Que a leveza da alma o abrace neste recomeço
Enquanto escrevo, percebo que estamos no último mês de 2025, na véspera de um novo ano que pulsa com a energia do recomeço.
É inevitável trazermos conosco as memórias e as emoções, mas a questão crucial é o peso que elas carregam. Muitas vezes, essa bagagem é a dor antiga, aquela que se aninhou em nosso peito e insiste em roubar o brilho do nosso hoje. É um peso desnecessário que mina a alegria e a esperança, uma sombra que a alma guarda e que o cérebro, com sua fidelidade implacável, reativa, inundando o presente com a intensidade de um sofrimento que já passou.
O passado, no entanto, não tem esse direito. Ele é um ladrão que tenta assaltar o nosso momento, insistindo em ser o protagonista de uma vida que já avançou. Você é a única pessoa com o poder de desarmá-lo e negar a sua entrada.
Outro dia vi o sol se pôr, uma luz tão intensa, com tom alaranjado e que coloria o céu. Pensei: como pode essa estrela, depois de enfrentar nuvens, atmosferas e a pressão de um dia inteiro, brilhar com tanta força na despedida, e escolher renascer amanhã ainda mais linda?
O sol nos ensina que passamos por dificuldades, pressões e frustrações, mas ao fim do ciclo, precisamos nos revigorar e virar a página. Nada como uma boa noite de sono muitas vezes. A chave para a liberdade é fazer a escolha de brilhar novamente. Negar o sofrimento é impossível, mas podemos enfrentá-lo, digeri-lo no seu tempo e finalmente colocá-lo em seu devido lugar, no passado, é um favor que fazemos para nós mesmos.
Perceba que a dor é um fragmento da história, mas não tem o direito de roubar o seu tempo e todas as maravilhas que estão à sua volta. O novo dia é um novo formato, uma nova oportunidade com um ar puro para respirar. Ele merece você por inteiro, com a clareza e o melhor brilho que você pode ter. Precisamos identificar e administrar nossas emoções, escolhendo a cada manhã nos desvencilhar do peso antigo, para que a alma possa olhar para frente e abraçar tudo o que está proposto.
Não permita que a sombra de ontem ofusque a luz que você é hoje. Que a sua jornada seja como o sol que se recusa a ser o mesmo, nascendo a cada dia com um brilho inédito.

.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário