AVA Galleria apresenta a exposição 'O Registro do Olhar', em Osaka, trazendo a arte da fotografia, com curadoria de Edson Cardoso
A mostra faz parte das comemorações dos 130 anos de amizade entre Brasil e Japão
A AVA Galleria apresenta a exposição 'O Registro do Olhar', no Enokojima art Center, Osaka/Japão, entre 27 de setembro e 05 de outubro, trazendo fotógrafos renomados para mostrar que fotografia é uma forma de arte, porque permite ao fotógrafo expressar sua visão única, evocar emoções e contar histórias através da imagem.
Ela transcende a mera representação da realidade, tornando-se uma forma de expressão criativa que pode ser apreciada tanto em galerias de arte quanto em ambientes domésticos. Arte onde o fotógrafo empresta seu olhar para captar memórias através das lentes.
Com curadoria de Edson Cardoso, a coletiva que faz parte das comemorações dos 130 anos de amizade entre o Brasil e o Japão, exibe trabalhos de Bruno Guerchon, Bruno Spadoni, Caio Negreiros, Claudia Vidal, Davi Santana, Débora Ling, Emma Monteiro da Rocha, Flor Azul, Guy Veloso, Heifara Nascimento, Isabella Koscheck, Júlia Motta, Lena Trindade, luciane Villanova, Marcio Menasce, Maria de Minas, Maria Regina S. Antunes, Mayra Biajante e Renato Seerig.
A fotografia tem como objetivo mostrar que a arte é uma atividade fundamental ao ser humano, pois quando o homem produz, ele interage com o mundo em que vive e consigo mesmo. Ela é necessária para que o ser humano se torne capaz de conhecer e assim poder mudar algo, expressando sentimentos.
A exposição 'O Registro do Olhar' reúne obras artísticas de diferentes culturas de ambos os continentes num mesmo espaço. A ideia que move esses artistas das lentes e dos pincéis pressupõe, acima de tudo, uma atitude de inquietação e ousadia com relação à criatividade, permitindo que o público possa perceber o resultado do olhar diferenciado e inovador de cada artista. Dessa forma, viabiliza-se a abertura de uma discussão sobre o que realizam no cenário da arte contemporânea. Culturas tão distantes geograficamente, porém, próximas do ponto de vista da força criativa.
FOTOS: 1. Davi Santana (foto P&B) / 2. Júlia Motta (descrição - foto deque com garça)
Em 2025, Brasil e Japão celebram 130 anos de relações diplomáticas, marcadas por laços históricos, culturais e humanos profundos. A amizade entre os dois países começou oficialmente em 1895, com a assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação. No entanto, o vínculo se fortaleceu ainda mais com a chegada do navio Kasato Maru em 1908, trazendo os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil.
Hoje, o Brasil abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão, com cerca de 2 milhões de descendentes. Ao longo das décadas, japoneses e seus descendentes contribuíram imensamente para a sociedade brasileira em diversas áreas, como agricultura, tecnologia, educação e cultura.
EXPOSIÇÃO: O Registro do Olhar
Fotógrafos: Bruno Guerchon, Bruno Spadoni, Caio Negreiros, Claudia Vidal, Davi Santana, Débora Ling, Emma Monteiro da Rocha, Flor Azul, Guy Veloso, Heifara Nascimento, Isabella Koscheck, Júlia Motta, Lena Trindade, luciane Villanova, Marcio Menasce, Maria de Minas, Maria Regina S. Antunes, Mayra Biajante e Renato Seerig.
Local: Enokojima Art Center - Osaka - Japão
Visitação: de quarta a sábado, das 11hs às 18hs, e domingos, das 11hs às 13hs
Abertura: dia 30 às 18hs
Realização: ICELA
Apoio: AVA Galleria/Arte Vida Arte/PR Comunicação
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem
Curadoria: Edson Cardoso
Entrada franca
FOTOS: 1. Davi Santana (foto P&B) / 2. Júlia Motta (descrição - foto deque com garça)
Nenhum comentário:
Postar um comentário