Lesões em atividades físicas: ortopedista do Hospital HSANP dá dicas sobre como evitá-las
Recomendações incluem desde o aquecimento, a cuidados com descanso e hidratação para quem está na busca por uma vida mais saudável e ativa
São Paulo, agosto de 2025 – É evidente que a geração atual está cada vez mais preocupada com seu condicionamento físico, saúde e aparência. Neste cenário, cresce a procura por atividades físicas como musculação, calistenia, corrida e modalidades de treinos mais atuais como o CrossFit. Manter-se ativo é essencial para a saúde física e mental, mas a prática de exercícios, quando feita sem os cuidados necessários, pode trazer um risco indesejado: as lesões.
O ortopedista Ulisses dos Santos, diretor do Hospital HSANP, alerta que os joelhos, ombros e costas, são as regiões do corpo mais afetadas por lesões, seja por execução errada dos exercícios ou até uma elevação súbita da carga.
“No geral, as distensões musculares, contusões, estiramentos e até lacerações são comuns entre os praticantes de atividades físicas como musculação e CrossFit, com a necessidade de tratamento fisioterapêuticos e até intervenções médicas mais invasivas como cirurgias, para que possa reparar o dano feito pela lesão”, afirma.
Para que tais lesões sejam evitadas, de acordo com o médico, há diversos cuidados que devem ser tomados, como treino com progressão de carga, alongamento adequado dos membros que serão trabalhados durante os exercícios, aquecimento e hidratação, principalmente nos períodos mais quentes e secos do ano.
“Um outro aspecto que precisa ser considerado é o descanso adequado, com sono de qualidade e dias sem atividade física, para que o corpo possa se recuperar completamente. Além disso, caso o praticante adote exercícios intensos, o ideal é que seja acompanhado por um profissional da área, como educadores físicos”, finaliza o médico.
Sobre o Hospital HSANP
Localizado no bairro de Santana, o HSANP é referência na Zona Norte de São Paulo (SP). Considerado um dos mais completos hospitais da capital paulista, é reconhecido por oferecer um atendimento humanizado e seguro aos mais de 12 mil pacientes que passam pela instituição todos os meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário