ILCA BARCELLOS TRAZ ARTE E NATUREZA EM EXPOSIÇÃO INÉDITA
"Squatters" é uma das 5 mostras independentes no projeto Arte Contemporânea Feminina
(Divulgação)
O termo "Squatt" significa, em inglês, o ato de ocupar espaços sem uso por pessoas que não tem moradia – os " Squatters" (posseiros) – e, também, por aqueles que os utilizam em suas manifestações artísticas. A artista Ilca Barcellos faz exatamente isso: apropria-se do espaço da Sala Filatélica com sua instalação "SQUATTERS". Trata-se de um conjunto de seres fictícios – esculturas em cerâmica e espuma expansiva – mimetizados e camuflados entre elementos da flora natural. Exposta previamente na Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba de 2019, nesta instalação seres naturais e ficcionais se aproximam, pela forma, pelas cores e/ou pela textura. A poética da vida e do mutável ocupa o espaço museológico, previsível e fixo.
Para além desta instalação, a mostra apresenta também colagens digitais (nomeadas crossing-over). Recuperando o conceito do geneticista Thomas Morgan, as colagens recombinam fragmentos de desenhos realizados entre 2017 e 2020, e fotografias da exposição Squatting realizada em 2011, na qual as esculturas cerâmicas de Ilca Barcellos ocuparam o jardim do Museu Histórico de Santa Catarina. Os crossing-overs são, portanto, um conjunto de meta-trabalhos elaborados pelo entrelaçamento de obras realizadas entre 2010 e 2020.
Os trabalhos expostos revelam-se como uma intersecção de obras realizadas ao longo de uma década em faturas diversas – esculturas, instalações, desenhos e fotografias. Construídos por meio do diálogo entre arte e ciência, o natural e o artificial, o controle e o acaso, sintetizam em seu conjunto o próprio percurso artístico de Ilca Barcellos: "Iniciei na arte pelo tridimensional e pela cerâmica, aos poucos fui explorando outras faturas e linguagens: instalações, desenhos, esculturas, colagens e pinturas". Indagada sobre quais palavras representam a exposição "squatters", Ilca Barcellos responde: "pulsar e transgredir"!
Ilca Barcellos é natural de Pelotas/RS, mas vive e trabalha entre Florianópolis/ SC e Belo Horizonte/MG. Artista visual, graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em Biologia Vegetal pela Université Pierre et Marie Curie, Paris VI, combina arte e ciência para expressar seu duplo percurso.
Site: www.ilcabarcellos.com
A exposição 'Arte Contemporânea Feminina' é um projeto inédito, que apresenta 5 mostras individuais simultâneas, de 5 artistas mulheres, em 5 salas do Centro Cultural Correios (Centro, RJ), todas com a curadoria da Tartaglia Arte de Roma, Itália, de Regina Nobrez e Riccardo Tartaglia. A mostra traz, portanto, olhares múltiplos sobre o fazer artístico. As artistas Beatriz Basso, Ilca Barcellos, Mary Dutra, Flavia Fernandes e Isabella Pedreschi estarão juntas em breve, estabelecendo um diálogo polifônico entre as salas do Centro Cultural Correios (CCC-RJ) e interagindo por meio de suas obras, instalações, sons, vozes e personalidades.
SOBRE A TARTAGLIA ARTE
A Tartaglia Arte foi fundada em 1950 como um estúdio de pintura pelo artista Piero Tartaglia, então conhecido como Piery. Após alguns anos, criou um ponto de referência e encontro cultural com outros artistas e jovens talentos onde, sob a orientação do Mestre, desenvolveram seu estilo pessoal.
Site: tartagliaarte.org
SERVIÇO:
Título da exposição: ARTE CONTEMPORÂNEA FEMININA
Artistas - Mostras individuais
. BEATRIZ BASSO - "Cor, Gesto, Emoção ... a Trajetória"
(Sala C - 2° andar)
. ILCA BARCELLOS - "Squatters"
(Sala Filatélica - Térreo)
. MARY DUTRA - "Se foi, tempo"
(Sala Bistrô - Térreo)
. FLÁVIA FERNANDES - "Táctil"
(Sala B - 2° andar)
. ISABELLA PEDRESCHI - "Reverbério"
(Sala Galeria de Arte - Térreo)
Curadoria: Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez - Tartaglia Arte
Crítico de Arte: Ricardo Muniz de Ruiz ( nas mostras de Mary Dutra e Isabella Pedreschi, é historiador e poeta, doutor em História Social pela UFRJ e professor de História e Sociologia).
Abertura: ADIADA POR DECRETO DEVIDO À PANDEMIA
Período: a ser anunciado em breve
Local: Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro - Rua Visconde de Itaborai, 20 centro RJ
Dias e horário: terça a sábado, das 12h às 19h
Entrada franca
Censura livre
Concebido e organizado por Tartaglia Arte - www.tartagliaarte.org
Assessoria de imprensa: Paula Ramagem
Apoio: Centro Cultural Correios - RJ, Circulo Italo Brasileiro - SC, Consolato Onorario Italiano - Florianópolis/SC, Ministério das Comunicações - Governo Federal
OBS: O Centro Cultural Correios e as artistas seguem as regras de não aglomeração, com número reduzido de visitantes. Obrigatório o uso de máscaras e álcool em gel.
Site: tartagliaarte.org
Riccardo Tartaglia (21) 96588-2653
Regina Nobrez (48) 98463-5707
Instagram @tartagliaarte @ riccardotartaglia @ reginanobrez
Instagram: @bbellaarte (Bella Pedreschi)
@art_marydutra (Mary Dutra)
@ilcabarcellos (Ilca Barcellos)
@beatrizbasso.decora (Beatriz Basso)
@flaviafernandes.art (Flávia Fernandes)
Nenhum comentário:
Postar um comentário