é um monstro marinho e na história, ele busca seu amadurecimento para seguir com seus sonhos e acima de tudo, se aceitar do jeito que é. Segundo Joseana, o filme também destaca a relação de Luca com seus pais, já que eles proíbem o garoto de ir à superfície justamente para protegê-lo dos perigos. Mas, em paralelo, não abrem espaço para um diálogo, sobre seus desejos e preocupações. Com isso, diante da curiosidade e desobediência de Luca, a história acontece. 


“Podemos perceber que é possível criar ambientes familiares que acolhem as crianças principalmente, por conta das diferenças, mas também da importância em falar sobre sonhos, curiosidades e perigos da vida, permitindo que nossos filhos ganhem asas. Que eles vivam suas próprias experiências. Mesmo que, por proteção, nossa vontade não deve ser imposta, desse modo, assim só amedrontamos e não permitimos que sejam quem nasceram para ser por conta dos nossos medos e traumas”, analisa.


Cena do filme 'Encanto' - Reprodução: Disney/Pixar



Encanto


Mais do que uma animação, Encanto conta a história dos Madrigal, uma família que vive em uma casa mágica e escondida nas montanhas da Colômbia, em um lugar chamado Encanto. Foi a magia presente no local que deu a todos os membros da família dons especiais e únicos, com exceção de Mirabel. Em torno disso o enredo se forma e ganha uma grande história, já que quando a protagonista descobre que a magia corre perigo, ela pode ser a única que pode ajudar!


No filme, inicialmente, já é possível perceber que a história gira em torno de uma típica família colombiana, com tudo em perfeita ordem quando de repente tudo muda devido a diferença da personagem Mirabel. “Na verdade, a desordem se iniciou quando um outro personagem foi banido dessa família e a partir daí, percebemos que o pertencimento é um direito humano e quando esse lugar nos é tirado a geração seguinte pede atenção para que possamos olhar para trás e repararmos nosso erro", destaca Joseana. 


Dentro das constelações familiares, esse membro 'banido' da família recebe o nome de “ovelha negra”, que tem como papel ser diferente para que toda a hierarquia seja colocada em ordem e o dar e receber entre em equilíbrio. "É preciso reconhecer e incluir mesmo com as diferenças", completa a especialista. 


Filme 'Viva - A Vida é Uma Festa' - Reprodução/ Disney



Viva - A Vida é Uma Festa


O filme "Viva: A Vida é uma Festa" conta a história de um menino chamado Miguel, que sonha em se tornar músico, mas enfrenta a oposição de sua família, que tem uma longa história de proibição da música. Para seguir seu sonho, Miguel acaba entrando em contato com a terra dos mortos e descobrindo segredos sobre sua família. Um dos papéis da Constelação Familiar é revelar segredos que estão causando danos ao sistema familiar. A psicanalista afirma que essa teoria sugere que muitos dos problemas pessoais têm raízes nas dinâmicas familiares inconscientes que herdamos, incluindo traumas, crenças e valores que foram transmitidos de geração em geração.


No filme, Miguel começa a ter acesso a informações sobre sua família e suas tradições, que haviam sido mantidas em segredo por muitos anos. Ao explorar sua ancestralidade, ele começa a entender melhor as dinâmicas familiares que o levaram a ser proibido de tocar música e a se sentir desconectado de sua família.


Além disso, o filme também apresenta a importância da reconciliação e da aceitação das diferenças familiares. Em um momento chave do filme, Miguel precisa lidar com a descoberta de que seu ídolo musical, que ele acreditava ser seu avô, na verdade abandonou sua esposa e filha para seguir sua carreira musical. Através da resolução dessas questões, Miguel e sua família conseguem se reconciliar e curar traumas do passado.


"Viva: A Vida é uma Festa" apresenta temas que podem ser interpretados sob essa perspectiva e que enfatizam a importância de compreender e honrar as dinâmicas familiares para viver uma vida mais plena e harmoniosa.


Cena do filme 'Mundo Estranho' - Reprodução/ Disney



Mundo Estranho


Mundo Estranho é uma aventura repleta de ação da Disney que traz em sua história uma lendária família de exploradores, os Clades, enquanto tentam navegar por uma terra inacessível e inexplorada ao lado de uma equipe heterogênea. Mas, nessa jornada, os personagens precisam superar os conflitos familiares, enquanto descobrem as maravilhas desconhecidas desse mundo extraordinário.


“A história traz um novo olhar sobre aceitação, na qual, o filho não gosta do jeito aventureiro de seu pai, já que ele, por achar que é o melhor jeito de exercer esse papel, leva seus filhos em todas suas aventuras, até que em um dia, o filho se revolta e decide voltar para casa, desistindo dessas aventuras em família. Tempos depois, levando sua vida e quando já se torna pai, com a intenção de educar, por sua vez, o seu filho, a situação é oposta. O filho quer se aventurar e o pai não, diferente do que foi educado. Ou seja, ele acabou fazendo a mesma coisa que o pai fazia com ele e assim, observamos que quando eu tento fazer diferente por julgar meus pais, eu acabo fazendo igual para honrá-los e na familia, não cabe julgamento, certo ou errado, todos os membros precisam ser honrados e respeitados” finaliza Joseana.


Sobre Joseana Sousa


Joseana Sousa (@joseanasousa) - Psicanalista, especialista em desenvolvimento humano e mentora com 36 anos, Joseana é natural do Maranhão e descobriu sua paixão pela psicanálise depois de passar por uma série de transformações em sua vida pessoal. Mãe empreendedora, a palestrante também é hipnoterapeuta e consteladora sistêmica familiar. Como grande destaque em sua trajetória, Joseana também não esconde sua paixão por aviões. É formada em ciência aeronáutica e foi a primeira mulher piloto maranhense, que depois de iniciar um processo de autoconhecimento, lançou seu primeiro livro ‘Caixa Preta’, onde conta sobre os ‘acidentes’ que mudaram a trajetória de sua vida e inspira os leitores a seguirem o caminho do autoconhecimento.



 No Cine Pipoca uma super dica para a sua noite


Por: Ighor Dantas




Uma super dica para a sua noite, um filme protagonizado pelo ator australiano Huck Jackman, o Wolverine 3, uma história inspirada no velho Logan de Mark Millar e Steve Mcniven, passada em um futuro distópico, onde vilões venceram e heróis caíram. Tendo a presença do professor X de Patrick Stewart e do vilão Boyd Holbrook.






Veja: 




 Lançamentos no cinema


Por: Ighor Dantas




Para estreia o programa Cine Pipoca Cartum Kids, trago aqui o Chaves o filme e Chapolin, em trailer oficial. Das telas da super Nitendo, o Nitendo 64, trago o Super Mário Bros o filme, Trailer. 

Aguardem logo nas telas dos cinemas do mundo gamer, O Super Mario o Jogo e também o filme.









Nenhum comentário:

Postar um comentário