56% dos brasileiros entrevistados acreditam que a nomeação do novo Papa foi uma boa escolha
Filme Conclave impactou o interesse de 88% dos espectadores sobre o tema
No final de 2024, o filme Conclave estreou mundialmente, levando o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. O que ninguém esperava é que, em abril deste ano, com a morte do Papa Francisco, a trama ganharia uma versão real, disparando a audiência do filme. A Sherlock Communications, agência de comunicação líder na América Latina, realizou uma pesquisa com 470 brasileiros para entender a sua percepção sobre o tema.
Dois terços (64%) dos entrevistados assistiram ao filme, impactando no interesse pelo tema de 88% dos espectadores. 32% ainda disseram que o filme despertou sua curiosidade sobre como os papas são escolhidos e 25% dos que assistiram afirmaram que a obra os ajudou a entender melhor o funcionamento da votação, com 31% passando a acompanhar de perto as notícias sobre o conclave.
Em relação ao processo de votação, mais da metade dos brasileiros entrevistados (51%) gostaria de saber quais qualidades são consideradas essenciais em um novo Papa, enquanto 49% disseram ter curiosidade sobre como os cardeais chegam à decisão final. Outros dados chamam a atenção: 44% querem saber como o Papa escolhe seu nome, 30% quais cerimônias acontecem durante o conclave, 24% se os cardeais realmente ficam sem contato com o mundo exterior, 21% se podem votar em si mesmos e 13% sobre o que os cardeais comem e onde dormem. Já 7% disseram não ter interesse no assunto.
Quando questionados se a nomeação do Papa foi uma boa escolha, para mais da metade (56%) dos entrevistados, a resposta foi afirmativa, enquanto 27% disseram preferir esperar para ver como será o papado antes de tomar uma posição. Dentre as opiniões, 5% estavam torcendo para outro cardeal, e 2% acham que não foi uma boa escolha.
O nome “Leão”, escolhido pelo Papa, também gerou reações. A escolha é um ato simbólico e pode indicar mudanças, representando as intenções e o perfil do pontífice. Para 41% dos entrevistados, a escolha do nome foi interessante e gerou curiosidade sobre o motivo; outros 36% disseram que gostaram e parece ser um significado respeitoso, enquanto 7% não gostaram, por ser um nome antiquado e difícil de se identificar.
Sobre os critérios que deveriam pesar na escolha de um novo Papa, a pesquisa revelou que 50% dos entrevistados gostariam que a Igreja levasse em consideração uma personalidade humilde. Já 39% apontaram a importância de uma visão de mundo global e a preocupação com países menos desenvolvidos. Outros 25% mencionaram a importância de um histórico de trabalho com pobres, 21% destacaram a consciência ambiental e ações contra as mudanças climáticas, enquanto 18% gostariam de ver alguém comprometido com a modernização da Igreja.
“A pesquisa, inicialmente, nos mostra que o cinema, quando se conecta com a realidade, tem um papel poderoso. O aumento do interesse dos brasileiros pelo conclave desperta curiosidade e debate público.A expectativa agora é compreender como a audiência irá reagir aos próximos passos do novo líder da Igreja Católica”, diz Patrick O’Neill, sócio e co-fundador da Sherlock Communications.
Outros dados relevantes:
Quando questionados sobre qual nome escolheriam para o Papa: 13% citaram Francisco, 7% João Paulo e 6% Pedro.
36% dos entrevistados responderam que não assistiram ao filme ou não se interessam pelo tema;
3% não sabiam que um novo Papa havia sido escolhido;
20% dos entrevistados gostariam que a igreja levasse em consideração um Papa com perfil conservador e tradicional, enquanto 15% quiseram um Papa com um perfil mais liberal.
Metodologia
A pesquisa foi conduzida pela Broadminded, a unidade de pesquisa da Sherlock Communications, no dia 8 de maio de 2025, e leva em conta a resposta anônima de 470 pessoas adultas no Brasil, por meio de um questionário online.
Sobre a Sherlock Communications
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