Nossa casa: refúgio de paz, segurança e conforto - Quero Notícia

Breaking

Rádio Metropolitana

09 fevereiro, 2026

Nossa casa: refúgio de paz, segurança e conforto

 Nossa casa: refúgio de paz, segurança e conforto



Por Débora Máximo





Estava arrumando as malas para a nossa viagem de vinte anos de casados e parei para pensar em como o nosso coração fica mexido nesses momentos. É uma mistura engraçada, uma vontade enorme de ganhar o mundo e ao mesmo tempo, aquele conforto de saber que temos para onde retornar.


Planejamos cada detalhe com uma alegria quase que infantil, escolhemos as roupas, traçamos roteiros e mergulhamos nessa ansiedade gostosa de viver coisas novas. É uma energia maravilhosa que nos tira da rotina e nos faz sentir vivos!


Mas a verdade é que, depois de alguns dias de deslumbramento, um sentimento silencioso começa a aparecer, a saudade de casa. E sabe, aprendi que sentir isso é muito importante. Sentir falta do nosso cantinho não significa que a viagem esteja ruim, mas é o maior sinal de que a vida que construímos todos os dias é boa. Ter saudade é a prova de que fizemos do nosso lar o nosso lugar preferido no mundo, onde encontramos paz, segurança e conforto.


Por melhor que a viagem seja, nada substitui a leveza de estar em casa. No mundo lá fora, precisamos estar atentos o tempo todo, nos adaptando e descobrindo caminhos. Já em casa, as nossas defesas podem finalmente baixar. É ali, na nossa rotina que às vezes a gente nem dá tanto valor, que o carinho se esconde no cheiro do nosso lençol, no silêncio que não nos assusta e na liberdade de ser quem somos, sem precisar de máscaras.


Por outro lado, essa saudade também serve como um termômetro para a nossa vida. Se chegamos ao fim de uma viagem e sentimos um aperto no peito só de pensar em retornar ou se a vontade de fugir é maior do que a de voltar é sinal de que algo errado está acontecendo no nosso lar. Quando a casa deixa de ser um refúgio e passa a ser um peso, a estrutura da nossa paz ruiu.


Por isso, celebrar vinte anos de casados e ainda sentir esse "alívio doce" ao pensar em abrir a nossa própria porta é o nosso maior presente. Afinal, a maior alegria de viajar não está apenas nos lugares lindos que visitamos, mas na certeza de que temos um porto seguro nos esperando. É essa segurança que nos dá a base necessária para que possamos, de vez em quando, fechar as malas e partir de novo.





Reprodução

Divulgação
Débora Máximo é influencer e graduanda em Psicologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Author Details

Livia Rosa Santana, tem formação em Turismo e Hotelaria, Culinária,Confeitaria, Teatro ( Atriz, Roteirista e Produtora), Jornalismo pela Faculdade Esamc, Locução de Rádio e Coach. . Trabalhou como Produtora e Coordenadora na cidade de Uberlândia (MG), representando o Iacan-Instituto de Artes e Cultura Alvaro Neto,. A empresa contem trabalhos reconhecidos em todo território nacional. Atualmente atua no jornalismo como CEO dos 35 portais e 5 revistas que é editora-chefe, trabalhou como assessora de imprensa de um agência de modelos, trabalhou como editora-chefe e assessora de imprensa da Revista CBTUR VIP, trabalhou na parte comercial do Jornal do Estado do Rio e Niterói News. Trabalha atualmente na sua empresa Topssimo Assessoria e assessora artistas famosos e empresas. Escreve para vários veículos de comunicação.

Rádio