Mercado de leilões de imóveis cresce em Minas Gerais e atrai investidores em busca de rentabilidade acima da média - Quero Notícia

Breaking

Rádio Metropolitana

29 janeiro, 2026

Mercado de leilões de imóveis cresce em Minas Gerais e atrai investidores em busca de rentabilidade acima da média

 Mercado de leilões de imóveis cresce em Minas Gerais e atrai investidores em busca de rentabilidade acima da média 


Alta dos juros, avanço da inadimplência e digitalização impulsionam o setor e redesenham o mercado imobiliário no estado 





De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 40% dos mineiros ainda não possuem casa própria e, em relação a anos anteriores, a proporção de moradores em imóveis próprios e quitados caiu cerca de 5 pontos percentuais. Em paralelo, o segmento de leilão de imóveis registrou crescimento de 25% no estado de Minas, refletindo uma mudança estrutural na forma como imóveis entram e circulam no mercado. Especialistas analisam os impactos desse avanço no acesso à moradia e as oportunidades que o setor vem abrindo para investidores. 


A alta da taxa Selic impulsionou o aumento dos juros, encarecendo o crédito imobiliário e elevando o valor dos financiamentos, o que contribuiu para o avanço da inadimplência. Como consequência, cresce a quantidade de imóveis disponíveis para leilão, criando um ambiente favorável tanto para investidores quanto para quem sonha com a casa própria, já que os imóveis costumam ser ofertados com descontos relevantes em relação aos preços de mercado. Nesse cenário, o mercado de leilões de imóveis de Minas Gerais passa por um ciclo de expansão e se consolida como uma alternativa quando comparado ao mercado tradicional.  


Para Renan Lopes, especialista em aquisição e leilão de imóveis e sócio da Smart Leilões, o crescimento do setor em Minas está diretamente ligado às transformações do mercado imobiliário e ao desafio habitacional no estado. “Os leilões deixaram de ser uma alternativa secundária e passaram a ocupar um papel central no mercado imobiliário mineiro. Ao mesmo tempo em que refletem a dificuldade de acesso à moradia pelo modelo tradicional, eles também ampliam a circulação de imóveis que estavam fora do mercado, criando novas possibilidades tanto para quem quer morar quanto para quem investe”, afirma. 


O avanço em Minas Gerais acompanha a tendência nacional. Segundo a Associação Brasileira dos Arrematantes de Imóveis (Abraim), o setor de leilões imobiliários registrou alta de 25,1% em 2025 quando comparado ao mesmo período de 2024. O crescimento é impulsionado, principalmente, pela digitalização dos processos, que ampliou o acesso à informação e profissionalizou o perfil dos compradores. 


Na avaliação de Fernando Merli, maior arrematante pessoa física do Brasil, que já acumulou mais de R$ 50 milhões em lucro com imóveis adquiridos em leilão, o momento é especialmente favorável para investidores.


“O leilão imobiliário hoje é uma estratégia de investimento estruturada. Em Minas, há um volume crescente de ativos com preços abaixo do mercado, o que permite ganhos na revenda, na locação ou na formação de patrimônio de longo prazo. Quem estuda o processo consegue transformar isso em um negócio recorrente”, explica. 


Apesar do crescimento, o setor ainda enfrenta resistência por parte de compradores menos experientes, sobretudo por receios jurídicos. Para Marcela Carillo, advogada com 18 anos de experiência e especialista em Direito Imobiliário, esse medo não se sustenta diante do arcabouço legal brasileiro.


“A legislação brasileira é clara e oferece segurança jurídica para quem compra imóveis em leilão. Com a devida análise do edital e da matrícula, não há motivo para medo. Os leilões seguem regras rígidas e, quando bem assessorados, são operações tão seguras quanto qualquer outra transação imobiliária”, destaca. 


Esse debate estará no centro do Smart Experience 2026, evento promovido pela Smart Leilões, maior hub de leilões imobiliários do Brasil, que retorna a Belo Horizonte entre 30 de janeiro e 2 de fevereiro, no Teatro Minascentro, após reunir mais de mil participantes em 2025. O encontro discute o amadurecimento do mercado, os impactos econômicos do crescimento dos leilões e as oportunidades para investidores em um cenário de reconfiguração do setor imobiliário. 




Serviço:  

  • Evento: Smart Experience 2026  

  • Data: 30 de janeiro a 01 de fevereiro de 2026  

  • Local: Teatro Minascentro (Av. Augusto de Lima, 785 - Centro, BH)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Author Details

Livia Rosa Santana, tem formação em Turismo e Hotelaria, Culinária,Confeitaria, Teatro ( Atriz, Roteirista e Produtora), Jornalismo pela Faculdade Esamc, Locução de Rádio e Coach. . Trabalhou como Produtora e Coordenadora na cidade de Uberlândia (MG), representando o Iacan-Instituto de Artes e Cultura Alvaro Neto,. A empresa contem trabalhos reconhecidos em todo território nacional. Atualmente atua no jornalismo como CEO dos 35 portais e 5 revistas que é editora-chefe, trabalhou como assessora de imprensa de um agência de modelos, trabalhou como editora-chefe e assessora de imprensa da Revista CBTUR VIP, trabalhou na parte comercial do Jornal do Estado do Rio e Niterói News. Trabalha atualmente na sua empresa Topssimo Assessoria e assessora artistas famosos e empresas. Escreve para vários veículos de comunicação.

Rádio