CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA
Aion: o tempo da totalidade
Aion é um deus que se apresenta distinto de Cronos e Kairós porque, reza a lenda, que ele foi um ser inserido entre outros deuses, obviamente proveniente de outro lugar diferente da Grécia.
Aion é um tempo entendido em sua totalidade. Em relação a nós humanos, ele tem um significado que abrange a duração de nossa existência. E como podemos pensar nisso?
A vida é feita de ciclos e, como nos é sabido, as mudanças oriundas destes ciclos não são tão bem vindas como imaginamos. Nosso cérebro não precisa e não é saudável para ele, mas gosta da estabilidade. Todavia, o tempo aiônico nos mostra que o que somos hoje só é possível porque assumimos o compromisso da mudança. Mesmo que elas não sejam tão simples e agradáveis.
O que não podemos perder de vista é que o recomeçar não significa deixar para trás o que foi vivenciado. As experiências da vida vêm juntas para um novo ciclo que teremos e é essa a proposta do tempo aiônico. Uma mudança tendo como base o tempo vivido. Ou seja, o tempo aiônico nos lembra que a vida é feita de situações e superação de situações.
O tempo aiônico nos transporta para outro tipo de pensar: que a vida precisa de análise. Não podemos passar pela existência sem ponderar a respeito dos contextos vivenciados. Se não fizermos esse exercício de reflexão, qual o sentido que construiremos para tudo o que estamos passando?
Esta ação reflexiva nos ligará aos outros dois momentos temporais: ao cronológico porque vamos perceber o que estamos acertando ou não, e ao kairológico, que nos mostrará se estamos aproveitando ou não da oportunidade que recebemos.
Aion nos faz entender que a roda da vida precisa ser girada a todo instante. É nesse movimento giratório que as coisas irão acontecer e que as situações irão mudar, ou renovar, sem perder a influência do que passou, sem também se ligar a um futuro que não é tão claro, sem nos deixar estagnar.
Um fortíssimo abraço para você!
Instagram: baunilha45 e s48m7
Nenhum comentário:
Postar um comentário