Influenciadora Patricia Ramos É Diagnosticada Com Endometriose
Doença acomete 6,5 milhões de brasileiras e traz fortes dores na região abdominal
(Photo Imagem:Henrik Barros)
A influenciadora digital Patrícia Ramos foi diagnosticada recentemente com endometriose, doença crônica causada pela presença do tecido endometrial - que reveste internamente o útero - em outros órgãos abdominais, que afeta 6,5 milhões de brasileiras, de acordo com dados da UERJ. Com apenas 21 anos, a criadora de conteúdo, que estava em viagem de fim de ano no Tocantins, sentiu fortes dores durante a madrugada e decidiu entrar em um chuveiro quente para aliviar. Ao comunicar a amiga e ginecologista Mariana Souza, passou por exames e logo a doença foi diagnosticada em estágio inicial, passando por tratamento clínico.
A incidência é maior em mulheres entre 25 e 35 anos e os principais sintomas da doença são forte cólica, incômodo na relação sexual, alteração de hábitos intestinais e dificuldades para engravidar.
Para receber o diagnóstico, a dona do bordão “para com isso” realizou um exame de toque e ressonância magnética. Durante os primeiros dias, Patrícia também teve problemas intestinais.
De acordo com a ginecologista, há um diagnóstico tardio na sociedade, o que acarreta em um estágio mais avançado da doença em muitas mulheres. “A mulheres apresentam cólicas intensas, além de dor na relação sexual e podem até ter dificuldade para engravidar”, elucida a médica, que também explica que em estágios mais graves, os nervos ficam tão afetados, que a doença pode se tornar silenciosa, dificultando o diagnóstico.
“Fiquei muito assustada com a dor, cheguei a pensar que não poderia ter filhos, mas hoje, troquei meu anticoncepcional de acordo com a orientação médica da Dra Mariana e incentivo todas as mulheres a cuidarem da sua saúde para evitar ou tratar precocemente doenças como essa”, comenta Patrícia.
Sobre Patrícia Ramos
Aos 20 anos, a cantora carioca Patrícia Ramos se tornou referência na nova geração de influenciadores gospel, compartilhando assuntos como casamento, autoestima e, especialmente, o evangelho de Jesus Cristo. A produtora de conteúdo e influenciadora digital estourou nas redes sociais durante a pandemia, quando um áudio seu viralizou no Tik Tok. Hoje, ela conta com 1,9 milhão de seguidores no Instagram e 1,8 milhão de seguidores no Tik Tok, conquistados apenas em três meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário