Procura por imóveis superluxo dispara e faz aumentar cuidados pelo consumidor - Quero Notícia

Breaking

Rádio

02 dezembro, 2021

Procura por imóveis superluxo dispara e faz aumentar cuidados pelo consumidor

Divulgação/ Freepik


Os imóveis superluxo, aqueles avaliados em mais de R$ 2 milhões, estão com o mercado em alta. Em Belo Horizonte e Nova Lima, as vendas de residenciais dessa categoria cresceram 152,4% de janeiro a agosto deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

Foram 212 novos apartamentos de alto padrão negociados, de um total de 3.623 vendidos ao longo desse tempo. Considerando todos os segmentos, as vendas aumentaram em 33,59%. Os dados são do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais (Sinduscom-MG).

Mas nem sempre os imóveis superluxo ficam livres de problemas usuais que parecem acontecer só nos populares. Por isso, de acordo com a advogada Nayara Felix, do BLJ Direitos e Negócios, antes de efetivar a compra, é importante tomar alguns cuidados.

“O primeiro passo é se certificar do que está sendo comprado. No caso do imóvel novo, não há um histórico de problemas, mas isso não significa que eles não estão lá. Então é observar bem se há infiltrações ou pequenas rachaduras na estrutura”, explica.

O contrato, segundo ela, deve prever a responsabilidade da empreiteira se ocorrer falhas estruturais. Estando tudo certo, o comprador deve considerar os custos de eventuais reformas e conferir se o imóvel está totalmente regularizado e pronto para a transição.

“É importante que o comprador verifique a certidão de ônus reais do imóvel. Caso haja alguma penhora ou ação contra a empreiteira, por exemplo, que comprometa a transação imobiliária, a certidão é capaz de mostrar. Por isso, é o documento mais importante para quem está interessado em um apartamento, e é imprescindível que essa pesquisa seja feita no cartório antes de fechar negócio”, orienta Nayara Felix.

Segundo a advogada da BLJ, a emissão do documento pode levar cerca de 20 dias. Por isso, não adianta agir com pressa nem aceitar pressão do vendedor. “A certidão de ônus reais dispõe de detalhes que o comprador às vezes até relega a segundo plano, como a quantidade de vagas na garagem. São cuidados que todo mundo precisa tomar por hábito, mas que a empolgação ou a pressa de fechar logo a negociação acabam fazendo transgredir. Não pode haver pressa na compra de um bem tão importante. Por fim, cabe analisar as regras condominiais antes da compra, pois adquirindo o imóvel se adere a tais normas.”, avalia Nayara Felix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário