Desafios para a indústria brasileira em meio às incertezas globais - Quero Notícia

Breaking

Rede Super FM

09 julho, 2025

Desafios para a indústria brasileira em meio às incertezas globais

 Desafios para a indústria brasileira em meio às incertezas globais



"Vivemos uma desaceleração global", diz o executivo Conrado Lima, da Care Multi-Family Office






A pressão exercida no mercado global, desde a posse de Donald Trump no segundo mandato como presidente dos Estados Unidos, que reajustou em muito tarifas retaliatórias, provocou instabilidade no mercado, gerou um cenário de incertezas e tem feito com que vários setores revejam planos e projeções para novos investimentos.


No Brasil, a situação não é diferente, provocando certa apreensão. "A indústria brasileira, por exemplo, enfrenta uma queda estimada de US$ 3,5 bilhões em exportações de manufaturas para os EUA. O setor siderúrgico é particularmente vulnerável, considerando que os EUA absorvem quase metade das exportações brasileiras de aço, agora sujeitas a tarifas adicionais de 25%", explica o empresário Conrado Lima, sócio fundador e CIO da Care Multi-Family Office, empresa sediada na capital paulista.


"O FMI revisou para baixo o crescimento do PIB brasileiro em 2025, de 2,2% para 2,0%, justamente em função dos impactos indiretos da guerra comercial", acrescenta o executivo. Segundo ele, os efeitos da situação atual vão ficar mais evidentes ao longo dos próximos dois anos, com a desaceleração do comércio global e o reflexo sobre as exportações brasileiras de manufaturados e semimanufaturados.


As projeções para a economia global ao longo deste ano apontam para o pior desempenho desde a crise de 2008. "O Banco Mundial reduziu sua previsão de crescimento global para 2,3%, quase meio ponto abaixo do projetado em janeiro. Esta seria a média de crescimento mais lenta desde os anos 1960, caso as previsões se concretizem", alerta o CIO da Care Multi-Family Office.


"A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) alertou que a economia mundial está em trajetória recessiva, devido ao aumento das tensões comerciais. O relatório destaca que 'a incerteza nas políticas comerciais está em um nível historicamente alto', resultando em eventuais decisões de investimento adiadas e redução nas contratações", pontua Conrado Lima.


Divulgação
Conrado Lima é sócio fundador e CIO da Care Multi-Family Office

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rádio