Primeiro dia da Etos.IA reúne lideranças nacionais e internacionais para discutir impactos sociais, éticos e políticos da IA
A Etos.IA – 1ª Cúpula Internacional de Ética e Inteligência Artificial – teve início nesta quinta-feira (20/11), no Shopping Passeio das Águas, em Goiânia, marcando a abertura de três dias de debates sobre os rumos da tecnologia e suas implicações para a sociedade. Promovida pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria-Geral de Governo (SGG), e organizada pelo Instituto Campus Party, a Cúpula integra a programação da Campus Party Goiás 2025 e posiciona o Estado como protagonista nas discussões globais sobre ética digital e inovação.
A programação de estreia reuniu especialistas que estão entre os principais nomes da filosofia, da comunicação, da tecnologia e da formulação de políticas públicas. As discussões abordaram temas essenciais: como a IA afeta a vida em sociedade, quais são os limites éticos necessários e de que forma governos, instituições e cidadãos podem atuar para garantir transparência, inclusão e responsabilidade no desenvolvimento dessas ferramentas.
Entre os destaques do dia esteve a participação do ex-ministro da Educação da França, filósofo e escritor Luc Ferry, que abriu as reflexões sobre os impactos sociais e políticos da tecnologia. Ele se uniu ao filósofo Clóvis de Barros Filho e a Sérgio Branco, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS).
A engenheira, escritora e palestrante Martha Gabriel, abriu o período da tarde com a palestra “IA: Que Futuro Queremos”, que abordou os caminhos da IA e seus impactos na sociedade. A palestrante é autora dos best-sellers Liderando o Futuro, Inteligência Artificial – do zero a superpoderes e Habilidades para o Futuro.
Além dela, o comunicador, educador e palestrante Marcelo Tas mediou o painel que discutiu o papel do Estado, da sociedade civil e do setor produtivo na construção de um ecossistema de inovação seguro e orientado por valores.
A Etos.IA foi criada com o propósito de aprofundar a discussão no âmbito da inteligência artificial e de ser plural e inclusiva, reunindo governos, líderes públicos, empresários, fundos de investimento, acadêmicos, pesquisadores, estudantes, jovens talentos e sociedade civil organizada.
O evento Etos.IA 1ª Cúpula Internacional de Ética e Inteligência Artificial, realizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria-Geral de Governo (SGG), e organizada pelo Instituto Campus Party, conta com apoio Institucional do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia) da Universidade Federal de Goiás (UFG), do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS) e Passeio das Águas Shopping, e patrocínio da Saneago e da Equatorial Energia. A co-organização é do Grupo Jaime Câmara e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).



Nenhum comentário:
Postar um comentário