Aula inaugural do Consórcio Cederj acontece em 43 polos do estado
O Consórcio Cederj, coordenado pela Fundação Cecierj, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizou neste sábado (07/02) a aula inaugural de acolhimento aos novos alunos. A iniciativa aconteceu nos 43 polos do consórcio localizados no estado do Rio de Janeiro, reunindo mais de 5 mil calouros, além dos veteranos, num total de 24 mil estudantes.
A programação iniciou-se com as boas-vindas aos alunos e seguiu com as apresentações dos diretores das unidades e das equipes de tutores, além das informações sobre o funcionamento de cada local.
Fotos: Flávio Carvalho Cecierj
Os calouros participaram também de uma reunião acadêmica para detalhamento das especificidades dos cursos e orientações sobre a dinâmica universitária. Em seguida, foi a vez de os alunos veteranos tirarem suas dúvidas com os tutores coordenadores.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes, ressaltou a importância e o alcance do consórcio. “Ampliar o acesso ao ensino público gratuito e de qualidade em todo o estado é o nosso propósito. A educação transforma vidas e proporciona melhores oportunidades no mercado de trabalho”, declarou.
Para o presidente da Cecierj, Ricardo Piquet, a atuação do Cederj promove educação e é também um instrumento de inclusão e cidadania que chega cada vez mais longe. “Nesses 26 anos, o Consórcio vem expandindo o número de polos pelo Estado, capitaneado pelo governador Cláudio Castro e pelo secretário Anderson Moraes. Essa atuação contribui para a oferta de formação acadêmica e profissional e é agente de transformação na vida da população do estado do Rio”, afirmou Ricardo Piquet.
A vice-presidente de Educação Superior a Distância do Cederj, Heloisa Cunha, participou da aula inaugural, incentivando os presentes a iniciarem mais uma etapa de suas jornadas acadêmicas. “O Cederj foi fundado no ano 2000 com o objetivo de democratizar a educação a distância. E hoje é um dia muito especial, em que vamos abraçar e acolher todos os nossos alunos”, afirmou Heloisa.
Sala de leitura e homenagem
Durante o evento, foi inaugurada a Sala de Leitura Profª. Janete Oliveira dos Santos, professora já falecida que ministrava aulas no polo Rocinha. Irmã da educadora, Rejane Oliveira declarou que ela era uma entusiasta da educação e estava em um momento imensamente feliz em seu ofício. O filho da professora, Pablo Oliveira, revelou sua emoção com a justa homenagem. “Esse espaço coletivo de encontro tem muito a ver com o que ela defendia: valorizar a humanidade e fazer da educação uma ferramenta de desenvolvimento pessoal. Ela tinha muito orgulho desse trabalho”, comentou.
Gustavo Teixeira, diretor do Polo Nova Iguaçu, declarou-se honrado por receber a todos na unidade. “O ensino superior tem papel fundamental na vida do aluno, não só na formação profissional, mas também no desenvolvimento social, pessoal e intelectual. Ele amplia horizontes, fortalece competências e prepara o indivíduo para enfrentar os desafios do mundo”, afirmou o diretor.
Fotos: Flávio Carvalho Cecierj



Nenhum comentário:
Postar um comentário