Galeria Luis Maluf apresenta "Boca de Sol", individual Delson Uchôa - Quero Notícia

Breaking

Rádio Metropolitana

14 novembro, 2025

Galeria Luis Maluf apresenta "Boca de Sol", individual Delson Uchôa

 Galeria Luis Maluf apresenta "Boca de Sol", individual Delson Uchôa


Mostra reúne 29 obras em retrospectiva, revelando diferentes fases da trajetória do artista e sua investigação sobre cor, luz e matéria





Novembro de 2025 - A Galeria Luis Maluf encerra o calendário expositivo de 2025 com Boca de Sol, mostra que marca a co-representação de Delson Uchôa. Com abertura em 15 de novembro, a maior individual do artista realizada em uma galeria no Brasil apresenta uma retrospectiva que se inicia nos anos 1980 até a atualidade, reunindo em um conjunto de 29 obras em grande escala. Com texto curatorial de Ariana Nuala, a exposição reafirma a pintura como um corpo vivo, luminoso e em constante transformação — um campo onde cor, gesto e tempo se fundem em matéria contínua.


Nascido em Maceió e profundamente ligado à paisagem cultural alagoana em sua produção, o artista explora a cor como substância vital e a luz como força que organiza o espaço. Entre geometria e gesto, cálculo e intensidade, as superfícies de Uchôa parecem em combustão, revelando como o artista transforma o legado modernista em energia própria. As obras, feitas em camadas de pigmentos e resinas aplicadas em momentos diferentes — de trabalhos iniciados nos anos 1980 a intervenções recentes —, mostram um processo contínuo em que cada pintura se renova, acumulando tempo, memória e matéria.


Em Boca de Sol, a pintura é entendida como organismo luminoso. Entre o rigor da forma e o impulso do gesto, Delson Uchôa fabrica superfícies em estado de combustão, nas quais a luz se torna matéria e o espaço se comporta como um campo energético. A exposição investiga o fenômeno da “solarização” em sua obra, os pontos de incidência e de declínio da luz, momento em que a cor alcança sua intensidade máxima e, ao mesmo tempo, começa a se transformar em outra coisa.


Essa lógica de mutação atravessa toda a trajetória do artista. Sua prática é menos linear do que metabólica: cada obra respira, recebe enxertos e cicatrizes,  se abrindo a novos estados de cor e luz. Como um corpo em regeneração, cada pintura preserva as marcas do tempo e da matéria, funcionando como um arquivo vivo de sua própria história.


Sobre sua inspiração para a  produção, o artista afirma: “Vivo e trabalho em Maceió, no cinto luminoso do planeta, a 9º de latitude, onde a temperatura luminosa se eleva à estridência cultural do meu entorno — o Nordeste do Brasil — com suas tradições de produção artesanal e popular brasileira. A inspiração no fazer manual e criativo das rendeiras do Rio São Francisco atravessa meu trabalho, assim como toda a matéria e a trama de fibras naturais próprias da geografia nordestina.”


 



Sobre o artista


Delson Uchôa (Maceió, 1956) é um dos principais nomes da pintura contemporânea no Brasil. Como expoente da chamada “Geração 80”, sua obra, marcada pela intensidade cromática e pela escala monumental, combina pintura e experimentação com resinas, tecidos e suportes não convencionais, explorando os limites entre o pictórico e o instalativo. Articula referências da cultura popular nordestina com questões universais ligadas à espiritualidade, à memória e à experiência sensorial da cor e da matéria.


Participou de importantes mostras internacionais, como a 53ª Bienal de Veneza (2009), a 29ª Bienal de São Paulo (2010), a 12ª Bienal do Cairo (2010), a 10ª Bienal de Havana (2009) e a The Armory Show (Nova York, 2016), além de exposições em instituições como o Museum of Fine Arts, Houston; o Miami Art Museum; o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP); o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ); e o Museu Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro).


Sua produção integra coleções públicas e privadas de prestígio, entre elas o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) e o Instituto Inhotim.





Sobre a galeria


A Galeria Luis Maluf foi fundada em 2014 na cidade de São Paulo, e apresenta-se como um espaço de fomento e incentivo à arte contemporânea. Além de realizar exposições que propiciam um ambiente aberto às discussões e debates em torno das correntes da atual produção artística no Brasil e no mundo, seu acervo conta com artistas nacionais e internacionais.


Homônimo à galeria, seu fundador, Luis Maluf, atua no mercado há mais de dez anos, e posiciona-se como um observador do cenário artístico, desenvolvendo projetos culturais, exposições e ações no mundo on-line e off-line.


Ao apostar e investir em artistas cujas pesquisas vão de encontro aos seus preceitos plásticos, a Galeria Luis Maluf busca promover uma conexão mais estreita entre público, artista e espaço, com suas mostras regulares, participações em feiras de arte e estímulo de seu público ao consumo do conhecimento artístico.



Serviço

Exposição: Delson Uchôa - Boca de Sol

Texto Curatorial:  Ariana Nuala

Local: Galeria Luis Maluf - Rua Brigadeiro Galvão, 996 – Barra Funda, São Paulo, SP, Brasil

Abertura: 15 de novembro de 2025 

Período: 15 de novembro  à  18 de dezembro de 2025

Funcionamento: Segunda a Sexta-feira – 10h às 19h | Sábado – 11h às 16h

Entrada: gratuita

Mais informações: luismaluf.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Author Details

Livia Rosa Santana, tem formação em Turismo e Hotelaria, Culinária,Confeitaria, Teatro ( Atriz, Roteirista e Produtora), Jornalismo pela Faculdade Esamc, Locução de Rádio e Coach. . Trabalhou como Produtora e Coordenadora na cidade de Uberlândia (MG), representando o Iacan-Instituto de Artes e Cultura Alvaro Neto,. A empresa contem trabalhos reconhecidos em todo território nacional. Atualmente atua no jornalismo como CEO dos 35 portais e 5 revistas que é editora-chefe, trabalhou como assessora de imprensa de um agência de modelos, trabalhou como editora-chefe e assessora de imprensa da Revista CBTUR VIP, trabalhou na parte comercial do Jornal do Estado do Rio e Niterói News. Trabalha atualmente na sua empresa Topssimo Assessoria e assessora artistas famosos e empresas. Escreve para vários veículos de comunicação.

Rádio