BLOCO MARIA BADERNA LEVA ALEGORIAS PARA O DESFILE NO BAIRRO SANTA TEREZA
Coletivo leva carnaval político e popular às ruas de Belo Horizonte na terça-feira
Na terça-feira de Carnaval (17/02), o Bloco Maria Baderna vai realizar seu desfile em Belo Horizonte, no tradicional bairro de Santa Tereza. A concentração acontece às 12h, na Rua Mármore, 285, com início do cortejo às 14h e encerramento previsto para às 18h. Em seu 13ª aniversário, o bloco retorna à capital mineira reafirmando o Carnaval de Rua como espaço de encontro, expressão artística e diálogo direto com o público.
Fundado em 2013, em Contagem, por Camila Polatscheck e Hugo Honorato, ao lado de artistas, mobilizadores e agitadores culturais, durante uma ocupação urbana com arte, o Maria Baderna construiu ao longo de mais de uma década uma trajetória marcada pela ocupação política do espaço urbano e pela defesa do carnaval como direito cultural. Desde o primeiro ano de existência, o bloco optou por realizar desfiles também na capital mineira. “Como todo artista quer ir aonde o povo está, desde o primeiro ano de existência realizamos nosso cortejo também em BH”, afirma Camila. “Na terça descemos para o Santa Tereza, que sempre é surpreendente e arrebatador. Nossa força em resistir é renovada nesse momento”, completa ela.
O bairro Santa Tereza, reconhecido por sua forte tradição cultural e por abrigar alguns dos principais cortejos do carnaval belo-horizontino, tornou-se um território simbólico para o Maria Baderna. A escolha do local reforça o caráter popular do bloco e sua aposta na proximidade com os foliões, em um desfile que privilegia o contato direto, o chão, o asfalto e a participação espontânea do público.
Inspirado na bailarina italiana Marietta Maria Baderna, figura histórica do século XIX que ousou misturar o balé clássico às danças populares afro-brasileiras, o bloco carrega em sua identidade a mistura de linguagens, ritmos e expressões artísticas. Essa referência se manifesta tanto nas alegorias — com estandartes, máscaras, fantasias e bonecos — quanto na musicalidade, que cruza rock, samba, reggae e marchinhas. “Nosso repertório é muito diverso. Misturamos estilos e ritmos”, explica Camila.
O desfile em BH reúne cerca de 100 participantes, entre bateria, banda, regência, estandartes e alegorias. Em 2025, foram aproximadamente 50 ritmistas apenas na bateria. “Acho que o diferencial do bloco são as variedades das alegorias, que costumam aproximar e animar ainda mais o público do cortejo carnavalesco”, afirma a fundadora, ressaltando a importância da dimensão visual e performática do desfile e destacando os bonecos que compõem o bloco, como o próprio boneco da Maria Baderna, além de um estandarte de Randolpho Lamonier e um bandeirão coletivo que cobre toda a bateria.
Além do aspecto festivo, o Maria Baderna mantém um posicionamento político, atento às pautas contemporâneas e às disputas simbólicas presentes na cidade. “A gente sempre dá voz às pautas atuais, além das que já temos desde sempre”, explica Camila, destacando que essas questões se manifestam diretamente no cortejo, construído em diálogo com o território e com o público que ocupa as ruas.
Para Camila, o desfile deste ano simboliza a continuidade de um projeto coletivo construído com persistência e sem patrocínios ou parcerias pagas. “Esse ano representa a continuidade, a resistência, a novidade nos aprendizados percussivos, o crescimento da organização e a construção de planejamento para esse e os próximos anos”, afirma. Mesmo diante dos desafios logísticos e financeiros de produzir um carnaval independente, o bloco segue realizando dois cortejos em cidades diferentes, fortalecendo sua atuação cultural ao longo do ano.
Bloco Maria Baderna – Ensaios
Quartas - 19h - Praça da Jabuticaba
Sábados - 14h - Praça da Jabuticaba
Bloco Maria Baderna: Desfile em Belo Horizonte
Data: 17 de fevereiro (terça-feira de Carnaval)
Horário: concentração às 12h | cortejo a partir das 14h
Local: Rua Mármore, 285 – Bairro Santa Tereza
Encerramento: 18h
BADERNA EM CONTAGEM. Além do cortejo em BH, o Bloco Maria Baderna também desfila no Carnaval de Contagem no dia 14 de fevereiro, no sábado, com concentração às 13h, na Praça Tiradentes. “Como todo artista quer ir aonde o povo está, desde o primeiro ano de existência realizamos o nosso cortejo na cidade de Contagem”, explica Camila. “Já na terça descemos para o Santa Tereza, que sempre é surpreendente e arrebatador. Nossa força em resistir é renovada nesse momento.”


Nenhum comentário:
Postar um comentário