- Quero Notícia

Breaking

Rádio

24 maio, 2020

Dicas De Lili Glacê


Aprenda como fazer a massa de biscoito bem crocante

(Karoline Scorzato)

A ministrante de cursos de confeitaria e blogueira Karoline Scorzato,conhecida como Lili pela maioria,iniciou a sua marca Lili Glacê no ano 2007 em Moema,São Paulo.Em parceria com a sua irmã ela abriu o Atelier em Moema,onde as duas junto com a sua mãe que ministrava cursos no local e faziam várias encomendas de doces.Isso permaneceu durante 7 anos quando no ano 2018 ela casou com o amor da sua vida e se mudou para Dublin,Irlanda.E por lá ela se reinventou,recomeçou e criou esse blog( https://www.liliglace.com.br/  )para passar uma experiência de como fazer doces,ensinando passo a passo em sua comodidade de sua casa.
Agora veio ensinar de como deixar a massa bem moreninha e no ponto,e a temperatura certinha pra ficar crocante.
Se seu biscoito é sem forma,não é retinho e sólido,ela responde as duas perguntas que suas clientes mas perguntam:

1)Mas então qual a temperatura ideal para o forno quando fazemos biscoitos?
Resposta:Uma coisa que eu me confundia muito quando comecei a fazer os biscoitos(comecei usando de base essa receita amanteigada que te passei),é que cada lugar que eu aprendi me dizia uma temperatura diferente para o forno,algumas falavam que precisava ser no forno baixo e outras falavam que o melhor era o forno alto.
Como eu tinha medo de queimar meus biscoitos ,passei um bom tempo assando naquela média que todos nós conhecemos 175/180 graus,mas notava que ainda não ficava com aquele acabamento que eu queria e perdia(mesmo que pouco)a forma.
Então na minha experiência,quando comecei a assar os meus biscoitos a forno pré aquecido 190/200 graus foi quando eu realmente atingir o resultado que eu queria!
Com essa minha mudança para Dublin,tive muito tempo para estudar,me readaptar e testar novas técnicas e com isso sinto que aprendi ainda mais o que eu já sabia!E uma das coisas foi isso!
Aprendi com o dia a dia e com os milhões de biscoitos que andei fazendo nessa minha nova vida,que o forno para biscoitos precisa ser forte e rápido.Só assim você consegue adquirir um acabamento lindo,um biscoito crocante e uma cocção maravilhosa!
2)Por que os meus biscoitos não dourem por igual?
Resposta:Essa também é ótima e fácil de resolver,geralmente isso acontece mesmo!O calor do forno não é distribuído de uma maneira correta(mas isso não quer dizer que seu forno está com problemas),e acaba ficando mais moreninho só de um lado.
Para resolver essa questão você tem algumas opções:
  • Virar a forma na metade do processo(então se seus biscoitos ficarem por 10 minutos,abra o forno e vire a forma quando der 5 minutos),isso ajuda o calor a distribuir de uma forma mais uniforme.
  • Outra coisa é colocar pedacinhos de massa(em formato de bolinhas mesmo)nos espaços vazios da sua forma.Quando temos espaços vazios na forma o ar corre de uma maneira irregular,se a sua forma está preenchida com o espaço distribuído de uma forma regular o calor distribui melhor e com isso os seus biscoitos dourem igualmente.
  • Se mesmo assim eles ainda não tiverem cozinhado de uma forma homogênea,outro dia é só assar com a forma virada para baixo,a borda da sua forma pode estar bloqueando o calor e isso impede que seus biscoitos asse e dourem por igual.Virando a forma ao contrário fica mais fácil distribuir o calor.


Biscoito de Abóbora com Especiarias



Ingredientes:

453 gramas de manteiga com sal
194 gramas de açúcar
187 gramas de açúcar mascavo
66 gramas de purê de abóbora
1 colher de chá de essência de baunilha
2 ovos grandes
2 colheres de chá de canela em pó
1/2 colher de chá de gengibre em pó
1/4 colher de chá de noz moscada em pó
1/4 colher de chá de cravo em pó
1/4 de xícara de bala toffee picadinha
830 gramas de farinha

Modo de Preparo:

1-Em uma tigela separe os ingredientes secos(farinha e especiarias)
2-Na batedeira junte a manteiga em temperatura ambiente,açúcar refinado e açúcar mascavo,bata em velocidade média até incorporar. 
3-Enquanto a mistura de manteiga bate,separe o purê em temperatura ambiente e os ovos.
4-Adicione  então a massa os ovos,um a um e depois disso purê
5-Agora adicione os secos,sempre em velocidade mínima,se você bater demais a massa pode perder a forma quando for para o forno.
6-Quando a massa estiver começando a juntar e virar uma bolinha,daí você pode adicionar a bala picada.
7-Leve a geladeira e deixe a massa descansar por no mínimo 1 hora.
8-Depois que a massa descansou,abra ela numa superfície enfarinhada e use  os cortadores desejados.
9-Leve ao forno pré aquecido 180 graus por aproximadamente 12 minutos(dependendo do tamanho do biscoito)ou até começar a ficar douradinho nas bordas.
Obs: Quando vocês tirarem do forno o biscoito vai aparecer mole,é só deixando na temperatura ambiente que ele ficará duro por causa que é a base de manteiga.Se você deixar ficar duro no forno,ele ficará mais duro em temperatura ambiente.Por isso não deixe assando muito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário