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16 junho, 2020

A Pesquisa Aponta Os Principais Desafios Enfrentados Pelos Jovens Em Relação Ao Covid-19


O levantamento feito pela HSR Specialist Researchers aponta uma ruptura do "ir e vir"como principal desafio dos jovens.



(Ph:Imagem)

O mundo está passando por um momento nunca jamais visto em toda história da humanidade.A pandemia do novo coronavírus,afetou mundialmente as pessoas que tinham a liberdade de saírem,ficando agora confinados de dentro das suas próprias casas.Como os jovens entre 20 e 24 anos,que estão convivendo com os nãos impostos atualmente.E para entender como eles estão lidando com a situação no momento,a HSR Specialist Researchers realizou a pesquisa "Os Jovens e a Covid"

Com a conscientização que estamos passando atualmente,os jovens enfrentam um grande desafio.Para eles,não é só uma ruptura de ir e vir ou a perda de opções,mas não ter escolha,pois têm de ficar em casa,isolados,sem alternativa e de forma imposta.Para uma geração que só está acostumada a ouvir "sins",essa falta de liberdade com obrigação de obedecer aos muitos nãos,é bastante complicado.

O estudo qualitativo ,por focus online,realizado no dia 23 de março,jovens de 20 e 24 anos,das classes ABC nas cidades de São Paulo,Fortaleza e Rio de Janeiro,mostrou que as sensações e os sentimentos mais presentes na mente e corações dos jovens são medo,incerteza,preocupação,isolamento,angústia,ansiedade e impotência.Ainda assim,se sentem quase "obrigados" a ficarem otimistas,pois acreditam que,fazendo assim,fica "mais fácil"lidar com a situação.Outra alavanca para o otimismo é a crença de que o Brasil pode achar caminhos próprios para resolver os problemas e encurtar a solução natural para a pandemia.

Os entrevistados,de forma geral,têm consciência do seu papel como agentes potenciais disseminadores do vírus e estão preocupados com seus familiares,sejam de grupos de risco ou não,mas é um momento desafiador frente a sua demanda por liberdade.

Entendem que o momento é de colaboração total.De imediato,pensam que o principal impacto será econômico,com redução da capacidade financeira do mundo e das pessoas,além da reestruturação de modelos de trabalho e negócios.

Também estão cientes dos impactos de longo prazo,como perda de renda e fim dos gastos com supérfluos.Alguns questionam a perda de um período da vida,com trancamento de matrícula nas faculdades.Tendem acreditar que este momento trará grande impacto á humanidade,sendo um evento marcante para todos globalmente,sem cair facilmente no esquecimento(a respeito da relevância do que ocorreu com os atentados às Torres Gêmeas,no dia 11 de setembro).

Esse jovem entende seu papel e sua necessidade de contribuir,de alguma maneira,para a transformação da atitude e da mentalidade das pessoas.Acreditam que o saldo deste período de transição será a vinda de um maior senso de colaboração,solidariedade,mais valor em estar com as pessoas,maior consciência ambiental,além do aumento dos hábitos da higiene e novas formas de trabalhar e produzir.Entretanto,existe um segmento que acredita que corremos o risco de as pessoas esquecerem e,no ano que vem,lembrarmos da pandemia como apenas mais um problema enfrentado.

Impacto na Rotina e Desafios:

Os jovens não veem problema na maior socialização digital provocada no momento.Pois o distanciamento é mais físico que social.Aliás,eles conversam com amigos pelas redes sociais e conectados,por um tempo bem mais longo do que antes,e seguem descobrindo ou utilizando plataformas para comunicação,por exemplo, o Zoom.É a tendência é aumentar esse contato virtual em grupo para fazer tudo:conversar,ver filmes,namorar,fazer Happy Hour e até festas virtuais.

No tocante às atividades e novas experiências indoor,,eles estão buscando ficar ocupados o tempo todo,com alternativas de aulas online e exercícios físicos em casa,entre outras opções.Também procuram terapias online,práticas "pacificadoras"da mente e,se já faziam,estão aumentando sessões nesses tempos de angústia e ansiedade.Têm ajudado na arrumação e na limpeza de casa,bem como experimentando e aprendendo novidades na cozinha.E também andam comendo mais.

O estudo "Os Jovens e a Covid"constatou que o público entre 20 e 24 anos,também está vivenciando desafios do home office e do ensino a distância.Para eles,algumas normas colocadas pelas empresas para trabalhar em casa não são alinhadas com a realidade,incluindo o fato de precisarem estar conectados sem ter trabalho para fazer.Embora o EAD seja valorizado,criticam o despreparo das escolas para operarem a distância,pois entendem que esse formato apresenta menos conteúdo em relação ao modelo presencial.Alguns dos entrevistados consideram trancar a matrícula e retomar após essa fase.

Com relação ao consumo mais consciente,os jovens reduziram compras online por impulso e pensam bem antes de consumir devido a preocupação com a situação econômica.Já no tocante ás marcas e á comunicação sobre o Covid-19,admiram empresas que estão colaborando com a sociedade e acreditam que elas têm postura corajosa diante da crise.Valorizam as que incentivam o trabalho de pequenos empresários,comerciantes,produtores,as que se preocupam com a segurança de seus colaboradores e dos consumidores além das ações que beneficiam toda a cadeia produtiva.Por fim,defendem a doação em espécie de milionários e empresas para o combate ao coronavírus.

Sobre a HSR Specialist Researchers:

É a maior empresa independente de pesquisas de mercado do Brasil.Reúne em sua estrutura um grupo de profissionais de nível sênior,especialistas em diversas áreas de pesquisa de mercado,que contam com a estrutura robusta da HSR e inovação tecnológica para gerar inteligência aos negócios dos clientes.





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