Para entender a solidão e a solitude - Quero Notícia

Breaking

Rádio Metropolitana

02 setembro, 2025

Para entender a solidão e a solitude

 Para entender a solidão e a solitude



Por Débora Máximo





Na nossa cultura, crescemos valorizando a companhia e a vida em grupo. Por isso, a ideia de estar só é vista muitas vezes com estranheza, pena ou até desconfiança. É como se ficar sozinho fosse um sinal de que algo está errado com a gente. Na verdade é urgente aprender a diferenciar dois estados de sentimentos que parecem iguais, mas são completamente opostos: a solidão e a solitude.


Eu mesma confundi os dois por muito tempo. Sempre gostei de ficar sozinha, o que me fazia sentir um pouco fora do padrão, mas hoje sei a diferença. A solidão é uma ausência, um vazio que a gente pode sentir mesmo no meio da multidão. É uma dor que corrói e - segundo pesquisas - pode ser prejudicial para a nossa saúde física e mental. Ela nasce da desconexão, de não ter com quem compartilhar a vida.


Já a solitude, por outro lado, é uma presença, um encontro intencional e amoroso com a minha própria companhia. É o meu tempo sagrado, um momento para respirar fundo, recarregar as energias, de me tornar uma pessoa mais forte e segura de mim mesma. Se a solidão pode ser uma experiência devastadora, a solitude é o solo fértil onde a gente floresce.






Eu uso esse tempo para ler um livro em silêncio, fazer uma caminhada na natureza ou simplesmente ficar no meu canto, refletindo sobre a vida. Com o tempo, percebi que a solitude me trouxe um autoconhecimento profundo. Ela me ensinou a me amar, a me respeitar, a entender minhas emoções e a desenvolver minha criatividade. Esse tempo a sós me tornou mais independente emocionalmente, e agora meus relacionamentos são baseados em escolha, não em necessidade.


Por isso, quando me virem sozinha, não sintam pena. Estou exatamente onde preciso estar, cuidando da minha mente, do meu corpo e da minha alma. A solitude não é um isolamento, mas um ato de amor-próprio, e para mim não há nada mais valioso do que a minha própria companhia.


Reprodução

Divulgação
Débora Máximo é influencer e graduanda em Psicologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Author Details

Livia Rosa Santana, tem formação em Turismo e Hotelaria, Culinária,Confeitaria, Teatro ( Atriz, Roteirista e Produtora), Jornalismo pela Faculdade Esamc, Locução de Rádio e Coach. . Trabalhou como Produtora e Coordenadora na cidade de Uberlândia (MG), representando o Iacan-Instituto de Artes e Cultura Alvaro Neto,. A empresa contem trabalhos reconhecidos em todo território nacional. Atualmente atua no jornalismo como CEO dos 35 portais e 5 revistas que é editora-chefe, trabalhou como assessora de imprensa de um agência de modelos, trabalhou como editora-chefe e assessora de imprensa da Revista CBTUR VIP, trabalhou na parte comercial do Jornal do Estado do Rio e Niterói News. Trabalha atualmente na sua empresa Topssimo Assessoria e assessora artistas famosos e empresas. Escreve para vários veículos de comunicação.

Rádio