A volta à cena da amante do rei apagada da história
“Eugênia”, a mulher do século XIX que tem muito a dizer para a mulher de hoje.Dias 13 e 14 de fevereiro, sexta e sábado, pelo streaming da Sympla no fim de semana de não-carnaval.Após as apresentações do espetáculo, haverá bate-papo virtual com a atriz Gisela de Castro
(Divulgação)
Século XIX. A jovem Eugênia José de Menezes, filha do governador de Minas Gerais, tem um romance com Dom João VI, engravida e é expulsa da Corte, sendo exilada num convento. Se fosse hoje em dia, diríamos que ela tinha sido “apagada”, como são apagados negros, gays, trans. Apagada por ser mulher. Mas também partiríamos para as redes sociais para “cancelar” Dom João VI, o covarde que não se limitava a comer frangos. A história da amante do rei virou peça escrita por Miriam Halfim, dirigida por Sidnei Cruz e encenada pela atriz Gisela de Castro. “Eugênia” será exibida pelo streaming da Sympla neste fim de semana de não-carnaval.
O questionador e divertido monólogo tem muito a dizer. E diz. Manda um recado para a mulher contemporânea, ainda na luta por seu espaço, seu reconhecimento, para não ser apagada, mas, sim, para poder escrever sua própria história. Com tanto a dizer, a discussão vai extrapolar a sessão. E, depois do fim da apresentação, vai ter bate-papo com Gisela.
“Eugênia” foi um sucesso em diversos palcos cariocas.
Foram quatro temporadas e muitas indicações a prêmios. A encenação que será exibida foi filmada durante a primeira temporada, no Planetário da Gávea, em 2016. Uma ótima oportunidade para conhecer essa mulher de dois séculos, que ainda precisa ser ouvida.
SERVIÇO: Espetáculo "EUGÊNIA", escrita por Miriam Halfim, dirigida por Sidnei Cruz e encenada pela atriz Gisela de Castro
Dia 13 de fevereiro – Sábado, às 20h
Ingresso: R$ 15
https://www.sympla.com.br/
Dia 14 – Domingo, às 20h
Ingresso: R$ 15
https://www.sympla.com.br/
Duração: 55 min
Classificação: 12 anos
Gênero: Comédia
Após as apresentações do espetáculo, haverá bate-papo com o Gisela de Castro
Sobre o Espetáculo:
"Eugênia” conta a história do romance entre Eugênia José de Menezes e Dom João VI, regente e imperador do Brasil, Portugal e Algarves. Fruto de profunda pesquisa sobre o assunto e a época, o espetáculo conta com texto de Miriam Halfim, direção de Sidnei Cruz e a interpretação de Gisela de Castro.
A peça estreou no Teatro Maria Clara Machado, no Planetário da Gávea, seguindo em temporadas no Teatro Eva Herz, Teatro Gláucio Gill, Teatro Sérgio Porto (Vencedor do Fomento Olímpico 2016), Espaço Furnas (Vencedor do Edital Eletrobrás para a Unidade Botafogo) e Teatro Serrador. Recebeu convite do SESI para sessão exclusiva no Dia do Deficiente (31/8/2016) com intérprete de Libras e audiodescrição, e do Espaço Itaú Cultural para sessão gratuita em SP. Ganhou editais para circulação no CCBB Brasília e SP, e Espaço Furnas Cultural, em São José da Barra Funda/MG, em 2018. Participou ainda dos festivais Velho Chico, em Petrolina e Aldeia Yapoatan, no Recife (PE).
A filmagem aqui apresentada se refere ao palco em semi-arena do Teatro Maria Clara Machado, no Rio de Janeiro - RJ, cuja equipe era formada por:
Texto Miriam Halfim
Direção Artística Sidnei Cruz
Interpretação: Gisela de Castro
Cenografia - José Dias
Iluminação: Aurélio de Simoni
Figurinos, Acessórios e Design de aparência Samuel Abrantes
Direção Musical, Composição e Execução da trilha sonora Beto Lemos
Preparação corporal Morena Cattoni
Preparação vocal Verônica Machado
Programação visual e fotos Thiago Sacramento
Montagem e operação de Luz Rodrigo Bispo
Operação de Som e Contrarregra Lennon Jaguar
Assessoria de Imprensa Sheila Gomes
Assistente de produção George Luis Prata
Direção de Produção Maria Alice Silvério
Filmagem e edição Elias Hatah
Em caso de urgência é só acessar o link abaixo e será direcionado para o meu WhatsApp
Nenhum comentário:
Postar um comentário