Minimuseu mantém vivo o legado do multiartista Gerson Pinheiro
Espaço cultural no Rio de Janeiro reúne cultura e história do patrono
Um bem montado minimuseu em homenagem a um cidadão que teve a vida marcada pela Arte e Cultura em geral. Assim é a Casa de Cultura Gerson Pinheiro, localizada em Ipanema, no Rio de Janeiro, criada há pouco mais de dois anos pelo filho do homenageado, Otávio Pinheiro, com espaço funcional adequado pela arquiteta Dorys Daher.
Gerson Pinheiro (1910/1978), demonstrou seu excepcional talento artístico ainda na infância. Paulista nascido em Campinas, iniciou na pintura aos 7 anos, com uma ideia inusitada e que surpreendeu a todos: retratou a figura de Dom Pedro II em tamanho natural, confirmando seu extraordinário talento de menino-prodígio. Aos 12 anos, sua obra "Homenagem do Presente ao Passado" foi premiada na Exposição Comemorativa do Centenário da Independência do Brasil.
Essa e outras tantas obras do patrono estão preservadas na Casa de Cultura que leva seu nome, e que não só eterniza o legado do artista e pensador, como fomenta manifestações que norteiem a cultura de modo geral. Gerson teve outros importantes reconhecimentos como pintor, arquiteto, intelectual e professor. Formou-se em Arquitetura na Escola Nacional de Belas Artes e, além de participar dos principais salões de Arte do Rio, viajou a Paris para estudar na Academia Julien, época e, que entrou em contato com o cenário europeu de arte moderna.
Em paralelo, desenvolveu carreira literária escrevendo artigos, livros e manuais de Arte. Contribuiu para a história da Arquitetura brasileira, e como educador, exerceu o cargo de diretor da Escola Nacional de Belas Artes, formando gerações de artistas.
As visitas à Casa de Cultura (no momento em recesso) devem ser agendadas previamente sempre para as segundas, quartas e sextas-feiras, das 9 às 16h, via WhatsApp (21 97516-2725), garantindo um atendimento exclusivo e personalizado.
Divulgação
Aos 7 anos, Gerson Pinheiro surpreendeu a todos com uma pintura de Dom Pedro II
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário