Economia e Política - Quero Notícia

Breaking

Rádio

Economia e Política

 Deputada Ana Paula Leão permanece na diretoria da Comissão de Agricultura na Câmara



Em 2024, o trabalho da deputada federal Ana Paula Junqueira Leão (PP-MG) em prol do agro brasileiro continuará firme e forte. Além do setor ser uma das bandeiras de seu mandato, a parlamentar foi eleita, nesta quarta-feira (20), a 3ª vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) na Câmara dos Deputados.


“Agradeço o voto, a confiança de todos vocês e é uma alegria enorme permanecer na mesa diretora da CAPADR. Quando eu vim para Brasília eu cheguei aqui com o propósito de trabalhar pelo agro. É assim que estou fazendo e vou continuar”, disse Ana Paula.  


A eleição para presidência da CAPADR aconteceu no dia 6 de março e neste ano o comando será do deputado federal Vicentinho Júnior (PP-TO). Os deputados Evair de Melo (PP-ES) e Rodolfo Nogueira (PL-MS) ocuparam a 1ª e a 2ª vice-presidência, respectivamente.




 “O Brasil será um país imbatível”, diz Lula na inauguração do Complexo Mineroindustrial da EuroChem


Presidente destacou o empenho do país para ampliar a produção de fertilizantes. Unidade no Triângulo Mineiro é a primeira da empresa fora da Europa e contou com investimento de US$ 1 bilhão


Presidente Lula com funcionários da EuroChem durante visita ao Complexo Mineroindustrial em Serra do Salitre - Foto: Ricardo Stuckert/PR



O Brasil caminha para reduzir a dependência de importação de fertilizantes e para se tornar o “celeiro do mundo” na produção de alimentos e energia renovável. Nesta quarta-feira, 13 de março, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da inauguração do Complexo Mineroindustrial da EuroChem, em Serra do Salitre, no Triângulo Mineiro. Com investimento de US$ 1 bilhão, esta é a primeira unidade de mineração da empresa fora da Europa.


 

“Nós queremos deixar de ser importador. No ano passado, foram 25 bilhões de dólares que nós pagamos para importar fertilizantes para o Brasil. Esse dinheiro poderia ter sido pago para empresários aqui dentro, que gerem emprego aqui dentro, que gerem salário e qualidade de vida aqui dentro”

Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República


 

“A vinda da EuroChem para o Brasil e o investimento numa planta como essa em Serra do Salitre não é apenas a demonstração de que essa empresa acredita no que está acontecendo no Brasil. É que essa empresa sabe que o Brasil está se transformando muito rapidamente. Aquilo que a gente dizia, o ‘celeiro do mundo’, é o que vai acontecer com o Brasil. Não apenas do ponto de vista de carne, da produção de soja, de milho, de cana, não. Do ponto de vista também da produção de energia renovável. O Brasil será um país imbatível nesse momento em que a gente discute a transição energética e a questão climática”, afirmou o presidente Lula na cerimônia.



 Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Cerimônia de inauguração do Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre, EuroChem Salitre – Serra do Salitre - MG. Foto: Ricardo Stuckert / PR



 

CONFIRA TAMBÉM:


» Íntegra do pronunciamento do presidente Lula


 

A previsão é que o complexo chegue a fornecer 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados por ano para a agricultura brasileira — o equivalente a 15% da produção nacional. Toda a produção do Complexo será destinada ao mercado interno, para apoiar a produtividade da agricultura brasileira e, como consequência, fortalecer a segurança alimentar das gerações presentes e futuras.


 

O Governo Federal tem atuado para fomentar o aumento da fabricação nacional de fertilizantes. “Nós queremos deixar de ser importador. No ano passado, foram 25 bilhões de dólares que nós pagamos para importar fertilizantes para o Brasil. Esse dinheiro poderia ter sido pago para empresários aqui dentro, que gerem emprego aqui dentro, que gerem salário e qualidade de vida aqui dentro”, pontuou Lula.


 Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Cerimônia de inauguração do Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre, EuroChem Salitre – Serra do Salitre - MG. Foto: Ricardo Stuckert / PR




IMPACTOS — O presidente também destacou o fato de a EuroChem ter contratado 30% de mulheres para trabalhar no Complexo. Ele defendeu a inclusão de mais mulheres no mercado de trabalho, ganhando salário justo. “Nós conseguimos aprovar no Congresso Nacional uma lei que diz o seguinte: trabalho igual, salário igual entre homens e mulheres. Não tem por que uma mulher fazer a mesma função que um homem, com a mesma competência, mesma qualidade, e ganhar 30% a menos, 20% a menos, até mais”, disse Lula.



O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ressaltou que o trabalho do Governo Federal é pautado em uma mineração mais segura, socialmente justa e ambientalmente sustentável. “O aumento da produção de fertilizantes vai impactar na produção de alimentos, a nossa grande vocação. O fertilizante mais barato vai beneficiar a produção agrícola e baixar o preço dos alimentos. Vai reduzir o preço da comida que chega no prato do povo”, sinalizou.


“Estamos implementando um crescimento sustentável da nossa agropecuária. Vamos incentivar a conversão de mais de 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produção para alta produtividade. E, para isso, fertilizante é fundamental”, salientou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.


 Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Cerimônia de inauguração do Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre, EuroChem Salitre – Serra do Salitre - MG. Foto: Ricardo Stuckert / PR




EMPREENDIMENTO — O Complexo Mineroindustrial da EuroChem integra, em um único local, desde a extração do fosfato, matéria-prima principal, até a produção de fertilizantes granulados. Além de 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados por ano, a planta industrial produzirá 1 milhão de toneladas anuais de ácido sulfúrico e 240 mil toneladas de ácido fosfórico, subprodutos usados no processo de produção do próprio fertilizante.


O empreendimento tem área total de quase 20 milhões de m². A companhia espera envolver mais de 1,5 mil colaboradores, com atuação direta, indireta e contínua na operação. Durante as obras, foram gerados 3,5 mil empregos diretos no Complexo, com a adoção de uma política de desenvolvimento e capacitação profissional que prioriza a contratação de mão-de-obra local.


O diretor-presidente da EuroChem na América do Sul, Gustavo Horbach, explicou que a missão da empresa no Brasil segue duas direções: “A primeira é continuar impactando positivamente as comunidades que nos recebem aqui, em Serra do Salitre e nas outras 20 comunidades onde temos unidades no Brasil. A segunda é reafirmar o nosso compromisso com o Brasil de fazer com que cada vez mais a dependência que temos de importação de fertilizantes seja gradativamente reduzida. Contamos, para tanto, com o apoio do governo, seja ele municipal, estadual ou federal”.


Fundada em 2001, a EuroChem desenvolve atividades que abrangem mineração, produção, logística e distribuição de fertilizantes. Com sede na Suíça, está presente no Brasil desde 2016, a partir da aquisição das empresas Fertilizantes Tocantins e Fertilizantes Heringer. Atualmente, conta com 21 unidades produtoras no país.


 Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Cerimônia de inauguração do Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre, EuroChem Salitre – Serra do Salitre - MG. Foto: Ricardo Stuckert / PR




MAPEAMENTO — Durante a inauguração do Complexo em Minas Gerais, o ministro Alexandre Silveira assinou uma portaria que institui o Plano Decenal de Mapeamento Geológico Básico e Levantamento de Recursos Minerais (PlanGeo). O documento estabelece as diretrizes e orientações sobre o planejamento e execução das atividades pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB).


“Esse planejamento vai permitir que a mineração do país saiba para onde está indo. Com esse mapeamento, seremos capazes de aproveitar o solo de forma mais eficiente e produtiva”, afirmou o ministro.


“Também estamos confirmando, sob a orientação do presidente, a instalação do Conselho Nacional de Política Mineral (CNPM). Na primeira reunião do CNPM, já no próximo mês, vamos propor o Programa de Mineração para Segurança Alimentar. Vamos priorizar o mapeamento geológico dos minerais fundamentais, tanto críticos quanto fertilizantes”, completou Silveira.


Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República



 TJRJ sedia X Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil, de 13 a 16 de março


O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) sediará o X Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), de 13 a 16 de março. O presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, e o presidente do Consepre e do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Carlos Alberto França, abrirão o evento nesta quarta-feira (13/3), às 18h, no Plenário Ministro Waldemar Zveiter, no 10º andar da Lâmina Central (Fórum Central). Durante os quatro dias de encontro, serão compartilhadas boas práticas, estabelecidas estratégias conjuntas e abordados assuntos de interesse do Poder Judiciário brasileiro.


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, será homenageado na sexta-feira (14/3), e o corregedor nacional de Justiça e ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luis Felipe Salomão, palestrará sobre “Os desafios do Poder Judiciário no novo milênio” na quinta-feira (13/3).


“Cooperação entre os Tribunais” será tema da palestra do presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) e do Fórum Permanente do Poder Judiciário no Estado do Rio de Janeiro (Fojurj), desembargador federal Guilherme Calmon Nogueira da Gama. O conselheiro do CNJ Giovanni Olsson falará sobre “Ponto de Inclusão Digital (PID) e outros Projetos”.


Palestra para servidores


Durante o X Consepre, os servidores terão a oportunidade de participar da palestra “Gestão com Eficiência”, ministrada pelo professor Paulo Alves, presidente da Companhia de Solução e Inteligência Governamental.

 

SERVIÇO

13 de março de 2024

Às 18h

Plenário Ministro Waldemar Zveiter

10º andar – Lâmina Central

Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro

Rua Dom Manuel 37, Centro, Rio de Janeiro (RJ).




Jovem Pan News - Ricardo Nunes é o entrevistado do "Direto ao Ponto"


“Direto ao Ponto” entrevista Ricardo Nunes, atual prefeito de São Paulo e pré-candidato à reeleição




O programa "Direto ao Ponto" da Jovem Pan News recebe, na próxima segunda-feira, 5 de fevereiro, às 21h30, o atual prefeito de São Paulo e pré-candidato à reeleição, Ricardo Nunes.


A entrevista será conduzida por Evandro Cini, que estará acompanhado de uma bancada de especialistas, incluindo Deysi Cioccare, cientista política; Felippe Monteiro, advogado e comentarista da Jovem Pan; Ricardo Holtz, especialista em Administração Pública; e Wilson Pedroso, especialista em estratégia eleitoral.


Durante o programa, Ricardo Nunes vai abordar o cenário eleitoral, as expectativas para as próximas eleições municipais em outubro de 2024. Além disso, serão discutidas questões que afetam a cidade de São Paulo.


A entrevista com o prefeito Ricardo Nunes no programa "Direto ao Ponto", vai ao ar na Jovem Pan News, no YouTube da Jovem Pan News, na rádio e no Panflix, nesta segunda-feira, 5 de fevereiro, às 21h30.


SOBRE A JOVEM PAN


Com mais de 80 anos no setor de comunicação, o Grupo Jovem Pan está focado na produção de conteúdo utilizando a tecnologia na distribuição de informação, entretenimento e esportes. O jornalismo Jovem Pan é reconhecido por estar presente na cobertura dos principais fatos do Brasil e do mundo. Historicamente, a Jovem Pan sempre defende a Liberdade de Imprensa, a Liberdade de Expressão e a pluralidade de ideias.



Com atuação multiplataforma, a marca Jovem Pan é referência de audiência em todo o Brasil através Rádio Jovem Pan (News e FM) e suas afiliadas, na TV paga, no site Jovem Pan, nos canais Jovem Pan no YouTube e nas redes sociais Jovem Pan.



 Prefeito Odelmo Leão inaugura Centro de Inovação em Sustentabilidade na ETE Uberabinha


Uberlândia poderá se tornar a primeira cidade do país a utilizar o método de pirólise para transformar, em grande escala, o lodo do esgoto em combustíveis renováveis e biocarvão


Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação-PMU



O Prefeito Odelmo Leão inaugurou na tarde desta quinta-feira (25) o Centro de Inovação em Sustentabilidade (CIS) na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha. Esta ação representa o primeiro avanço concreto em direção à criação da primeira planta industrial do Brasil destinada à produção em larga escala de energia e fertilizantes a partir do lodo resultante do tratamento de todo o esgoto gerado pela cidade. Além do prefeito, participaram da entrega o diretor-geral do Dmae, Renato Rezende, autoridades, representantes de instituições de saneamento e especialistas do setor de todo o país.


Essa é uma ação que integra o planejamento do 1º Polo Agromineral Verde do Brasil Ministro Alysson Paolinelli lançado em dezembro de 2021.


Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação-PMU


“É importante destacar que esta ação também tem às mãos da deputada Ana Paula Junqueira Leão, que em 2019, ainda como secretária de Governo, assinou aqui em Uberlândia um contrato com a Companhia de Promoção Agrícola (Campo) que viabilizou o primeiro Polo Agromineral Verde do Brasil Ministro Alysson Paolinelli e desencadeou uma série de estudos em nossa cidade que possibilitou chegarmos até aqui”, destacou o prefeito Odelmo Leão. 


Uma das primeiras ações do CIS foi a realização de um estudo em pirólise, que é um processo de degradação termoquímica na ausência de oxigênio. O resultado desse estudo, contratado em julho de 2023, foi conduzido pela Campo e apresentado aos convidados. Trata-se de um projeto piloto inovador que converte rejeitos do tratamento de esgoto sanitário em produtos úteis para a agricultura e combustíveis renováveis. No caso da agricultura, a ideia é que o biocarvão, misturado com de pó de basalto, rico no solo de Uberlândia, forneça um adubo organomineral ainda mais potente. No caso dos biocombustíveis, o óleo de pirólise resultante deste processo pode ser utilizado para a aviação, no abastecimento de aeronaves.


Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação-PMU


O CIS conta com um laboratório, onde está instalado o protótipo desenvolvido para a realização de pirólise em pequena escala. Esse equipamento consiste em um conjunto de reatores, que estão acoplados a um compressor, torre de refrigeração e painel de controle. O local conta também com sala de treinamento para demonstrações e visitações de estudantes, professores ou profissionais ligados ao setor de pesquisa, inovação e sustentabilidade. 


Tratamento de esgoto e gestão de resíduos


O destaque nacional de Uberlândia em saneamento básico deve-se, em grande parte, ao empenho da administração Odelmo Leão para melhorar cada vez mais o tratamento de esgoto e a gestão de resíduos na cidade. De acordo com os técnicos do Dmae, o tratamento de esgoto apresenta uma solução para a remoção da carga poluidora, porém, outra situação é gerada: o lodo resultante. Destinado corretamente ao aterro sanitário, esse lodo impacta na vida útil do local.


Por meio do processo de pirólise, a gestão municipal permite que a autarquia avance na inovação e sustentabilidade realizando também o estudo para o processamento do lodo. Atualmente, 1,8 mil toneladas de lodo de esgoto são geradas mensalmente no município, e o estudo demonstra que uma planta em escala industrial terá capacidade de processar, por meio da pirólise, 100% deste material.


Esse avanço não apenas promove a sustentabilidade ambiental, mas também estimula a economia local, além de vislumbrar significativa redução dos gastos públicos. Conforme os cálculos do Dmae, a destinação correta do lodo ao invés de enviá-lo para o aterro sanitário representa uma economia anual estimada em mais de R$ 3,4 milhões de reais.


Primeiro Polo Agromineral Verde do Brasil Ministro Alysson Paolinelli


Desde 2019, a gestão municipal lidera a pesquisa e o desenvolvimento do uso dos remineralizadores de solo como uma opção sustentável para a agricultura nacional.


Em 2021, colocando Uberlândia no centro desenvolvedor do pó de rocha, foi lançado o 1º Polo Agromineral Verde do Brasil. Na oportunidade, o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, esteve presente na cidade para promover a iniciativa.


A Prefeitura também já elaborou e publicou uma cartilha virtual com resultados e vantagens do uso de remineralizador neste ano. No material, há dados específicos sobre cada tipo de cultivo e os vários testes feitos com diferentes dosagens do pó de rocha (basalto).



 Embaixada da Argentina é alvo de protestos de sindicatos contra políticas de Milei, em solidariedade à greve geral no país vizinho


Crédito: Divulgação/Entre Comunicação

Na tarde desta quarta-feira (24), em um cenário marcado por tensões trabalhistas, a Embaixada da Argentina em Brasília (DF) tornou-se o palco de manifestações sindicais. Este movimento ocorreu simultaneamente à primeira greve geral enfrentada pelo presidente argentino Javier Milei, que assumiu o cargo no último mês de dezembro. As centrais sindicais brasileiras, lideradas pela Nova Central Sindical (NCST) e pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), marcaram sua presença em solidariedade aos trabalhadores argentinos.


O ato na Argentina, iniciado ao meio-dia, horário de Brasília, e com duração prevista de 12 horas, foi convocado pela Confederação Geral do Trabalho (CGT), a maior central sindical do país, com apoio da Confederação de Trabalhadores Argentinos (CTA) e outros setores. Sob o lema "O país não está à venda", a greve expressa o descontentamento popular com as recentes reformas econômicas e trabalhistas implementadas por Milei, conhecidas como "decretaço", além da contestada Lei Omnibus, que prevê a privatização de empresas estatais.


As repercussões das medidas neoliberais de Milei têm sido significativas. Além da paralisação nacional, a Argentina enfrenta outras consequências: os bancos fecharam, e o transporte público, incluindo ônibus, trens e metrô, operou com horários reduzidos. A adesão dos caminhoneiros e trabalhadores do setor aéreo resultou no cancelamento de mais de 30 voos, afetando principalmente rotas operadas por Gol e Latam.


Em Brasília, Moacyr Auersvald, presidente da NCST, enfatizou a necessidade de lutar pelos direitos trabalhistas, alertando contra a repetição do cenário brasileiro sob as administrações de Temer e Bolsonaro, que, segundo ele, deterioraram o movimento sindical e os direitos dos trabalhadores no Brasil.


Wilson Pereira, Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (CONTRATUH), destacou a importância da resistência sindical na Argentina, expressando solidariedade, especialmente aos setores de hotelaria, gastronomia e alimentação. Ele observou que o cancelamento de voos não é uma forma de apoio ao movimento, mas uma consequência direta das paralisações.


As manifestações também contaram com a presença de Sonia Zerino, Diretora da mulher da NCST e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), que levou o apoio da confederação e destacou a força das mulheres trabalhadoras argentinas.


Essas mobilizações refletem um cenário de desafios econômicos e sociais na América do Sul, com sindicatos e organizações trabalhistas se posicionando firmemente contra políticas percebidas como prejudiciais aos direitos dos trabalhadores. Os eventos de hoje sublinham a solidariedade transnacional entre as classes trabalhadoras e a importância de um sindicalismo forte na manutenção da democracia e na luta contra a erosão de direitos trabalhistas e sociais.


Fonte: Entre Comunicação



 Novo sistema internacional de seguros para ativos digitais lidera a onda dos RWA numa nova geração de finanças



Oriunda da Ásia e em plena expansão, a Marquee Insurance lidera a onda de RWA na revolução do setor de seguros com a tecnologia em correntes protegidas.


Nos mercados financeiros tradicionais, os produtos de anuidade de seguro são amplamente reconhecidos como ferramentas de investimento e planejamento de aposentadoria. No entanto, na recente onda de inovação financeira, a digitalização e a tokenização dos produtos de anuidade de seguro começaram a surgir. O projeto Marquee está impulsionando a construção de um sistema de seguros de nova geração, oferecendo aos investidores novas oportunidades e vantagens por meio de produtos inovadores de seguro Real World Assets (RWA, ativos digitais no mundo real), o que tem implicações significativas no mercado financeiro.


As “Anuidades” são produtos de seguro projetados para ajudar as pessoas a economizar e gerenciar dinheiro. Elas são criadas e vendidas por instituições financeiras, que aceitam e investem fundos pessoais e, em seguida, fornecem uma determinada quantia em dinheiro aos segurados durante as viradas de ano. As anuidades consistem em dois estágios: o estágio de acumulação antes do início da anuidade e o estágio de pagamento após o início da anuidade. Há vários tipos de produtos de anuidade, mas, em geral, eles oferecem cobertura de seguro aos segurados. Os tipos mais populares de anuidades são as anuidades variáveis, as anuidades fixas, as anuidades indexadas e as anuidades imediatas. A importância dos produtos de anuidade de seguro no campo financeiro se reflete principalmente nos seguintes aspectos:


1.Planejamento da aposentadoria:


Os produtos de anuidade de seguro oferecem aos investidores uma ferramenta de planejamento de renda estável e de longo prazo, garantindo que eles possam manter um bom padrão de vida após a aposentadoria e atender às necessidades financeiras de longo prazo, como comprar uma casa ou um carro.


2.Gerenciamento de patrimônio de longo prazo:


Esses produtos normalmente incluem portfólios de títulos, ações e outros investimentos que exigem gerenciamento de longo prazo para emitir pagamentos de pensão, despesas com educação, grandes compras e outras despesas de longo prazo.


3.Gerenciamento de riscos:


As carteiras de investimento diversificadas dos produtos de anuidade de seguro ajudam a reduzir o impacto da volatilidade do mercado sobre os investidores e proporcionam retornos de investimento mais estáveis.


4.Herança de ativos:


Os produtos de anuidade de seguro oferecem aos investidores mais controle sobre seus ativos. Os beneficiários podem especificar o método derecebimento dos benefícios e podem até mesmo estabelecer trusts de seguro para personalizar os planos de herança de ativos de acordo com as situações e necessidades reais. Isso ajuda a evitar disputas de propriedade familiar, garante uma distribuição razoável de ativos após a morte e oferece oportunidades para evitar riscos, impedindo que os ativos sejam usados para pagar dívidas e não deixem herança para as gerações futuras.


Concluindo, os produtos de anuidade de seguro desempenham um papel importante no mercado financeiro, proporcionando aos investidores uma renda de aposentadoria estável e de longo prazo, bem como auxiliando na gestão de patrimônio e no gerenciamento de risco de longo prazo. Além disso, eles oferecem mais flexibilidade e controle sobre a herança de ativos, ajudando a proteger o patrimônio da família e a reduzir os riscos potenciais. Portanto, esses produtos têm um valor insubstituível no planejamento de investimentos e aposentadoria.


A engenhosa integração entre anuidades e RWA


A RWA (Real World Asset Tokenization) é uma inovação financeira crucial que visa digitalizar e tokenizar vários tipos de ativos do mundo real, permitindo que eles sejam negociados e circulem no blockchain. O desenvolvimento do RWA atraiu a atenção das instituições financeiras tradicionais e do espaço criptográfico, pois elas exploram ativamente como introduzir ativos do mundo real no blockchain. Essa tendência significa que o mercado financeiro continuará a se digitalizar e a integrar ainda mais as finanças tradicionais com as finanças criptográficas.


A RWA serve como uma importante fonte de retornos reais para o mercado de criptografia. A introdução da RWA na cadeia tem o potencial de ser revolucionária para o mercado de criptomoedas. A RWA fornece tipos sustentáveis e diversos de retornos reais apoiados por ativos tradicionais para o mercado de criptomoedas. A RWA faz a ponte entre o sistema financeiro descentralizado do DeFi e o sistema financeiro tradicional, o que significa que, além de importar fundos incrementais para o mercado de criptomoedas, a RWA também obtém liquidez maciça, vastas oportunidades de mercado e imensa captura de valor do mercado financeiro tradicional.


Os ativos RWA podem ser ativos tangíveis ou intangíveis, como ações, títulos, imóveis comerciais, carros, ouro, etc. Dada a situação atual do mercado, a RWA de títulos do governo é relativamente popular, e os produtos de anuidade de seguros, bem como outros setores de gerenciamento de ativos de seguros, são categorias de ativos significativas mantidas por pessoas, que também podem ser tokenizadas e trazidas para o blockchain por meio da RWA. A introdução da RWA tem o potencial de causar um impacto significativo no mercado de seguros e no espaço criptográfico, incluindo principalmente:


1. Aumento da transparência:A digitalização e a tokenização dos ativos de gerenciamento de ativos de seguros e sua inclusão no blockchain aumentam a transparência do produto. Os investidores podem acompanhar mais facilmente seus investimentos e entender o portfólio de ativos, aumentando assim a confiança.


2. Maior liquidez: A digitalização de ações de produtos de anuidade de seguros e sua colocação no blockchain aumenta sua liquidez, permitindo que os investidores comprem e vendam ações com mais facilidade e reduzam os custos de transação.


3. Redução dos custos de gerenciamento: A tecnologia blockchain reduz os custos de gerenciamento, e os contratos inteligentes podem automatizar muitas tarefas de gerenciamento, reduzindo a necessidade de intervenção manual.


4. Não há necessidade de intermediários centralizados: A tokenização de RWA de seguros elimina os intermediários centrais nas transações tradicionais, alcançando armazenamento e transferência de ativos descentralizados e eficientes.


5. Apoio ao desenvolvimento do ecossistema DeFi: A RWA de seguros oferece um maior fornecimento de ativos reais para finanças descentralizadas (DeFi), aumentando a credibilidade e a atratividade dos projetos de DeFi.


6. Introdução de novas categorias de ativos: Utilizando o Marquee Insurance RWA, é possível desbloquear ainda mais o potencial dos ativos de seguros RWA no DeFi LEGO.


No curto prazo, o RWA de seguros da Marquee tem mais a ver com atender à demanda unilateral dos usuários no mundo criptografado por produtos tradicionais de anuidade de seguros. No entanto, o futuro será bidirecional: por um lado, ele trará produtos de anuidade de seguro do mundo real para a cadeia e, por outro lado, os produtos de anuidade de seguro tradicionais também poderão aproveitar as várias tecnologias e vantagens do blockchain para liberar ainda mais seus potenciais.


Seguro de anuidade internacional da Marquee entrando em operação


Em resumo, o produto de seguro RWA da Marquee representa a tendência futura da inovação financeira, combinando produtos de anuidade de seguro com a tecnologia blockchain para oferecer aos investidores mais opções e flexibilidade, ao mesmo tempo em que promove a digitalização e a integração de tokenização de seguros e finanças, e constrói uma nova geração de sistema de seguros.




Perspectivas para o retorno do RWA de seguros


Com base nos vários caminhos de desenvolvimento apresentados pelos modelos de negócios de RWA de títulos, resumimos os seguintes modelos de negócios para RWA de seguros, que podem trazer inovação e oportunidades de crescimento para o setor de seguros. A seguir, apresentamos os principais modelos de negócios viáveis para RWA de seguros:


Modelo de distribuição: No modelo de distribuição, a parte do projeto não participa diretamente do processo de empacotamento dos ativos de seguro subjacentes, nem fornece serviços KYC ao usuário. Ela atrai clientes principalmente por meio da criptografia de forma nativa, concentrando-se no marketing comercial, na captação de recursos e na expansão da ecologia e dos cenários de aplicação. Esse tipo de modelo exige o estabelecimento de um pool de fundos, em que os fundos dos usuários são coletados e, em seguida, emprestados por um único tomador (Marquee) para comprar diferentes tipos de ativos de seguro.


Modelo de plataforma: O modelo de plataforma exige que a parte do projeto forneça uma série de serviços na cadeia, de vendas e de KYC, mas não participa diretamente do processo de empacotamento dos ativos de seguros.Esses projetos geralmente fornecem serviços de tokenização para ativos e direitos de seguro, serviços de informações verificáveis na cadeia e serviços de KYC do usuário. Esse modelo está mais próximo do modelo de negócios de uma plataforma de internet, que ajuda a empacotar (ensamblar) vários ativos e direitos de seguros dos mercados tradicionais.


Modelo de infraestrutura: O modelo de infraestrutura exige que a parte do projeto forneça serviços como a implementação na cadeia de RWA de seguros, compra de ativos e gerenciamento de ativos, mas não interage diretamente com os usuários finais. A principal tarefa é construir infraestrutura, digitalizar ativos de seguros e introduzi-los no blockchain, fornecendo serviços na cadeia e de gerenciamento para outros projetos.


Modelo auto operado: O modelo auto operado exige que a parte do projeto busque de forma independente ativos de seguro adequados, estabeleça estruturas de negócios com parceiros externos, gerencie riscos de ativos e tokenize ativos ou direitos. Esse tipo de modelo geralmente é mais complexo e exige mais esforços em termos de arquitetura de negócios jurídicos e corporativos, mas também oferece mais controle e a capacidade de gerenciar riscos de forma proativa.


Modo misto: O projeto de modo misto combina vários modos mencionados acima, fornecendo serviços na cadeia, KYC e outros, buscando ativamente ativos de seguro e oferecendo diretamente oportunidades de investimento aos usuários. Os projetos desse modo normalmente prestam diversos serviços, incluindo o fornecimento de vias de financiamento para as partes financiadoras, a oferta de ativos empacotados, o fornecimento de serviços de governança e gestão de tesouraria para outros protocolos e o fornecimento de serviços de ponta a ponta para RWAs.


A RWA, como um dos casos de uso mais promissores no espaço da Web3, vem atraindo a atenção dos setores de moeda digital e de finanças tradicionais. Atualmente, os títulos do Tesouro dos EUA são ativos relativamente maduros em RWAs. Os títulos do Tesouro dos EUA são considerados um dos investimentos mais seguros do mundo, oferecendo retornos fixos e risco mínimo. Ao usar o RWA como garantia, os rendimentos desses títulos podem ser aumentados, mantendo seu status de baixo risco.


A operação envolve investidores que compram títulos do Tesouro e, simultaneamente, obtêm RWAs que representam uma parte do valor do título. Os RWAs são então armazenados em uma carteira digital ou plataforma descentralizada, fornecendo registros de propriedade seguros e transparentes.


Posteriormente, os investidores podem usar os RWAs como garantia para obter fundos de credores a taxas de juros potencialmente mais baixas do que os empréstimos tradicionais. Essa abordagem permite que os investidores maximizem seus retornos sobre os investimentos em títulos do Tesouro e, ao mesmo tempo, minimizem os riscos.


Em definitiva, o modelo de negócios de seguro de RWAs está constantemente inovando e se desenvolvendo, apresentando mais oportunidades e possibilidades para o setor de seguros e a esfera da economia de cripto-ativos.


Contexto da tokenização global


Desde 2019, o crescimento econômico global vem desacelerando, principalmente devido à pandemia da COVID-19, às tensões comerciais e ao declínio da confiança das empresas. O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que o crescimento econômico global chegará a 3,3% em 2023, maior do que os 2,7% em 2022, mas ainda menor do que as taxas de crescimento pré-pandemia. Os aumentos contínuos das taxas de juros do Federal Reserve também resultaram no aumento dos custos de financiamento global e na redução significativa dos retornos de investimento. Neste momento, os títulos do Tesouro dos EUA, que servem como referência global livre de risco, tornaram-se uma opção de alocação de ativos para a maioria das instituições de investimento.


J.Scott Davis, economista do Fed de Dallas, acredita que os títulos do Tesouro dos EUA de curto prazo têm pouco risco de liquidez ou de taxa de juros em comparação com os de longo prazo. Os títulos de curto prazo do Tesouro dos EUA podem realmente ser considerados ativos seguros. Ele ressalta que, durante a crise financeira de 2008 e a pandemia de COVID-19 em 2020, houve uma redução no fluxo de recursos para os títulos de longo prazo do Tesouro dos EUA, enquanto o fluxo de recursos para os títulos de curto prazo do Tesouro dos EUA aumentou.


Entretanto, em épocas de crise, a tendência de saída de fundos dos títulos do Tesouro dos EUA de curto e longo prazo é quase consistente e não apresenta desvios significativos.


Além disso, ele ressaltou que, em épocas de turbulência econômica, o dólar americano, como moeda de reserva mundial, tende a se valorizar durante as crises.


O nível atual de volatilidade das taxas de juros dos EUA está em um nível historicamente alto. O índice MOVE é um índice ponderado pela curva de rendimento que mede a volatilidade das opções de títulos do Tesouro dos EUA e é um indicador comumente usado da volatilidade da taxa de juros. Desde meados de 2021, a volatilidade das taxas de juros dos EUA tem aumentado constantemente. Embora tenha recuado ligeiramente em relação ao seu ponto mais alto em março de 2023, ainda está em um nível historicamente alto.


A volatilidade das taxas de juros dos EUA está em um nível historicamente alto.


A alta volatilidade geralmente indica fortes retornos de renda fixa, o que proporciona excelentes oportunidades para os gestores ativos de renda fixa.


Nova tendência financeira mundial


De modo geral, o surgimento de RWA em produtos de anuidade de seguros representa a tendência futura de digitalização e inovação no setor financeiro.


Espera-se que essas inovações ofereçam aos investidores mais opções, maior transparência e oportunidades de investimento de baixo custo, além de contribuir para a modernização e o desenvolvimento de todo o setor de seguros e previdência. Para concretizar essas possíveis tendências de desenvolvimento, os participantes do mercado precisam responder ativamente aos desafios regulatórios, fortalecer a educação dos investidores, promover a colaboração entre setores e impulsionar continuamente a inovação tecnológica.


A Marquee monitorará de perto essas tendências, se adaptará com flexibilidade e promoverá ativamente a inovação para garantir o crescimento sustentável e o progresso contínuo nesse campo.Ativos subjacentes apoiados pelo RWA da Marquee Insurance.


Ativos iniciais oferecidos pelo projeto da Marquee


Incluem as três maiores companhias de seguros do mundo: AXA, ALLIANZ, ING Group e AIG, bem como as três principais empresas de gerenciamento de ativos: BlackRock, Vanguard e Fidelity.


Em primeiro lugar, com base em suas próprias vantagens e condições de mercado, a Marquee apoia a digitalização e a cadeia de ações dos produtos mencionados acima e, em seguida, vende essas ações aos investidores (por meio de distribuição).Nesse modelo, as seguradoras ainda são responsáveis pelo gerenciamento das carteiras de ativos e pelo pagamento das pensões.


Em segundo lugar, a própria Marquee também fornece ações de produtos de anuidade de seguro digital, permitindo a participação de diferentes instituições e investidores, a fim de aumentar a competitividade e a diversidade do mercado. Finalmente, a Marquee Insurance RWA articula a integração com outras plataformas DeFi: as plataformas de finanças descentralizadas (DeFi) podem integrar ações de produtos de anuidade de seguros, permitindo que os investidores comprem e vendam essas ações em trocas descentralizadas, enquanto os contratos inteligentes podem lidar automaticamente com pagamentos de pensões. Vários modelos de negócios serão adotados no futuro, pois a diversidade de modelos de negócios ajuda a atender às necessidades de diferentes investidores.


Diversificação do portfólio de investimentos: a principal estratégia de investimento dos produtos de anuidade é a alocação de ativos. Em condições extremas de mercado, a alta volatilidade e a alta correlação dos ativos digitais nativos facilitam o desalinhamento e a liquidação dos ativos. A estratégia de alocação de ativos é estéril, mas a introdução de ativos RWA com baixa correlação e estabilidade para ativos digitais nativos na cadeia alivia efetivamente esses problemas. A estratégia de investimento de anuidades pode alcançar a diversificação e criar uma carteira de investimentos mais robusta e eficiente.


A Marquee recebeu investimentos de 7 instituições, incluindo a WATERDRIP CAPITAL


Felizmente, no mercado em baixa, a Marquee recebeu investimentos de muitas instituições conhecidas devido às vantagens excepcionais de seu produto e ao forte desempenho técnico. O cofundador da Marquee, Dr. Joe, afirma:


"Estamos muito satisfeitos com o apoio de instituições globais de criptografia e Web3, como a CGV. Compartilhamos uma visão comum e grande entusiasmo e estamos comprometidos com a construção da próxima geração de aplicativos e ecossistemas financeiros descentralizados. As vantagens da pesquisa de investimento profissional da CGV no setor de criptografia e Web3, bem como seus diversos recursos colaborativos em países como Japão, Ásia e América do Norte, ajudarão a Marquee a atingir seus objetivos esperados de forma mais rápida e melhor."


Serviços e contatos:

Site: https://marquee.fi/

Telegram: https://t.me/MarqueeGroup

Twitter: https://twitter.com/Marquee_fi


Crédito: Divulgação

Fonte: César A. Martín




 SDE participa do 11º Encontro Baiano de Laticinistas  


A secretaria é apoiadora do evento que iniciou nesta sexta-feira (20) e segue até domingo (22)  


Foto: Mário Marques - Ascom SDE 


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) participa do 11° Encontro Baiano de Laticinistas, evento realizado pelo Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia (Sindileite), que acontece até domingo (22), em Salvador. O encontro reúne mais de 30 empresas fornecedoras de soluções para a indústria láctea e em sua programação apresenta palestras técnicas para o segmento.  


Foto: Mário Marques - Ascom SDE 



Durante a solenidade de abertura nesta sexta-feira (20), o diretor de Interiorização do Desenvolvimento e Fomento à Indústria de Energias Renováveis da SDE, Tarcísio Branco, destacou a importância do encontro. "A retomada desse evento com o apoio do Governo do Estado é muito importante para o setor que gera emprego, renda e garante oferta de produtos lácteos para o nosso povo. Aqui temos a oportunidade de dialogar com o segmento, conhecer suas necessidades e propor soluções”, disse.  


Foto: Mário Marques - Ascom SDE 



O diretor também ressaltou o trabalho do Governo do Estado em apoio aos setores produtivos. “Temos atuado constantemente para o fortalecimento da cadeia produtiva do leite, estando atentos aos desafios do momento econômico, mercado, suprimentos e construção de políticas públicas. Isso promove a inovação e a competitividade, garantindo empregos, reduzindo a desigualdade, além de possibilitar o desenvolvimento regional”, concluiu.  


Foto: Mário Marques - Ascom SDE 



O evento tem o apoio do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura e de Turismo, além do Sebrae e da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).  


Ascom/SDE  



 Prefeito Odelmo Leão assina cooperação técnica para fazer de Uberlândia 1ª cidade do país a receber o programa Comunidade Empreendedora


Parceria da Prefeitura de Uberlândia e Sebrae Minas visa identificar necessidades, capacitar e incrementar a produtividade dos empreendedores locais, além de facilitar o acesso ao mercado e a formalização; ações terão início em bairros da região leste


Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU



Em mais uma iniciativa da Prefeitura de Uberlândia para apoiar e estimular o empreendedorismo local, o prefeito Odelmo Leão assinou, nesta quinta-feira (19), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) junto ao Sebrae Minas para realização de ações voltadas à execução do Comunidade Empreendedora na cidade. O município será o primeiro do país a receber o programa no formato anunciado. A parceria foi consolidada, na sala de reuniões do gabinete, no Centro Administrativo Municipal, também com a assinatura do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.


O programa, implementado por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, tem como objetivos: identificar as principais necessidades dos pequenos negócios integrantes das comunidades participantes; capacitar e aprimorar os empreendedores locais; facilitar a transição dos empreendimentos informais para o mercado formal; incrementar a produtividade e competitividade dos pequenos negócios nas comunidades atendidas; e expandir as oportunidades de acesso ao mercado para as micro e pequenas empresas estabelecidas nas regiões contempladas.


“Esse programa vai identificar as necessidades dos participantes e levar os ensinamentos para preparar essas pessoas para serem cidadãos dignos, com mais oportunidades e renda. Toda comunidade uberlandense, principalmente dos primeiros bairros a serem atendidos, vai ganhar com o apoio do Sebrae e das nossas secretarias”, afirmou o prefeito Odelmo Leão.


“Estaremos levando essa educação empreendedora, apoiando essas pessoas que estão nessas comunidades, para que elas possam se tornar empreendedoras ou terem essa cultura empreendedora quando forem trabalhar em alguma empresa”, disse o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.


Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU



O Comunidade Empreendedora terá início, em Uberlândia, na zona leste da cidade, compreendendo o Morumbi, Residencial Integração e Alvorada. Nesses bairros, o programa vai selecionar agentes locais, que serão treinados para conduzir as ações de capacitação e aprimoramento dos empreendedores participantes.


Os três bairros de Uberlândia foram selecionados pelo programa, para esta etapa inicial, porque têm características típicas do Comunidade Empreendedora, considerando o número expressivo de micro e pequenas empresas (MPEs) e microempreendedores individuais (MEIs) em atividade, bem como permitirá uma grande oportunidade para formalização de novos negócios nessa região da cidade.



 Dia Mundial da Alimentação: 20 anos do Programa de Aquisição de Alimentos


Foto Ilustrativa


Na próxima segunda-feira (16/10) é o Dia Mundial da Alimentação. O Governo Federal realiza um evento, no Palácio do Planalto, para celebrar a data e os 20 anos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que foi relançado em março pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


O programa é um dos principais instrumentos de fortalecimento da agricultura familiar e de combate à fome no Brasil. O governo compra alimentos diretamente dos produtores e, depois, distribui para famílias em condições de vulnerabilidade alimentar e nutricional. Os alimentos chegam também a creches, entidades filantrópicas e instituições de ensino. Uma rede de cuidado especial com os brasileiros e brasileiras que mais necessitam.


Durante a cerimônia vão ser anunciados novos recursos para o PAA. A Conab vai assinar os contratos com cinco organizações da agricultura familiar, que vão beneficiar 94 famílias fornecedoras. Também será assinado um Termo de Compromisso entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a Fundação Banco do Brasil, destinando recursos para apoio às Cozinhas Solidárias.


O evento contará com as presenças dos ministros da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, do MDS, Wellington Dias, e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.

 

SERVIÇO

Data: 16/10
Horário: 16h
Local: Palácio do Planalto, Salão Oeste, 2º andar
Praça dos Três Poderes, Brasília/DF


 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República



 Solidariedade e rapidez: Governo já resgata mais de 700 brasileiros da zona de conflito


País cria operação em tempo recorde e garante retorno para quem ficou preso diante do conflito no Oriente Médio


Grupo de brasileiros que embarcou em voo do Governo Brasileiro que deixou Tel Aviv com destino a São Paulo nesta quinta, 12/10. Foto: @gov.br



Enquanto o mundo ainda estava em choque com o início de um novo conflito de grandes proporções no Oriente Médio após os atentados de 7 de outubro em Israel, o Governo Federal já mobilizava toda uma estrutura para trazer de volta com rapidez os brasileiros que estavam na zona de conflito.


Menos de uma semana depois do início do conflito, 701 brasileiros já estão de volta ou a caminho de casa com segurança, após a mobilização de quatro aeronaves da Força Aérea Brasileira, inclusive um avião presidencial, para as ações de resgate


No próprio sábado, foi criado um gabinete de crise. As embaixadas do Brasil em Tel Aviv (Israel), Cairo (Egito) e o Escritório de Representação em Ramala (na Palestina) foram acionados. Um formulário online ajudou a identificar os brasileiros em situação de dificuldade. Mais de 2,7 mil manifestaram interesse em retornar. Requisitos de prioridade para brasileiros sem passagens, não residentes, gestantes, idosos, mulheres e crianças foram adotados.


Menos de uma semana depois, 701 brasileiros já estão de volta com segurança ou a caminho do Brasil, após a mobilização de quatro aeronaves da Força Aérea Brasileira, inclusive um avião presidencial, para as ações de resgate.


O governo também garantiu transporte de ônibus das principais cidades israelenses para o aeroporto de Tel Aviv. Já houve desembarques em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife e as aeronaves seguem indo e voltando para garantir o retorno de todos.


UNIDOS - O processo envolve muita gente. Desde servidores do Ministério da Agricultura, que facilitaram o embarque de cachorros e gatos em condições especiais, até servidores do Itamaraty e ministros, como Mauro Vieira (Relações Exteriores) e o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


As conversas são essenciais para ajustar o cruzamento de fronteiras em segurança e o uso do espaço aéreo dos países da região. Em especial para permitir que 22 brasileiros que estão em Gaza consigam cruzar a fronteira terrestre com o Egito em segurança para serem deslocados para o Brasil.


Lula, por exemplo, conversou por telefone com o presidente de Israel, Isaac Herzog. Agradeceu o apoio dos israelenses, se solidarizou com as violentas mortes nos atentados terroristas no país e pediu a criação de um corredor humanitário para preservar crianças, adolescentes e mulheres e garantir comida, remédio, água e luz na região de conflito.


“Solicitei ao Presidente todas as iniciativas possíveis para que não falte água, luz e remédios em hospitais. Não é possível que os inocentes sejam vítimas da insanidade daqueles que querem a guerra. Transmiti meu apelo por um corredor humanitário para que as pessoas que queiram sair da Faixa de Gaza pelo Egito tenham segurança. E disse que o Brasil está à disposição para tentar encontrar um caminho para a paz", postou o presidente nas redes sociais.


SAÚDE FÍSICA E MENTAL - As tripulações dos voos de repatriação para o Brasil também contam com equipes de médicos, enfermeiros e psicólogos, para garantir que todos os passageiros tenham acompanhamento tanto para questões de saúde física quanto para a saúde mental, que usualmente sofre consequências diante de situações de tensão típicas de conflitos armados.


Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República



 STF DÁ SEIS MESES PARA UNIÃO ELABORAR PLANO CONTRA CRISE CARCERÁRIA





O STF decidiu por unanimidade afirmar o estado de coisas inconstitucional nas prisões brasileiras e deu um prazo de seis meses para a União criar um Plano Nacional de Enfrentamento do Problema Carcerário. Os estados e o Distrito Federal também terão seis meses para elaborar seus próprios planos após a homologação do plano nacional. Esses planos devem ter um cronograma de execução de até três anos.

A decisão foi tomada após o julgamento do mérito de pedidos feitos pelo PSOL, que alegou violações de direitos humanos no sistema carcerário, incluindo casos graves de violência.

A doutrina do estado de coisas inconstitucional, originária da Colômbia, é agora aplicada pelo Supremo no Brasil para lidar com violações sistemáticas e contínuas de direitos humanos.



Crédito de imagem: Divulgação

Fonte: Marcelo Mesquita/Revista Total 



 ESTADO DE PERNAMBUCO PREVISTO PARA SE DESTACAR NA ATIVIDADE ECONOMICA BRASILEIRA EM 2023




A economia de Pernambuco está prevista para ter um desempenho destacado no Brasil, com expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) superando 3%, superando as médias nacional e regional. O economista Ricardo Amorim, em palestra recente, destacou a influência positiva dos programas sociais do governo atual no Nordeste, impulsionando a economia local devido à maior parcela de renda da população com nível de renda baixo na região.


Ele prevê um crescimento de 3,7% para Pernambuco, 3,5% para o Nordeste e 3% para o Brasil. Além disso, a abertura do mercado livre de energia, especialmente nas áreas eólica e solar, apresenta oportunidades significativas na região nordestina.


Crédito de imagem: Divulgação
Fonte: Marcelo Mesquita/Revista Total



 REVISTA TOTAL HOMENAGEIA VICE-PRESIDENTE DA OAB/PE


Serão outorgados à dra. Ingrid Zanella os troféus Leão do Norte – Brasil 2023 e Embaixadora da Paz




Empossada como vice-presidente da seccional Pernambuco da Ordem dos Advogados do Brasil desde 11 de maio de 2022, a Dra. Ingrid Zanella vem sendo muito importante para a gestão do presidente da instituição, Fernando Ribeiro Lins.
Conforme ela citou em seu discurso de posse, trata-se de uma gestão que vem, realmente, se mostrando uma gestão para todos “os eleitores ou não, ativos e inativos, adimplentes e inadimplentes, públicos e privados, até aos formados em Direito que não exercem a profissão”.
Ingrid Zanella é advogada atuante na área de Direito Marítimo, Portuário Ambiental e Aduaneiro, doutora e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), possuindo cursos de Liability for Maritime Claims e Law of Marine Insurance, pela International Maritime Law Institute (Malta). É Professora Adjunta de Direito Marítimo, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Na seccional Pernambuco, inclusive, ela já teve a oportunidade de assumir a presidência, por força de necessidade de cumprimento de outros compromissos por parte do presidente, sempre mostrando, quer como vice ou como presidente em exercício, a mesma capacidade de administrar e tratar todos os associados.
Como a Revista Total vem promovendo homenagens a personalidades de diversos segmentos, a direção, através do seu diretor-presidente Marcelo Mesquita, outorgará à Dra. Ingrid Zanella os troféus:
• Leão do Norte-Brasil 2023, destinado a premiar os(as) profissionais de todos o segmentos, que se destacam pela grande atuação de suas gestões, e o • Troféu Embaixadores da Paz 2023, por demonstrarem através de suas ações o real interesse por uma sociedade plena de justiça e paz para todos os cidadãos e cidadãs do país.
A entrega dos prémios se dará no próximo evento de entrega de troféus que a Revista Total realizará nos próximos dias, cujos horário e data serão informados através de todos os veículos do Grupo Total.


Crédito de imagem: Divulgação

Fonte: Marcelo Mesquita/Revista Total 




 TJPE MUDA ADMINISTRAÇÃO DO CARTÓRIO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO E ATENDIMENTO SE TORNA UMA LÁSTIMA



O Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE) procedeu a mudanças nas administrações de vários cartórios do Estado de Pernambuco.

Um desses cartórios que sofreu esta mudança foi o de Vitória de Santo Antão.

Ocorre que, neste caso, não foi só a administração do cartório que mudou. Mudou também o atendimento à população que, a partir de então, passou a sofrer diversos problemas causados pela demora no atendimento de suas solicitações.

Um simples documento que, antes, era liberado em questão de horas, hoje passa dias para ser liberado.

Esta situação é mais prejudicial para as construtoras, que necessitam da liberação de documentos para dar continuidade às suas obras e, com a demora inexplicável, chega a ter que suspender a continuidade dos trabalhos por vários dias.

O pior é que não adianta reclamar pois, se isto acontece, eles são ameaçados de terem os documentos mais travados ainda.

Para que esses problemas sejam solucionados, já se recorreu ao TJPE e ao Conselho Nacional de Justiça para que se tomem medidas efetivas a fim de que as empresas construtoras, principalmente, que têm prazos a cumprir para entregas de obras, não venham a sofrer solução de continuidade por conta da ineficiência cartorial.

Espera-se que esses problemas sejam logo resolvidos e que as demandas tenham restaurados o tempo e a qualidade da prestação de serviços que dependem exclusivamente de questões burocráticas.


Crédito de imagem: Divulgação
Fonte: Marcelo Mesquita/Revista Total



 Prefeitura e forças de segurança preparam tradicional desfile de 7 de Setembro


Evento vai começar às 8h com concentração na Praça Tubal Vilela e participação de escolas e instituições


Divulgação/PMU



Prefeitura de Uberlândia convida, em parceria com escolas, forças de segurança e diversas instituições da cidade, para o tradicional desfile de 7 de Setembro. A celebração começa às 8h desta quinta-feira, com concentração na Praça Tubal Vilela e trajeto pela avenida Floriano Peixoto até a Rua Goiás, na região central.


O cronograma é iniciado com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e da cidade junto à execução do hino nacional. Participam do ato o prefeito municipal Odelmo Leão e representantes do 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMEC), Corpo de Bombeiros, 9ª Região de Polícia Militar e Câmara de Vereadores.


O desfile cívico-militar começa em seguida, com trajeto iniciado pelo encontro da avenida Floriano Peixoto com a rua Coronel Antônio Alves Pereira. Liderado pelo 36º Batalhão de Infantaria Militar Mecanizado (BIMec) e dividido em duas categorias (grupamento militar a pé e grupamento motorizado/mecanizado), o cortejo terá mais de 30 grupos participantes.


Por parte do município, centenas de alunos das escolas municipais passarão pela Floriano Peixoto junto a frequentadores dos Centros Educacionais de Assistência Integrada ao Idoso (Ceais) e dos Núcleos de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naicas).


O desfile de 7 de setembro ainda terá diversas outras instituições da cidade, entre as quais estão músicos do Conservatório Cora Pavan Caparelli, União dos Escoteiros do Brasil, Ordem DeMolay e Rotary.


 

Desfile de 7 de setembro

 

Quinta-feira (7)
8h: Hasteamento das Bandeiras
8h30: Desfile Cívico-Militar
Onde: Avenida Floriano Peixoto, próximo à praça Tubal Vilela




 Uberlândia é homenageada na Câmara dos Deputados às vésperas do aniversário de 135 anos


Prefeito Odelmo Leão esteve presente na sessão solene, em Brasília (DF), na tarde esta segunda (28); deputada federal Ana Paula Junqueira Leão foi a autora do requerimento para realização da deferência




Em reconhecimento à rica história e pujante economia de Uberlândia e à sua população progressista, dinâmica e trabalhadora, a Câmara dos Deputados realizou, na tarde desta segunda-feira (28), uma sessão solene pelos 135 anos da segunda maior cidade de Minas Gerais. O prefeito Odelmo Leão esteve presente na homenagem, ocorrida no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), e motivada por um requerimento feito pela deputada federal Ana Paula Junqueira Leão.


“Retorno a esta Casa e a esta Tribuna, com imensa satisfação, na semana em que comemoramos os 135 anos de criação do Município de Uberlândia. Além de resgatar, valorizar e reconhecer, com gratidão, o passado e reafirmar o presente, o aniversário da nossa querida cidade leva-nos a refletir, seriamente, sobre o futuro, o seu futuro e o futuro dos municípios brasileiros e, porque não, do país. Vivemos uma ampla crise e experimentamos uma séria desagregação social, econômica e política. Portanto, o momento exige, ainda mais, de todos nós, responsabilidade e posição expressa em defesa do Estado brasileiro desenhado pelos Constituintes, e de seu povo e valores, em defesa do pacto federativo e em defesa do adequado financiamento das políticas públicas municipais”, disse, em discurso, o prefeito Odelmo Leão, que foi deputado federal por cinco mandatos.




Além do prefeito Odelmo Leão e da deputada federal Ana Paula Junqueira Leão, estiveram presentes na sessão solene o presidente da Câmara Municipal de Uberlândia, Zezinho Mendonça, o presidente do Conselho de Entidades Comunitárias (CEC) de Uberlândia, Carlos Silva, e a diretora da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), Marcela Cunha Guimarães, entre outras autoridades e deputados.


Destaque nacional


Apontada, em 2023, como uma das 20 melhores cidades do país em ranking de governança e consolidada como a mais rápida para abertura de empresas entre municípios de grande porte do estado, segundo a Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), Uberlândia chega ao seu aniversário de 135 anos, comemorado no dia 31 de agosto, como destaque de diversos outros rankings nacionais. É a 10ª do país na lista das Melhores Cidades do Brasil, realizada pela revista Isto É em parceria com a Austin Rating. E também conquistou, no último ano, o posto de segundo melhor saneamento básico do país pelo Instituto Trata Brasil, entre outros resultados relevantes.



 Romeu Zema se reuniu nesta quinta-feira (24) com o novo presidente da VLI, Lieven Cooreman, para falarem sobre investimentos e operações da companhia em Minas


Da esquerda para a direita: Anderson Abreu, gerente-geral de relações institucionais da VLI; Lieven Cooreman, CEO da VLI; Romeu Zema, governador de MG; Silvana Alcântara, diretora-executiva de Relações Institucionais e Regulatório da VLI; Pedro Bruno, secretário de Infraestrutura de MG; e Barbara Bottega, secretária adjunta de Comunicação Social de MG.


O governador de Minas, Romeu Zema, se reuniu nesta quinta-feira (24) com o novo presidente da VLI, Lieven Cooreman, além de executivos da companhia de serviços logísticos multimodais. Na pauta, os investimentos e operações da VLI em Minas, que tem importância estratégica para a exportação de riquezas produzidas no país pela Ferrovia Centro-Atlântica, além da importação de fertilizantes para abastecer o agronegócio nacional, entre outros insumos. Entre os projetos futuros, foi abordada a renovação antecipada da FCA, atualmente em curso, e seus benefícios para o país. "O governo de Minas apoia todas as iniciativas que promovam o desenvolvimento e a geração de emprego e renda no Estado", afirmou Zema.



 UM PERNAMBUCANO FORA DA CURVA QUANDO SE FALA EM JORNALISMO INVESTIGATIVO QUE ORGULHA A CLASSE: RICARDO ANTUNES


“Encontrá-lo em Brasília é mais fácil do que em Recife, e é sempre um momento de prazer quando isto acontece”, confessa Marcelo Mesquita, diretor-presidente da Revista total

Por Marcos Lima




A UNESCO trabalha para fortalecer o ensino de jornalismo numa iniciativa que procura envolver-se com o ensino, a prática e a pesquisa do jornalismo de acordo com o panorama global, incluindo o compartilhamento de boas práticas internacionais.

Evita-se admitir que o termo fake news (“notícias falsas”) possua um significado direto ou comumente compreendido.

Isso ocorre porque “notícias” significam informações verificáveis de interesse público, e as informações que não atendem a esses padrões não merecem o rótulo de notícias. Mas, infelizmente, é o que empobrece o Jornalismo, dividindo-o em real e falso.

Isto se pode atribuir a falsos profissionais e, por conseguinte, também aos veículos que eles representam.

Hoje, portanto, está muito difícil se encontrar profissionais da notícia em que se confie plenamente, em que se dê ouvidos às suas informações.

Isto, em todos os segmentos da informação, mormente na do jornalismo investigativo.

Pois bem, Pernambuco tem um profissional desse quilate, um jornalista que sempre se mostrou ‘fora da curva’.

Ele costuma captar onde a notícia acontece muito antes, inclusive, de quem vive no meio em que ele consegue essa façanha. E, por isso, comumente seus furos são apresentados como furos de outros ‘autores’.

Mas, da mesma maneira que é feroz na busca dos furos e das notícias fidedignas, ele também o é quando alguém noticia como novidade o que ele já o fez lá atrás e, sem perder tempo, ele não se faz de rogado e dá outro furo em cima do furo: avisa para quem quer se dar ao prazer de conviver com a verdade, ele não se faz de rogado e imediatamente denuncia o autor da triste atitude.

Esse Jornalista Investigativo (com J e I maiúsculos, mesmo), tem nome e sobrenome:

Ricardo César do Vale Antunes é jornalista e consultor formado pela UFPE, com pós-graduação em Jornalismo Político pela UnB (Brasília).

Foi repórter, repórter especial e colunista passando pelos principais jornais do Recife e de Brasília.

Em 92 voou para os EUA, onde permaneceu até 94, tendo colaborado para diversas publicações e fez pós na Georgetown University (Washington D.C.).

De volta ao Brasil, foi repórter político do Jornal de Brasília e do antigo Última Hora, além de repórter da extinta sucursal do Jornal do Comércio na Capital Federal.

Foi ainda assessor especial da Comissão de Relações Exteriores e da Comissão de Constituição e Justiça - as duas maiores da Câmara dos Deputados.

Em 98, fundou a Facto Comunicação que, em pouco tempo, tornou-se uma das maiores empresas de comunicação do Nordeste, atendendo clientes como a TIM Nordeste, Governo de Pernambuco, Impsa Wind, Cine PE, Estaleiro Atlântico Sul, dentre outros.

Foi coordenador de imprensa do ex-governador Roberto Magalhães (CCJ), do então deputado federal José Mucio Monteiro (atual Ministro do TCU) e fez a campanha do senador Armando Monteiro para a CNI, onde também atuou por dois anos.

Sua empresa ganhou dois prêmios da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) sendo a única, até hoje no Nordeste, com tal honraria.

Atualmente, faz consultorias para empresas públicas e privadas, no Recife, São Paulo e Brasília e tem um site de politica https://www.ricardoantunes.com.br, com acesso às principais colunas, blogs e jornais da grande imprensa do eixo Rio-São Paulo e Brasília.

E não tentem falar em outra língua, se for pra falar mal dele. O homem tem fluência em inglês e espanhol e entende, com facilidade, o significado de muitas outras línguas, inclusive as ferinas.

Marcelo Mesquita, desde segunda-feira em Brasília, encontrou-se com Ricardo em um dos locais que só quem vai é quem tem a cabeça fresca e está sempre buscando a verdade dos fatos.

“Encontro em Brasília (DF), com o maior jornalista investigativo do ano de 2022,2023 do Brasil, Ricardo Antunes, este profissional fenomenal e grande parceiro que nos honra tê-lo como amigo”, ressalta Marcelo Mesquita.


Crédito de imagem: Divulgação
Fonte: Marcelo Mesquita/Revista Total  



 VISITA À DIRETORIA DA EGL ENGENHARIA


Entre os vários compromissos de Marcelo Mesquita em Brasília, um deles foi a visita à EGL na manhã desta terça-feira (22)

Por: Marcos Lima


Nesta terça-feira, um dos primeiros compromissos de Marcelo Mesquita, diretor-presidente da Revista Total, foi ao diretor executivo da EGL Engenharia, Flávio Amaral Ferrari. Flávio, engenheiro civil e especialista em transportes, faz parte do time de responsáveis pela administração e pelo crescimento da EGL Engenharia.
A empresa foi criada há mais de 20 anos atrás, com o objetivo de implementar soluções inovadoras nas áreas de transporte e mobilidade urbana, gestão de multas, engenharia de tráfego, geoprocessamento e cadastro técnico multifinalitário. Seu quadro de executivos reúne uma equipe multidisciplinar e especializada nas atividades a que a empresa, que atua em todo o país e tem como grande diferencial sua atuação em tecnologia da informação, se propôs. Ressalte-se que um dos diferenciais da EGL é a experiência na captação de recursos, públicos e privados, para modernização administrativa de estados e municípios, o que viabiliza a execução de projetos de transporte e de planejamento urbano, além de possuir expertise na estruturação de Parcerias Público Privada – PPPs. “É sempre um prazer vir a Brasília e manter encontros com amigos como este grande profissional, engenheiro especialista em transportes, do grandioso grupo que é a EGL Engenharia. Além do prazer em revê-lo se destaca também o de ser sempre tão bem recebido por todos que fazem a empresa de engenharia”, afirma Marcelo.


Crédito de imagem: Divulgação
Fonte: Marcelo Mesquita/Revista Total 



 A GOVERNADORA RAQUEL LYRA DEFENDE A REFORMA TRIBUTÁRIA PARA REDUZIR DESIGUALDADES REGIONAIS NO BRASIL




A governadora Raquel Lyra defende que a Reforma Tributária pode reduzir a desigualdade regional e social no Brasil. Ela enfatiza a importância do Nordeste no processo e espera que a reforma una o país em vez de dividi-lo.


Os governadores do Nordeste e Norte buscam representatividade equitativa no Conselho Federativo para distribuição dos recursos do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Raquel Lyra também propõe critérios justos na divisão dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional, com base no PIB invertido, para enfrentar a histórica desigualdade.


O objetivo é equilibrar o país e fazer do Nordeste parte da solução nacional.


Photo imagem: Divulgação
Fonte: Marcelo Mesquita/Revista Total



 Prefeitura de Uberlândia integra seleto grupo de municípios destacados pelo Banco Mundial como atuantes na transparência e combate à corrupção


Controladoria-Geral do Município foi avaliada positivamente em classificação nacional do Conaci e Banco Mundial; resultado deve-se ao esforço contínuo da gestão municipal no fortalecimento de políticas públicas locais de governança pública e compliance


Prefeitura Destaque Nacional


O constante fortalecimento da política de governança pública e compliance e de prevenção à corrupção da Prefeitura de Uberlândia, consolidando uma cultura de integridade e de transparência pública na gestão municipal, tem dado resultado, colocando-a em destaque no país. Um novo estudo realizado pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e Banco Mundial avaliou positivamente a Controladoria-Geral do Município de Uberlândia na promoção da transparência e do combate à corrupção e a classificou em um seleto grupo composto por apenas 23% das cidades brasileiras avaliadas em nível intermediário-superior de estruturação (A2).


Conforme a avaliação nacional, a Controladoria-Geral do Município de Uberlândia obteve Média do Indicador Sintético de Controle Interno (Isci) de 62,1. Na análise por quesitos, conquistou índice de 75 nos tópicos de Ambiente de Controle e Informação e de Comunicação. O Município também teve indicador elevado em Avaliação de Risco, com 68,45.


O estudo feito pelas duas instituições teve o objetivo de oferecer um panorama nacional do nível de estruturação das Unidades Centrais de Controle Interno (UCCIs) dos municípios e entender quais áreas exigem maior atenção no curto, médio e longo prazos. O formulário da avaliação foi respondido por 1.807 municípios brasileiros, representando mais de 32% dos 5.570 que compõem o país. Trata-se de uma amostragem representativa e com nível de confiança de 95%, segundo o Conaci.


Vale destacar que a avaliação realizada pelo Conaci e Banco Mundial não considerou o recente incremento e a ampliação das atividades e serviços de controle promovidos, por determinação do prefeito Odelmo Leão, pela reestruturação orgânica da Controladoria-Geral do Município de Uberlândia (Decreto 20.270/23). O avanço tem como missão orientar, fiscalizar e avaliar a gestão orçamentária, financeira e patrimonial dos órgãos da administração direta e indireta, visando a utilização racional e regular dos recursos e bens públicos.


Método de análise


A análise teve como base dois modelos: estrutura de controle interno (Coso I) e modelo de capacidade de auditoria interna (IA-CM). O levantamento considerou as estruturas dos municípios por unidade federativa e macrorregião, avaliando cinco componentes considerados essenciais de acordo com as recomendações do Coso I: ambiente de controle, avaliação de risco, atividades de controle, informação e comunicação, e monitoramento. Assim, foi adotado o IA-CM como metodologia para a auditoria interna, considerada a terceira linha no modelo de três linhas de defesa, utilizado internacionalmente para verificar a qualidade e confiabilidade dos controles internos.


Os resultados foram compilados no Índice Sintético de Controle Interno (Isci), um indicador único que expressa o quanto a estrutura de Controle Interno (CI) do ente federativo está aderente às expectativas sugeridas pelo modelo Coso I.


Saiba mais sobre o estudo (clique aqui).




 GOVERNO SANCIONA LEI DE INCENTIVO ÀS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL PARA AMPLIAR O NÚMERO DE VAGAS NO ENSINO



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei de Incentivo às Escolas de Tempo Integral com o objetivo de ampliar o número de vagas nessa modalidade de ensino, investindo R$ 4 bilhões no programa.


A meta é criar 3,6 milhões de novas vagas até 2026, começando com 1 milhão de matrículas na primeira etapa. O professor Yuri Norberto, do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, representou os educadores brasileiros na solenidade de sanção da legislação em Brasília. Sergipe é o quarto estado com maior taxa de matriculados no ensino integral.


Norberto mencionou projetos inovadores, como o Atheneu ONU e o Laboratório de Educação e Aprendizagem Digital. Ele também é criador do projeto Observatório Internacional da Notícia, que combate a desinformação e promove a alfabetização digital.


Photo imagem: Divulgação
Fonte: Marcelo Mesquita/Revista Total



 SDE atua para o fortalecimento e certificação de pequenos produtores de queijo no Estado 


Queijeiros foram recebidos nesta terça-feira (01), em reunião na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico 



Fotos: Mário Marques/Ascom SDE

A certificação de queijos produzidos no estado e o fortalecimento do setor foram pauta de reunião, nesta terça-feira (01), na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), responsável pela articulação e transversalização do processo. A agenda reuniu representantes da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), do Sebrae, da Associação Comer Queijo e do setor produtivo. Entre os participantes, estiveram produtores de alguns dos queijos baianos premiados no VI Prêmio Queijo Brasil, que aconteceu no mês de julho, em Blumenau, em Santa Catarina. 


De acordo com o secretário da SDE, Angelo Almeida, o governador Jerônimo Rodrigues pediu para SDE se debruçar sobre o assunto e este é o segundo encontro articulado pela pasta com o grupo de produtores. “Tivemos o prazer de receber parte dos produtores dos queijos baianos medalhistas, oportunidade em que conhecemos mais sobre esse setor produtivo e ouvimos suas demandas. Uma delas, a necessidade de apoio para que os queijos artesanais obtenham o selo de inspeção estadual, que vai possibilitar que os produtos sejam comercializados nas diversas regiões do nosso estado. Entendemos essa necessidade e articulamos essa reunião junto à ADAB e à CAR, no sentido de discutirmos conjuntamente ações que possam garantir aos queijeiros a certificação necessária para a livre comercialização de seus produtos, que inclusive já possuem a qualidade atestada por meio de premiações de nível nacional. Estamos aqui para salvaguardar o direito de quem quer trabalhar, produzir e gerar empregos”. 


Durante a reunião, foram discutidas adequações na legislação com o intuito de viabilizar aos produtores a obtenção do selo Arte. O diretor-geral da ADAB, Paulo Sérgio Luz, destacou a união de diversos órgãos do estado em torno desse objetivo. “Finalmente a gente está partindo para uma realidade bem propositiva e resolutiva, que é a publicação de novas portarias, para que possamos facilitar e agilizar de uma vez por todas essa questão desse mercado tão importante para a economia baiana”, disse. Uma das legislações discutidas é o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF). 


Coordenador Geral de Projetos Especiais da CAR, Gilmar Bonfim, explica que a discussão da regulamentação da lei do SUSAF na Bahia tramita desde 2021. “Agora o secretário trouxe para a SDE com a ADAB, a CAR, os queijeiros e toda equipe técnica. É uma oportunidade que temos e estamos pegando com as quatro mãos e, como filho de agricultor que eu sou, desejo que isso ande bem e rápido, porque nós temos que colocar nossos produtos, de muita qualidade, nos mercados municipais e regionais e estaduais. Isso dá oportunidade de abrir mais mercados e colocar esses produtos, essas iguarias à disposição da sociedade baiana, principalmente em Salvador, que tem um público muito grande”, projetou. 


Avanço 


O produtor João Campos, da queijaria e fazenda Licurizal, de Santanópolis, esteve presente na reunião. Ele destacou a importância desse diálogo e agradeceu os esforços do Governo da Bahia. “O secretário Angelo Almeida está de parabéns. Uma articulação muito bem-feita, reunindo diversos órgãos do estado e esse encaminhamento, hoje, da criação de uma portaria na ADAB, bem como o fomento à elaboração de um projeto de lei voltada para regulamentar a SUSAF, de igual modo são medidas que vão destravar os queijos baianos e vão viabilizar a atividade no Estado da Bahia. Vai ser um incremento de renda grande para o Estado, grande para os municípios, e a Bahia vai, finalmente, ocupar no cenário nacional. Com essa iniciativa a gente consegue viabilizar, de fato, as pequenas queijarias”.   


Participaram da reunião os produtores João Campos, Jailton Tavares Jr., André Augusto Teixeira, Lívio Mascarenhas e Belmiro Arcoverde, o queijista João Torreão, o presidente e o vice-presidente da Associação Comer Queijo, Falco Bonfadini e Frederico Teixeira, respectivamente, além da coordenadora de Agronegócio do Sebrae, Juliana Faria. 


Ascom/SDE 




 APROVAÇÃO DO GOVERNO LULA SOBE 4,4 PONTOS E CHEGA EM 43%, EM JULHO, MOSTRA PESQUISA DA FUTURA INTELIGÊNCIA



O governo do presidente Lula registrou uma aprovação de 43% entre os eleitores brasileiros, conforme a pesquisa mais recente da consultoria Futura Inteligência, divulgada em 28 de julho. Esse resultado representa um crescimento de 4,4 pontos em relação à pesquisa anterior de março, quando o governo do petista alcançou 38,6% de avaliações positivas.


A análise dos dados revela que o avanço na aprovação do governo Lula ocorreu principalmente entre aqueles que antes consideravam a gestão como regular. Em março, esse grupo representava 36,6% dos entrevistados, e agora caiu para 33,9%. Por outro lado, os índices de avaliação ruim e péssima permaneceram estáveis em 21,5%, tanto em março quanto em julho.


Embora a avaliação do governo tenha melhorado, a popularidade do próprio presidente Lula se manteve relativamente estável. Sua avaliação individual subiu de 44,1% para 45,6%, uma variação dentro da margem de erro de 3 pontos percentuais. No entanto, ainda é importante destacar que o desempenho individual de Lula é superior à percepção geral do seu governo.


Photo imagem: Divulgação
Fonte: Marcelo Mesquita/Revista Total

 



 ENCONTRO ENTRE LULA E PRESIDENTE DO PARAGUAI PARA REVISÃO DE TRATADO DE ITAIPU E DAS RELAÇÕES BILATERAIS



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na última sexta-feira (28) o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, no Palácio da Alvorada. A reunião abordou diversos temas, incluindo a revisão do Tratado de Itaipu, que completa 50 anos em agosto. As bases financeiras da comercialização de energia da hidrelétrica binacional serão renegociadas. Em maio, ambos se encontraram em Brasília para discutir desafios econômicos e investimentos. O encontro desta sexta tratou de importantes questões bilaterais, como a Itaipu Binacional e a cooperação em combate a ilícitos transnacionais e defesa.


O Brasil é o principal parceiro comercial do Paraguai e o maior investidor estrangeiro no país vizinho. Em 2022, a corrente comercial entre os dois países alcançou o valor recorde de US$ 7,15 bilhões. A posse presidencial em Assunção, em 15 de agosto, também foi brevemente discutida, pois contará com a presença de Lula.


Santiago Peña, eleito em 30 de abril, enfrentará desafios como a estagnação econômica e os crescentes níveis de violência no Paraguai. Sua proximidade com o ex-presidente Horacio Cartes, acusado de corrupção, também representa um obstáculo em sua trajetória.



Photo imagem: Divulgação
Fonte: Marcelo Mesquita/Revista Total



 MINISTRA TEBET DEFENDE REDUÇÃO DA TAXA DE JUROS PARA IMPULSIONAR CRESCIMENTO ECONÔMICO DO BRASIL



A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, defende um corte de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros, reduzindo-a de 13,75% para 13,25% na próxima reunião do Copom.

Segundo ela, a taxa atual está prejudicando o crescimento do Brasil e precisa ser diminuída. Em entrevista à rádio CBN, a ministra enfatizou que a alta taxa de juros está sufocando a economia e pode levar o país a um cenário de inanição.

A ministra destacou que o momento é favorável para a redução, considerando o cenário econômico melhor e a aprovação de medidas importantes pelo governo, incluindo o arcabouço fiscal e a Reforma Tributária. Além disso, apontou que o clima político é mais estável agora, com um ambiente de paz no Congresso Nacional, mesmo que não haja uma maioria absoluta, ressaltando a importância da democracia.


Photo imagem: Divulgação
Fonte: Marcelo Mesquita/Revista Total



 BANCO DO NORDESTE REDUZ TAXA DE JUROS PARA MICROEMPREENDEDORES NO PROGAMA CREDIAMIGO



Banco do Nordeste reduz taxa de juros do programa Crediamigo para facilitar acesso ao crédito a microempreendedores. A taxa passará de 3,2% para 2,53% ao mês a partir de 1º de agosto.

O objetivo é impulsionar a geração de ocupação e renda na região Nordeste, além de parte de Minas Gerais e Espírito Santo, abrangendo a área de atuação do banco. A expectativa é de que os valores liberados pelo programa alcancem R$ 13 bilhões até o fim deste ano, um aumento de 30% em relação ao ano anterior.

O presidente do BNB, Paulo Câmara, afirma que a redução da taxa é parte dos esforços para contribuir com a retomada do crescimento econômico do país.


Photo imagem: Divulgação

Fonte: Marcelo Mesquita/Revista Total     



 LULA CRITICA DECISÃO DO COPOM E ACUSA PRESIDENTE DO BC DE PREJUDICAR A ECONOMIA BRASILEIRA




Na manhã desta quinta-feira (22), o presidente Lula criticou a decisão do Copom de manter a taxa de juros em 13,75%, chamando-a de irracional. Ele expressou descontentamento com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e afirmou que a sociedade brasileira está brigando com o Banco Central.

Lula mencionou a Confederação Nacional das Indústrias, varejistas e produtores de pequeno e médio porte como críticos da taxa de juros elevada. Ele enfatizou que a taxa de 13,75% é irracional, considerando que a inflação é de 5%.

Lula também cobrou dos senadores a responsabilidade pela indicação de Campos Neto e pediu que avaliem se ele está cumprindo suas obrigações. Ele afirmou que o presidente do Banco Central está jogando contra a economia brasileira e questionou a justificativa para a taxa de juros alta, alegando que não há inflação de demanda.


Photo imagem: Divulgação

Fonte: Marcelo Mesquita/Revista Total       



 S&P MELHORA PERSPECTIVA NO RANTING DO BRASIL PARA POSITIVA DESTACANDO MAIOR PRAGMATISMO NA POLITICA NACIONAL




A agência de classificação de risco S&P reafirmou o rating soberano do Brasil em "BB-", mas alterou a perspectiva de estável para positiva. Isso indica um maior otimismo em relação à política nacional e a expectativa de maior pragmatismo.

A S&P destacou que políticas fiscal e monetária estáveis podem beneficiar o crescimento econômico do país. Embora o Brasil ainda apresente déficits fiscais significativos, o crescimento contínuo do PIB e a organização da política fiscal podem resultar em um aumento menor da dívida do governo do que o esperado.
A agência também ressaltou que as medidas implementadas nos últimos anos ajudaram a conter os riscos para a estabilidade macroeconômica causados pelo baixo crescimento e pela alta dívida pública. No entanto, a falta de capacidade para lidar rapidamente com as deficiências econômicas ainda limita o potencial de crescimento do Brasil em comparação com outros mercados emergentes.


Crédito de imagem: Divulgação

Fonte: Marcelo Mesquita/Revista Total



 PERNAMBUCO NÃO SE DESTACA EM BRASÍLIA APENAS NA POLÍTICA


Um outro segmento que o Estado tem grande representatividade, fixa ou em constantes períodos, é a Comunicação, contando com grandes profissionais da mídia nacional

Por: Marcos Lima



Um dos profissionais da área de Comunicação que está sempre marcando presença na Capital Federal é o jornalista e blogueiro Ricardo Antunes.
Ricardo vem, cada vez mais, fortalecendo seu nome e se tornando um nome de grande relevância, sobretudo, no jornalismo investigativo Com uma equipe competente ele tem dados furos nacionais que já receberam créditos do UOL, O Antagonista e Luís Nassif. "É um profissional fora da curva e um apaixonado pela reportagem inedita", diz Marcelo Mesquita Não têm sido poucas as vezes que o pernambucano tem denunciado fatos que se tornam logo alvo de investigação, passando a se tornar conteúdo de matérias e reportagens repercutidas por muitos outros veículos, muita embora, infelizmente, muitas vezes não lhe dão o devido crédito. Mas isso não faz Antunes dar um break em suas investigação e produção de conteúdos jornalísticos. “Eu sempre fui um admirador do profissional e do ser humano Ricardo Antunes. Ainda muito jovem enveredou pelo caminho do jornalismo, sempre focando mais o segmento investigativo, denunciando muitos atos ilícitos, mesmo correndo riscos, mas sempre mostrando muita coragem e ousadia. Já tive oportunidade de homenageá-lo algumas vezes e o fiz com muita convicção de que se trata, sem dúvida, de um profissional fora da curva”, assevera Marcelo Mesquita


Crédito de imagem: Divulgação
Fonte: Marcelo Mesquita/Revista Total



GOVERNADORA DE PERNAMBUCO RAQUEL LYRA É CLASSIFICADA ENTRE AS 10 MELHORES DO PAÍS SEGUNDO PESQUISA.





A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, foi classificada como uma das 10 melhores governantes do país, de acordo com uma pesquisa do Paraná Pesquisas.

Ela ficou em sexto lugar no levantamento, que ouviu apenas moradores de capitais. Raquel obteve uma taxa de aprovação de 63,1% e uma taxa de desaprovação de 31,3%.

Raquel está atrás do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, por menos de dois pontos percentuais. O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, teve a menor taxa de aprovação na pesquisa, com 43%. A pesquisa entrevistou 816 pessoas no Recife, com uma margem de erro de 3,5%.

Os primeiros colocados foram Ratinho Júnior, no Paraná, e Hélder Barbalho, no Pará, com altas taxas de aprovação. Outros governadores bem avaliados incluem Romeu Zema, de Minas Gerais, Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, Elmano de Freitas, do Ceará, e Jerônimo Rodrigues, da Bahia. O governador do Amazonas, Wilson Lima, obteve a menor taxa de aprovação na pesquisa, com apenas 34,3%.


Crédito de imagem: Divulgação

Fonte: Marcelo Mesquita/Revista Total



 MINISTRO DA EDUCAÇÃO DO BRASIL E EMBAIXADOR CHINÊS DISCUTEM COOPERAÇÃO NA ÁREA EDUCACIONAL




A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou que a União Europeia contribuirá com 20 milhões de euros (aproximadamente R$ 100 milhões) para o Fundo Amazônia, além das doações individuais de diversos países.

O anúncio foi feito após uma reunião entre Ursula e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto. Ursula destacou a liderança de Lula em questões climáticas e de biodiversidade, e afirmou que a Comissão reconhece sua importância.

Além disso, o plano de investimento internacional da União Europeia destina mais de 400 milhões de euros para combater o desmatamento e o uso inadequado da terra na Amazônia.

Ursula ressaltou que a Amazônia é uma maravilha da natureza e uma aliada fundamental na luta contra o aquecimento global.


Crédito de imagem: Divulgação

Fonte: Marcelo Mesquita/Revista Total



 COM QUASE 50 ANOS DE VIDA PÚBLICA HUMBERTO COSTA SEMPRE TEVE GRANDE DESTAQUE EM TODOS OS CARGOS EXERCIDOS


Já no 1º ano de mandato como senador, em 2011, foi escolhido líder do partido no Senado e do Bloco de Apoio ao Governo, sendo escolhido o 13º parlamentar mais influente do Congresso Nacional e o 1º de Pernambuco

Por: Marcos Lima




Tendo iniciado sua vida pública em 1975, no movimento estudantil da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), depois de formado Humberto presidiu a Associação Pernambucana de Médicos Residentes e foi primeiro-secretário do Sindicato dos Médicos de Pernambuco.
Em 1980, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores, ano de fundação do partido, sendo um dos criadores do PT pernambucano e passando a integrar o diretório nacional do partido. Só por este exemplo já dá para se traçar um perfil de homem público de Humberto Costa, que permanece há 43 anos no mesmo partido.
Para quem acompanha o noticiário político, isto é realmente, um grande feito, pois a grande maioria dos políticos tem um grande histórico de mudanças de partidos.
O paulista Humberto Costa assumiu a condição de pernambucano desde os seis anos de idade, quando sua família - pernambucana - retornou ao Estado, fixando residência em Recife, onde estudou, constituiu família, sendo pai de três filhos naturais da Veneza brasileira e dando início à sua história política.
Apesar de fazer parte do PT durante o mesmo período de Lula (de 1980 até a atualidade), tendo sido um dos fundadores do partido, foram suas realizações durante os dois anos do exercício do cargo de secretário Municipal de Saúde do Recife (no período de 1º de janeiro de 2001 a 31 de dezembro de 2002), que levaram o Presidente Lula a convidá-lo para assumir o Ministério da Saúde, logo no início do seu primeiro governo.




Desde então, tornaram-se grandes amigos, sem do um dos políticos ‘das antigas’ em quem o presidente mais confia. E Humberto é, sem dúvida, um dos amigos mais fiéis e leais de Lula, sempre defendendo-o e apoiando-o em tudo.
Isso é o que o torna cada vez mais próximo do mandatário brasileiro, que deve reconhecer que ser fiel é uma obrigação social, mas a lealdade, ela é espontânea, por se tratar de uma escolha pessoal.
E Humberto sempre exerceu a escolha pessoal de ser leal a todos os seus amigos, assim como o é aos seus eleitores.
Marcelo Mesquita, diretor-presidente da Revista Total, ressalta que estas qualidades de Humberto Costa foram os principais motivos de o mesmo ter sido um dos mais indicados como um dos homenageados com o Troféu Leão do Norte - Brasil 2023.
A entrega da comenda será realizada em Brasília, ainda este mês e serão anunciados com antecedência o dia, a hora e o local, pois, decerto, muitos amigos vão querer se fazer presentes no evento.
“Geralmente, quando uma personalidade, com as qualidades que tem Humberto Costa, é homenageada os amigos querem estar presentes. Quando fizemos a consulta entre os leitores e os membros da equipe da Revista Total sobre quem deveriam ser os indicados a receberem o troféu este ano, o nome do senador pernambucano foi um dos mais citados e a maioria dos que o indicaram solicitaram ser informados do dia do evento com antecedência”, explicou Marcelo.
“Eu costumo dizer que são momentos muito especiais para todos nós que fazemos a Revista Total esses eventos de outorga de troféus. Porque, sem dúvida nenhuma, nós nos sentimos tão felizes como o próprio homenageado. É muito gratificante reconhecer personalidades que são realmente merecedoras de homenagens, como o é o senador Humberto Costa”, completou Mesquita.
Observação : Senador Humberto Costa (PT-PE), vai receber o Troféu Leão do Norte Brasil 2023, concedido pela Revista TOTAL a Revista dos Municípios Brasileiros.



Photo imagem: Divulgação

Fonte: Marcelo Mesquita/Revista Total



 GOVERNADORA DE PERNAMBUCO RAQUEL LYRA RECEBE O MINISTRO CARLOS LUPI PARA DIALOGAR SOBRE MELHORIAS NA PREVIDÊNCIA




A governadora Raquel Lyra discute parcerias com ministro da Previdência Social para melhorar atendimento e reduzir filas no sistema previdenciário. Durante a visita do ministro Carlos Lupi, foram abordados projetos para otimizar o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a assistência social.

A governadora destacou a importância da parceria com as secretarias estaduais e a articulação com os municípios para garantir o direito dos beneficiários. Lupi se mostrou disponível para cooperar com o governo federal e estadual nessa questão.

O encontro também contou com a presença de autoridades como o secretário executivo do Ministério da Previdência Social, o presidente do INSS, a vice-prefeita do Recife e o secretário-geral do PDT Recife.



Photo imagem: Divulgação

Fonte: Marcelo Mesquita/Revista Total



 CARLOS VERAS: PRIMEIRO AGRICULTOR FAMILIAR ELEITO DEPUTADO FEDERAL DA HISTÓRIA DE PERNAMBUCO


Apesar de sua jovialidade e de, só agora, estar no exercício do seu segundo mandato, o deputado federal pernambucano transita pelos corredores da Câmara com bastante desenvoltura, com conhecimento de todos os pontos e de todas as normas vigenes na casa


Por: Marcos Lima





José Carlos Veras dos Santos, nascido em Tabira (PE), no dia 10 de agosto de 1981, prestes a completar 42 anos, já se encontra no exercício do cargo de deputado federal pela segunda legislatura consecutiva, tendo vencido a 1ª eleição para a Câmara Federal em 2019.Carlos Veras, como é mais conhecido nos meios políticos, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1997, no qual permanece até hoje.Tendo trabalhado como agricultor, já aos 18 anos assumiu a presidência da Associação Rural de Poço de Dantas, uma Associação Privada situada em Tabira, desde 11/03/1986, cuja atividade econômica principal são atividades de associações de defesa de direitos sociais. A partir de então, passou a exercer diversos cargos e postos no movimento sindical de agricultores.Em 2008, foi candidato a prefeito de Tabira, mas não se elegeu. Entre 2009 e 2012 ocupou a vice-presidência da CUT em Pernambuco e entre 2012 e 2015 ocupou a presidência da entidade.Em 2018, candidatou-se para a Câmara Federal, quando obteve 72.005 votos, sendo o primeiro agricultor familiar eleito deputado federal da história de Pernambuco. Veras teve votos em todas as 185 cidades de Pernambuco, inclusive em Fernando de Noronha, onde teve 6 votos, obtendo quase 17 mil votos na Região Metropolitana do Recife e, em sua cidade natal, Tabira, teve quase 4 mil votos.”Sou o primeiro agricultor familiar eleito deputado federal por Pernambuco. Isso é muito importante. Quebramos paradigmas”, comemorou. “Mostramos que um trabalhador comum pode, sim, ser vereador, deputado, prefeito ou Presidente da República, como Lula. Basta que os trabalhadores acreditem e votem noutro trabalhador”, completou.Após ser eleito, Carlos Veras, que havia se licenciado a fim de disputar as eleições para a Câmara Federal, reassumiu a presidência da Central Única dos Trabalhadores (CUT) de Pernambuco.Como deputado, Veras foi vice-líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados entre 2020 e 2021, tendo também uma atuação destacada enquanto presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias – CDHM da Casa Baixa e membro titular da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. O parlamentar pernambucano também participou da CPI que investigou o derramamento de óleo nas praias do Nordeste brasileiro.Com uma atuação destacada na Câmara Federal, apesar de ser um deputado ainda jovem e novo na casa, participou de diversas atividades, fez parte de várias comissões e teve várias proposições de sua autoria transformadas em Norma Jurídica. Em 2022, Carlos Veras foi reeleito com 127.482 votos, quase o dobro do que obteve em 2018, resultado de sua atuação no 1º mandato e também – e sobretudo -, porque em maio de 2020, às vésperas de entrar em confinamento, ele destinou mais de R$ 11 milhões para Pernambuco, por meio de emenda parlamentar. Além do Governo do Estado, 28 cidades de todas as regiões, além de duas instituições filantrópicas foram contempladas com o repasse, sendo recursos destinados especificamente para as ações de combate à pandemia de Covid-19, que àquela altura posicionava o Estado entre os cinco primeiros colocados em número de contaminações e óbitos no Brasil.Desse montante, cerca de R$ 8 milhões foram oriundos de emendas individuais e mais de R$ 3 milhões advindos de emendas de bancada.“Redirecionamos todos os nossos recursos para ajudar o governo de Pernambuco e as prefeituras a enfrentarem a pandemia que já atinge números alarmantes. É hora de somar esforços de todos os campos, sem divisão partidária ou ideológica, porque nosso maior inimigo é o vírus da Covid-19. A população também precisa fazer a sua parte seguindo as orientações das autoridades sanitárias e só saindo de casa em situação de extrema necessidade”, afirmou à época o deputado Carlos Veras. As cidades contempladas pelas emendas, além de Recife, foram Águas Belas, Bom Jardim, Brejo da Madre de Deus, Calumbi, Camaragibe, Carnaíba, Casinhas, Exu, Iguaracy, Ingazeira, Itacuruba, Jaboatão dos Guararapes, Lagoa do Carro, Orobó, Ouricuri, Salgadinho, Salgueiro, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Maria da Boa Vista, Santa Terezinha, São José do Belmonte, São José do Egito, Serra Talhada, Surubim, Tabira, Trinfo e Tuparetama. Além dessas 28 cidades, também foram contempladas as instituições filantrópicas Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) e o Instituto Social das Medianeiras da Paz de Araripina. Um dos aliados mais próximos de Lula em Pernambuco, o deputado Carlos Veras foi um grande cabo eleitoral do agora Presidente da República.





Nos próximos 4 anos e enquanto Lula for presidente, ele com certeza terá muito mais facilidades de continuar conquistando meios de garantir a destinação da emendas para os municípios pernambucanos, o que ele já o faz desde que tomou posse, em 2019.


Redes Sociais 


O deputado Carlos Veras e sua equipe administram muito bem suas redes sociais (Facebook, Instagram e sua página pessoal), o que é muito positivo para transmitir suas ações na Câmara, seu dia a dia. Interessante destacar que ele não fala só de política. Sua página (deputadocarlosveras.com.br¹), por exemplo, trás, entre outros temas:


Nossas Lutas

• Trabalho e Serviços Públicos

• Direitos, Inclusão e Liberdade

• Segurança e Soberania Alimentar

• Produção e Sustentabilidade

• Pernambuco Forte

• Dicas do Veras


Neste último link ele trás dicas importantes, como Dicas para ter uma horta em casa, Onde encontrar produtos produzidos pelo MST, Como fazer o bolo de caco da dona Creuza.


Receita da melhor pamonha caseira e muitas outras, que valem a pena conferir.


No link Nossa História, o texto vele muita a pena ser aqui retransmitido:


Mandato popular que nasce de um sonho coletivo


O nosso mandato é popular e participativo. Feito a muitas mãos. Construído por pessoas que pensam diferente, mas que partilham do sonho de colaborar na construção de um país digno e melhor para todas e todos.


Contamos com o apoio de um Conselho Político norteador das nossas ações, formado por intelectuais, educadores(as), lideranças sindicais, comunitárias, partidárias e de entidades representativas dos movimentos sociais, culturais, de juventude, LGBTI, mulheres e combate ao racismo e à intolerância religiosa. Carlos Veras é o representante desse coletivo.


“Sonho que se sonha só. É só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade.” – Raul Seixas


Quem é Carlos Veras?


Natural do município de Tabira (PE), Carlos Veras é o primeiro agricultor familiar pernambucano eleito deputado federal por Pernambuco, tendo a defesa dos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores como bandeira principal de seu mandato. 


É um dos autores da lei do vale-gás, que garantiu que inúmeras famílias voltassem a cozinhar com gás de cozinha. Também criou a lei que garante a previdência rural às trabalhadoras e aos trabalhadores rurais que receberam o auxílio emergencial, que perderiam a condição de segurado especial por acessarem o benefício. Até o momento, já apresentou mais de 1,2 mil propostas legislativas.


Eleito com 72.005 votos, em 2018, Carlos Veras filiou-se ao PT quando tinha apenas 16 anos, inspirado nos ideais de Luiz Inácio Lula da Silva. 


Ganhou destaque na Câmara dos Deputados na luta contra a reforma da Previdência, garantindo a retirada das trabalhadoras e dos trabalhadores rurais da reforma e a redução de danos à população em geral, ao conseguir derrubar a capitalização (privatização) e a desconstitucionalização da previdência social e, ainda, ao manter o Benefício de Prestação Continuada (BPC).


Carlos Veras também foi o primeiro pernambucano a presidir a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (2021-2022) e a instituir a paridade de gênero e raça na composição da presidência do Colegiado, um dos mais importantes da Casa. Atualmente, é membro das comissões de Trabalho, Agricultura Familiar e Direitos Humanos. Também presidiu a Frente Parlamentar em Defesa do Semiárido da Câmara Federal (2019-2022) e é secretário-geral da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar.


Começou a trajetória política, aos 18 anos, como presidente da Associação Rural de Poço Dantas (Tabira) (1999). Depois assumiu outros postos de comando no movimento sindical e de agricultores. Foi coordenador do Complexo das Cooperativas do Sertão (2000-2001); secretário-geral da Cooperativa de Crédito Ecosol-Pajeú (2002-2009); vice-presidente da CUT (2009-2012) e, posteriormente, presidente da entidade (2012-2015), sendo reeleito para a gestão seguinte (2015-2018).


Sua gestão à frente da CUT -PE se destacou como uma ação democrática e participativa junto aos sindicatos e aos movimentos sociais, estudantil, negro, mulheres, entre outros. Também militou em nome da reforma agrária e da reforma política, convocando a classe trabalhadora para se manter unida e defender seus direitos contra o ajuste fiscal do governo.


O texto encerra afirmando que Carlos Veras É um deputado atuante no Parlamento e nas ruas. 


Disso, ninguém tenha dúvidas pois, nos Estudos Técnicos realizados realizados pelas equipes da Revista TOTAL, coordenados pelo seu diretor-presidente Marcelo Mesquita, em todos os municípios sempre um dos nomes citados como um deputado atuante é o de Carlos Veras. 


Photo imagem: Divulgação

Fonte: Marcelo Mesquita/Revista Total



 Campanha do Agasalho 2023 continua com diversos pontos de arrecadação


Roupas e cobertores podem ser entregues até o dia 18 de junho; itens serão repassados para famílias cadastradas junto à Prefeitura de Uberlândia


Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação-PMU



Campanha do Agasalho 2023 continua e dispõe de mais de dez pontos de arrecadação de roupas e cobertores. Promovida pela Prefeitura de Uberlândia, em parceria com a emissora Band Triângulo, a iniciativa busca contribuir com a distribuição de itens que ajudam a população em situação de vulnerabilidade social a se proteger em período de temperaturas mais baixas.


Todos os itens arrecadados até o dia 18 de junho serão encaminhados às famílias cadastradas na Diretoria de Benefícios Socioassistenciais, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Nesta 10ª edição, a campanha conta com os seguintes pontos de arrecadação:


·         Centro Administrativo Municipal: av. Anselmo Alves dos Santos, 600, bairro Santa Mônica (recepção do gabinete do prefeito, no piso 1 do bloco 1);

·         Band Triângulo: av. Rondon Pacheco, 3.159, bairro Lídice;

·         Terminal Central: av. João Pinheiro, Centro;

·         Uniube: av. Afonso Pena, 1.177, Centro;

·         Politriz: rua Nivaldo Guerreiro Nunes, 240, Distrito Industrial;

·         Rede Bretas de Supermercados: em todas as unidades.

 





Prefeitura adquire caixas de brinquedo terapêutico para as unidades de saúde


Objetos facilitarão as equipes multidisciplinar nos atendimentos de crianças e adolescentes com suspeita de atraso no desenvolvimento

Foto: Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação



A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem trabalhado constantemente para ampliar e aprimorar o acesso de forma precoce aos serviços de saúde da criança e adolescente com atrasos no desenvolvimento, a fim de garantir o melhor acompanhamento desde o início. Como parte integrante desse trabalho, o Município anunciou, nesta segunda-feira (22), a aquisição e entrega de 100 caixas de brinquedos, que serão destinados às unidades básicas de saúde. Os brinquedos são ferramentas que ajudam, de forma lúdica, no atendimento de crianças com suspeita ou tenham confirmação de atraso no desenvolvimento.

“Nossa gestão tem o compromisso de garantir atendimento de qualidade a toda a população, de acordo com cada necessidade. Com esses brinquedos, as equipes da atenção primária terão mais um recurso de apoio no acompanhamento daquelas crianças e adolescentes que buscarem suporte na Rede Municipal de Saúde para o seu adequado desenvolvimento”, disse o prefeito Odelmo Leão.


Cada caixa é composta por brinquedos comuns ao cotidiano das crianças, como bolas, bonecos, carrinhos, blocos de montar, entre outros, que permitem trabalhar a comunicação, a criatividade, a coordenação motora, interação com o outro, os recursos cognitivos (memórias, percepção, espacialidade, concentração), contato visual e as relações familiares.


“Sabemos que, quanto antes uma criança é diagnosticada com algum transtorno intelectual, melhor é o acompanhamento e tratamento dela. Os brinquedos, que fazem parte do cotidiano destas crianças, são uma ferramenta importante no acolhimento e vínculo”, disse o secretário de Saúde, Clauber Lourenço.


A iniciativa é fruto do trabalho de toda a Secretaria de Saúde, que tem discutido sobre a sensibilização e realizado capacitações dos profissionais das unidades básicas e da rede municipal de Educação sobre fluxo, abordagem, encaminhamento e funcionamento correto dos serviços destinados às com suspeita de atraso no desenvolvimento e/ou deficiência intelectual.         


“A unidade de saúde pública é o primeiro contato dos pais com o atendimento na rede. E os profissionais do local precisam saber como acolher e direcionar as crianças e adolescentes para outros atendimentos. Após discussões e reflexões nas capacitações, adotamos o uso da caixa de brinquedos como ferramenta. Isso porque durante o brincar é possível ver estímulos, habilidades, aprendizados e a comunicação de sentimentos que as vezes não são verbalizados pelas crianças”, destacou a diretora da Atenção Primária, Karina Kelly de Oliveira.


Foto: Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação



Atualmente, a Prefeitura de Uberlândia, por meio das redes de Saúde Mental e de Cuidados e Reabilitação da Pessoa Com Deficiência, tem à disposição o Centro Especializado em Reabilitação (CER), o Centro de Referência do Transtorno do Espectro Autista (CRTEA), o Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Juventude (Caps IJ) e Campus Municipal de Atendimento à Pessoa com Deficiência (CMAPCD), que teve o atendimento ampliado.


Todos são destinados ao atendimento de crianças e adolescentes diagnosticados com deficiência intelectual. O encaminhamento para estes locais é feito de acordo com o grau e a idade de cada um e após atendimento inicial nas unidades básicas de saúde.



 Prefeito assina ordem de serviço para construção de escola na região do Élisson Prieto (Glória)


Emei Jardim das Hortências vai atender crianças de quatro meses a menores de seis anos; ainda durante o evento foi autorizada a implantação de uma quadra na E. M. Inspetora France Abadia Machado Santana, no bairro Jardim Patrícia


Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU



Em mais uma ação para ampliar a oferta de vagas na educação, o prefeito Odelmo Leão assinou, nesta segunda-feira (22), a ordem de serviço para construção da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Jardim das Hortências, na região do Élisson Prieto (Glória). Durante o evento, Odelmo Leão também assinou a ordem de serviço para a construção de uma quadra poliesportiva na Escola Municipal Inspetora France Abadia Machado Santana, no bairro Jardim Patrícia.


“Um governo precisa servir ao seu povo, estar atento ao que ele precisa. É assim que temos trabalhado. No ano passado, já inauguramos uma unidade básica de saúde da família (UBSF) para atender a região do Élisson Prieto e agora vamos dar início à construção da escola, que vai atender as crianças das famílias ali residentes. Nosso governo é para todas as pessoas de Uberlândia, independentemente da região onde esteja. É assim que eu sempre fui e assim vou continuar sendo”, disse o prefeito.


Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU



Nova escola


Com área construída de 1,5 mil metros quadrados (m²), a Emei Jardim das Hortências será erguida em um terreno de quase 7 mil metros quadrados localizado na avenida Chapada dos Guimarães, esquina com rua Florisbela Terra de Deus. O início da obra é imediato e a conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2024. O investimento, com recursos próprios da Secretaria Municipal de Educação, é de R$ 5 milhões. A empresa vencedora da licitação é a Trium Construtora.


“A região do Élisson Prieto vai ganhar uma escola para atender, inicialmente, crianças dos quatro meses de vida a menores de seis anos de idade. Ao todo, vamos poder oferecer 376 vagas em uma estrutura bastante completa, com toda a acessibilidade, segurança e integração que uma unidade escolar necessita”, explicou a secretária de Educação, Tania Toledo.


A nova escola contará com dois blocos, que terão salas de atividades/ aulas, fraldários, solário, espaço para amamentação, rouparia, refeitório, cantina, pátio coberto, dependências administrativas, sala para professores, almoxarifado e banheiros, entre outros espaços. Todo o projeto arquitetônico foi elaborado respeitando as necessidades do desenvolvimento das crianças nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social, além de respeitar critérios de acessibilidade e inclusão


Nova quadra


A quadra da Escola Municipal Inspetora France Abadia Machado Santana, no bairro Jardim Patrícia, terá cerca de 500 metros quadrados, será coberta e permitirá a prática de várias atividades esportivas e pedagógicas. O início da construção é imediato e o término da obra está previsto também para o primeiro semestre de 2024. A obra está orçada em R$ 1,2 milhão e será feita com recursos municipais e estaduais, pela HHD Elétrica Comércio, empresa vendedora do processo licitatório.




 NOME DE JOJÓ GUERRA CRESCE EM OLINDA




O nome do vereador Jojó Guerra (PL) vem sendo considerado como um dos mais fortes para suceder o prefeito Professor Lupércio em Olinda.


Nas últimas eleições, ele recebeu mais de 8 mil votos para deputado estadual e hoje lidera a oposição.

Seu nome já foi cogitado por Professor Lupércio para compor uma chapa e ele poderá receber o apoio da governadora Raquel Lyra (PSDB) e outras lideranças importantes do município.

Jojó tem forte liderança entre o eleitorado evangélico e nos bairros de Peixinhos, Aguazinha e Águas Compridas e, com essas condições eleitorais, poderá ser a surpresa, quebrando a hegemonia dos grupos que se alternam na Marim dos Caetés.

Entre os fortes empresários que podem apoiar Jojó está Celso Muniz, que inclusive pode fazer parte da chapa como candidato a vice-prefeito. Uma outra hipótese é que ele venha a ser o coordenador politico da campanha, o que fará com que outros grandes empresários olindenses passem a apoiá-lo.

Ele também já conta com o apoio de um importante marqueteiro político, de renome nacional, que percebeu a forte possibilidade de sua vitória pelo seu imenso potencial eleitoral.



Fonte: Marcelo Mesquita/Revista Total



 SEGUNDO PESQUISA DO INSTITUTO MÚLTIPLA FABIANO MARQUES TEM APROVAÇÃO RECORDE DE 94% EM PETROLÂNDIA



O Instituto Múltipla divulgado pesquisa no início desta semana, com exclusividade pela Folha das Cidades, em que Fabiano Marques (Republicanos), prefeito de Petrolândia, atualmente é um dos gestores mais bem aprovados do Estado de Pernambuco, com repercussão em todo o País.


Em Pernambuco, entre os 184 prefeitos e prefeitas, a pesquisa detectou uma aprovação de 94% da população petrolandenses.

Com um jeito diferente de governar, preocupando-se com todos e com tudo que diz respeito á sua cidade, Fabiano foca, sempre e em primeiro lugar, o que é mais importante e mais necessário para a população. E é isto que vem impulsionando sua aprovação que vem subindo a cada pesquisa que é disparada. Com certeza, esse resultado irá servir de base para a população nas próximas eleições municipais e impulsionará a preferência pela continuidade de sua gestão.

“Estes números resultantes desta última pesquisa do Instituto Múltipla nos deixa deveras feliz, pois sabemos que isso é o resultado do caminho certo que estamos trilhando, na condução da nossa cidade, contando com uma equipe afiada e trabalhando muito. Isso vem transformando Petrolândia e, sobretudo, a vida das pessoas. Ao mesmo tempo que nos orgulha, também aumenta ainda mais nossa responsabilidade de seguir no mesmo ritmo de trabalho, com obras em todas as áreas e o cuidado com nossa cidade e nossa gente. O trabalho continua e a nossa vontade de fazer mais pelos petrolandenses e por Petrolândia também cresce muito!”, afirmou.

Baseando-se nas notas recebidas pelas secretarias municipais, resultantes de suas obras e ações, a nota média do governo Fabiano Marques é 8,7, um número também bastante relevante, enquanto o somatório de todas as secretarias teve uma nota média de aprovação de 7,8.

A Educação lidera, com nota média de 8,4, seguido pela de Desenvolvimento Social (8,1); Saúde e Agricultura (7,8); Cultura, Esportes e Lazer com 7,7; Infraestrutura com 7,6 e Serviços Públicos com 7,5

Demonstrando que realmente o ritmo de trabalho só cresce, em Petrolândia, Fabiano lançou, recentemente, o maior programa de pavimentação asfáltica da história do município, com investimentos de quase R$ 18 milhões, que vai beneficiar 56 ruas; e a construção do Cinturão Verde, uma rodovia que terá investimentos de mais de R$ 30 milhões e facilitará o escoamento da produção agrícola do município.

O prefeito realiza obras de ponta a ponta do municípios e, consequentemente, os números resultantes desse ritmo impulsionam a pavimentação da sua reeleição em 2024 com ampla maioria.

A pesquisa Múltipla foi realizada nos dias 28 e 29 de abril, quando foram ouvidas 300 pessoas na cidade e na zona rural. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro, para mais ou para menos, é de 5,5%.

Fonte:
REVISTA TOTAL E BLOG DA REVISTA TOTAL A REVISTA DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS



 Prefeito Odelmo Leão faz primeira reunião preparatória para implantação do Minha Casa Minha Vida


No encontro, ficou definida a agilização dos sistemas e mecanismos via Prodaub para cadastrar as pessoas aptas dentro da faixa 1


Valter de Paula-Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU


Com o intuito de tornar a cidade um lugar cada vez melhor para se viver, a Prefeitura de Uberlândia começou a tratar sobre a implantação do Minha Casa Minha Vida no município. Na tarde desta quarta-feira (3), o prefeito Odelmo Leão realizou a primeira reunião preparatória sobre o tema com secretários e entidades representativas, na qual discutiu os primeiros passos para a colocação em prática do programa de habitação na cidade.


No que compete à Prefeitura, no encontro, foi definido que serão agilizados os sistemas e mecanismos via Prodaub para cadastrar, em breve e de forma online, as pessoas aptas dentro da faixa 1 do programa, destinado a Famílias que têm renda mensal de até R$ 2.640 em áreas urbanas e renda anual de até R$ 31,6 mil no caso de áreas rurais. O cadastramento das faixas 2 e 3 do Minha Casa Minha Vida serão feitos diretamente com a Caixa.


“A partir daí, quando as novas regras forem oficializadas, traremos todos os detalhes e medidas necessárias para auxiliar a viabilização das obras”, disse o prefeito Odelmo Leão.


Participaram da reunião com o prefeito, no Centro Administrativo Municipal, representantes do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Sinduscon-TAP) e da Associação das Empresas de Loteamentos e Desenvolvimento Urbano do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Aelo-TAP), além de secretários municipais.



 Em Brasília, Fernando Moraes esteve com Deputados Federais de Pernambuco.



O empreendedor Fernando Vavá Moraes está desde ontem, quarta-feira (26), na capital federal, cumprindo agenda de negócios e visitando a Câmara dos Deputados, onde foi recebido por políticos do Estado de Pernambuco.


"Aqui em Brasília, vim tratar de vários assuntos relacionados à minha atividade empresarial, e também de negócios que resultarão em investimentos no setor privado, os quais pretendo levar para Pernambuco, principalmente para Garanhuns, e que irão gerar emprego e renda na minha cidade", comentou Fernando Moraes.

*Agenda política*

Em Brasília, Fernando também esteve com alguns Deputados Federais de Pernambuco, entre eles o deputado Fernando Monteiro, de quem é amigo desde a adolescência.

“Fernando Monteiro (PP) é um grande amigo meu, nos conhecemos desde a adolescência, aí já se vão quatro décadas de amizade (risos). Inclusive, vendemos a nossa fazenda de Garanhus a seu pai. Aqui, apresentei a ele algumas demandas, entre elas a reabertura da Escola Técnica Euridece Ferreira de Melo (Dona Lindú), que pertence ao Senai, localizada em Garanhuns, e que foi fechada durante o governo de Bolsonaro. A Escola tem capacidade para atender 720 alunos, e foi inaugurada em 2005 pelo presidente Lula, durante o seu primeiro mandato”, informou Fernando Moraes.

Fernando Moraes também informou ao deputado Fernando Monteiro da importância dessa unidade de ensino técnico voltar a funcionar. “Em minha conversa com Fernando Monteiro, eu expus a necessidade dessa unidade de ensino técnico voltar a funcionar com cursos profissionalizante, a exemplo dos cursos da energia Eólica e Solar e cursos que possam se integrar ao agronegócio, uma vez que, em nossa região, o agronegócio vem crescendo muito e precisarmos avançar nessa importante mão de obra qualificada. Pedi a Fernando que ele possa, junto so Ministério da Educação, articular a reabertura da instituição de ensino que atendia quase trezentos alunos”, completou.

Outro assunto relevante tratado por Fernando Moraes com o deputado Fernando Monteiro foi a duplicação da BR-423. Fernando Moraes apresentou sugestão ao deputado para que este articule, junto a seus pares pernambucanos, que o canteiro das obras de duplicação seja instalado inicialmente em Garanhuns; pois, no seu entendimento, isso poderá impactar positivamente na economia local, gerando emprego e renda para vários setores.

Fernando também se reuniu com a deputada Maria Arraes (Solidariedade), e com o deputado Eriberto Medeiros (PSB)


Fonte: Marcelo Mesquita/Revista Total



 DIRETOR-PRESIDENTE DA REVISTA TOTAL MARCELO MESQUITA VISITA O SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE PERNAMBUCO


Mesquita foi recebido pelo secretário da pasta, Guilherme Cavalcanti


Por: Marcos Lima





Aproveitando um breve hiato das viagens que tem realizado a Brasília e a outros estados do Sul do País, o que tem sido raro desde o início deste ano, o diretor-presidente da Revista Total, Marcelo Mesquita, tem feito várias visitas a personalidades do Estado, para estabelecer algumas ações ou, simplesmente, por cortesia.

Na manhã desta terça-feira (25), ele esteve em visita ao secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, inteirando-se dos projetos que o secretário pretende desenvolver para o nosso Estado e, ao mesmo tempo, colocando-se à disposição para divulgação das iniciativas nos veículos do Grupo Total.

“Desde que lançamos a Revista Total, em 2004, que sempre fizemos questão de divulgar o que é feito pelas gestões, tanto estadual como municipais. Muitas vezes um gestor, um secretário, ou outro executivo dessas instituições públicas realiza muitas obras, muitas ações, o povo não tem conhecimento. E, num momento em que a população brasileira em geral tem procurado ser mais participativa, se informar melhor do que acontece em nosso país, é muito importante que seja divulgado tudo de positivo que ocorre no Estado”, ressalta Mesquita.

O secretário Guilherme Cavalcanti recebeu Marcelo em seu gabinete, na sede da Secretaria, no bairro do Recife Antigo, agradecendo a visita e mostrando que está por dentro das movimentações de Marcelo Mesquita.

“Tenho acompanhado o crescimento dos veículos do Grupo Total e, sobretudo, a movimentação de Marcelo por todo o país. Acho muito importante e aplaudo a iniciativa do Grupo em homenagear os gestores com alta aprovação da população. Considero que isto é um incentivo para levar aqueles que ainda não se deram conta da importância de atender bem e fazer mais pela população e um reconhecimento de um veículo forte, hoje de penetração nacional, como a Revista Total, os impulsiona a se entregar mais ao seu dever, enquanto gestor”, avaliou o secretário.





Guilherme Cavalcanti é formado em Administração pela Unicap, com especialização em finanças pela FGV. Obteve formação complementar em temas como governança corporativa no IBGC, finanças públicas pelo Banco Mundial, desenvolvimento urbano pelo Instituto Gehl Architects, e políticas para a primeira infância pela Universidade de Harvard.

Foi diretor-executivo do Movimento Atitude Pernambuco, cofundador e diretor-presidente da Agência Recife para Inovação e Estratégia – Aries, CEO da Cesar e presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.



Fonte: Marcelo Mesquita/Revista Total



 EM MATÉRIA DE MARKETING POLÍTICO MARCELO MESQUITA É UM PROFISSIONAL FORA DA CURVA


Por: Marcos Lima




A realização de um sonho é o desejo de todos que têm capacidade de sonhar. É esta a principal qualidade de Marcelo Mesquita: capacidade de sonhar.

E os seus sonhos o transformaram num profissional fora da curva, no segmento do Marketing Político.

Foi de um sonho da adolescência, com o desejo de projetar sua cidade com um veículo de comunicação que Mesquita, em 2004, lançou a Revista Total.

Ele alimentou o seu sonho lendo regularmente a Revista Veja, que admirava.

Paralelamente a este sonho, Marcelo também lia tudo que era notícia sobre política.

Então, quando resolveu lançar a sua revista ele também decidiu que o seu foco principal seria política.

Em menos de um ano, após o lançamento, a revista ultrapassou os limites da ‘Terra das Tabocas’, se alastrando por todo o Estado de Pernambuco, passando a ser distribuída em prefeituras, instituições públicas, empresas privadas e para várias pessoas que pediam exemplares da revista.

Em dezembro de 2018, ao lançar a Edição 103, com matéria de capa de José Mucio, em sua posse no TCU, Marcelo recebeu de um grande empresário do Distrito Federal o convite para instalar uma sucursal da revista em Brasília.

Dali para o resto do Brasil foi um pulo e, em 2019, a revista passava a ser distribuída em São Paulo, no Rio de Janeiro e foi numa crescente até atingir os 18 estados em que hoje ela é distribuída, continuando com sua expansão.

Marcelo tem pressa em levar o periódico, que começou como a ‘Revista dos Municípios Pernambucanos”, e hoje é a ‘Revista dos Municípios Brasileiros’, para o resto do Brasil.

Além da sua pressa, da sua vontade, há também os compromissos firmados com interessados – empresários, políticos, profissionais da Comunicação – que querem a chegada da revista a seus estados.

Em 2006, Marcelo, recém-chegado de uma viagem ao sul do país, onde teve várias reuniões com diversos marqueteiros e publicitários, inclusive do exterior, trouxe na bagagem um novo produto: um sistema de medição de intenções de votos que já existia na Europa e na América do Norte, denominado de Futurismo.

E ele lançou o sistema justamente no início da campanha de Eduardo Campos que contava, então, com menos de 3% das intenções de votos dos pernambucanos para o cargo de governador de Pernambuco.

Utilizando os Estudos Técnicos, o método utilizado pelo Futurismo para medições de intenções, que é um método diferente do utilizado pelos institutos de pesquisa, Marcelo publicou uma edição da Revista Total afirmando que Eduardo seria o vencedor daquelas eleições.

Campos ganhou, tornou-se governador de Pernambuco, e Marcelo passou a ser olhado, a princípio timidamente e, já a partir de 2008, após o grande índice dos acertos nas eleições municipais, com grande interesse de políticos, estudiosos da Ciência Política, jornalistas do segmento e todos que se envolvem ou se interessam por política.

Daí a dar início às prestações de assessoria política a candidatos foi um pulo.

E Marcelo, à medida que aumentava a procura de interessados por suas previsões, buscava se capacitar ainda mais nessa área da Ciência Política, o Marketing Político, transformando-se no que é hoje: um dos melhores e mais capazes marqueteiros políticos do país, assediado por políticos de todas as regiões do Brasil, que o consultam eventualmente ou contratam seus serviços de assessoria política e planejamento de projetos para eleições e reeleições.

Hoje, com um excelente trânsito em Brasília, sempre realizando reuniões com empresários, com ministros, com políticos e profissionais de diversos outros segmentos, Marcelo Mesquita formou uma rede de parceiros e amigos na Capital Federal.

Entre esses, profissionais do jornalismo político, empresários, políticos, candidatos a cargos políticos, formando um network que conta com nomes importantes de todos os segmentos, inclusive muitos empresários da área de pesquisas políticas, como o Murilo Hidalgo, diretor-presidente do Instituto Paraná Pesquisas, seu amigo particular.

Um novo produto

Na segunda quinzena de maio, Marcelo estará iniciando mais um giro pelo Brasil, viajando ao Paraná, onde fará a entrega de troféus a personalidades empresariais e políticas em Maringá; ao Rio de Janeiro, fazendo o mesmo em Maricá e mais outras cidades, até pousar em Brasília.

Na Capital Federal, ele estará lançando um novo produto que irá revolucionar o segmento da assessoria política, que já vem sendo solicitado por várias personalidades políticas do País.
E, na volta a Pernambuco, ele estará realizando o mesmo lançamento em nosso Estado.

Com certeza, Marcelo Mesquita estará, como em 2006, trazendo para o Brasil mais um forte e relevante produto de marketing político, que revolucionará o mercado interno.

É esperar para ver!


Fonte: Marcelo Mesquita/Portal Difusão Brasil



 ORLANDO JORGE FOI AGRACIADO COM DOIS TROFÉUS DA REVISTA TOTAL PELO EXCELENTE ÍNDICE DE APROVAÇÃO QUE TEM DA POPULAÇÃO LIMOEIRENSE


A emoção se fez presente no evento em que Marcelo Mesquita fez a entrega dos troféus Leão do Norte Brasil 2023 – Gestão Total e Águia Dourada, a um dos prefeitos melhor aprovados do Estado de Pernambuco

Por Marcos Lima




Na manhã desta quinta-feira (20), o diretor-presidente da Revista Total, Marcelo Mesquita, realizou a entrega de dois troféus a Orlando Jorge, o prefeito de Limoeiro (PE).

O gestor limoeirense fez jus à homenagem por ter sido indicado por conta de seu alto índice de aprovação, posicionado entre os 100 prefeitos melhor aprovados pela população de seus municípios.

Orlando Jorge conta com a aprovação de 84% dos limoeirense o que o levou a ser agraciado com o Troféu Leão do Norte Brasil 2023 – Gestão Total. Concomitantemente, ele também recebeu o Troféu Águia Dourada, destinado à Prefeitura de Limoeiro, pelas ações e obras realizadas pelo prefeito, em menos de 2 anos e meio, que tornaram o município um dos melhores de Pernambuco para se viver.
São as várias obras realizadas que impulsionaram o desenvolvimento de Limoeiro, melhorando a qualidade de vida dos munícipes que, alto e bom som, afirmam que o prefeito merece toda a gratidão, que se dará com a sua reeleição para comandar os destinos do município por mais 4 anos.

Durante o evento, que contou com a presença de todo o secretariado limoeirense, e a cobertura de 15 veículos de comunicação, entre emissora de rádio, blogs e portais, era visível a emoção do prefeito, que transcendia pelo brilho do seu olhar.

“Hoje é um dia muito importante para mim. A responsabilidade de ser prefeito de uma cidade tão maravilhosa como o é Limoeiro é muito grande, porém muito maior é a felicidade de ser reconhecido pela população, que acompanha nossas ações e aprova a nossa gestão com um índice tão grande como tem sido detectado por vários profissionais da mídia pernambucana”, ressaltou Orlando Jorge.

“Ter o reconhecimento da Revista Total, um veículo de comunicação de nível nacional, comandado por esse grande conhecedor de política que é o Marcelo Mesquita, seu diretor-presidente, me emociona e, ao mesmo tempo, me impulsiona a continuar fazendo muito mais, por Limoeiro e pela sua população. Obrigado, Marcelo Mesquita, por me proporcionar tão grande felicidade”, completou, bastante emocionado, o prefeito limoeirense.

“Prefeito, eu estou aqui representando nossos veículos (a revista, o blog e o portal do Grupo Total), e também toda a minha equipe, responsável pela realização dos Estudos Técnicos que o apontaram como um dos melhores e mais capazes gestores de nosso Estado e do País. O fato de poder homenageá-lo também é de grande importância para mim, pela oportunidade de fazer justiça ao seu desempenho enquanto gestor de uma cidade de um povo que irradia brilho no olhar. Isto ocorre quando se está feliz, e a população limoeirense, com certeza, está feliz com a sua grande gestão”, afirmou Marcelo Mesquita.

Na próxima edição da Revista Total, Orlando Jorge estará presente como um dos focados entre os prefeitos melhor avaliados pela população.








Photo imagem: Divulgação
Fonte: Marcelo Mesquita/Revista Total



 NO EXERCÍCIO DE SEU 2o MANDATO MARCONI SANTANA, PREFEITO DE FLORES-PE, CONTINUA COM O MESMO ÍMPETO DOS PRIMEIROS DIAS DE GESTÃO, SEMPRE EM BUSCA DE MELHORIAS PARA O MUNICÍPIO


O prefeito florense, que goza da aprovação de mais de 90% da população, tem tanta empatia com os munícipes que estes já falam em trazê-lo de volta ao comando da Prefeitura de Flores... em 2028

Por: Marcos Lima




É comum, nos municípios de todo o país, quando um prefeito é bem aprovado em sua 1a gestão, antes que ele a conclua, a população já comece a comentar e a se movimentar para que ele seja reeleito e possa continuar à frente dos destinos da população, pelos próximos 4 anos.

O que chamou a atenção da equipe da Revista Total, responsável pelos estudos técnicos por todo o país, foi a descoberta de que a população florense já comenta sobre a reeleição e a volta do prefeito Marconi Martins Santana (PSB), no pleito que se realizará daqui a 5 anos, em 2028.

O segredo desse fenômeno é a excelente gestão que Marconi vem desenvolvendo em Flores, município pernambucano que faz divisa coma Paraíba.

Focando o município por inteiro, desde a sua posse em 1o de janeiro de 2017, Marconi incrementou o desenvolvimento de ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida população, bem como de obras para uma melhor estruturação da cidade, abrangendo a área urbana e a Zona Rural.

E Marconi não escolhe momento para continuar fazendo isto a toda hora. Nesta emana que hoje finda, por exemplo, Marconi Santana esteve participando da XXIV Marcha dos Prefeitos a Brasília, mas aproveitou os momentos de folga para firmar novas parcerias que fortaleçam a agenda de desenvolvimento e progresso do município.

Ao lado da primeira-dama Lucila Santana, da vereadora Jeane Lucas e dos secretários municipais, Renata Santana (finanças) e Júnior Campos (governo), Marconi esteve no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB), onde buscou o uso de novas tecnologias para implemento na educação. Com representantes da Caixa Econômica Federal – CEF, o gestor de Flores deu início às tratativas para investimentos voltados para as políticas públicas em habitação.

Em outro momento, Marconi Santana, que tem um forte trânsito no Congresso Nacional e na Esplanada dos Ministérios, esteve reunido com o deputado federal Clodoaldo Magalhães e com o Ministro de Pesca e Aquicultura, André de Paula.

“Tivemos dias bastante produtivo, aonde voltamos a colocar nossa Flores em 1o lugar. Esse sempre será o nosso maior objetivo, e é desta forma que vamos pautar nossa agenda aqui em Brasília, fortalecendo a pauta municipalista e, claro e evidente, buscando novos investimentos para continuarmos com uma Flores crescente e próspera”, disse Marconi.


Fonte: Marcelo Mesquita/Revista Total



 DELÚBIO SOARES SEGUE SENDO INOCENTADO DE CRIMES QUE NÃO COMETEU


Por uma questão de justiça, a Revista Total – que preza pela verdade em todos os sentidos -, se acha no dever de divulgar sua inocência com a mesma intensidade com que a imprensa nacional, há quase 20 anos atrás, divulgou as culpas que lhe foram imputadas




O matemático Delúbio Soares de Castro, que nasceu em Buriti Alegre (GO), em 6 de novembro de 1955, é um sindicalista e político brasileiro filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Ele se formou em Matemática pela Universidade Católica de Goiás, e iniciou a política nos anos 70, tendo trabalhado como professor nos colégios Bandeirantes, José de Alencar, Ateneu Dom Bosco e Lyceu de Goiânia (até 1984).

Integrou o Diretório Nacional do PT, no qual exerceu a função de Secretário Sindical (1995-2000).

Além de sindicalista e tesoureiro nacional da CUT, Delúbio foi o coordenador das campanhas presidenciais de Luiz Inácio Lula da Silva em 1989 e 1998. Em 2000, passou a ser o tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT), quando ficou conhecido nacionalmente.

Em 2002, Delúbio foi tesoureiro da campanha presidencial que levou Lula à presidência pela primeira vez, tendo ajudado a costurar as principais alianças políticas com os partidos que apoiaram Lula no 1º turno, com aqueles que vieram a apoiá-lo no 2º turno e também durante seu governo.

Em 2005, por conta de graves denúncias de corrupção, após a publicação do escândalo do mensalão, foi expulso do Partido dos Trabalhadores, com a aprovação da maioria de votos no Diretório Nacional. Porém, em 2015 teve sua filiação de volta, após ser aprovada pelo diretório nacional do PT.

Em novembro de 2012, foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 8 anos e 11 meses de prisão por formação de quadrilha e corrupção ativa, sendo absolvido em 2014 do crime de formação de quadrilha, após o STF aceitar o recurso dos embargos infringentes.

Após 15 anos, Delúbio foi inocentado no caso do mensalão, em meio a perseguição política e campanha difamatória, sendo acusadode simular empréstimo irregular junto ao Banco de Minas Gerais (BMG). A outra denúncia, a de gestão temerária, também foi rejeitada.

A 3ª turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília, inocentou ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares dos crimes de falsidade ideológica na ação penal relativa ao chamado Mensalão.

A sentença foi proferida no dia 18 de agosto de 2020, quinze anos depois do início do processo, que é um desdobramento do caso julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Em mais um recurso ajuizado pela defesa de Genoino, o TRF-1 finalmente reconheceu inocência dos petistas.

A Terceira Turma, por unanimidade, rejeitou os embargos de declaração e, de ofício, decretou a extinção da punibilidade de Delúbio Soares de Castro e de outros que também foram condenados.

Esta semana, mais uma vez Delúbio foi novamente inocentado. A Justiça Federal de São Paulo absolveu o ex-tesoureiro do PT, do crime de “lavagem de dinheiro” do qual foi acusado na última ação remanescente da Ação Penal 470, que ficou conhecida como “mensalão”.

Em decisão assinada no último dia 27, o juiz federal Marcelo Duarte da Silva, da 2ª Vara Criminal Federal de São Paulo, concluiu que o político não cometeu o crime de lavagem de dinheiro e foi absolvido da acusação.

Ao analisar o caso, o magistrado explicou que, na tese sustentada pelo Mensalão, Delúbio “não lavou” dinheiro, mas teria recebido “o proveito dos crimes antecedentes”. E que tais crimes não foram denunciados contra o político.

“Delúbio não tinha – pelo que restou demonstrado nos autos – qualquer ingerência no processo de lavagem, de disfarce da origem espúria do dinheiro do peculato e crime contra o SFN, apenas o recebeu, exaurindo tais crimes”, escreve.

“Em outras palavras, ele não participou dos desvios e nem lavou os respectivos recursos – somente os recebeu para, aí sim, corromper os parlamentares”, afirmou o juiz.

Na decisão, o magistrado ressaltou que “não se está legitimando a atitude do acusado, uma vez que o mesmo foi condenado pelo crime que efetivamente praticou, ou seja, a corrupção ativa”, mas que “ele próprio não praticou e nem concorreu para os atos de lavagem”.

Diante de tantas ‘descondenações’, tantas demonstrações de acusações que não tiveram grande fundamento, a Revista Total se sente na obrigação de divulgar o máximo possível a inocência do político Delúbio Soares, com a mesma intensidade com que vários veículos, no passado, divulgaram suas condenações das quais, agora, ele é inocentado.



Fonte: Marcelo Mesquita/Revista Total



JOÃO CAMPOS (PSB) FOCA SUA GESTÃO EM ÁREAS ESSENCIAIS À MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO E JÁ ALCANÇA MAIS DE 83% DE APROVAÇÃO



Com discurso de combater as desigualdades e injustiças, o socialista e engenheiro civil João Campos tomou posse como prefeito do Recife durante ato realizado em sessão solene oficial, na Câmara de Vereadores do Recife, no dia 1º de janeiro de 2021, ao lado da vice-prefeita também empossada na cerimônia, Isabella de Roldão (PDT).

João Campos disse que a sua primeira prioridade de governo seria a imunização da população contra o coronavírus. “Jamais cairei na armadilha de negar a ciência”, afirmou, declarando que iria atuar em duas frentes nas próximas semanas: discutir com o governo federal o plano nacional de imunização e desenvolver um plano específico para o Recife, que englobará desde a compra até a parte logística de distribuição da vacina.

O socialista ressaltou também seu compromisso com a democracia, a educação pública e o combate às desigualdades sociais, lembrando a tradição “vanguardista” e “libertária” da capital pernambucana. Ele defendeu que pretende trabalhar para fortalecer a educação pública no Recife e fazer com que a cidade ocupasse o 1º lugar entre as capitais mais bem avaliadas na educação.

Prefeito mais jovem entre as capitais brasileiras, João Campos elogiou a gestão do ex-prefeito Geraldo Julio no combate à pandemia do novo coronavírus.

“O meu compromisso, com todo o povo do Recife, é de continuar enfrentando essa batalha contra o coronavírus com coragem. Jamais me omitirei enquanto houver vidas em risco. Não cairemos na armadilha da negação da ciência. A nossa primeira grande prioridade será a imunização da população. Lutaremos dia e noite, de forma ativa, pela vacina. Juntos, vamos terminar de vencer essa guerra”, afirmou.

Campos se emocionou ao falar do pai, o ex-governador Eduardo Campos, morto em 2014 em acidente aéreo em Santos (SP). “Quando perdi meu pai aqui na terra, tive a certeza de que jamais estaria só, tenho um anjo da guarda”, afirmou o prefeito. Ele também citou a mãe, Renata Campos, como seu “maior exemplo de correção”.

João Campos falou ainda em seus discurso sobre a necessidade de se manter acesa para todas as pessoas a chama do “sonhar”. “A minha luta é para que todos tenham o direito de sonhar, e sonhem sem limites. Essa é uma luta de uma vida inteira e sou muito grato por saber que poderei contar com cada um de vocês nessa caminhada”, afirmou.

“Faremos de hoje um dia histórico porque o nosso lugar não é o da espera. É o da esperança. E hoje é o dia em que a nossa esperança se renova. É também o dia em que um novo tempo se inicia. O nosso tempo é o agora. Viva o Recife, que Deus nos abençoe nessa missão”, declarou.

Recifense, João se formou em engenharia civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 2016, mesmo ano em que assumiu o cargo de chefe de Gabinete do governo de Pernambuco, durante o primeiro mandato do governador Paulo Câmara (PSB).

Em 2018, se candidatou pela 1ª vez e foi eleito deputado federal pelo PSB, sendo o parlamentar mais votado em Pernambuco. Também é vice-presidente nacional de Relações Federativas do PSB.

Desde então, passaram-se 2 anos e quase 3 meses. Após a realização de um grande volume de ações e obras, João novamente fez promessas ao povo recifense, mostrando que continua com foco sobretudo na defesa da vida, na saúde e na educação, além das demais áreas em que em atuado para melhorar a qualidade de vida da população.

No último dia 22 de março, em discurso durante ato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Pernambuco, João comemorou a liberação de recursos pelo Governo Federal para obras de contenção de encostas da região do Córrego do Sargento, no bairro Linha do Tiro.

A obra custa cerca de R$ 8 milhões. O acordo foi assinado entre o ministro das Cidades, Jader Filho, e o gestor recifense. A intenção é liberar R$ 66,8 milhões para a benfeitorias de prevenção de riscos na cidade. As obras de encostas na cidade são executadas por meio da Autarquia de Urbanização do Recife (URB).

Por fim, João Campos fez uma promessa: colocar um real da prefeitura para cada um real gasto pelo Governo Federal em obras de encostas na Capital.

“Este ano, bateremos recorde de investimentos na cidade e o senhor, presidente, tem sido um aliado nisso. Em nome do povo do Recife, e de quem mora em área de risco, eu lhe agradeço. De forma imediata a gente está começando essas obras e quero dizer ao povo: para cada real que o presidente Lula colocar em encosta, nós vamos colocar também um real da Prefeitura do Recife para duplicar o número de obras”, completou João Campos.

Com a impetuosidade característica da juventude, João Campos acelera o ritmo de realizações e conquista cada vez mais a aprovação da população recifense, com mais de 83% de aprovação da sua gestão.



Fonte: Marcelo Mesquita/Revista Total



 BRANCO SALES (PP), PREFEITO DE CARDEAL DA SILVA (BA), SE DESTACA EM SUA 1ª GESTÃO E É APROVADO POR MAIS DE 80% DA POPULAÇÃO CARDINALENSE, QUE O QUER NO COMANDO DA PREFEITURA POR MAIS 4 ANOS



Antonio Augusto Sales de Jesus, conhecido como Branco Sales, nasceu em 21/07/1984, em Cardeal da Silva (BA). Filho de lavradores, estudante de escola pública, sonhador e visionário, durante a juventude trabalhou como limpador de piscinas, motorista e diversos outros serviços.


Após concluir o Ensino Médio, Antonio Augusto saiu de sua cidade natal, a fim de conquistar novos horizontes através da educação e trabalho árduo. Formou-se no curso técnico em Mecatrônica, que abriu as portas para sua primeira oportunidade de emprego formal em Camaçari, na empresa Locar, onde começou como treinner operador e, pela sua dedicação, foi promovido a encarregado.

Mudou-se para outro Estado, passando a trabalhar em plataforma marítima, o que lhe possibilitou conhecer outros países. Após retornaar para sua cidade natal, iniciou a vida empresarial na ASJ Transportes, considerada uma das maiores empresas de transporte coletivo da região.

Cursou a faculdade de Administração, para aperfeiçoar os seus conhecimentos, com a certeza de que o estudo seria a mola que o impulsionaria e conquistar melhores condições de trabalho.

Casado e pai de dois filhos, ele sempre foi uma pessoa guiada por Deus e isso sempre influenciou em suas decisões e ações, tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Sua visão empreendedora e sua capacidade de liderança o levaram a alcançar grandes conquistas no mundo dos negócios.

Além de sua carreira empresarial, Branco Sales sempre teve um forte compromisso com sua comunidade, tendo sua carreira política iniciado muito cedo, tendo o seu pai, vereador por diversos anos em Cardeal da Silva, sido uma grande referência para sua entrada na vida política.

Concorreu a prefeito de sua cidade natal, em 2020, pelo PP, na coligação Filhos da Terra, que contou também com o PT e o PROS.

Branco foi eleito com 58,42% dos votos válidos, num pleito que teve 20,41% de abstenção, 1,78% votos brancos e 6,37% votos nulos.

O prefeito, desde sua posse, vem se destacando por sua administração eficiente e responsável, inclusive, realizando sucessivas viagens à capital (Salvador) e a Brasília, em busca de emendas dos deputados baianos, que são investidas em ações e obras que têm transformado a estrutura do município e a qualidade de vida dos munícipes, como, por exemplo, as emendas de 2 grandes parceiros de Cardeal da Silva, Cláudio Cajado e Ângelo Coronel Filho. Uma dessas emendas foi utilizada nas obras de pavimentação da Baixada da Mineral, que trouxe de volta a vida com dignidade daqueles que ali residem.

Mas Branco tem conquistado muito mais e muito mais tem investido na cidade, em todas as áreas, fazendo com que mais de 80% da população aprove a sua gestão e garantam que irão fazê-lo permanecer mais 4 anos à frente da Prefeitura, reelegendo-o em 2024.

Inclusive, em reconhecimento ao seu trabalho na região, Branco Sales foi eleito presidente do Consórcio Litoral Norte, uma importante organização que reúne os municípios da região em torno de projetos de desenvolvimento econômico e social.

De acordo com o presidente eleito, sua atuação será como uma ferramenta para conduzir o fortalecimento do Consórcio. “Pode esperar muito compromisso, vamos buscar essas políticas públicas através do Consórcio. Nossa bandeira é o Litoral Norte, acho que não tem bandeira partidária”, diz ele.

Esta alta aprovação da população também foi o motivo de o prefeito ter sido indicado para receber o Troféu Leão do Norte Brasil - GESTÃO TOTAL 2023, que é concedido pela Revista Total - a revista dos municípios brasileiros -, àqueles gestores que recebem aprovação da sua gestão por mais de 70% da população.

Esse prêmio, o gestor irá receber no próximo dia 30, em Brasília, juntamente com outros prefeitos agraciados, além de fazer parte da edição especial da Revista Total, que será lançada no próximo mês, com outros prefeitos também agraciados com o troféu.


Fonte: Marcelo Mesquita/Revista Total 



 VITÓRIA DE SANTO ANTÃO (PE) SE ORGULHA DE TER UM DOS MELHORES CRIMINALISTAS DO BRASIL


Afeito a homenagens, que recebe por quase todo o país, Dr. Sandro Silva se emocionou ao ser homenageado com o Troféu Leão do Norte - Brasil 2023 no TJPE, realizado no dia 07 de dezembro de 2022

Por Marcos Lima




Especialista em Direito Criminal, com atuação de destaque no Tribunal do Júri, sendo comparado aos maiores e melhores tribunos do país, o advogado criminalista Sandro Dionisio da Silva nasceu em 30/03/1978, em Vitória de Santo Antão (PE), filho de dona Josileide e seu Braz, comerciante tradicional da cidade, conhecido como seu Braz do Bar.

Casado com Liliane Rosy, com quem tem dois filhos: João Braz, de 11 anos, e Cesar Braz, de 3 anos de idade, com um histórico de atuação em mais de 300 juris em todo Brasil, atuando desde 2022 em mais de 10 Estados da Federação (Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, entre outros).

Ele ganhou grande destaque por sua atuação em grandes casos de repercussão nacional, como os de Stefanne Brito, Alana, Zé do Valério, Policiais de Quixadá (CE), além de casos como Tia Rose e o do Pedreiro José Pio Junior, morto em cima de uma laje, no Rio de Janeiro, além de muitos outros pelo Brasil afora, casos que são muito visualizados e pesquisados na Internet, sobretudo por estudantes e profissionais do Direito que queiram se inteirar de suas atuações.

“Tenho dentro de mim, a valorização pela origem e faço questão de falar de onde sou: vitoriense, pernambucano e nordestino”, apresenta-se o Dr. Sandro.

No mundo acadêmico, depois de resistir assumir a docência por causa da pouca disponibilidade de tempo, Sandro resolveu aceitar o convite para ensinar em algumas pós-graduação no Brasil, como : Unifacol-PE, Universidade Católica de Fortaleza-CE, e Faculdade CERS (maior curso on-line do Brasil), além de ministrar mentoria sobre Tribunal do Júri em todo Brasil.

Também passou a realizar palestras em vários congressos nacionais voltado à Advocacia Criminal e Tribunal do Júri.

O Dr. Sandro mantém escritório em Pernambuco, na cidade de Vitória de Santo Antão, onde trabalha em parceria com vários advogados, entre eles Dr. Rivan Ribeiro, além de fazer parte de uma sociedade em Fortaleza (CE) - com o grande criminalista Dr. Talvane Moura -, uma sociedade e parceria no Rio de Janeiro - com as doutoras Paula Lindo e Luciana Ferreira -, e também em São Paulo - com o advogado das grandes operações Dr. Augusto Mendes -, todas voltadas ao Tribunal do Júri.

O jovem advogado admira o autor e é adepto de uma frase do saudoso e grande jurista Sobral Pinto: “Advocacia não é profissão para covarde”.
“Seguindo esta máxima entendo que todos têm direito a uma defesa justa e combativa, que atenda os preceitos da Constituição do País”, assevera o Dr. Sandro da Silva.

Pelo seu histórico de vida e por sua trajetória tão intensa, apesar da jovialidade, ele foi, merecidamente, um dos homenageados com o Troféu Leão do Norte - Brasil 2023, no dia 07 de dezembro do ano passado, no 1º evento do TOTALizando o BRASIL.


Fonte: Marcos Lima - Revista Total



 Em Brasília, Danilo Henrique e Plínio Oliveira buscam projetos para o Oeste






O secretário de Governo de Luis Eduardo Magalhães (LEM), Danilo Henrique, esteve em Brasília na terça-feira (28) para visitar a Fundação Milton Campos (FMC), com o intuito de buscar parcerias para desenvolver projetos focados na juventude, mulheres e lideranças de bairro, de Barreiras e LEM.


O titular da Segov foi acompanhado do advogado de Barreiras, Plínio Oliveira, e do gestor do Bolsa Família de LEM, Daniel Lima. A comitiva se reuniu ainda com o deputado federal João Leão (PP) e solicitou emendas parlamentares para execução de projetos nas áreas de Infraestrutura e Saúde nos dois municípios.




“As vindas à Brasília são sempre proveitosas. Conhecer fundações como a Milton Campos nos faz voltar para nossos municípios com a cabeça fervilhando de ideias e com mais expertise para proporcionar melhorias para nosso povo. Queremos desenvolver ações muito similares em Luis Eduardo e Barreiras, por isso estamos prospectando recursos e projetos que possam beneficiar nossa população”, disse Danilo.




 



 THIAGO DE MIEL É HOMENAGEADO PELA REVISTA TOTAL E RECEBE O TROFÉU LEÃO DO NORTE BRASIL 2023


A entrega da comenda foi feita no Clube Municipal de Xexéu (PE)
Por: Marcos Lima



Foi com bastante emoção que o prefeito xexeuense, Thiago de Miel, recebeu das mãos de Marcelo Mesquita, diretor-presidente da Revista Total, o Troféu Leão do Norte Brasil 2023, nesta manhã, no Clube Municipal em Xexéu.
A emoção se justifica porque, como disse o prefeito, esta homenagem vem demonstrar que ele está no caminho certo, na luta pela melhoria da qualidade de vida da população e da estrutura da cidade, de um modo geral. Segundo Thiago, que é natural da cidade, desde o 1º mandato de vereador, dos três que ele cumpriu, seu objetivo maior sempre foi lutar pela sua cidade e seus munícipes.
“A maioria da população com quem converso sempre ressalta que me confiou o seu voto, em 2020, por conta da minha luta e do meu trabalho enquanto vereador do município, sempre procurando legislar buscando o bem de todos. Por isso, eu tenho o maior orgulho de ser o prefeito de minha cidade e poder agora, como executivo, empreender uma gestão que mude a história do município e de sua população. Este prêmio, portanto, é uma prova de que estou no caminho certo”, afirmou o prefeito.




“Eu nem preciso falar do meu prazer em prestar essa homenagem ao prefeito Thiago de Miel. Conheço-o há muitos anos e sei que ele não faz política por profissão, mas por amor à sua gente e à cidade em que nasceu. Com certeza seu nome ficará gravado no coração de toda a população de Xexéu, o que o fará auferir ainda muitas vitórias”, declarou Marcelo Mesquita.



PREFEITO NIVALDO TIRRI DE CAETÉS, A TERRA DO PRESIDENTE LULA, É UM DOS MAIS APROVADOS PELA POPULAÇÃO NO AGRESTE PERNAMBUCANO


Segundo levantamentos e comentários captados pela equipe da Revista Total que vem realizando Estudos Técnicos no município caeteense o prefeito, em apenas 2 anos de gestão, praticamente triplicou o número de apoiadores


Por: Marcos Lima





Um dos gestores melhor aprovados na Região do Agreste de Pernambuco é, sem dúvida, Nivaldo Tirri (Republicanos), prefeito de Caetés, localidade desmembrada do município de Garanhuns, é conhecida por ser a terra natal do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e se destaca na geração de energia eólica.

​Embora a cidade tenha sido fundada há 188 anos, em 18 de agosto de 1834, ela só foi desmembrada de Garanhuns e se emancipou no dia 13 de setembro de 1963, estando a completar 60 anos no corrente ano.

​Nivaldo da Silva Martins, carinhosamente chamado de Nivaldo Tirri, é casado e nasceu no dia 04/05/1974. Ele foi eleito prefeito em 2020, pelo REPUBLICANOS na coligação O AVANÇO CONTINUA.

​Em apenas 2 anos e um mês de gestão, Tirri transformou a cidade de Caetés, implementando uma administração singular, pelo povo e para o povo da cidade, o que o levou a ser indicado para ser um dos homenageados com o Troféu Leão do Norte Brasil 2023, no 3º TOTALizando o BRASIL, que será realizado em Brasília.

Modelo de Gestão Popular

​Embora foque todos os segmentos que necessitam de investimentos para melhorar a qualidade de vida da população e promover uma melhor estruturação da cidade, Tirri dispende maior foco para os quatro que considera mais importante, com ações e obras pontuais, que são:

1. Saúde

​Só nos últimos meses, após ter desenvolvido ações importantes para este segmento desde que tomou posse, no dia 1º de janeiro de 2021, a Prefeitura de Caetés, através de seu prefeito, aumentou o número de médicos na cidade, especialmente às segundas-feiras, dia de maior movimento na cidade, os quais dão plantão diário no hospital de Caetés; promoveu o aumento do número de exames à disposição da população, entre os quais os de ultrassonografia e eletrocardiograma, realizados na própria cidade; reformou e fez a manutenção do aparelho de Raios-X, que fazia grande falta à população; entregou uma UBS aos moradores do Sítio Bastiões, dois veículos argo é uma ambulância zero quilômetro, além de um ponto de apoio da mesma na Vila Araçá e prepara para breve proceder à entrega de uma importante conquista para o funcionamento do sistema municipal de saúde. 

2. Assistência Social

​Promoção de ações para os que mais precisam, como o investimento de mais de 1 milhão de reais no Programa Casa Rachada; doação continuada de muitas cestas básicas, no intuito de levar comida para as mesas da população mais carente; distribuição de enxovais para mães carentes; adquiriu  dois veículos zero quilômetro uma Fiat toro e chevrolet ônix, e ainda obras de reforma de diversas casas no intuito de promover uma vida mais digna às famílias necessitadas; o Programa Sopão que e destina à alimentação de diversas famílias dos bairros das ruas Nova e Manoel Izidoro.

3. Educação

​Melhorou o sistema de transporte de estudantes com a aquisição de 09 ônibus amarelinhos novos totalizando assim 30 ônibus amarelinhos padrão FNDE e ainda promoção de Seminários com 3 dias de atividades educacionais para melhor capacitação dos professores efetivos e os contratados; distribuição de 370 kits contendo notebooks, bolsas e mouses  para os gestores, coordenadores e professores; disponibilização de salas de Informática e playgrounds infantis em todas as escolas; distribuição, na volta às aulas, de fardamentos e kits de materiais escolares para todos os estudantes das escolas municipais; as escolas do município e o colégio da cidade são portadoras de um padrão de alta qualidade, o que interfere diretamente na melhoria do ensino dos estudantes de todas as faixas etárias, além de promover desfiles cívicos que se sobressaem mais a cada ano.

4. Obras

​O prefeito Tirri tem dado uma atenção especial também à melhoria da estrutura da cidade, com a construção de novas obras e de calçamentos, saneamento, consertos de diversas ruas, melhorias e manutenção diária de estradas vicinais, praças e ruas da zona rural, bairros e dos povoados Porto Alegre, Vila Araçá e Atoleiro; e ainda construção de passagens molhadas. Também foram iniciados um nas áreas investimentos de saneamento, calçamento e calçadas no bairro Nossa Senhora Aparecida, e também está previsto pavimentação asfáltica nas ruas da cidade, também implantação de sistemas simplificados de abastecimento na zona rural beneficiando os moradores da zona rural, trazendo assim mais desenvolvimento, melhoria na qualidade de vida dos munícipes, e ainda implantação de postes de grande porte e iluminação de LED na Bela Vista, que representa maior segurança para as cidadãs e os cidadãos daquela região, além da instalação de  lindos vasos com plantas nas principais ruas da cidade, deixando a cidade muito mais bonita e aprazível.

​Nos demais segmentos, os investimentos também seguem o mesmo ritmo desses 3 principais, como a parceria com o Banco do Nordeste, em 2022, através do programa Agro Amigo, em que o município conseguiu captar mais de R$ 8 milhões e 500 mil reais de empréstimo para os agricultores familiares, além da oferta de sementes e mais de 6 mil horas de aração de terras no ano passado, a fim de oferecer melhores condições para os agricultores do município.

​Para este ano de 2023, além das 15 barragens já construídas, esão previstos muito mais investimentos para este segmento tão importante para geração de trabalho, renda e alimentação para as famílias caeteenses.

​É por isso que se diz que Caetés, uma das cidades mais modernas do Agreste pernambucano, é também uma cidade bonita e de gente feliz.

​E justamente essa cidade, que hoje é administrada por um prefeito com uma das melhores aprovações do Estado, onde nasceu o Presidente Lula, que ali obteve 90,82% dos votos, no 2º turno das eleições de 2022 e que admira e apoia integralmente o prefeito caeteense.  

​Não é à toa, portanto, que Nivaldo Tirri, que foi eleito em 2020 com 9.634 votos válidos, correspondente a 71,34% dos votos válidos, hoje conte com o apoio de mais de 83% da população, que gira em torno de 30 mil habitantes, que já prometem, por todos os cantos da cidade, conceder mais 4 anos de gestão ao cada vez mais querido prefeito.

​Logo após o carnaval, o diretor-presidente da Revista Total, Marcelo Mesquita, estará realizando o 3º TOTALIZANDO o BRASIL 2023, dessa feita em Brasília, e na oportunidade Tirri estará sendo um dos homenageados, juntamente com o Presidente Lula, e ambos receberão nesse evento o Troféu Leão do Norte Brasil 2023.



 Rodrigo Pinheiro é o atual Prefeito de Caruaru. Jovem, dinâmico e com muito espírito público, sua gestão vem ganhando destaque em todo estado de Pernambuco, onde mantém mais de 80% de aprovação popular.


Por Marcelo Mesquita




Rodrigo faz parte de uma nova safra política pernambucana, que, devido ao êxito da sua gestão fez com que ele fosse agraciado à pouco com o destacado Prêmio Leão do Norte da Revista Total.


Rodrigo Pinheiro é formado em Marketing e MBA em gestão imobiliária. Caruaruense e empresário, atuou como membro da ACIC por mais de 15 anos. Na política, iniciou a sua carreira em 2016 sendo eleito vice-prefeito ao lado da prefeita Raquel Lyra, agora Governadora de Pernambuco, formando a dupla mais jovem a frente da Prefeitura de Caruaru. Em 2020, Rodrigo Pinheiro foi reeleito no cargo de vice-prefeito, junto com a também reeleita prefeita Raquel Lyra, tendo a maior vitória política da história de Caruaru, com 114.466 votos.


Com apenas 41 anos de idade, Rodrigo tem muito futuro pela frente e, se depender da sua disposição para o trabalho, irá alçar voos mais altos. Aliado da Governadora Raquel Lyra, o Prefeito da Capital do Agreste, desponta como franco favorito na eleição que se avizinha da tradicional AMUPE - Associação Municipalista de Pernambuco, com isso, passará a falar como líder dos Prefeitos do estado de Pernambuco.




Rodrigo e Raquel, atual Governadora, são amigos de muito tempo:


“A conheço desde criança. Estudamos no mesmo colégio, o Centro Educacional Montessori. Éramos do PSB até o início deste ano (2016). Por motivos políticos, Raquel Lyra migrou para o PSDB. No mesmo momento da filiação dela também mudamos para este partido", pontuou Pinheiro, na época.


Assim como Raquel, seu sucessor na prefeitura também vem de uma família com tradição política. Rodrigo Pinheiro é filho do ex-vereador José Pinheiro dos Santos Filho, conhecido como Pinheirão, que faleceu em 2012.


Ao se despedir da prefeitura, Raquel fez questão de afirmar que confia em Rodrigo para dar continuidade ao trabalho que ela desempenhou como gestora municipal. "A partir de hoje quem irá liderar esse trabalho, ficando a frente da capital do Agreste, é Rodrigo Pinheiro, ele que também foi eleito e reeleito vice-prefeito, esteve junto comigo desde o início desse desafio e sabe bem como fazer para manter a cidade no caminho do desenvolvimento", comentou.


Com todas essas credenciais, Marcelo Mesquita, Presidente do Grupo Total de Comunicação, acredita na vitória de Rodrigo Pinheiro e sentencia: “Rodrigo é um gestor jovem, arrojado, será um grande Presidente da AMUPE, levando desenvolvimento para os municípios do estado de Pernambuco do litoral ao sertão”.


Rodrigo Pinheiro parabeniza Patriota, o grande Presidente da AMUPE, e inspirado na liderança dele, irá trabalhar com afinco em Brasília para trazer progresso e desenvolvimento para os municípios pernambucanos, tornando-se assim, uma liderança nacional junto às outras associações municipalista.




 Fernando Marangoni, ex-secretário de Habitação do estado de SP e eleito deputado federal, explica seus projetos como parlamentar no Congresso Nacional 


Em entrevista concedida ao jornalista Rodrigo Lico, o advogado e futuro deputado federal, revela quais os temas que pautará em seu mandato e quais serão as suas principais bandeiras de luta




Marangoni é casado, pai de três filhas e é uma referência política em Santo André, região metropolitana do ABC, no estado de São Paulo. Ele é empresário, advogado, professor, bacharel em direito, pós-graduado em direito tributário e doutor em ciências sociais e jurídicas e poliglota em três idiomas (Inglês, Espanhol e Italiano). Apesar da pouca idade (43 anos), tem um legado positivo no poder público, com considerável destaque perante seus pares, ele retém uma ascensão notória, nas esferas da  política local, estadual e agora nacional.  



Os feitos de Marangoni impressionam


Durante o tempo em que esteve à frente da pasta da Habitação no estado de  São Paulo foram entregues mais de 100 mil novas moradias; + de 70 mil títulos de propriedade; criou o programa Cidade Legal, um marco na regulamentação fundiária, uma referência nacional, que já ajudou mais de 200 mil famílias no estado. Revolucionou o programa Viver Melhor , que visa diminuir o déficit de moradias populares, fornecendo um lar digno e confortável com segurança e qualidade nos sistemas de  ventilação, fiação elétrica, acessibilidade, telhado, azulejos e outras intervenções na construção e acabamento do imóvel, e no final o morador(a) recebe o título de propriedade.



Agora eleito como deputado federal pelo DEM (Democratas),  para a 57º Legislatura de 2023/2026, sendo o primeiro candidato após 20 anos a se eleger com 89.379 votos, com domicílio em Santo André.O futuro parlamentar e ex- secretário de habitação de Santo André fala sobre os planos em Brasília e como a experiência, a expertise e a formação no direto serão diferenciais para elaborar e aprovar projetos de altíssimo padrão em prol dos brasileiros .


O deputado eleito não esquiva em debater qualquer tema sensível que seja matéria de tramitação no Congresso Nacional, dentre eles : Ampliação e flexibilização do abordo, redução da maioridade penal, direitos e deveres da comunidade LGBTQIA+; lei de cotas entre outros. Afirma que o diálogo será base de sua comunicação, seu gabinete estará de portas abertas para todos da sociedade civil, poder público e organizações, entidades representativas dos mais diversos setores.


Emotivo ele revela que é preciso sentir a dor do outro, ter sensibilidade e se colocar no lugar. Sempre estará em contato com todos, ouvindo demandas e buscando soluções. E nunca deixará de transitar pelas ruas para dialogar com a população, em especial as camadas sociais mais vulneráveis. Uma das principais bandeiras de seu mandato será pautada para a questão habitacional, uma política pública efetiva que diminua o déficit de moradia digna. Outra bandeira que trabalhará no Congresso Nacional com afinco é a reforma tributária. Como Dr em direito tributário ele esclarece que a aprovação dessa reforma será essencial para promover a distribuição de renda. 



Para você leitor desta matéria, recomendo que conheça as propostas e o trabalho desenvolvido por Marangoni na política, e que acompanhe seu desempenho na Câmara Federal, sendo ou não andreense e eleitor dele, é um direito seu como cidadão fiscalizar e cobrar uma atuação técnica, limpa, imparcial, justa, transparente, presente, participativa e constante. Fique atento! 



Mais informações acesso às redes sociais de Marangoni


Instagram:@marangoni.oficial
Twitter: @FJMarangoni

Facebook: https://www.facebook.com/marangoni.oficial/




 Tribunal Pleno elege novos membros para administração do TJRJ no biênio 2023/2024 



Desembargador Ricardo Cardozo será o próximo presidente do TJRJ 


Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) elegeram, nesta segunda-feira (12/12), o desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, atual corregedor-geral da Justiça, para presidir a Corte fluminense no biênio 2023/2024. Com 99 votos, o magistrado concorreu à vaga com os desembargadores Luiz Felipe Miranda de Medeiros Francisco e Edson Aguiar De Vasconcelos, 3º vice-presidente do TJRJ, que receberam 70 e 14 votos, respectivamente. 


"Estou muito feliz e honrado com essa votação expressiva. Desde juiz eu sempre tive esse objetivo e, até chegar a este momento especial, eu pude conhecer melhor nosso Tribunal e estou pronto para modernizá-lo e garantir os direitos. Serei um presidente de todos, para um Tribunal unido, moderno e preparado para o futuro", agradeceu o desembargador.  


Para o cargo de corregedor-geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o escolhido foi o atual 2º vice-presidente do TJRJ, desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio, com 116 votos. O desembargador Carlos Santos de Oliveira, que também participou da disputa, totalizou 69 votos. 



Desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio foi eleito o próximo corregedor-geral da Justiça 



"Agradeço à minha família e pessoal de gabinete pelo apoio, e aos colegas pela confiança. Nós fizemos uma boa administração na 2ª Vice-Presidência, o que fez diferença para que confiassem na nossa campanha. Estou pronto para ouvir ideias e críticas, o importante é fazer o Tribunal de Justiça funcionar", disse o novo corregedor. 


Eleito 1º vice-presidente, o desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa agradeceu pelos votos e afirmou que a nova administração pode contar com o seu apoio e trabalho. Para a 2ª Vice-Presidência foi eleita a desembargadora Suely Lopes Magalhães, que disse ser uma honra contribuir para que o Judiciário fluminense siga fazendo um bom trabalho elogiado em todo o Brasil. O atual 1º vice-presidente, desembargador José Carlos Maldonado de Carvalho, foi eleito 3º vice-presidente e destacou que irá trabalhar com esmero e dedicação.  



 1º, 2ª e 3º vice-presidentes eleitos para 2023/2024: desembargadores Caetano Ernesto da Fonseca, Suely Magalhães e Maldonado de Carvalho.  



O diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) no próximo biênio será o desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, com 145 votos. Também candidato à vaga, o desembargador Fábio Dutra somou 40 votos.  "Agradeço aos meus amigos, especialmente aos diretores que me antecederam, que me deram a oportunidade de conhecer a casa. Nosso trabalho é manter a Emerj como a melhor escola judiciária do país", afirmou. 


Oito vagas de membro efetivo para o Órgão Especial também foram definidas. Os desembargadores Cláudia Pires dos Santos Ferreira, Cláudio Luís Braga Dell'Orto, Fernando Cerqueira Chagas, César Felipe Cury, Joaquim Domingos de Almeida Neto, Luiz Fernando Pinto, Augusto Alves Moreira Júnior e José Muiños Piñeiro Filho foram eleitos.  


Para o Conselho da Magistratura foram escolhidos os desembargadores Ana Maria Pereira de Oliveira, Heleno Pereira Nunes, Gilmar Teixeira, Agostinho Teixeira de Almeida Filho e Luciano Barreto.  


             Desembargador Marco Aurélio Bezerra será o próximo diretor da Emerj 



O Tribunal Pleno também escolheu os magistrados que irão compor a Comissão de Legislação e Normas (Colen) e a Comissão de Regimento Interno. Os desembargadores André Emílio Von Melentovytch, Nádia de Souza Freijanes, Cristina Serra Feijó, Ricardo Alberto Pereira e Luiz Márcio Pereira  integrarão a Comissão de Legislação. E os desembargadores Sandra Cardinali, Lucia Regina Esteves de Magalhães, Renato Lima Sertã, Mafalda Luchese e Eduardo Abreu Biondi foram escolhidos para a Comissão de Regimento Interno.  


Para as novas Câmaras de Direito Privado foram eleitos os desembargadores Ana Maria Pereira de Oliveira, Marcos Alcino de Azevedo Torres, Alexandre Freitas Câmara, Claudio Luis Braga Dell’Orto, Marcelo Lima Buhatem, Renato Lima Sertã, Natacha Nascimento de Oliveira, Werson Franco Pereira Rêgo, Maria Celeste Pinto de Castro Jatahy, Paulo Wunder de Alencar, Cristina Serra Feijó, Leila Santos Lopes, Carlos Gustavo Vianna Direito e Fabio Uchôa Pinto de Miranda Montenegro. 

  

Foto: Felipe Cavalcanti / TJRJ 




 Vitória democrata no Senado reacende esperança para imigrantes 


Políticas pró-imigração podem beneficiar mais de 11 milhões de pessoas nos EUA 




Joe Biden saiu fortalecido com a vitória democrata no Senado durante as “midterms”, eleições que definem os rumos da segunda metade do mandato do atual presidente. A disputa com os candidatos republicanos era acirrada e acabou sendo decidida pelos resultados em Nevada e no Arizona, ambos favoráveis ao Partido Democrata.  


Por outro lado, as eleições indicam um Congresso americano com maioria republicana, o que deve dificultar a aprovação de leis e articulações políticas para Biden. Ainda assim, as previsões de que aconteceria uma “invasão vermelha” (em alusão à cor da bandeira do Partido Republicano) não se concretizaram, inclusive, nas disputas para governadores dos Estados americanos. 


Segundo Marcelo Gondim, advogado de imigração nos EUA, os resultados das eleições são muito positivos para os mais de 50 milhões de estrangeiros (14,3 % da população) que vivem no País. “Uma maioria democrata no Senado indica maiores chances para elaborações de leis pró-imigração, incluindo a retomada do projeto de ‘perdão’, que pode beneficiar até 11 milhões de pessoas atualmente indocumentadas no País. Logicamente, a aprovação destas leis depende do Congresso, onde Biden não terá vida fácil devido à maioria republicana”, garante Marcelo. 


Carro-chefe de Joe Biden durante sua candidatura à presidência, a proposta de reforma imigratória acabou sendo “desidratada” pelo atual Congresso americano e foi considerada inviável em termos de orçamento pela Suprema Corte dos EUA. “A principal consequência da vitória democrata no Senado é que o presidente terá mais força para governar nos dois anos que restam do seu mandato e, quem sabe, retomar a proposta de uma reforma imigratória mais inclusiva”, aposta Marcelo Gondim.  “Estamos vivendo o auge da polarização política nos EUA, mas, independentemente das diferenças, creio que todos concordam que é preciso uma política de imigração mais justa e humana, ao mesmo tempo em que também defendemos uma segurança eficiente nas fronteiras do País. Situações como as que temos presenciados nos últimos anos, com milhões de pessoas presas quando tentam cruzar a fronteira Sul, só serão resolvidas com uma profunda reforma imigratória”, finaliza Marcelo, que também é fundador da Gondim Law Corp., escritório localizado em Los Angeles que já atendeu milhares de clientes brasileiros em seus processos de imigração e green card para os EUA.  


Sobre Marcelo Gondim   


Marcelo Gondim é advogado licenciado na Califórnia e especializado em Imigração para os Estados Unidos. Possui mais de 20 anos de experiência em processos de green card e vistos americanos. Ele nasceu no Brasil, mas também possui cidadania americana.  


Marcelo é fundador e o principal advogado da Gondim Law Corp, escritório de Advocacia Imigratória sediado em Los Angeles.  


www.gondimlaw.com 

www.instagram.com/gondimlaw/ 




 Prefeitura abre celebrações pelos 82 anos da Biblioteca Pública Municipal


Acervo hoje se encontra no Centro Municipal de Cultura e envolve diversas ações para tornar a leitura cada vez mais acessível


Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU



Nesta segunda-feira (24), a Biblioteca Pública Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira faz aniversário. São 82 anos de uma história que sempre se renova a cada novo leitor que chega. E para celebrar os milhares de leitores conquistados e os que ainda virão, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, iniciou na manhã deste ano (22) uma programação comemorativa.


No Centro Municipal de Cultura, famílias inteiras puderam compartilhar o amor pelos livros. Das 8h ao meio-dia, a Biblioteca ficou aberta ao público. Na área externa, teve contação de histórias, apresentação da Banda Municipal (que resgatou cantigas populares e trilhas infantis) e espaço para as crianças desenharem.


Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU



Diversão garantida

Não faltou diversão no playground kids. Nem pipoca ou algodão doce. E claro, livros. Além da Biblioteca, estavam presentes a gelateca e o Ônibus Biblioteca- dois meios que tornam o legado de mais de oito décadas ainda mais acessível à população. Tudo gratuito.


Incentivo muito a leitura e frequentamos a biblioteca. Fiquei sabendo do evento e viemos. A Prefeitura está de parabéns. Hoje as crianças têm pouco incentivo para a leitura e esses momentos são importantes para eles”, disse Ecitânea Rodrigues, acompanhada de Sofia, de 6 anos, e Pedro, de 8.


Melissa, de 10 anos, foi cantar parabéns para a Biblioteca Público junto da mãe, Priscila Aparecida Campos de Souza. As duas dizem ter adorado a oportunidade de celebrar um espaço que tão bem conhecem.


Ao menos duas vezes ao mês, esse é o endereço certo para Melissa encontrar seus livros preferidos. “Eu gosto de pegar livros maiores”, conta com orgulho. “Eu gosto de (histórias de) mistério e aventura”, conta.


Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU



Comemoração continua

As celebrações continuam na quarta-feira (26), quando haverá o Sarau Literário na Biblioteca. Contemplando também as comemorações pelo Dia Nacional do Livro (29) e o Dia Nacional da Poesia (31), o evento terá inícios às 17h30 com leitura de textos, autorais ou não, declamações e apresentações culturais em geral.


Uma história de muitos legados

Criada em 24 de outubro de 1940, a Biblioteca Pública Municipal foi rebatizada com o nome do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira. Depois de passar por outros endereços, o acervo foi instalado no primeiro piso do Centro Municipal de Cultura, no Centro de Uberlândia, em março de 2020.


Nesse local, os mais de 40 mil exemplares estão em um espaço amplo e moderno, que conta com hemeroteca, sala inclusiva para leitores com deficiência e salas multiuso, de oficinas, de contação de histórias e de acesso à internet, entre outros.


“É de um valor imensurável celebrar 82 anos dentro da comunidade em um espaço que leva cultura, liberdade de criação e possibilidade de viagens através da leitura”, comemora a secretária municipal de Cultura e Turismo, Mônica Debs.


Diretora da Biblioteca, Leda Furtado destaca o trabalho da pasta para ampliar o impacto desse espaço na vida dos moradores de Uberlândia.


“82 anos não é para qualquer um, né? Estamos comemorando não só o espaço físico da biblioteca, mas a ligação com quem também não pode vir até aqui. Nós temos o Ônibus Biblioteca, temos em todos os terminais a caixa estante (para pegar o livro e doar), temos a gelateca (que é nossa menina dos olhos e fica aqui no Centro Municipal, de Cultura, no Centro Administrativo Municipal e no Mercado Municipal”, destaca.


Além desses recursos, a Biblioteca Municipal ainda conta com duas sucursais, uma no CEU Shopping Park e outra no bairro Presidente Roosevelt. Para se cadastrar e emprestar livros, basta apresentar comprovantes de residência, documento com foto e CPF. Menores de idade precisam estar acompanhados de um responsável e podem apresentar certidão de nascimento caso não tenham RG.


Essas recomendações são válidas tanto para a Biblioteca Pública quanto para as sucursais e Ônibus Biblioteca, cujo itinerário é divulgado semanalmente no Portal da Prefeitura de Uberlândia. As iniciativas de caixa estante e gelateca são de livre retirada doação de livros.





 SBT e pool de veículos entrevistam Jair Bolsonaro, nesta sexta-feira (21), ao vivo, após Lula cancelar presença em debate


Petista informou que não vai participar do encontro. Dessa forma, como previsto nas regras aprovadas por representantes dos dois candidatos, o debate será substituído por uma sabatina, das 21h30 às 22h30




O candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), informou que não vai participar do debate promovido pelo SBT com o pool de veículos formado por CNN Brasil, Estadão/Eldorado, Veja, Terra e NovaBrasilFM. O candidato Jair Bolsonaro (PL) confirmou presença.


Como previsto nas regras aprovadas por representantes dos dois candidatos, o debate de segundo turno será substituído por uma entrevista com Jair Bolsonaro a jornalistas dos veículos do pool.



A entrevista irá acontecer nesta sexta-feira, 21 de outubro, ao vivo, das 21h30 às 22h30 (de Brasília), com mediação do jornalista Carlos Nascimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário