Agressão a Marçal não impede Datena de seguir na corrida pela prefeitura de São Paulo
Especialista afirma que a conduta de Datena, a respeito do candidato Pablo Marçal, no que diz respeito à agressão física, não tem previsão na legislação eleitoral
A cena de agressão a Pablo Marçal durante o debate para a prefeitura de São Paulo, na noite deste domingo (15), ganhou grande repercussão em poucos segundos. O episódio levantou questionamentos sobre a permanência de Datena na disputa após o ato de violência, bem como sobre o comportamento provocador de Marçal.
Transmitido pela TV Cultura, o debate já estava tenso, com Marçal acusando Datena de envolvimento em um suposto caso de assédio sexual e questionando quando ele desistiria da candidatura à prefeitura. Datena, aparentemente caindo no jogo psicológico de Marçal, chegou a chamar o candidato do PRTB de “bandidinho”.
Com o clima esquentando cada vez mais, Marçal intensificou os ataques, chamando Datena de “arregão” por não o ter agredido no debate anterior. Ele relembrou que Datena havia dito que se arrependia de não ter dado o tapa que Marçal "merecia". Aos gritos, Marçal repetia: “Você é homem ou, não é?”, até que, completamente descontrolado, Datena atravessou o palco e, com uma cadeira nas mãos, agrediu Marçal.
Devido à cena de violência, a emissora suspendeu o debate por alguns minutos. Quando a transmissão foi retomada, Datena já havia sido expulso. Marçal, aparentemente ferido, foi levado a um hospital em São Paulo e, segundo sua assessoria, teve uma costela quebrada e apresentava vários hematomas.
Wallyson Soares, vice-presidente da Comissão Eleitoral da OAB do Piauí, explica como as provocações verbais de Pablo Marçal podem afetar sua candidatura, afirmando que o candidato adotou um estilo antipolítico para os debates: “Ele fez a opção de passar a imagem de sincero, provocador, de se destacar apenas com agressões e chacotas pessoais apostando que isso lhe faz diferente. Contudo ele não está agradando a maioria de um eleitorado paulista capaz de fazê-lo prefeito eleito de São Paulo. Ele acreditou na facilidade que tem se comunicar nas redes sociais, só que não ganhou a maioria do eleitorado”, explica.
O advogado eleitoral aponta que Marçal errou ao se envolver em um confronto com Datena: “O pico da polêmica foi com o candidato que não lhe traz nenhum ganho, que foi Datena. A polemização com a finalização de ser vítima da agressão por Datena, não lhe traz nenhum ganho por que Datena não aparece com chances de ganhar as eles. O Boulos e o Nunes se mantêm inatingidos no que se refere a preferência de eleitores que já tinham. Ainda que Marçal tente tirar o proveito e se vitimizar, o conflito com um candidato inexpressivo nesse momento não lhe trará ganhos”, conclui.
O incidente entre José Luiz Datena e Pablo Marçal pode ser avaliado sob diversos aspectos legais e eleitorais. Dependendo da gravidade da agressão, Datena pode ser enquadrado em crimes como lesão corporal. A abertura de um inquérito poderia resultar em processos criminais, com Marçal podendo registrar uma representação formal.
O Advogado Criminal, Samuel dos Anjos explica como as provocações de Pablo Marçal podem ser enquadradas juridicamente: “essas provocações podem ser enquadradas em modalidades penais voltada à honra, a exemplo do crime de calúnia eleitoral, quando Marçal chamou Datena de Jack, expressão utilizada comumente para caracterizar um estuprador”, explica.
O especialista ressalta as implicações sobre as falas de Pablo Marçal: “se um candidato nomeia o outro por estuprador ou faz alusão a isso de maneira caluniosa, isto é, sabendo da inocência do sujeito, isso além de caracterizar crime eleitoral, naturalmente caracteriza propaganda eleitoral irregular”.
Datena também pode processar Marçal por injúria e difamação, dadas as provocações que sofreu no debate. É importante destacar que o debate eleitoral é um espaço público regulamentado pela Justiça Eleitoral, e a Lei das Eleições (Lei 9.504/1997) prevê sanções, como advertências, multas e direito de resposta, para o uso de palavras injuriosas e difamatórias.
Samuel dos Anjos afirma que a conduta de Datena, a respeito ao candidato Pablo Marçal, a agressão física, não tem previsão na legislação eleitoral: “não existe uma lesão corporal eleitoral. Se não existe tem uma previsão, então o que se aplica é o Código Penal: Lesão Corporal”, explica.
Repercussão Eleitoral
Episódios de agressão em debates costumam ser amplamente explorados por adversários e pela mídia, afetando a percepção do eleitorado. A conduta agressiva de Datena pode ser avaliada negativamente, comprometendo suas chances eleitorais. Pesquisas indicam que o comportamento provocador de Marçal também vem sendo malvisto por parte dos eleitores.
O advogado criminal conclui que essa conduta não pode tirar Datena da disputa: “a única situação que pode afastá-lo da disputa é caso incida alguma hipótese de inelegibilidade. Entretanto, a prática criminosa de lesão corporal não vai de imediato produzir nenhum tipo de efeito de natureza eleitoral, então ele permanece completamente apto o registro de candidatura de Datena e vai concorrer normalmente”.
Após o incidente, as redes sociais ficaram divididas. Enquanto alguns criticaram Datena por perder o controle, outros acreditaram que Marçal provocou a situação e o levou a esse desfecho.
Sobre Wallyson Soares:
Wallyson Soares dos Anjos é historiador licenciado pela UESPI, Graduado em direito pela CEUT, advogado militante com especialização em Direito Eleitoral e vice-presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PI e Colunista do Jornal O Dia. É autor da ação que deu origem do Leading Case da cota de gênero Resp19392. O caso fala a respeito da decisão do TSE que tratou das fraudes em candidaturas femininas. Envolveu: Sanções e Fraude e Impacto na Participação Feminina. É dono do escritório: Wallyson Soares dos Anjos-Sociedade de Advogados.
Oposição da ANS ato normativo que oficializa suspensão de cancelamentos de planos por 90 dias
Apesar de anúncio de acordo, senadora Damares quer suspensão realizada por ato da agência reguladora do setor
Deputada Ana Paula é eleita 2ª vice-presidente da Comissão de Agricultura na Câmara
A nova votação aconteceu nesta terça-feira (28)
Com a nova votação, a parlamentar foi eleita 2ª vice-presidente da CAPADR com 28 votos, provando que o setor é uma das bandeiras do seu mandato.
“Agradeço o voto, a confiança de todos vocês e é uma alegria enorme permanecer na mesa diretora da CAPADR. Quando eu vim para Brasília eu cheguei aqui com o propósito de trabalhar pelo agro. É assim que estou fazendo e vou continuar. Me coloco à disposição de todos”, disse Ana Paula.
Os deputados Evair de Melo (PP-ES) e Rodolfo Nogueira (PL-MS) ocuparam a presidência e a vice-presidência, respectivamente.
Deputada Ana Paula Leão permanece na diretoria da Comissão de Agricultura na Câmara
“O Brasil será um país imbatível”, diz Lula na inauguração do Complexo Mineroindustrial da EuroChem
Presidente destacou o empenho do país para ampliar a produção de fertilizantes. Unidade no Triângulo Mineiro é a primeira da empresa fora da Europa e contou com investimento de US$ 1 bilhão
O Brasil caminha para reduzir a dependência de importação de fertilizantes e para se tornar o “celeiro do mundo” na produção de alimentos e energia renovável. Nesta quarta-feira, 13 de março, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da inauguração do Complexo Mineroindustrial da EuroChem, em Serra do Salitre, no Triângulo Mineiro. Com investimento de US$ 1 bilhão, esta é a primeira unidade de mineração da empresa fora da Europa.
“Nós queremos deixar de ser importador. No ano passado, foram 25 bilhões de dólares que nós pagamos para importar fertilizantes para o Brasil. Esse dinheiro poderia ter sido pago para empresários aqui dentro, que gerem emprego aqui dentro, que gerem salário e qualidade de vida aqui dentro”
Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República
“A vinda da EuroChem para o Brasil e o investimento numa planta como essa em Serra do Salitre não é apenas a demonstração de que essa empresa acredita no que está acontecendo no Brasil. É que essa empresa sabe que o Brasil está se transformando muito rapidamente. Aquilo que a gente dizia, o ‘celeiro do mundo’, é o que vai acontecer com o Brasil. Não apenas do ponto de vista de carne, da produção de soja, de milho, de cana, não. Do ponto de vista também da produção de energia renovável. O Brasil será um país imbatível nesse momento em que a gente discute a transição energética e a questão climática”, afirmou o presidente Lula na cerimônia.
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Cerimônia de inauguração do Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre, EuroChem Salitre – Serra do Salitre - MG. Foto: Ricardo Stuckert / PR
CONFIRA TAMBÉM:
» Íntegra do pronunciamento do presidente Lula
A previsão é que o complexo chegue a fornecer 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados por ano para a agricultura brasileira — o equivalente a 15% da produção nacional. Toda a produção do Complexo será destinada ao mercado interno, para apoiar a produtividade da agricultura brasileira e, como consequência, fortalecer a segurança alimentar das gerações presentes e futuras.
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Cerimônia de inauguração do Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre, EuroChem Salitre – Serra do Salitre - MG. Foto: Ricardo Stuckert / PR
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Cerimônia de inauguração do Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre, EuroChem Salitre – Serra do Salitre - MG. Foto: Ricardo Stuckert / PR
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Cerimônia de inauguração do Complexo Mineroindustrial de Serra do Salitre, EuroChem Salitre – Serra do Salitre - MG. Foto: Ricardo Stuckert / PR
TJRJ sedia X Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil, de 13 a 16 de março
SERVIÇO
13 de março de 2024
Às 18h
Plenário Ministro Waldemar Zveiter
10º andar – Lâmina Central
Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro
Rua Dom Manuel 37, Centro, Rio de Janeiro (RJ).
Jovem Pan News - Ricardo Nunes é o entrevistado do "Direto ao Ponto"
“Direto ao Ponto” entrevista Ricardo Nunes, atual prefeito de São Paulo e pré-candidato à reeleição
O programa "Direto ao Ponto" da Jovem Pan News recebe, na próxima segunda-feira, 5 de fevereiro, às 21h30, o atual prefeito de São Paulo e pré-candidato à reeleição, Ricardo Nunes.
A entrevista será conduzida por Evandro Cini, que estará acompanhado de uma bancada de especialistas, incluindo Deysi Cioccare, cientista política; Felippe Monteiro, advogado e comentarista da Jovem Pan; Ricardo Holtz, especialista em Administração Pública; e Wilson Pedroso, especialista em estratégia eleitoral.
Durante o programa, Ricardo Nunes vai abordar o cenário eleitoral, as expectativas para as próximas eleições municipais em outubro de 2024. Além disso, serão discutidas questões que afetam a cidade de São Paulo.
A entrevista com o prefeito Ricardo Nunes no programa "Direto ao Ponto", vai ao ar na Jovem Pan News, no YouTube da Jovem Pan News, na rádio e no Panflix, nesta segunda-feira, 5 de fevereiro, às 21h30.
SOBRE A JOVEM PAN
Com mais de 80 anos no setor de comunicação, o Grupo Jovem Pan está focado na produção de conteúdo utilizando a tecnologia na distribuição de informação, entretenimento e esportes. O jornalismo Jovem Pan é reconhecido por estar presente na cobertura dos principais fatos do Brasil e do mundo. Historicamente, a Jovem Pan sempre defende a Liberdade de Imprensa, a Liberdade de Expressão e a pluralidade de ideias.
Com atuação multiplataforma, a marca Jovem Pan é referência de audiência em todo o Brasil através Rádio Jovem Pan (News e FM) e suas afiliadas, na TV paga, no site Jovem Pan, nos canais Jovem Pan no YouTube e nas redes sociais Jovem Pan.
Prefeito Odelmo Leão inaugura Centro de Inovação em Sustentabilidade na ETE Uberabinha
Uberlândia poderá se tornar a primeira cidade do país a utilizar o método de pirólise para transformar, em grande escala, o lodo do esgoto em combustíveis renováveis e biocarvão
O Prefeito Odelmo Leão inaugurou na tarde desta quinta-feira (25) o Centro de Inovação em Sustentabilidade (CIS) na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha. Esta ação representa o primeiro avanço concreto em direção à criação da primeira planta industrial do Brasil destinada à produção em larga escala de energia e fertilizantes a partir do lodo resultante do tratamento de todo o esgoto gerado pela cidade. Além do prefeito, participaram da entrega o diretor-geral do Dmae, Renato Rezende, autoridades, representantes de instituições de saneamento e especialistas do setor de todo o país.
Essa é uma ação que integra o planejamento do 1º Polo Agromineral Verde do Brasil Ministro Alysson Paolinelli lançado em dezembro de 2021.
“É importante destacar que esta ação também tem às mãos da deputada Ana Paula Junqueira Leão, que em 2019, ainda como secretária de Governo, assinou aqui em Uberlândia um contrato com a Companhia de Promoção Agrícola (Campo) que viabilizou o primeiro Polo Agromineral Verde do Brasil Ministro Alysson Paolinelli e desencadeou uma série de estudos em nossa cidade que possibilitou chegarmos até aqui”, destacou o prefeito Odelmo Leão.
Uma das primeiras ações do CIS foi a realização de um estudo em pirólise, que é um processo de degradação termoquímica na ausência de oxigênio. O resultado desse estudo, contratado em julho de 2023, foi conduzido pela Campo e apresentado aos convidados. Trata-se de um projeto piloto inovador que converte rejeitos do tratamento de esgoto sanitário em produtos úteis para a agricultura e combustíveis renováveis. No caso da agricultura, a ideia é que o biocarvão, misturado com de pó de basalto, rico no solo de Uberlândia, forneça um adubo organomineral ainda mais potente. No caso dos biocombustíveis, o óleo de pirólise resultante deste processo pode ser utilizado para a aviação, no abastecimento de aeronaves.
O CIS conta com um laboratório, onde está instalado o protótipo desenvolvido para a realização de pirólise em pequena escala. Esse equipamento consiste em um conjunto de reatores, que estão acoplados a um compressor, torre de refrigeração e painel de controle. O local conta também com sala de treinamento para demonstrações e visitações de estudantes, professores ou profissionais ligados ao setor de pesquisa, inovação e sustentabilidade.
Tratamento de esgoto e gestão de resíduos
O destaque nacional de Uberlândia em saneamento básico deve-se, em grande parte, ao empenho da administração Odelmo Leão para melhorar cada vez mais o tratamento de esgoto e a gestão de resíduos na cidade. De acordo com os técnicos do Dmae, o tratamento de esgoto apresenta uma solução para a remoção da carga poluidora, porém, outra situação é gerada: o lodo resultante. Destinado corretamente ao aterro sanitário, esse lodo impacta na vida útil do local.
Por meio do processo de pirólise, a gestão municipal permite que a autarquia avance na inovação e sustentabilidade realizando também o estudo para o processamento do lodo. Atualmente, 1,8 mil toneladas de lodo de esgoto são geradas mensalmente no município, e o estudo demonstra que uma planta em escala industrial terá capacidade de processar, por meio da pirólise, 100% deste material.
Esse avanço não apenas promove a sustentabilidade ambiental, mas também estimula a economia local, além de vislumbrar significativa redução dos gastos públicos. Conforme os cálculos do Dmae, a destinação correta do lodo ao invés de enviá-lo para o aterro sanitário representa uma economia anual estimada em mais de R$ 3,4 milhões de reais.
Primeiro Polo Agromineral Verde do Brasil Ministro Alysson Paolinelli
Desde 2019, a gestão municipal lidera a pesquisa e o desenvolvimento do uso dos remineralizadores de solo como uma opção sustentável para a agricultura nacional.
Em 2021, colocando Uberlândia no centro desenvolvedor do pó de rocha, foi lançado o 1º Polo Agromineral Verde do Brasil. Na oportunidade, o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, esteve presente na cidade para promover a iniciativa.
A Prefeitura também já elaborou e publicou uma cartilha virtual com resultados e vantagens do uso de remineralizador neste ano. No material, há dados específicos sobre cada tipo de cultivo e os vários testes feitos com diferentes dosagens do pó de rocha (basalto).
Embaixada da Argentina é alvo de protestos de sindicatos contra políticas de Milei, em solidariedade à greve geral no país vizinho
Crédito: Divulgação/Entre Comunicação
Na tarde desta quarta-feira (24), em um cenário marcado por tensões trabalhistas, a Embaixada da Argentina em Brasília (DF) tornou-se o palco de manifestações sindicais. Este movimento ocorreu simultaneamente à primeira greve geral enfrentada pelo presidente argentino Javier Milei, que assumiu o cargo no último mês de dezembro. As centrais sindicais brasileiras, lideradas pela Nova Central Sindical (NCST) e pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), marcaram sua presença em solidariedade aos trabalhadores argentinos.
O ato na Argentina, iniciado ao meio-dia, horário de Brasília, e com duração prevista de 12 horas, foi convocado pela Confederação Geral do Trabalho (CGT), a maior central sindical do país, com apoio da Confederação de Trabalhadores Argentinos (CTA) e outros setores. Sob o lema "O país não está à venda", a greve expressa o descontentamento popular com as recentes reformas econômicas e trabalhistas implementadas por Milei, conhecidas como "decretaço", além da contestada Lei Omnibus, que prevê a privatização de empresas estatais.
As repercussões das medidas neoliberais de Milei têm sido significativas. Além da paralisação nacional, a Argentina enfrenta outras consequências: os bancos fecharam, e o transporte público, incluindo ônibus, trens e metrô, operou com horários reduzidos. A adesão dos caminhoneiros e trabalhadores do setor aéreo resultou no cancelamento de mais de 30 voos, afetando principalmente rotas operadas por Gol e Latam.
Em Brasília, Moacyr Auersvald, presidente da NCST, enfatizou a necessidade de lutar pelos direitos trabalhistas, alertando contra a repetição do cenário brasileiro sob as administrações de Temer e Bolsonaro, que, segundo ele, deterioraram o movimento sindical e os direitos dos trabalhadores no Brasil.
Wilson Pereira, Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (CONTRATUH), destacou a importância da resistência sindical na Argentina, expressando solidariedade, especialmente aos setores de hotelaria, gastronomia e alimentação. Ele observou que o cancelamento de voos não é uma forma de apoio ao movimento, mas uma consequência direta das paralisações.
As manifestações também contaram com a presença de Sonia Zerino, Diretora da mulher da NCST e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), que levou o apoio da confederação e destacou a força das mulheres trabalhadoras argentinas.
Essas mobilizações refletem um cenário de desafios econômicos e sociais na América do Sul, com sindicatos e organizações trabalhistas se posicionando firmemente contra políticas percebidas como prejudiciais aos direitos dos trabalhadores. Os eventos de hoje sublinham a solidariedade transnacional entre as classes trabalhadoras e a importância de um sindicalismo forte na manutenção da democracia e na luta contra a erosão de direitos trabalhistas e sociais.
Fonte: Entre Comunicação
Novo sistema internacional de seguros para ativos digitais lidera a onda dos RWA numa nova geração de finanças
Serviços e contatos:
Site: https://marquee.fi/
Telegram: https://t.me/MarqueeGroup
Twitter: https://twitter.com/Marquee_fi
Crédito: Divulgação
Fonte: César A. Martín
SDE participa do 11º Encontro Baiano de Laticinistas
A secretaria é apoiadora do evento que iniciou nesta sexta-feira (20) e segue até domingo (22)
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) participa do 11° Encontro Baiano de Laticinistas, evento realizado pelo Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia (Sindileite), que acontece até domingo (22), em Salvador. O encontro reúne mais de 30 empresas fornecedoras de soluções para a indústria láctea e em sua programação apresenta palestras técnicas para o segmento.
Durante a solenidade de abertura nesta sexta-feira (20), o diretor de Interiorização do Desenvolvimento e Fomento à Indústria de Energias Renováveis da SDE, Tarcísio Branco, destacou a importância do encontro. "A retomada desse evento com o apoio do Governo do Estado é muito importante para o setor que gera emprego, renda e garante oferta de produtos lácteos para o nosso povo. Aqui temos a oportunidade de dialogar com o segmento, conhecer suas necessidades e propor soluções”, disse.
O diretor também ressaltou o trabalho do Governo do Estado em apoio aos setores produtivos. “Temos atuado constantemente para o fortalecimento da cadeia produtiva do leite, estando atentos aos desafios do momento econômico, mercado, suprimentos e construção de políticas públicas. Isso promove a inovação e a competitividade, garantindo empregos, reduzindo a desigualdade, além de possibilitar o desenvolvimento regional”, concluiu.
O evento tem o apoio do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura e de Turismo, além do Sebrae e da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB).
Ascom/SDE
Prefeito Odelmo Leão assina cooperação técnica para fazer de Uberlândia 1ª cidade do país a receber o programa Comunidade Empreendedora
Parceria da Prefeitura de Uberlândia e Sebrae Minas visa identificar necessidades, capacitar e incrementar a produtividade dos empreendedores locais, além de facilitar o acesso ao mercado e a formalização; ações terão início em bairros da região leste
Em mais uma iniciativa da Prefeitura de Uberlândia para apoiar e estimular o empreendedorismo local, o prefeito Odelmo Leão assinou, nesta quinta-feira (19), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) junto ao Sebrae Minas para realização de ações voltadas à execução do Comunidade Empreendedora na cidade. O município será o primeiro do país a receber o programa no formato anunciado. A parceria foi consolidada, na sala de reuniões do gabinete, no Centro Administrativo Municipal, também com a assinatura do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
O programa, implementado por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, tem como objetivos: identificar as principais necessidades dos pequenos negócios integrantes das comunidades participantes; capacitar e aprimorar os empreendedores locais; facilitar a transição dos empreendimentos informais para o mercado formal; incrementar a produtividade e competitividade dos pequenos negócios nas comunidades atendidas; e expandir as oportunidades de acesso ao mercado para as micro e pequenas empresas estabelecidas nas regiões contempladas.
“Esse programa vai identificar as necessidades dos participantes e levar os ensinamentos para preparar essas pessoas para serem cidadãos dignos, com mais oportunidades e renda. Toda comunidade uberlandense, principalmente dos primeiros bairros a serem atendidos, vai ganhar com o apoio do Sebrae e das nossas secretarias”, afirmou o prefeito Odelmo Leão.
“Estaremos levando essa educação empreendedora, apoiando essas pessoas que estão nessas comunidades, para que elas possam se tornar empreendedoras ou terem essa cultura empreendedora quando forem trabalhar em alguma empresa”, disse o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
O Comunidade Empreendedora terá início, em Uberlândia, na zona leste da cidade, compreendendo o Morumbi, Residencial Integração e Alvorada. Nesses bairros, o programa vai selecionar agentes locais, que serão treinados para conduzir as ações de capacitação e aprimoramento dos empreendedores participantes.
Os três bairros de Uberlândia foram selecionados pelo programa, para esta etapa inicial, porque têm características típicas do Comunidade Empreendedora, considerando o número expressivo de micro e pequenas empresas (MPEs) e microempreendedores individuais (MEIs) em atividade, bem como permitirá uma grande oportunidade para formalização de novos negócios nessa região da cidade.
Dia Mundial da Alimentação: 20 anos do Programa de Aquisição de Alimentos
SERVIÇO
Data: 16/10
Horário: 16h
Local: Palácio do Planalto, Salão Oeste, 2º andar
Praça dos Três Poderes, Brasília/DF
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Solidariedade e rapidez: Governo já resgata mais de 700 brasileiros da zona de conflito
País cria operação em tempo recorde e garante retorno para quem ficou preso diante do conflito no Oriente Médio
Enquanto o mundo ainda estava em choque com o início de um novo conflito de grandes proporções no Oriente Médio após os atentados de 7 de outubro em Israel, o Governo Federal já mobilizava toda uma estrutura para trazer de volta com rapidez os brasileiros que estavam na zona de conflito.
Menos de uma semana depois do início do conflito, 701 brasileiros já estão de volta ou a caminho de casa com segurança, após a mobilização de quatro aeronaves da Força Aérea Brasileira, inclusive um avião presidencial, para as ações de resgate
No próprio sábado, foi criado um gabinete de crise. As embaixadas do Brasil em Tel Aviv (Israel), Cairo (Egito) e o Escritório de Representação em Ramala (na Palestina) foram acionados. Um formulário online ajudou a identificar os brasileiros em situação de dificuldade. Mais de 2,7 mil manifestaram interesse em retornar. Requisitos de prioridade para brasileiros sem passagens, não residentes, gestantes, idosos, mulheres e crianças foram adotados.
Menos de uma semana depois, 701 brasileiros já estão de volta com segurança ou a caminho do Brasil, após a mobilização de quatro aeronaves da Força Aérea Brasileira, inclusive um avião presidencial, para as ações de resgate.
O governo também garantiu transporte de ônibus das principais cidades israelenses para o aeroporto de Tel Aviv. Já houve desembarques em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife e as aeronaves seguem indo e voltando para garantir o retorno de todos.
UNIDOS - O processo envolve muita gente. Desde servidores do Ministério da Agricultura, que facilitaram o embarque de cachorros e gatos em condições especiais, até servidores do Itamaraty e ministros, como Mauro Vieira (Relações Exteriores) e o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
As conversas são essenciais para ajustar o cruzamento de fronteiras em segurança e o uso do espaço aéreo dos países da região. Em especial para permitir que 22 brasileiros que estão em Gaza consigam cruzar a fronteira terrestre com o Egito em segurança para serem deslocados para o Brasil.
Lula, por exemplo, conversou por telefone com o presidente de Israel, Isaac Herzog. Agradeceu o apoio dos israelenses, se solidarizou com as violentas mortes nos atentados terroristas no país e pediu a criação de um corredor humanitário para preservar crianças, adolescentes e mulheres e garantir comida, remédio, água e luz na região de conflito.
“Solicitei ao Presidente todas as iniciativas possíveis para que não falte água, luz e remédios em hospitais. Não é possível que os inocentes sejam vítimas da insanidade daqueles que querem a guerra. Transmiti meu apelo por um corredor humanitário para que as pessoas que queiram sair da Faixa de Gaza pelo Egito tenham segurança. E disse que o Brasil está à disposição para tentar encontrar um caminho para a paz", postou o presidente nas redes sociais.
SAÚDE FÍSICA E MENTAL - As tripulações dos voos de repatriação para o Brasil também contam com equipes de médicos, enfermeiros e psicólogos, para garantir que todos os passageiros tenham acompanhamento tanto para questões de saúde física quanto para a saúde mental, que usualmente sofre consequências diante de situações de tensão típicas de conflitos armados.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
STF DÁ SEIS MESES PARA UNIÃO ELABORAR PLANO CONTRA CRISE CARCERÁRIA
Fonte: Marcelo Mesquita/Revista Total
ESTADO DE PERNAMBUCO PREVISTO PARA SE DESTACAR NA ATIVIDADE ECONOMICA BRASILEIRA EM 2023
REVISTA TOTAL HOMENAGEIA VICE-PRESIDENTE DA OAB/PE
Fonte: Marcelo Mesquita/Revista Total
TJPE MUDA ADMINISTRAÇÃO DO CARTÓRIO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO E ATENDIMENTO SE TORNA UMA LÁSTIMA
Prefeitura e forças de segurança preparam tradicional desfile de 7 de Setembro
Evento vai começar às 8h com concentração na Praça Tubal Vilela e participação de escolas e instituições
Divulgação/PMU
A Prefeitura de Uberlândia convida, em parceria com escolas, forças de segurança e diversas instituições da cidade, para o tradicional desfile de 7 de Setembro. A celebração começa às 8h desta quinta-feira, com concentração na Praça Tubal Vilela e trajeto pela avenida Floriano Peixoto até a Rua Goiás, na região central.
O cronograma é iniciado com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e da cidade junto à execução do hino nacional. Participam do ato o prefeito municipal Odelmo Leão e representantes do 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMEC), Corpo de Bombeiros, 9ª Região de Polícia Militar e Câmara de Vereadores.
O desfile cívico-militar começa em seguida, com trajeto iniciado pelo encontro da avenida Floriano Peixoto com a rua Coronel Antônio Alves Pereira. Liderado pelo 36º Batalhão de Infantaria Militar Mecanizado (BIMec) e dividido em duas categorias (grupamento militar a pé e grupamento motorizado/mecanizado), o cortejo terá mais de 30 grupos participantes.
Por parte do município, centenas de alunos das escolas municipais passarão pela Floriano Peixoto junto a frequentadores dos Centros Educacionais de Assistência Integrada ao Idoso (Ceais) e dos Núcleos de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naicas).
O desfile de 7 de setembro ainda terá diversas outras instituições da cidade, entre as quais estão músicos do Conservatório Cora Pavan Caparelli, União dos Escoteiros do Brasil, Ordem DeMolay e Rotary.
Desfile de 7 de setembro
Quinta-feira (7)
8h: Hasteamento das Bandeiras
8h30: Desfile Cívico-Militar
Onde: Avenida Floriano Peixoto, próximo à praça Tubal Vilela
Uberlândia é homenageada na Câmara dos Deputados às vésperas do aniversário de 135 anos
Prefeito Odelmo Leão esteve presente na sessão solene, em Brasília (DF), na tarde esta segunda (28); deputada federal Ana Paula Junqueira Leão foi a autora do requerimento para realização da deferência
Em reconhecimento à rica história e pujante economia de Uberlândia e à sua população progressista, dinâmica e trabalhadora, a Câmara dos Deputados realizou, na tarde desta segunda-feira (28), uma sessão solene pelos 135 anos da segunda maior cidade de Minas Gerais. O prefeito Odelmo Leão esteve presente na homenagem, ocorrida no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), e motivada por um requerimento feito pela deputada federal Ana Paula Junqueira Leão.
“Retorno a esta Casa e a esta Tribuna, com imensa satisfação, na semana em que comemoramos os 135 anos de criação do Município de Uberlândia. Além de resgatar, valorizar e reconhecer, com gratidão, o passado e reafirmar o presente, o aniversário da nossa querida cidade leva-nos a refletir, seriamente, sobre o futuro, o seu futuro e o futuro dos municípios brasileiros e, porque não, do país. Vivemos uma ampla crise e experimentamos uma séria desagregação social, econômica e política. Portanto, o momento exige, ainda mais, de todos nós, responsabilidade e posição expressa em defesa do Estado brasileiro desenhado pelos Constituintes, e de seu povo e valores, em defesa do pacto federativo e em defesa do adequado financiamento das políticas públicas municipais”, disse, em discurso, o prefeito Odelmo Leão, que foi deputado federal por cinco mandatos.
Além do prefeito Odelmo Leão e da deputada federal Ana Paula Junqueira Leão, estiveram presentes na sessão solene o presidente da Câmara Municipal de Uberlândia, Zezinho Mendonça, o presidente do Conselho de Entidades Comunitárias (CEC) de Uberlândia, Carlos Silva, e a diretora da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), Marcela Cunha Guimarães, entre outras autoridades e deputados.
Destaque nacional
Apontada, em 2023, como uma das 20 melhores cidades do país em ranking de governança e consolidada como a mais rápida para abertura de empresas entre municípios de grande porte do estado, segundo a Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), Uberlândia chega ao seu aniversário de 135 anos, comemorado no dia 31 de agosto, como destaque de diversos outros rankings nacionais. É a 10ª do país na lista das Melhores Cidades do Brasil, realizada pela revista Isto É em parceria com a Austin Rating. E também conquistou, no último ano, o posto de segundo melhor saneamento básico do país pelo Instituto Trata Brasil, entre outros resultados relevantes.
Romeu Zema se reuniu nesta quinta-feira (24) com o novo presidente da VLI, Lieven Cooreman, para falarem sobre investimentos e operações da companhia em Minas
O governador de Minas, Romeu Zema, se reuniu nesta quinta-feira (24) com o novo presidente da VLI, Lieven Cooreman, além de executivos da companhia de serviços logísticos multimodais. Na pauta, os investimentos e operações da VLI em Minas, que tem importância estratégica para a exportação de riquezas produzidas no país pela Ferrovia Centro-Atlântica, além da importação de fertilizantes para abastecer o agronegócio nacional, entre outros insumos. Entre os projetos futuros, foi abordada a renovação antecipada da FCA, atualmente em curso, e seus benefícios para o país. "O governo de Minas apoia todas as iniciativas que promovam o desenvolvimento e a geração de emprego e renda no Estado", afirmou Zema.
UM PERNAMBUCANO FORA DA CURVA QUANDO SE FALA EM JORNALISMO INVESTIGATIVO QUE ORGULHA A CLASSE: RICARDO ANTUNES
VISITA À DIRETORIA DA EGL ENGENHARIA
Nesta terça-feira, um dos primeiros compromissos de Marcelo Mesquita, diretor-presidente da Revista Total, foi ao diretor executivo da EGL Engenharia, Flávio Amaral Ferrari. Flávio, engenheiro civil e especialista em transportes, faz parte do time de responsáveis pela administração e pelo crescimento da EGL Engenharia.
A GOVERNADORA RAQUEL LYRA DEFENDE A REFORMA TRIBUTÁRIA PARA REDUZIR DESIGUALDADES REGIONAIS NO BRASIL
Prefeitura de Uberlândia integra seleto grupo de municípios destacados pelo Banco Mundial como atuantes na transparência e combate à corrupção
Controladoria-Geral do Município foi avaliada positivamente em classificação nacional do Conaci e Banco Mundial; resultado deve-se ao esforço contínuo da gestão municipal no fortalecimento de políticas públicas locais de governança pública e compliance
O constante fortalecimento da política de governança pública e compliance e de prevenção à corrupção da Prefeitura de Uberlândia, consolidando uma cultura de integridade e de transparência pública na gestão municipal, tem dado resultado, colocando-a em destaque no país. Um novo estudo realizado pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e Banco Mundial avaliou positivamente a Controladoria-Geral do Município de Uberlândia na promoção da transparência e do combate à corrupção e a classificou em um seleto grupo composto por apenas 23% das cidades brasileiras avaliadas em nível intermediário-superior de estruturação (A2).
Conforme a avaliação nacional, a Controladoria-Geral do Município de Uberlândia obteve Média do Indicador Sintético de Controle Interno (Isci) de 62,1. Na análise por quesitos, conquistou índice de 75 nos tópicos de Ambiente de Controle e Informação e de Comunicação. O Município também teve indicador elevado em Avaliação de Risco, com 68,45.
O estudo feito pelas duas instituições teve o objetivo de oferecer um panorama nacional do nível de estruturação das Unidades Centrais de Controle Interno (UCCIs) dos municípios e entender quais áreas exigem maior atenção no curto, médio e longo prazos. O formulário da avaliação foi respondido por 1.807 municípios brasileiros, representando mais de 32% dos 5.570 que compõem o país. Trata-se de uma amostragem representativa e com nível de confiança de 95%, segundo o Conaci.
Vale destacar que a avaliação realizada pelo Conaci e Banco Mundial não considerou o recente incremento e a ampliação das atividades e serviços de controle promovidos, por determinação do prefeito Odelmo Leão, pela reestruturação orgânica da Controladoria-Geral do Município de Uberlândia (Decreto 20.270/23). O avanço tem como missão orientar, fiscalizar e avaliar a gestão orçamentária, financeira e patrimonial dos órgãos da administração direta e indireta, visando a utilização racional e regular dos recursos e bens públicos.
Método de análise
A análise teve como base dois modelos: estrutura de controle interno (Coso I) e modelo de capacidade de auditoria interna (IA-CM). O levantamento considerou as estruturas dos municípios por unidade federativa e macrorregião, avaliando cinco componentes considerados essenciais de acordo com as recomendações do Coso I: ambiente de controle, avaliação de risco, atividades de controle, informação e comunicação, e monitoramento. Assim, foi adotado o IA-CM como metodologia para a auditoria interna, considerada a terceira linha no modelo de três linhas de defesa, utilizado internacionalmente para verificar a qualidade e confiabilidade dos controles internos.
Os resultados foram compilados no Índice Sintético de Controle Interno (Isci), um indicador único que expressa o quanto a estrutura de Controle Interno (CI) do ente federativo está aderente às expectativas sugeridas pelo modelo Coso I.
Saiba mais sobre o estudo (clique aqui).
GOVERNO SANCIONA LEI DE INCENTIVO ÀS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL PARA AMPLIAR O NÚMERO DE VAGAS NO ENSINO
SDE atua para o fortalecimento e certificação de pequenos produtores de queijo no Estado
Queijeiros foram recebidos nesta terça-feira (01), em reunião na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico
A certificação de queijos produzidos no estado e o fortalecimento do setor foram pauta de reunião, nesta terça-feira (01), na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), responsável pela articulação e transversalização do processo. A agenda reuniu representantes da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), do Sebrae, da Associação Comer Queijo e do setor produtivo. Entre os participantes, estiveram produtores de alguns dos queijos baianos premiados no VI Prêmio Queijo Brasil, que aconteceu no mês de julho, em Blumenau, em Santa Catarina.
De acordo com o secretário da SDE, Angelo Almeida, o governador Jerônimo Rodrigues pediu para SDE se debruçar sobre o assunto e este é o segundo encontro articulado pela pasta com o grupo de produtores. “Tivemos o prazer de receber parte dos produtores dos queijos baianos medalhistas, oportunidade em que conhecemos mais sobre esse setor produtivo e ouvimos suas demandas. Uma delas, a necessidade de apoio para que os queijos artesanais obtenham o selo de inspeção estadual, que vai possibilitar que os produtos sejam comercializados nas diversas regiões do nosso estado. Entendemos essa necessidade e articulamos essa reunião junto à ADAB e à CAR, no sentido de discutirmos conjuntamente ações que possam garantir aos queijeiros a certificação necessária para a livre comercialização de seus produtos, que inclusive já possuem a qualidade atestada por meio de premiações de nível nacional. Estamos aqui para salvaguardar o direito de quem quer trabalhar, produzir e gerar empregos”.
Durante a reunião, foram discutidas adequações na legislação com o intuito de viabilizar aos produtores a obtenção do selo Arte. O diretor-geral da ADAB, Paulo Sérgio Luz, destacou a união de diversos órgãos do estado em torno desse objetivo. “Finalmente a gente está partindo para uma realidade bem propositiva e resolutiva, que é a publicação de novas portarias, para que possamos facilitar e agilizar de uma vez por todas essa questão desse mercado tão importante para a economia baiana”, disse. Uma das legislações discutidas é o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF).
Coordenador Geral de Projetos Especiais da CAR, Gilmar Bonfim, explica que a discussão da regulamentação da lei do SUSAF na Bahia tramita desde 2021. “Agora o secretário trouxe para a SDE com a ADAB, a CAR, os queijeiros e toda equipe técnica. É uma oportunidade que temos e estamos pegando com as quatro mãos e, como filho de agricultor que eu sou, desejo que isso ande bem e rápido, porque nós temos que colocar nossos produtos, de muita qualidade, nos mercados municipais e regionais e estaduais. Isso dá oportunidade de abrir mais mercados e colocar esses produtos, essas iguarias à disposição da sociedade baiana, principalmente em Salvador, que tem um público muito grande”, projetou.
Avanço
O produtor João Campos, da queijaria e fazenda Licurizal, de Santanópolis, esteve presente na reunião. Ele destacou a importância desse diálogo e agradeceu os esforços do Governo da Bahia. “O secretário Angelo Almeida está de parabéns. Uma articulação muito bem-feita, reunindo diversos órgãos do estado e esse encaminhamento, hoje, da criação de uma portaria na ADAB, bem como o fomento à elaboração de um projeto de lei voltada para regulamentar a SUSAF, de igual modo são medidas que vão destravar os queijos baianos e vão viabilizar a atividade no Estado da Bahia. Vai ser um incremento de renda grande para o Estado, grande para os municípios, e a Bahia vai, finalmente, ocupar no cenário nacional. Com essa iniciativa a gente consegue viabilizar, de fato, as pequenas queijarias”.
Participaram da reunião os produtores João Campos, Jailton Tavares Jr., André Augusto Teixeira, Lívio Mascarenhas e Belmiro Arcoverde, o queijista João Torreão, o presidente e o vice-presidente da Associação Comer Queijo, Falco Bonfadini e Frederico Teixeira, respectivamente, além da coordenadora de Agronegócio do Sebrae, Juliana Faria.
Ascom/SDE
APROVAÇÃO DO GOVERNO LULA SOBE 4,4 PONTOS E CHEGA EM 43%, EM JULHO, MOSTRA PESQUISA DA FUTURA INTELIGÊNCIA
ENCONTRO ENTRE LULA E PRESIDENTE DO PARAGUAI PARA REVISÃO DE TRATADO DE ITAIPU E DAS RELAÇÕES BILATERAIS
MINISTRA TEBET DEFENDE REDUÇÃO DA TAXA DE JUROS PARA IMPULSIONAR CRESCIMENTO ECONÔMICO DO BRASIL
BANCO DO NORDESTE REDUZ TAXA DE JUROS PARA MICROEMPREENDEDORES NO PROGAMA CREDIAMIGO
Fonte: Marcelo Mesquita/Revista Total
LULA CRITICA DECISÃO DO COPOM E ACUSA PRESIDENTE DO BC DE PREJUDICAR A ECONOMIA BRASILEIRA
Fonte: Marcelo Mesquita/Revista Total
S&P MELHORA PERSPECTIVA NO RANTING DO BRASIL PARA POSITIVA DESTACANDO MAIOR PRAGMATISMO NA POLITICA NACIONAL
A agência de classificação de risco S&P reafirmou o rating soberano do Brasil em "BB-", mas alterou a perspectiva de estável para positiva. Isso indica um maior otimismo em relação à política nacional e a expectativa de maior pragmatismo.
PERNAMBUCO NÃO SE DESTACA EM BRASÍLIA APENAS NA POLÍTICA
Um dos profissionais da área de Comunicação que está sempre marcando presença na Capital Federal é o jornalista e blogueiro Ricardo Antunes.
Crédito de imagem: Divulgação
Fonte: Marcelo Mesquita/Revista Total
MINISTRO DA EDUCAÇÃO DO BRASIL E EMBAIXADOR CHINÊS DISCUTEM COOPERAÇÃO NA ÁREA EDUCACIONAL
COM QUASE 50 ANOS DE VIDA PÚBLICA HUMBERTO COSTA SEMPRE TEVE GRANDE DESTAQUE EM TODOS OS CARGOS EXERCIDOS
Tendo iniciado sua vida pública em 1975, no movimento estudantil da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), depois de formado Humberto presidiu a Associação Pernambucana de Médicos Residentes e foi primeiro-secretário do Sindicato dos Médicos de Pernambuco.
GOVERNADORA DE PERNAMBUCO RAQUEL LYRA RECEBE O MINISTRO CARLOS LUPI PARA DIALOGAR SOBRE MELHORIAS NA PREVIDÊNCIA
CARLOS VERAS: PRIMEIRO AGRICULTOR FAMILIAR ELEITO DEPUTADO FEDERAL DA HISTÓRIA DE PERNAMBUCO
Apesar de sua jovialidade e de, só agora, estar no exercício do seu segundo mandato, o deputado federal pernambucano transita pelos corredores da Câmara com bastante desenvoltura, com conhecimento de todos os pontos e de todas as normas vigenes na casa
Por: Marcos Lima
José Carlos Veras dos Santos, nascido em Tabira (PE), no dia 10 de agosto de 1981, prestes a completar 42 anos, já se encontra no exercício do cargo de deputado federal pela segunda legislatura consecutiva, tendo vencido a 1ª eleição para a Câmara Federal em 2019.Carlos Veras, como é mais conhecido nos meios políticos, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1997, no qual permanece até hoje.Tendo trabalhado como agricultor, já aos 18 anos assumiu a presidência da Associação Rural de Poço de Dantas, uma Associação Privada situada em Tabira, desde 11/03/1986, cuja atividade econômica principal são atividades de associações de defesa de direitos sociais. A partir de então, passou a exercer diversos cargos e postos no movimento sindical de agricultores.Em 2008, foi candidato a prefeito de Tabira, mas não se elegeu. Entre 2009 e 2012 ocupou a vice-presidência da CUT em Pernambuco e entre 2012 e 2015 ocupou a presidência da entidade.Em 2018, candidatou-se para a Câmara Federal, quando obteve 72.005 votos, sendo o primeiro agricultor familiar eleito deputado federal da história de Pernambuco. Veras teve votos em todas as 185 cidades de Pernambuco, inclusive em Fernando de Noronha, onde teve 6 votos, obtendo quase 17 mil votos na Região Metropolitana do Recife e, em sua cidade natal, Tabira, teve quase 4 mil votos.”Sou o primeiro agricultor familiar eleito deputado federal por Pernambuco. Isso é muito importante. Quebramos paradigmas”, comemorou. “Mostramos que um trabalhador comum pode, sim, ser vereador, deputado, prefeito ou Presidente da República, como Lula. Basta que os trabalhadores acreditem e votem noutro trabalhador”, completou.Após ser eleito, Carlos Veras, que havia se licenciado a fim de disputar as eleições para a Câmara Federal, reassumiu a presidência da Central Única dos Trabalhadores (CUT) de Pernambuco.Como deputado, Veras foi vice-líder do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados entre 2020 e 2021, tendo também uma atuação destacada enquanto presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias – CDHM da Casa Baixa e membro titular da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público. O parlamentar pernambucano também participou da CPI que investigou o derramamento de óleo nas praias do Nordeste brasileiro.Com uma atuação destacada na Câmara Federal, apesar de ser um deputado ainda jovem e novo na casa, participou de diversas atividades, fez parte de várias comissões e teve várias proposições de sua autoria transformadas em Norma Jurídica. Em 2022, Carlos Veras foi reeleito com 127.482 votos, quase o dobro do que obteve em 2018, resultado de sua atuação no 1º mandato e também – e sobretudo -, porque em maio de 2020, às vésperas de entrar em confinamento, ele destinou mais de R$ 11 milhões para Pernambuco, por meio de emenda parlamentar. Além do Governo do Estado, 28 cidades de todas as regiões, além de duas instituições filantrópicas foram contempladas com o repasse, sendo recursos destinados especificamente para as ações de combate à pandemia de Covid-19, que àquela altura posicionava o Estado entre os cinco primeiros colocados em número de contaminações e óbitos no Brasil.Desse montante, cerca de R$ 8 milhões foram oriundos de emendas individuais e mais de R$ 3 milhões advindos de emendas de bancada.“Redirecionamos todos os nossos recursos para ajudar o governo de Pernambuco e as prefeituras a enfrentarem a pandemia que já atinge números alarmantes. É hora de somar esforços de todos os campos, sem divisão partidária ou ideológica, porque nosso maior inimigo é o vírus da Covid-19. A população também precisa fazer a sua parte seguindo as orientações das autoridades sanitárias e só saindo de casa em situação de extrema necessidade”, afirmou à época o deputado Carlos Veras. As cidades contempladas pelas emendas, além de Recife, foram Águas Belas, Bom Jardim, Brejo da Madre de Deus, Calumbi, Camaragibe, Carnaíba, Casinhas, Exu, Iguaracy, Ingazeira, Itacuruba, Jaboatão dos Guararapes, Lagoa do Carro, Orobó, Ouricuri, Salgadinho, Salgueiro, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Maria da Boa Vista, Santa Terezinha, São José do Belmonte, São José do Egito, Serra Talhada, Surubim, Tabira, Trinfo e Tuparetama. Além dessas 28 cidades, também foram contempladas as instituições filantrópicas Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) e o Instituto Social das Medianeiras da Paz de Araripina. Um dos aliados mais próximos de Lula em Pernambuco, o deputado Carlos Veras foi um grande cabo eleitoral do agora Presidente da República.
Nos próximos 4 anos e enquanto Lula for presidente, ele com certeza terá muito mais facilidades de continuar conquistando meios de garantir a destinação da emendas para os municípios pernambucanos, o que ele já o faz desde que tomou posse, em 2019.
Redes Sociais
O deputado Carlos Veras e sua equipe administram muito bem suas redes sociais (Facebook, Instagram e sua página pessoal), o que é muito positivo para transmitir suas ações na Câmara, seu dia a dia. Interessante destacar que ele não fala só de política. Sua página (deputadocarlosveras.com.br¹), por exemplo, trás, entre outros temas:
Nossas Lutas
• Trabalho e Serviços Públicos
• Direitos, Inclusão e Liberdade
• Segurança e Soberania Alimentar
• Produção e Sustentabilidade
• Pernambuco Forte
• Dicas do Veras
Neste último link ele trás dicas importantes, como Dicas para ter uma horta em casa, Onde encontrar produtos produzidos pelo MST, Como fazer o bolo de caco da dona Creuza.
Receita da melhor pamonha caseira e muitas outras, que valem a pena conferir.
No link Nossa História, o texto vele muita a pena ser aqui retransmitido:
Mandato popular que nasce de um sonho coletivo
O nosso mandato é popular e participativo. Feito a muitas mãos. Construído por pessoas que pensam diferente, mas que partilham do sonho de colaborar na construção de um país digno e melhor para todas e todos.
Contamos com o apoio de um Conselho Político norteador das nossas ações, formado por intelectuais, educadores(as), lideranças sindicais, comunitárias, partidárias e de entidades representativas dos movimentos sociais, culturais, de juventude, LGBTI, mulheres e combate ao racismo e à intolerância religiosa. Carlos Veras é o representante desse coletivo.
“Sonho que se sonha só. É só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade.” – Raul Seixas
Quem é Carlos Veras?
Natural do município de Tabira (PE), Carlos Veras é o primeiro agricultor familiar pernambucano eleito deputado federal por Pernambuco, tendo a defesa dos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores como bandeira principal de seu mandato.
É um dos autores da lei do vale-gás, que garantiu que inúmeras famílias voltassem a cozinhar com gás de cozinha. Também criou a lei que garante a previdência rural às trabalhadoras e aos trabalhadores rurais que receberam o auxílio emergencial, que perderiam a condição de segurado especial por acessarem o benefício. Até o momento, já apresentou mais de 1,2 mil propostas legislativas.
Eleito com 72.005 votos, em 2018, Carlos Veras filiou-se ao PT quando tinha apenas 16 anos, inspirado nos ideais de Luiz Inácio Lula da Silva.
Ganhou destaque na Câmara dos Deputados na luta contra a reforma da Previdência, garantindo a retirada das trabalhadoras e dos trabalhadores rurais da reforma e a redução de danos à população em geral, ao conseguir derrubar a capitalização (privatização) e a desconstitucionalização da previdência social e, ainda, ao manter o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Carlos Veras também foi o primeiro pernambucano a presidir a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (2021-2022) e a instituir a paridade de gênero e raça na composição da presidência do Colegiado, um dos mais importantes da Casa. Atualmente, é membro das comissões de Trabalho, Agricultura Familiar e Direitos Humanos. Também presidiu a Frente Parlamentar em Defesa do Semiárido da Câmara Federal (2019-2022) e é secretário-geral da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar.
Começou a trajetória política, aos 18 anos, como presidente da Associação Rural de Poço Dantas (Tabira) (1999). Depois assumiu outros postos de comando no movimento sindical e de agricultores. Foi coordenador do Complexo das Cooperativas do Sertão (2000-2001); secretário-geral da Cooperativa de Crédito Ecosol-Pajeú (2002-2009); vice-presidente da CUT (2009-2012) e, posteriormente, presidente da entidade (2012-2015), sendo reeleito para a gestão seguinte (2015-2018).
Sua gestão à frente da CUT -PE se destacou como uma ação democrática e participativa junto aos sindicatos e aos movimentos sociais, estudantil, negro, mulheres, entre outros. Também militou em nome da reforma agrária e da reforma política, convocando a classe trabalhadora para se manter unida e defender seus direitos contra o ajuste fiscal do governo.
O texto encerra afirmando que Carlos Veras É um deputado atuante no Parlamento e nas ruas.
Disso, ninguém tenha dúvidas pois, nos Estudos Técnicos realizados realizados pelas equipes da Revista TOTAL, coordenados pelo seu diretor-presidente Marcelo Mesquita, em todos os municípios sempre um dos nomes citados como um deputado atuante é o de Carlos Veras.
Photo imagem: Divulgação
Campanha do Agasalho 2023 continua com diversos pontos de arrecadação
Roupas e cobertores podem ser entregues até o dia 18 de junho; itens serão repassados para famílias cadastradas junto à Prefeitura de Uberlândia
Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação-PMU
A Campanha do Agasalho 2023 continua e dispõe de mais de dez pontos de arrecadação de roupas e cobertores. Promovida pela Prefeitura de Uberlândia, em parceria com a emissora Band Triângulo, a iniciativa busca contribuir com a distribuição de itens que ajudam a população em situação de vulnerabilidade social a se proteger em período de temperaturas mais baixas.
Todos os itens arrecadados até o dia 18 de junho serão encaminhados às famílias cadastradas na Diretoria de Benefícios Socioassistenciais, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Nesta 10ª edição, a campanha conta com os seguintes pontos de arrecadação:
· Centro Administrativo Municipal: av. Anselmo Alves dos Santos, 600, bairro Santa Mônica (recepção do gabinete do prefeito, no piso 1 do bloco 1);
· Band Triângulo: av. Rondon Pacheco, 3.159, bairro Lídice;
· Terminal Central: av. João Pinheiro, Centro;
· Uniube: av. Afonso Pena, 1.177, Centro;
· Politriz: rua Nivaldo Guerreiro Nunes, 240, Distrito Industrial;
· Rede Bretas de Supermercados: em todas as unidades.
Prefeito assina ordem de serviço para construção de escola na região do Élisson Prieto (Glória)
Emei Jardim das Hortências vai atender crianças de quatro meses a menores de seis anos; ainda durante o evento foi autorizada a implantação de uma quadra na E. M. Inspetora France Abadia Machado Santana, no bairro Jardim Patrícia
Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU
Em mais uma ação para ampliar a oferta de vagas na educação, o prefeito Odelmo Leão assinou, nesta segunda-feira (22), a ordem de serviço para construção da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Jardim das Hortências, na região do Élisson Prieto (Glória). Durante o evento, Odelmo Leão também assinou a ordem de serviço para a construção de uma quadra poliesportiva na Escola Municipal Inspetora France Abadia Machado Santana, no bairro Jardim Patrícia.
“Um governo precisa servir ao seu povo, estar atento ao que ele precisa. É assim que temos trabalhado. No ano passado, já inauguramos uma unidade básica de saúde da família (UBSF) para atender a região do Élisson Prieto e agora vamos dar início à construção da escola, que vai atender as crianças das famílias ali residentes. Nosso governo é para todas as pessoas de Uberlândia, independentemente da região onde esteja. É assim que eu sempre fui e assim vou continuar sendo”, disse o prefeito.
Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU
Nova escola
Com área construída de 1,5 mil metros quadrados (m²), a Emei Jardim das Hortências será erguida em um terreno de quase 7 mil metros quadrados localizado na avenida Chapada dos Guimarães, esquina com rua Florisbela Terra de Deus. O início da obra é imediato e a conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2024. O investimento, com recursos próprios da Secretaria Municipal de Educação, é de R$ 5 milhões. A empresa vencedora da licitação é a Trium Construtora.
“A região do Élisson Prieto vai ganhar uma escola para atender, inicialmente, crianças dos quatro meses de vida a menores de seis anos de idade. Ao todo, vamos poder oferecer 376 vagas em uma estrutura bastante completa, com toda a acessibilidade, segurança e integração que uma unidade escolar necessita”, explicou a secretária de Educação, Tania Toledo.
A nova escola contará com dois blocos, que terão salas de atividades/ aulas, fraldários, solário, espaço para amamentação, rouparia, refeitório, cantina, pátio coberto, dependências administrativas, sala para professores, almoxarifado e banheiros, entre outros espaços. Todo o projeto arquitetônico foi elaborado respeitando as necessidades do desenvolvimento das crianças nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social, além de respeitar critérios de acessibilidade e inclusão
Nova quadra
A quadra da Escola Municipal Inspetora France Abadia Machado Santana, no bairro Jardim Patrícia, terá cerca de 500 metros quadrados, será coberta e permitirá a prática de várias atividades esportivas e pedagógicas. O início da construção é imediato e o término da obra está previsto também para o primeiro semestre de 2024. A obra está orçada em R$ 1,2 milhão e será feita com recursos municipais e estaduais, pela HHD Elétrica Comércio, empresa vendedora do processo licitatório.
NOME DE JOJÓ GUERRA CRESCE EM OLINDA
O nome do vereador Jojó Guerra (PL) vem sendo considerado como um dos mais fortes para suceder o prefeito Professor Lupércio em Olinda.
SEGUNDO PESQUISA DO INSTITUTO MÚLTIPLA FABIANO MARQUES TEM APROVAÇÃO RECORDE DE 94% EM PETROLÂNDIA
Prefeito Odelmo Leão faz primeira reunião preparatória para implantação do Minha Casa Minha Vida
No encontro, ficou definida a agilização dos sistemas e mecanismos via Prodaub para cadastrar as pessoas aptas dentro da faixa 1
Valter de Paula-Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU
Com o intuito de tornar a cidade um lugar cada vez melhor para se viver, a Prefeitura de Uberlândia começou a tratar sobre a implantação do Minha Casa Minha Vida no município. Na tarde desta quarta-feira (3), o prefeito Odelmo Leão realizou a primeira reunião preparatória sobre o tema com secretários e entidades representativas, na qual discutiu os primeiros passos para a colocação em prática do programa de habitação na cidade.
No que compete à Prefeitura, no encontro, foi definido que serão agilizados os sistemas e mecanismos via Prodaub para cadastrar, em breve e de forma online, as pessoas aptas dentro da faixa 1 do programa, destinado a Famílias que têm renda mensal de até R$ 2.640 em áreas urbanas e renda anual de até R$ 31,6 mil no caso de áreas rurais. O cadastramento das faixas 2 e 3 do Minha Casa Minha Vida serão feitos diretamente com a Caixa.
“A partir daí, quando as novas regras forem oficializadas, traremos todos os detalhes e medidas necessárias para auxiliar a viabilização das obras”, disse o prefeito Odelmo Leão.
Participaram da reunião com o prefeito, no Centro Administrativo Municipal, representantes do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Sinduscon-TAP) e da Associação das Empresas de Loteamentos e Desenvolvimento Urbano do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Aelo-TAP), além de secretários municipais.
Em Brasília, Fernando Moraes esteve com Deputados Federais de Pernambuco.
DIRETOR-PRESIDENTE DA REVISTA TOTAL MARCELO MESQUITA VISITA O SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE PERNAMBUCO
EM MATÉRIA DE MARKETING POLÍTICO MARCELO MESQUITA É UM PROFISSIONAL FORA DA CURVA
Por: Marcos Lima
ORLANDO JORGE FOI AGRACIADO COM DOIS TROFÉUS DA REVISTA TOTAL PELO EXCELENTE ÍNDICE DE APROVAÇÃO QUE TEM DA POPULAÇÃO LIMOEIRENSE
NO EXERCÍCIO DE SEU 2o MANDATO MARCONI SANTANA, PREFEITO DE FLORES-PE, CONTINUA COM O MESMO ÍMPETO DOS PRIMEIROS DIAS DE GESTÃO, SEMPRE EM BUSCA DE MELHORIAS PARA O MUNICÍPIO
DELÚBIO SOARES SEGUE SENDO INOCENTADO DE CRIMES QUE NÃO COMETEU
JOÃO CAMPOS (PSB) FOCA SUA GESTÃO EM ÁREAS ESSENCIAIS À MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO E JÁ ALCANÇA MAIS DE 83% DE APROVAÇÃO
BRANCO SALES (PP), PREFEITO DE CARDEAL DA SILVA (BA), SE DESTACA EM SUA 1ª GESTÃO E É APROVADO POR MAIS DE 80% DA POPULAÇÃO CARDINALENSE, QUE O QUER NO COMANDO DA PREFEITURA POR MAIS 4 ANOS
Fonte: Marcelo Mesquita/Revista Total
VITÓRIA DE SANTO ANTÃO (PE) SE ORGULHA DE TER UM DOS MELHORES CRIMINALISTAS DO BRASIL
Em Brasília, Danilo Henrique e Plínio Oliveira buscam projetos para o Oeste
O secretário de Governo de Luis Eduardo Magalhães (LEM), Danilo Henrique, esteve em Brasília na terça-feira (28) para visitar a Fundação Milton Campos (FMC), com o intuito de buscar parcerias para desenvolver projetos focados na juventude, mulheres e lideranças de bairro, de Barreiras e LEM.
O titular da Segov foi acompanhado do advogado de Barreiras, Plínio Oliveira, e do gestor do Bolsa Família de LEM, Daniel Lima. A comitiva se reuniu ainda com o deputado federal João Leão (PP) e solicitou emendas parlamentares para execução de projetos nas áreas de Infraestrutura e Saúde nos dois municípios.
“As vindas à Brasília são sempre proveitosas. Conhecer fundações como a Milton Campos nos faz voltar para nossos municípios com a cabeça fervilhando de ideias e com mais expertise para proporcionar melhorias para nosso povo. Queremos desenvolver ações muito similares em Luis Eduardo e Barreiras, por isso estamos prospectando recursos e projetos que possam beneficiar nossa população”, disse Danilo.
THIAGO DE MIEL É HOMENAGEADO PELA REVISTA TOTAL E RECEBE O TROFÉU LEÃO DO NORTE BRASIL 2023
Foi com bastante emoção que o prefeito xexeuense, Thiago de Miel, recebeu das mãos de Marcelo Mesquita, diretor-presidente da Revista Total, o Troféu Leão do Norte Brasil 2023, nesta manhã, no Clube Municipal em Xexéu.
PREFEITO NIVALDO TIRRI DE CAETÉS, A TERRA DO PRESIDENTE LULA, É UM DOS MAIS APROVADOS PELA POPULAÇÃO NO AGRESTE PERNAMBUCANO
Rodrigo Pinheiro é o atual Prefeito de Caruaru. Jovem, dinâmico e com muito espírito público, sua gestão vem ganhando destaque em todo estado de Pernambuco, onde mantém mais de 80% de aprovação popular.
Por Marcelo Mesquita
Rodrigo faz parte de uma nova safra política pernambucana, que, devido ao êxito da sua gestão fez com que ele fosse agraciado à pouco com o destacado Prêmio Leão do Norte da Revista Total.
Rodrigo Pinheiro é formado em Marketing e MBA em gestão imobiliária. Caruaruense e empresário, atuou como membro da ACIC por mais de 15 anos. Na política, iniciou a sua carreira em 2016 sendo eleito vice-prefeito ao lado da prefeita Raquel Lyra, agora Governadora de Pernambuco, formando a dupla mais jovem a frente da Prefeitura de Caruaru. Em 2020, Rodrigo Pinheiro foi reeleito no cargo de vice-prefeito, junto com a também reeleita prefeita Raquel Lyra, tendo a maior vitória política da história de Caruaru, com 114.466 votos.
Com apenas 41 anos de idade, Rodrigo tem muito futuro pela frente e, se depender da sua disposição para o trabalho, irá alçar voos mais altos. Aliado da Governadora Raquel Lyra, o Prefeito da Capital do Agreste, desponta como franco favorito na eleição que se avizinha da tradicional AMUPE - Associação Municipalista de Pernambuco, com isso, passará a falar como líder dos Prefeitos do estado de Pernambuco.
Fernando Marangoni, ex-secretário de Habitação do estado de SP e eleito deputado federal, explica seus projetos como parlamentar no Congresso Nacional
Marangoni é casado, pai de três filhas e é uma referência política em Santo André, região metropolitana do ABC, no estado de São Paulo. Ele é empresário, advogado, professor, bacharel em direito, pós-graduado em direito tributário e doutor em ciências sociais e jurídicas e poliglota em três idiomas (Inglês, Espanhol e Italiano). Apesar da pouca idade (43 anos), tem um legado positivo no poder público, com considerável destaque perante seus pares, ele retém uma ascensão notória, nas esferas da política local, estadual e agora nacional.
Os feitos de Marangoni impressionam
Durante o tempo em que esteve à frente da pasta da Habitação no estado de São Paulo foram entregues mais de 100 mil novas moradias; + de 70 mil títulos de propriedade; criou o programa Cidade Legal, um marco na regulamentação fundiária, uma referência nacional, que já ajudou mais de 200 mil famílias no estado. Revolucionou o programa Viver Melhor , que visa diminuir o déficit de moradias populares, fornecendo um lar digno e confortável com segurança e qualidade nos sistemas de ventilação, fiação elétrica, acessibilidade, telhado, azulejos e outras intervenções na construção e acabamento do imóvel, e no final o morador(a) recebe o título de propriedade.
Agora eleito como deputado federal pelo DEM (Democratas), para a 57º Legislatura de 2023/2026, sendo o primeiro candidato após 20 anos a se eleger com 89.379 votos, com domicílio em Santo André.O futuro parlamentar e ex- secretário de habitação de Santo André fala sobre os planos em Brasília e como a experiência, a expertise e a formação no direto serão diferenciais para elaborar e aprovar projetos de altíssimo padrão em prol dos brasileiros .
O deputado eleito não esquiva em debater qualquer tema sensível que seja matéria de tramitação no Congresso Nacional, dentre eles : Ampliação e flexibilização do abordo, redução da maioridade penal, direitos e deveres da comunidade LGBTQIA+; lei de cotas entre outros. Afirma que o diálogo será base de sua comunicação, seu gabinete estará de portas abertas para todos da sociedade civil, poder público e organizações, entidades representativas dos mais diversos setores.
Emotivo ele revela que é preciso sentir a dor do outro, ter sensibilidade e se colocar no lugar. Sempre estará em contato com todos, ouvindo demandas e buscando soluções. E nunca deixará de transitar pelas ruas para dialogar com a população, em especial as camadas sociais mais vulneráveis. Uma das principais bandeiras de seu mandato será pautada para a questão habitacional, uma política pública efetiva que diminua o déficit de moradia digna. Outra bandeira que trabalhará no Congresso Nacional com afinco é a reforma tributária. Como Dr em direito tributário ele esclarece que a aprovação dessa reforma será essencial para promover a distribuição de renda.
Para você leitor desta matéria, recomendo que conheça as propostas e o trabalho desenvolvido por Marangoni na política, e que acompanhe seu desempenho na Câmara Federal, sendo ou não andreense e eleitor dele, é um direito seu como cidadão fiscalizar e cobrar uma atuação técnica, limpa, imparcial, justa, transparente, presente, participativa e constante. Fique atento!
Mais informações acesso às redes sociais de Marangoni
Instagram:@marangoni.oficial
Twitter: @FJMarangoni
Facebook: https://www.facebook.com/
Tribunal Pleno elege novos membros para administração do TJRJ no biênio 2023/2024
"Estou muito feliz e honrado com essa votação expressiva. Desde juiz eu sempre tive esse objetivo e, até chegar a este momento especial, eu pude conhecer melhor nosso Tribunal e estou pronto para modernizá-lo e garantir os direitos. Serei um presidente de todos, para um Tribunal unido, moderno e preparado para o futuro", agradeceu o desembargador.
Para o cargo de corregedor-geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o escolhido foi o atual 2º vice-presidente do TJRJ, desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio, com 116 votos. O desembargador Carlos Santos de Oliveira, que também participou da disputa, totalizou 69 votos.
Desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio foi eleito o próximo corregedor-geral da Justiça
"Agradeço à minha família e pessoal de gabinete pelo apoio, e aos colegas pela confiança. Nós fizemos uma boa administração na 2ª Vice-Presidência, o que fez diferença para que confiassem na nossa campanha. Estou pronto para ouvir ideias e críticas, o importante é fazer o Tribunal de Justiça funcionar", disse o novo corregedor.
Eleito 1º vice-presidente, o desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa agradeceu pelos votos e afirmou que a nova administração pode contar com o seu apoio e trabalho. Para a 2ª Vice-Presidência foi eleita a desembargadora Suely Lopes Magalhães, que disse ser uma honra contribuir para que o Judiciário fluminense siga fazendo um bom trabalho elogiado em todo o Brasil. O atual 1º vice-presidente, desembargador José Carlos Maldonado de Carvalho, foi eleito 3º vice-presidente e destacou que irá trabalhar com esmero e dedicação.
1º, 2ª e 3º vice-presidentes eleitos para 2023/2024: desembargadores Caetano Ernesto da Fonseca, Suely Magalhães e Maldonado de Carvalho.
O diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) no próximo biênio será o desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, com 145 votos. Também candidato à vaga, o desembargador Fábio Dutra somou 40 votos. "Agradeço aos meus amigos, especialmente aos diretores que me antecederam, que me deram a oportunidade de conhecer a casa. Nosso trabalho é manter a Emerj como a melhor escola judiciária do país", afirmou.
Oito vagas de membro efetivo para o Órgão Especial também foram definidas. Os desembargadores Cláudia Pires dos Santos Ferreira, Cláudio Luís Braga Dell'Orto, Fernando Cerqueira Chagas, César Felipe Cury, Joaquim Domingos de Almeida Neto, Luiz Fernando Pinto, Augusto Alves Moreira Júnior e José Muiños Piñeiro Filho foram eleitos.
Para o Conselho da Magistratura foram escolhidos os desembargadores Ana Maria Pereira de Oliveira, Heleno Pereira Nunes, Gilmar Teixeira, Agostinho Teixeira de Almeida Filho e Luciano Barreto.
Desembargador Marco Aurélio Bezerra será o próximo diretor da Emerj
O Tribunal Pleno também escolheu os magistrados que irão compor a Comissão de Legislação e Normas (Colen) e a Comissão de Regimento Interno. Os desembargadores André Emílio Von Melentovytch, Nádia de Souza Freijanes, Cristina Serra Feijó, Ricardo Alberto Pereira e Luiz Márcio Pereira integrarão a Comissão de Legislação. E os desembargadores Sandra Cardinali, Lucia Regina Esteves de Magalhães, Renato Lima Sertã, Mafalda Luchese e Eduardo Abreu Biondi foram escolhidos para a Comissão de Regimento Interno.
Para as novas Câmaras de Direito Privado foram eleitos os desembargadores Ana Maria Pereira de Oliveira, Marcos Alcino de Azevedo Torres, Alexandre Freitas Câmara, Claudio Luis Braga Dell’Orto, Marcelo Lima Buhatem, Renato Lima Sertã, Natacha Nascimento de Oliveira, Werson Franco Pereira Rêgo, Maria Celeste Pinto de Castro Jatahy, Paulo Wunder de Alencar, Cristina Serra Feijó, Leila Santos Lopes, Carlos Gustavo Vianna Direito e Fabio Uchôa Pinto de Miranda Montenegro.
Foto: Felipe Cavalcanti / TJRJ
Vitória democrata no Senado reacende esperança para imigrantes
Políticas pró-imigração podem beneficiar mais de 11 milhões de pessoas nos EUA
Joe Biden saiu fortalecido com a vitória democrata no Senado durante as “midterms”, eleições que definem os rumos da segunda metade do mandato do atual presidente. A disputa com os candidatos republicanos era acirrada e acabou sendo decidida pelos resultados em Nevada e no Arizona, ambos favoráveis ao Partido Democrata.
Por outro lado, as eleições indicam um Congresso americano com maioria republicana, o que deve dificultar a aprovação de leis e articulações políticas para Biden. Ainda assim, as previsões de que aconteceria uma “invasão vermelha” (em alusão à cor da bandeira do Partido Republicano) não se concretizaram, inclusive, nas disputas para governadores dos Estados americanos.
Segundo Marcelo Gondim, advogado de imigração nos EUA, os resultados das eleições são muito positivos para os mais de 50 milhões de estrangeiros (14,3 % da população) que vivem no País. “Uma maioria democrata no Senado indica maiores chances para elaborações de leis pró-imigração, incluindo a retomada do projeto de ‘perdão’, que pode beneficiar até 11 milhões de pessoas atualmente indocumentadas no País. Logicamente, a aprovação destas leis depende do Congresso, onde Biden não terá vida fácil devido à maioria republicana”, garante Marcelo.
Carro-chefe de Joe Biden durante sua candidatura à presidência, a proposta de reforma imigratória acabou sendo “desidratada” pelo atual Congresso americano e foi considerada inviável em termos de orçamento pela Suprema Corte dos EUA. “A principal consequência da vitória democrata no Senado é que o presidente terá mais força para governar nos dois anos que restam do seu mandato e, quem sabe, retomar a proposta de uma reforma imigratória mais inclusiva”, aposta Marcelo Gondim. “Estamos vivendo o auge da polarização política nos EUA, mas, independentemente das diferenças, creio que todos concordam que é preciso uma política de imigração mais justa e humana, ao mesmo tempo em que também defendemos uma segurança eficiente nas fronteiras do País. Situações como as que temos presenciados nos últimos anos, com milhões de pessoas presas quando tentam cruzar a fronteira Sul, só serão resolvidas com uma profunda reforma imigratória”, finaliza Marcelo, que também é fundador da Gondim Law Corp., escritório localizado em Los Angeles que já atendeu milhares de clientes brasileiros em seus processos de imigração e green card para os EUA.
Sobre Marcelo Gondim
Marcelo Gondim é advogado licenciado na Califórnia e especializado em Imigração para os Estados Unidos. Possui mais de 20 anos de experiência em processos de green card e vistos americanos. Ele nasceu no Brasil, mas também possui cidadania americana.
Marcelo é fundador e o principal advogado da Gondim Law Corp, escritório de Advocacia Imigratória sediado em Los Angeles.
Prefeitura abre celebrações pelos 82 anos da Biblioteca Pública Municipal
Acervo hoje se encontra no Centro Municipal de Cultura e envolve diversas ações para tornar a leitura cada vez mais acessível
Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU
Nesta segunda-feira (24), a Biblioteca Pública Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira faz aniversário. São 82 anos de uma história que sempre se renova a cada novo leitor que chega. E para celebrar os milhares de leitores conquistados e os que ainda virão, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, iniciou na manhã deste ano (22) uma programação comemorativa.
No Centro Municipal de Cultura, famílias inteiras puderam compartilhar o amor pelos livros. Das 8h ao meio-dia, a Biblioteca ficou aberta ao público. Na área externa, teve contação de histórias, apresentação da Banda Municipal (que resgatou cantigas populares e trilhas infantis) e espaço para as crianças desenharem.
Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU
Diversão garantida
Não faltou diversão no playground kids. Nem pipoca ou algodão doce. E claro, livros. Além da Biblioteca, estavam presentes a gelateca e o Ônibus Biblioteca- dois meios que tornam o legado de mais de oito décadas ainda mais acessível à população. Tudo gratuito.
“Incentivo muito a leitura e frequentamos a biblioteca. Fiquei sabendo do evento e viemos. A Prefeitura está de parabéns. Hoje as crianças têm pouco incentivo para a leitura e esses momentos são importantes para eles”, disse Ecitânea Rodrigues, acompanhada de Sofia, de 6 anos, e Pedro, de 8.
Melissa, de 10 anos, foi cantar parabéns para a Biblioteca Público junto da mãe, Priscila Aparecida Campos de Souza. As duas dizem ter adorado a oportunidade de celebrar um espaço que tão bem conhecem.
Ao menos duas vezes ao mês, esse é o endereço certo para Melissa encontrar seus livros preferidos. “Eu gosto de pegar livros maiores”, conta com orgulho. “Eu gosto de (histórias de) mistério e aventura”, conta.
Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação- PMU
Comemoração continua
As celebrações continuam na quarta-feira (26), quando haverá o Sarau Literário na Biblioteca. Contemplando também as comemorações pelo Dia Nacional do Livro (29) e o Dia Nacional da Poesia (31), o evento terá inícios às 17h30 com leitura de textos, autorais ou não, declamações e apresentações culturais em geral.
Uma história de muitos legados
Criada em 24 de outubro de 1940, a Biblioteca Pública Municipal foi rebatizada com o nome do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira. Depois de passar por outros endereços, o acervo foi instalado no primeiro piso do Centro Municipal de Cultura, no Centro de Uberlândia, em março de 2020.
Nesse local, os mais de 40 mil exemplares estão em um espaço amplo e moderno, que conta com hemeroteca, sala inclusiva para leitores com deficiência e salas multiuso, de oficinas, de contação de histórias e de acesso à internet, entre outros.
“É de um valor imensurável celebrar 82 anos dentro da comunidade em um espaço que leva cultura, liberdade de criação e possibilidade de viagens através da leitura”, comemora a secretária municipal de Cultura e Turismo, Mônica Debs.
Diretora da Biblioteca, Leda Furtado destaca o trabalho da pasta para ampliar o impacto desse espaço na vida dos moradores de Uberlândia.
“82 anos não é para qualquer um, né? Estamos comemorando não só o espaço físico da biblioteca, mas a ligação com quem também não pode vir até aqui. Nós temos o Ônibus Biblioteca, temos em todos os terminais a caixa estante (para pegar o livro e doar), temos a gelateca (que é nossa menina dos olhos e fica aqui no Centro Municipal, de Cultura, no Centro Administrativo Municipal e no Mercado Municipal”, destaca.
Além desses recursos, a Biblioteca Municipal ainda conta com duas sucursais, uma no CEU Shopping Park e outra no bairro Presidente Roosevelt. Para se cadastrar e emprestar livros, basta apresentar comprovantes de residência, documento com foto e CPF. Menores de idade precisam estar acompanhados de um responsável e podem apresentar certidão de nascimento caso não tenham RG.
Essas recomendações são válidas tanto para a Biblioteca Pública quanto para as sucursais e Ônibus Biblioteca, cujo itinerário é divulgado semanalmente no Portal da Prefeitura de Uberlândia. As iniciativas de caixa estante e gelateca são de livre retirada doação de livros.
SBT e pool de veículos entrevistam Jair Bolsonaro, nesta sexta-feira (21), ao vivo, após Lula cancelar presença em debate
Petista informou que não vai participar do encontro. Dessa forma, como previsto nas regras aprovadas por representantes dos dois candidatos, o debate será substituído por uma sabatina, das 21h30 às 22h30
O candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), informou que não vai participar do debate promovido pelo SBT com o pool de veículos formado por CNN Brasil, Estadão/Eldorado, Veja, Terra e NovaBrasilFM. O candidato Jair Bolsonaro (PL) confirmou presença.
Como previsto nas regras aprovadas por representantes dos dois candidatos, o debate de segundo turno será substituído por uma entrevista com Jair Bolsonaro a jornalistas dos veículos do pool.
A entrevista irá acontecer nesta sexta-feira, 21 de outubro, ao vivo, das 21h30 às 22h30 (de Brasília), com mediação do jornalista Carlos Nascimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário