Universidade Federal do Rio de Janeiro conta com arquivos de Gerson Pinheiro - Quero Notícia

Breaking

Rádio Metropolitana

21 fevereiro, 2026

Universidade Federal do Rio de Janeiro conta com arquivos de Gerson Pinheiro

 Universidade Federal do Rio de Janeiro conta com arquivos de Gerson Pinheiro 



Núcleo de Pesquisa e Documentação da URFJ recebeu doação de mais de 1.200 itens do multiartista




 
Um total de 1.243 itens, que pertenceram ao universo criativo de Gerson Pinheiro, foram doados pela Casa do Artista que leva seu nome ao Núcleo de Pesquisa e Documentação (NPD), mantido pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Todo o material está agora à disposição de pesquisadores e alunos da instituição.


Fazem parte do conjunto encaminhado ao NPD livros de autoria do artista, recortes de jornais, planos de aula, projetos de arquitetura, desenhos e ilustrações de sua época como aluno da Escola Nacional de Belas Artes (ENBA). Ainda no acervo estão diplomas, cartazes, revistas entre outros documentos.


"Trata-se de um acervo rico e plural, composto por materiais de grande valor documental e histórico. A variedade de suportes e a amplitude temporal dos documentos oferece aos pesquisadores um rico material para investigações sobre a prática pedagógica, a produção artística, os processos projetuais e o cotidiano institucional", explicam os dirigentes da Casa do Artista Gerson Pinheiro.


Como ex-aluno, docente e diretor da Escola Nacional de Belas Artes, Gerson Pinheiro escreveu sua trajetória pessoal, e também a história de uma das mais prestigiadas instituições de ensino de artes do Brasil, com empenho, dedicação e amor, desde que ingressou na ENBA aos 14 anos de idade.


O Núcleo de Pesquisa e Documentação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ foi criado pelo então diretor e professor Ulysses Burlamaqui, em 14 de abril de 1982. Sua criação representou um esforço pioneiro no Brasil no que se refere à coleta, sistematização e análise de documentos da arquitetura. O NPD é um setor destinado ao desenvolvimento acadêmico e à pesquisa, responsável pela preservação de importantes coleções e fundos arquivísticos da arquitetura brasileira.


Por esse motivo, a doação dos arquivos de Gerson Pinheiro significa, além de uma contribuição para a preservação da documentação histórica da arquitetura nacional, o retorno desses documentos à sua casa de origem institucional. Um gesto de guarda, memória e circulação do patrimônio cultural.


Reiterando o compromisso da Casa do Artista Gerson Pinheiro com a conservação dos arquivos que compõem a história do Brasil, os diversos itens estão agora à disposição para pesquisa para estudiosos de distintas áreas do conhecimento. A doação amplia de forma expressiva as fontes primárias disponíveis para o estudo da arte, da arquitetura e da história da Escola Nacional de Belas Artes. Quando viável e autorizado, partes do acervo poderão passar por digitalização para ampliar o acesso remoto e garantir a preservação do material mais frágil. A disponibilização para consulta seguirá as normas do NPD, podendo servir como fonte para teses, dissertações, artigos, exposições e projetos educativos.


Esse movimento foi possível graças ao atendimento e aos esforços da equipe do NPD na recepção e resguardo do acervo. A parceria entre a Casa do Artista e a URFJ reforça a importância de conservar, organizar e tornar acessíveis documentos que preservam a memória das artes e da arquitetura brasileiras.


Divulgação
Casa de Cultura Gerson Pinheiro guarda documentos importantes para pesquisadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Author Details

Livia Rosa Santana, tem formação em Turismo e Hotelaria, Culinária,Confeitaria, Teatro ( Atriz, Roteirista e Produtora), Jornalismo pela Faculdade Esamc, Locução de Rádio e Coach. . Trabalhou como Produtora e Coordenadora na cidade de Uberlândia (MG), representando o Iacan-Instituto de Artes e Cultura Alvaro Neto,. A empresa contem trabalhos reconhecidos em todo território nacional. Atualmente atua no jornalismo como CEO dos 35 portais e 5 revistas que é editora-chefe, trabalhou como assessora de imprensa de um agência de modelos, trabalhou como editora-chefe e assessora de imprensa da Revista CBTUR VIP, trabalhou na parte comercial do Jornal do Estado do Rio e Niterói News. Trabalha atualmente na sua empresa Topssimo Assessoria e assessora artistas famosos e empresas. Escreve para vários veículos de comunicação.

Rádio