Uberlândia amplia infraestrutura de segurança com painéis eletrônicos para prevenção de acidentes e alertas climáticos na Rondon Pacheco - Quero Notícia

Breaking

Rádio Metropolitana

10 dezembro, 2025

Uberlândia amplia infraestrutura de segurança com painéis eletrônicos para prevenção de acidentes e alertas climáticos na Rondon Pacheco

 Uberlândia amplia infraestrutura de segurança com painéis eletrônicos para prevenção de acidentes e alertas climáticos na Rondon Pacheco

 

Painéis eletrônicos ampliam a comunicação com motoristas e ajudam a reduzir acidentes durante o período chuvoso em Uberlândia




 


A Avenida Rondon Pacheco, uma das principais vias de Uberlândia e também uma das que mais sofrem com alagamentos durante o período chuvoso, passa a contar com uma tecnologia estratégica para prevenção de acidentes e danos: a instalação de Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs) ao longo de seus 7 km. A iniciativa faz parte do Plano Integrado de Ações e Prevenção aos Impactos Climáticos da Prefeitura de Uberlândia, desenvolvido em conjunto com a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e 9ª Redec/PMMG.

 

Os novos painéis têm como objetivo principal melhorar a comunicação com motoristas e moradores, fornecendo alertas imediatos sobre riscos, condições climáticas adversas, interrupções na via e outras situações críticas. A avenida já registrou episódios de transbordamento das galerias pluviais, e a informação rápida pode ser determinante para evitar congestionamentos, perdas materiais e acidentes.

 

Segundo informações da Prefeitura, os equipamentos funcionam 24 horas por dia e podem emitir avisos visuais e sonoros de forma simultânea. As sirenes, audíveis em um raio superior a 100 metros, reforçam a urgência das mensagens em situações de risco, especialmente durante tempestades e elevações repentinas no nível da água. Além disso, os painéis operam com tecnologia LED de alto brilho, garantindo leitura clara das mensagens mesmo sob sol intenso. “Temos, desde o início da gestão, voltado atenção para projetos e ações que possam contribuir com as melhores obras, medidas e tomadas de decisão para reduzir os impactos causados pelas chuvas nos pontos que costumam ser afetados na cidade, com destaque para a avenida Rondon Pacheco. Essa é uma das prioridades do nosso governo e estamos trabalhando para que a população seja beneficiada com essas iniciativas”, pontuou o prefeito Paulo Sérgio.

 

A comunicação em tempo real é um dos fatores mais importantes para a segurança em áreas urbanas com grande fluxo de veículos. Em outras regiões do país, sistemas semelhantes já comprovaram impacto positivo na redução de incidentes viários, ajudando motoristas a tomarem decisões mais seguras, evitarem pontos de alagamento, reduzirem a velocidade ou alterarem sua rota quando necessário.

 

Ederson Posselt, Gerente de Desenvolvimento de Produtos da Imply, empresa responsável pela tecnologia dos PMVs utilizados no projeto, reforça o papel dos painéis como instrumento de prevenção coletiva:
“Esse projeto marca mais uma etapa de evolução tecnológica voltada à comunicação visual urbana, agregando funções essenciais para a gestão eficiente não só do trânsito, mas também da prevenção e dos alertas em situações extremas ligadas ao clima. Trata-se de uma ferramenta que contribui para proteger vidas e apoiar a atuação dos órgãos públicos em momentos críticos.”

 

Com a chegada dos novos equipamentos, Uberlândia avança na modernização de sua infraestrutura de mobilidade e proteção civil. A expectativa é que a integração dos painéis com o monitoramento em tempo real e com ações preventivas da Prefeitura reduza significativamente riscos durante o período chuvoso, além de melhorar a fluidez e a segurança no trânsito ao longo de todo o ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Author Details

Livia Rosa Santana, tem formação em Turismo e Hotelaria, Culinária,Confeitaria, Teatro ( Atriz, Roteirista e Produtora), Jornalismo pela Faculdade Esamc, Locução de Rádio e Coach. . Trabalhou como Produtora e Coordenadora na cidade de Uberlândia (MG), representando o Iacan-Instituto de Artes e Cultura Alvaro Neto,. A empresa contem trabalhos reconhecidos em todo território nacional. Atualmente atua no jornalismo como CEO dos 35 portais e 5 revistas que é editora-chefe, trabalhou como assessora de imprensa de um agência de modelos, trabalhou como editora-chefe e assessora de imprensa da Revista CBTUR VIP, trabalhou na parte comercial do Jornal do Estado do Rio e Niterói News. Trabalha atualmente na sua empresa Topssimo Assessoria e assessora artistas famosos e empresas. Escreve para vários veículos de comunicação.

Rádio