Educacional destaca a importância de atividades lúdicas como torneios de robótica para fortalecer o engajamento de alunos desde os anos iniciais - Quero Notícia

Breaking

Rádio Metropolitana

14 janeiro, 2026

Educacional destaca a importância de atividades lúdicas como torneios de robótica para fortalecer o engajamento de alunos desde os anos iniciais

 Educacional destaca a importância de atividades lúdicas como torneios de robótica para fortalecer o engajamento de alunos desde os anos iniciais


Iniciativas como a FIRST® LEGO® League  estimulam o pensamento científico, o raciocínio lógico, a autonomia e o trabalho em equipe, conectando teoria e prática de forma significativa


Imagem: Divulgação / Educacional


Curitiba, janeiro de 2026 – A robótica educacional tem se mostrado uma poderosa ferramenta para desenvolver o raciocínio lógico e a alfabetização científica. Nesse sentido, a realização de eventos e desafios lúdicos se consolida como práticas eficazes de engajar os alunos. Um exemplo é a FIRST® LEGO® League, o maior torneio de robótica do mundo, e vai além da competição já que traz diversos benefícios para o aluno e a escola. “Esses torneios não são apenas um campeonato. Eles se tornam uma oportunidade de os alunos pensarem, colaborarem e experimentarem”, diz Alex Paiva, head de produtos do Educacional – área de negócios da Positivo Tecnologia.


“Quando a tecnologia é usada com propósito pedagógico, criamos aprendizes confiantes, criativos e preparados para o futuro”, diz o executivo. As equipes participantes da FIRST® LEGO® League constroem e programam robôs com peças LEGO® Education e enfrentam missões inspiradas em temas globais atuais. O Educacional é responsável pela coordenação de duas categorias da FIRST® LEGO® League: Discover, para crianças de 3 a 6 anos, e Explore, para alunos de 6 a 10 anos. 


Paiva avalia que, quando presente desde os anos iniciais, a robótica deixa de ser apenas um recurso extracurricular e torna-se uma ferramenta pedagógica estruturante, pois confronta o aluno com hipóteses, tentativas e erros. “Esse processo natural de investigação científica favorece a alfabetização para a cultura STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática) de forma significativa e contextualizada”, segue ele.


Já a preparação para torneios e disputas de robótica em si permite que os alunos vivenciem um processo completo de planejamento, preparação psicológica, interação social e gestão da ansiedade. Além do viés pedagógico, esse ensino dinâmico e lúdico promove autonomia e confiança dos alunos, pois, ao lidarem com resultados inesperados aprendem a persistir, a revisar estratégias e buscar diferentes soluções, fortalecendo atributos como resiliência e criatividade.


Esse tipo de iniciativa também ajuda a aproximar os conteúdos escolares da realidade, bem como de temas atuais e de impacto social, como oceano, energia, mobilidade e cidades inteligentes. Assim, o ensino passa da teoria e, na prática, ajuda os alunos a conectarem o conteúdo escolar à vida real, o que amplia a compreensão sobre o papel da ciência e da tecnologia no cotidiano.


Metodologia centrada no estudante


O ambiente lúdico reduz barreiras e torna os conteúdos mais acessíveis, despertando o interesse por áreas diversas, por exemplo, ciência, tecnologia, engenharia e matemática. O brincar em sala de aula não é recreativo, mas uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento dos alunos. A abordagem de soluções como as da LEGO® Education, frequentemente baseada no modelo 5E (Engajar, Explorar, Explicar, Elaborar, Avaliar), conduz os alunos por fases de descoberta guiada, experimentação e reflexão. Nesta metodologia, o professor atua como mediador ao proporcionar feedback, propor desafios e promover a avaliação formativa. Diferente das aulas tradicionais, centradas em conteúdos expositivos, a robótica estimula a aprendizagem ativa, interdisciplinar e centrada no aluno.


FIRST LEGO League e operação do Educacional


FIRST® LEGO® League ( é um programa internacional de robótica educacional que convida crianças e jovens a resolver desafios reais por meio da construção e programação de robôs com LEGO®. No Brasil, o torneio é dividido em três etapas, sendo duas organizadas pelo Educacional. A competição busca ampliar o acesso à cultura tecnológica, promover o protagonismo estudantil e aproximar alunos de diferentes realidades do universo da engenharia, ciência e inovação.


A robótica está contemplada pela BNCC da computação (Base Nacional Comum Curricular), alinhada às competências essenciais do século XXI.


Imagem: Divulgação / Educacional


Sobre o Educacional - Ecossistema de Tecnologia e Inovação - reúne soluções de apoio à aprendizagem. Área de negócios da Positivo Tecnologia e dedicada à educação, conecta pais, alunos, escolas, edtechs, editoras, empresas nacionais e internacionais em ecossistema único. Veja mais no site do Educacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Author Details

Livia Rosa Santana, tem formação em Turismo e Hotelaria, Culinária,Confeitaria, Teatro ( Atriz, Roteirista e Produtora), Jornalismo pela Faculdade Esamc, Locução de Rádio e Coach. . Trabalhou como Produtora e Coordenadora na cidade de Uberlândia (MG), representando o Iacan-Instituto de Artes e Cultura Alvaro Neto,. A empresa contem trabalhos reconhecidos em todo território nacional. Atualmente atua no jornalismo como CEO dos 35 portais e 5 revistas que é editora-chefe, trabalhou como assessora de imprensa de um agência de modelos, trabalhou como editora-chefe e assessora de imprensa da Revista CBTUR VIP, trabalhou na parte comercial do Jornal do Estado do Rio e Niterói News. Trabalha atualmente na sua empresa Topssimo Assessoria e assessora artistas famosos e empresas. Escreve para vários veículos de comunicação.

Rádio