Café com Chefs: uma conversa sobre doçaria brasileira na Casa da Bóia - Quero Notícia

Breaking

Rádio Metropolitana

04 dezembro, 2025

Café com Chefs: uma conversa sobre doçaria brasileira na Casa da Bóia

 Café com Chefs: uma conversa sobre doçaria brasileira na Casa da Bóia


Evento une história, gastronomia e cultura em um casarão histórico do centro de São Paulo, com café da tarde incluso

Foto: fachada da Casa da Bóia, prédio de 1909, localizado no Centro de São Paulo. O Café com o Chef acontecerá no piso superior, onde ficava a residência dos fundadores da empresa à época.

São Paulo, dezembro de 2025 – A Casa da Bóia, referência histórica na produção de utensílios de cobre e na preservação do patrimônio cultural paulistano, recebe no dia 15 de dezembro, às 14h, o Café com Chefs — uma experiência única em que os convidados poderão aprender sobre a história da doçaria brasileira, em um encontro com renomados chefs, enquanto degustam um café da tarde em um dos cômodos do piso superior. O espaço, que foi moradia do fundador Rizkallah Jorge e de sua família no início do século XX, passou por restauro e mantém muitas características originais, preservando seu charme histórico.

A primeira edição do evento contará com a participação dos chefs Jorge da Hora, professor e coordenador da pós-graduação em Cozinha Brasileira do Senac São Paulo, e Bárbara Andrade, primeira confeiteira do renomado chef Antonio Bachour no Mata Café. Juntos, conduzirão uma conversa intimista sobre técnicas, histórias e memórias da doçaria brasileira, proporcionando ao público uma experiência que é ao mesmo tempo gastronômica, cultural e afetiva.

“O Café com Chef é mais do que degustar doces; é uma oportunidade de vivenciar histórias, sabores e afetos dentro de um espaço que carrega mais de um século de memória paulistana”, destaca Luiza Rizkallah, chef confeiteira da Parlu Doces e curadora do evento.

Organizado pela Casa da Bóia Cultura, em parceria com a Parlu Doces, o Café com Chefs busca aproximar o público do patrimônio histórico da cidade, celebrando a gastronomia brasileira como cultura viva e experiência afetiva.

Serviço
O quê: Café com Chefs – Uma conversa sobre doçaria brasileira
Quando: 15 de dezembro de 2025, às 14h
Onde: Casa da Bóia – Rua Florêncio de Abreu, 123, Centro, São Paulo/SP
Valor: R$ 100 (inclui palestra e degustação de café da tarde)
Ingressos: venda antecipada pelo site da Casa da Bóia (
www.casadaboiacultural.com.br/eventos/cafe-com-chefs/)

Sobre a Casa da Bóia Cultural

A Casa da Bóia Cultural reúne programações culturais, como mostras de arte, eventos musicais, palestras com nomes importantes da arquitetura paulistana; e aulas com renomados chefs e confeiteiros.

Além disso, o braço cultural da Casa da Bóia mantém um museu com peças, documentos, manuscritos, fotografias, ferramentas e utensílios que contam a história não apenas da empresa, mas da própria cidade de São Paulo. Seu acervo permite compreender o desenvolvimento industrial, as transformações cotidianas e a modernização urbana que moldaram a capital ao longo do século XX.

As visitações guiadas pelos historiadores Renata Geraissati e Diógenes Sousa, acontecem toda última quinta-feira do mês, em dois horários: às 10h30 e às 14h. A programação dura cerca de 1h30. É necessário realizar inscrição prévia no site da Casa da Bóia (http://casadaboiacultural.com.br/visitas).

Sobre a Casa da Bóia

Criada em 1898 pelo imigrante sírio Rizkallah Jorge Tahan, a Casa da Bóia guarda mais de um século de história material e humana. Instalado em um prédio tombado de 1909, o espaço mantém viva a memória do trabalho artesanal em metais e o papel da empresa no desenvolvimento da cidade. Hoje, além de seguir em funcionamento, a Casa da Bóia também se dedica à preservação cultural, oferecendo um museu, visitas guiadas e experiências que aproximam público e patrimônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Author Details

Livia Rosa Santana, tem formação em Turismo e Hotelaria, Culinária,Confeitaria, Teatro ( Atriz, Roteirista e Produtora), Jornalismo pela Faculdade Esamc, Locução de Rádio e Coach. . Trabalhou como Produtora e Coordenadora na cidade de Uberlândia (MG), representando o Iacan-Instituto de Artes e Cultura Alvaro Neto,. A empresa contem trabalhos reconhecidos em todo território nacional. Atualmente atua no jornalismo como CEO dos 35 portais e 5 revistas que é editora-chefe, trabalhou como assessora de imprensa de um agência de modelos, trabalhou como editora-chefe e assessora de imprensa da Revista CBTUR VIP, trabalhou na parte comercial do Jornal do Estado do Rio e Niterói News. Trabalha atualmente na sua empresa Topssimo Assessoria e assessora artistas famosos e empresas. Escreve para vários veículos de comunicação.

Rádio