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17 dezembro, 2025

R$ 50 Bilhões em oportunidades: como a geração Z está transformando a venda direta

 R$ 50 Bilhões em oportunidades: como a geração Z está transformando a venda direta


R$ 50 bilhões e 3 milhões de empreendedores: modelo de negócio atrai Geração Z com flexibilidade, atuação digital e potencial de ganhos


 

Foto: Freepik



A Venda Direta é um modelo de negócio tradicional e robusto que se mantém como um motor fundamental da economia e da inclusão social no Brasil. Em 2024, o setor registrou um crescimento de 6,3% e gerou um volume de negócios de aproximadamente R$ 50 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD).


Com uma força de vendas de cerca de 3 milhões de empreendedores em todo o país, a modalidade se destaca por ser um caminho acessível e inclusivo para quem deseja iniciar seu próprio negócio e ter autonomia. Essa alternativa permite que qualquer pessoa, independentemente de idade ou formação, alcance resultados significativos e descubra como ganhar dinheiro em casa e como ganhar dinheiro pela internet, aproveitando a flexibilidade do digital. 


“O setor de Vendas Diretas oferece um modelo cada vez mais conectado e acompanha as transformações da sociedade. É também baseado em recomendação, em influência, que envolve a confiança e a proximidade com o cliente. Essa combinação atrai o público, oferecendo uma oportunidade real de empreender, já com produtos desenvolvidos e testados e com todas as licenças e autorizações” afirma Adriana Colloca, Presidente Executiva da ABEVD.


Para a Geração Z e Millennials mais jovens, que valorizam a liberdade de tempo e a possibilidade de gerir sua rotina de qualquer lugar, a Venda Direta oferece um modelo de empreender altamente atraente.


“Eu realmente não me vejo em outra área a não ser empreendendo. Os aspectos que mais valorizo na venda direta são a possibilidade de fazer meu próprio horário e a liberdade de viajar quando desejo. Essa flexibilidade é um dos pontos mais importantes para mim,” afirma Matheus Henrique Bastos Cruz, 21 anos, empresário em Goiânia (GO) e associado Royal Prestige®.

 

Acessibilidade e crescimento



Um dos maiores diferenciais do setor é a porta de entrada. O modelo oferece treinamento e suporte por parte das empresas, permitindo que o empreendedor comece a operar com investimento inicial baixo e até mesmo zero, com risco reduzido, focando apenas na dedicação e no desenvolvimento de habilidades.



Essa acessibilidade se traduz em um caminho de rápido crescimento e desenvolvimento profissional, como conta Pedro Jonas Gomes da Silva Filho, 24 anos, líder de equipe em Brasília (DF) e associado Royal Prestige®:



“Quando a Royal Prestige® apareceu na minha vida, entendi que essa era a oportunidade que eu precisava. Ela me ofereceu um plano de carreira espetacular. Aceitei porque a empresa é sólida, tem um bom produto, facilidade de escala, margem alta de lucro, possibilidade de crescimento sólido, além de um investimento financeiro inicial de zero.”



Além do potencial de faturamento, a flexibilidade contribui para o crescimento pessoal. Pedro Jonas destaca que a liberdade de tempo o permitiu buscar informações e aprender todos os dias. Para empreendedores que se dedicam a como ganhar dinheiro influenciando em suas redes, esse aprendizado contínuo é vital.

 


Inclusão e a virada de chave pessoal



O modelo de negócio é um propulsor de inclusão para diversas faixas etárias e contextos sociais. Jefte Silva, 33 anos, associado Herbalife em Belém (PA), comprova a acessibilidade da modalidade:



“Mudei para Belém com apenas R$ 170 no bolso e comprovei na prática: qualquer pessoa pode começar, mesmo sem formação ou experiência. Os treinamentos da marca e o suporte de Distribuidores Independentes experientes me deram método, estratégias que funcionam e, sobretudo, a virada de chave para pensar como empresário,” relata Jefte.

Jefte também aponta o potencial de transformação para diferentes perfis, citando o exemplo de sua patrocinadora: “A minha patrocinadora é um exemplo. Ela atuava como empregada doméstica e teve sua vida transformada a partir do momento que empreendeu com a venda direta.”



Para os jovens que pensam em iniciar uma atividade no setor, o conselho é acreditar no potencial do modelo e investir em conhecimento. “Meu conselho é acreditar que é possível. Capacite-se e estude na sua área: se atua com pessoas, estude sobre elas; se é vendas, aprofunde-se em técnicas de vendas,” aconselha Pedro Jonas.



A Venda Direta demonstra ser mais do que uma oportunidade de renda, mas sim uma verdadeira escola de empreendedorismo que está formando a próxima geração de líderes de negócio no país, com foco em flexibilidade e autonomia.


 

Diante do crescente interesse de jovens por modelos de trabalho flexíveis e digitais, a ABEVD intensificou sua presença nas redes sociais com a campanha “Sua Renda na Sua Rede”, que reúne conteúdos educativos, orientações sobre como iniciar na venda direta e até um quiz que ajuda o usuário a identificar qual empresa e categoria de produtos têm mais afinidade. A iniciativa reforça a venda direta como um caminho prático e acessível de empreendedorismo para quem busca autonomia. “Essa campanha reforça a venda direta como um caminho prático e acessível de empreendedorismo para quem busca autonomia”, afirma Adriana Colloca.



Para conhecer a campanha e acompanhar os conteúdos, acesse: www.vendasdiretas.org.br  ou siga a ABEVD nas redes sociais (Instagram e LinkedIn).

 

 

SOBRE A ABEVD



Criada em 1980, a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) é uma entidade sem fins lucrativos que busca promover e desenvolver a venda direta no Brasil, bem como representar e apoiar empresas que comercializam produtos e serviços por meio do relacionamento dos empreendedores independentes com seus consumidores finais. Acesse: www.abevd.org.br. A venda direta é um sistema de comercialização de produtos ou serviços, por meio do relacionamento ou influência entre empreendedores independentes e seus clientes, de forma presencial e/ou digital, fora de um estabelecimento comercial fixo. A ABEVD também compõe a World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA), organização que congrega as associações nacionais de vendas diretas existentes no mundo. E pelo 4º ano consecutivo, a ABEVD foi reconhecida com o Platinum Status, considerado como o mais alto nível e que atende todos os parâmetros de governança para uma associação. Atualmente, cerca de 3,5 milhões de empreendedores independentes atuam em diferentes categorias, como produtos de saúde, beleza, utilidades domésticas, vestuário, alimentos, joalheria, entre muitos outros. A ABEVD hoje conta com cerca de 50 associadas, como:  Avon, Cacau Show, DeMillus, Herbalife, Hinode Group, Jequiti, Mahogany, Mary Kay, Natura, Tupperware, Yakult etc. Todas as empresas associadas à ABEVD passam por uma rígida análise em seu plano de negócio, oferecendo um maior nível de proteção ao consumidor e empreendedor independente. Confira as empresas associadas: www.abevd.org.brempresas-associadas/


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Livia Rosa Santana, tem formação em Turismo e Hotelaria, Culinária,Confeitaria, Teatro ( Atriz, Roteirista e Produtora), Jornalismo pela Faculdade Esamc, Locução de Rádio e Coach. . Trabalhou como Produtora e Coordenadora na cidade de Uberlândia (MG), representando o Iacan-Instituto de Artes e Cultura Alvaro Neto,. A empresa contem trabalhos reconhecidos em todo território nacional. Atualmente atua no jornalismo como CEO dos 35 portais e 5 revistas que é editora-chefe, trabalhou como assessora de imprensa de um agência de modelos, trabalhou como editora-chefe e assessora de imprensa da Revista CBTUR VIP, trabalhou na parte comercial do Jornal do Estado do Rio e Niterói News. Trabalha atualmente na sua empresa Topssimo Assessoria e assessora artistas famosos e empresas. Escreve para vários veículos de comunicação.

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