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17 dezembro, 2025

Efeito Stranger Things: por que grandes lançamentos passaram a ditar as estratégias das marcas

 Efeito Stranger Things: por que grandes lançamentos passaram a ditar as estratégias das marcas


Nova temporada da série, que termina em 31 de dezembro, mais uma vez deu o start em campanhas e ações de marketing pelo mundo






No último dia do ano, vai ao ar também o último episódio de Stranger Things, série da Netflix que conta as aventuras de cinco amigos na fictícia cidade de Hawkins e seu ‘mundo invertido’. O lançamento rapidamente passou a dominar a pauta do consumo e da comunicação, com collabs, publicidades temáticas e ações de live marketing espalhadas pelo planeta.


Essa virada de chave do mercado, que passou a entender o hype da cultura pop como oportunidade para marcas, se vê refletida em um levantamento da Licensing International: campanhas que conectam empresas a propriedades do entretenimento podem aumentar em até 20% o engajamento com o público.


Recentemente, a cultura pop assumiu de vez o protagonismo nas estratégias de comunicação. “De Barbie ao Big Brother, passando por séries como Round 6 e tendências que explodem no TikTok, é nesses picos culturais que o público está mais atento, engajado e disposto a conversar. Quando isso acontece, marcas conseguem entrar com naturalidade e ocupar espaço real na conversa”, afirma Haynabian Amarante, COO da HUSTLERS.BR.


Quando Barbie chegou aos cinemas, centros comerciais de várias capitais receberam ativações imersivas, como a “Casa da Barbie” e instalações instagramáveis. Em Round 6, o universo das provas saiu da tela para o espaço público, com réplicas de personagens e dinâmicas que estimulavam o público a interagir e compartilhar, conectando o físico ao digital. 


Até Friends, série dos anos 1990 que exibiu seu último episódio há mais de 20 anos, voltou ao cenário com exposições temáticas e sets montados em vias públicas, e por um tempo dominou coleções de lojas de vestuário e itens de decoração. Apesar de ser alguns anos mais nova, a franquia de filmes Harry Potter segue o mesmo caminho.


Com Stranger Things, o movimento está se repetindo em escala. Lojas passaram a recriar cenários icônicos da série, com luzes natalinas e fliperamas retrô, enquanto redes de fast food levam o público ao “Mundo Invertido” com ambientação temática e ativações para fãs. Outras marcas apostaram em experiências imersivas, como o ‘Stranger Things Day’, com produtos especiais e espaços fotografáveis.


Por isso, ignorar esse tipo de pulso cultural significa perder timing. E timing, hoje, representa resultados. “Estar presente em grandes momentos de atenção coletiva transforma campanhas em conversas vivas, que se espalham entre telas, ruas, timelines e comunidades de fãs. Quem consegue entrar com consistência e autenticidade não apenas aproveita o hype, mas consegue se aproximar ainda mais do público”, destaca Haynabian.



Sobre a HUSTLERS.BR



HUSTLERS.BR é uma agência de comunicação especializada em Live Marketing e Estratégia Digital, com soluções inovadoras, autênticas e diversas. De eventos online e presenciais a ativações de marca, oferece um atendimento personalizado, com equipe plural. Liderada por Ramon Prado e Haynabian Amarante, empresários e profissionais pretos com mais de 20 anos de experiência, a HUSTLERS.BR já atendeu clientes como TikTok, Google, Warner Bros., Banco BV, Fiserv e Ultragaz. Uma agência que vive diversidade. Seu propósito é criar experiências únicas e memoráveis unindo inovação, autenticidade e excelência.



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Author Details

Livia Rosa Santana, tem formação em Turismo e Hotelaria, Culinária,Confeitaria, Teatro ( Atriz, Roteirista e Produtora), Jornalismo pela Faculdade Esamc, Locução de Rádio e Coach. . Trabalhou como Produtora e Coordenadora na cidade de Uberlândia (MG), representando o Iacan-Instituto de Artes e Cultura Alvaro Neto,. A empresa contem trabalhos reconhecidos em todo território nacional. Atualmente atua no jornalismo como CEO dos 35 portais e 5 revistas que é editora-chefe, trabalhou como assessora de imprensa de um agência de modelos, trabalhou como editora-chefe e assessora de imprensa da Revista CBTUR VIP, trabalhou na parte comercial do Jornal do Estado do Rio e Niterói News. Trabalha atualmente na sua empresa Topssimo Assessoria e assessora artistas famosos e empresas. Escreve para vários veículos de comunicação.

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