Conversão nos e-commerces: 3 motivos que fazem o consumidor abandonar o carrinho de compras e como evitá-los
Especialista sugere estratégias que previnem boa parte das desistências, um hábito para 78% dos consumidores
Por: Rodrigo Bocatti
Valor do frete
A pesquisa da Opinion Box revela que 66% dos abandonos de carrinho estão relacionados a um frete mais caro do que o consumidor esperava. Além de buscar transportadoras com custos mais atrativos, é possível contornar essa situação oferecendo ao consumidor outras opções de entrega e cupons de desconto para a primeira compra ou em datas promocionais.
Formas de pagamento limitadas
Com tantas opções de pagamento disponíveis no mercado, a limitação desses meios em uma plataforma de compra pode desmotivar o cliente. Investir em diversificar as formas de pagamento amplia o público em potencial do seu e-commerce. Além de trabalhar com diferentes bandeiras de cartão, ofereça pagamento em pix, boleto e também facilidades de parcelamento.
Problemas de usabilidade
É preciso ter um olhar mais cuidadoso para o UX Design e UX Writing da sua plataforma. Esses conceitos focam na experiência do usuário durante a jornada de compra e prezam por uma navegação facilitada e agradável. “Categorias de produtos não visíveis, fontes complicadas de ler, falta de descrição dos produtos, carregamento lento e botões com problema são alguns obstáculos que dificultam a navegação e motivam os consumidores a abandonarem o carrinho”, alerta Trudes.
Sobre a we.digi
A we.digi é uma consultoria de tecnologia de e-commerce, com mais de 20 anos de experiência no mercado, que nasceu como uma software house. Especializada na resolução de projetos complexos através de sua metodologia ágil e exclusiva, a empresa se destaca por possuir um olhar consultivo estratégico e técnico, além de estarem sempre atualizados sobre novas tecnologias, o que possibilita a entrega de projetos customizados.
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