Arte ativista
Por: Clarisse da Costa
Arte é um ativismo de coisas, ela vai de encontro com vários movimentos artísticos, culturais, de diversos gêneros. Seja este movimento democrático ou não.
Mas antes de eu seguir com o assunto é preciso dizer o que é arte ativista. Arte ativista é uma expressão artística que tem como objetivo provocar reflexões e também confrontar questões sociais. O artista usa de sua arte formas expressivas para colocar em pauta assuntos importantes de cunho social, executando suas manifestações de forma crítica.
Entretanto, nesse meio artístico temos o termo ‘’ativismo’’ e o termo ‘’artevismo”. E qual a diferença? Talvez não seja possível encontrar muita diferença entre os dois termos. Primeiro que o termo “artevismo” é algo novo que não é do conhecimento de todos. O ativismo é a ação de defender algo. O artevismo é a junção de duas palavras, a palavra arte com a palavra ativismo. Uma dominação de trocadilho, que tem como significado a expressão artística como mecanismo de empoderamento abrangendo questionamentos e a resistência da nossa cultura afro-brasileira.
E nas artes digitais, sejam elas com a técnica da colagem, vemos muitas manifestações e ações de protestos. A mesma técnica com diversas texturas encontramos também na colagem com papéis.
Aprofundando o assunto, nas ciências políticas, o termo ativismo é sinônimo de militância. A militância sempre surge por causa justa, seja a causa feminista, LGBT, político, religioso, racial e educação.
Nos últimos anos eu tenho usado a minha arte como forma de dar visibilidade e voz à mulher negra de forma escrita ou visual. É o meio de romper barreiras e ultrapassar a barreira da opressão enraizado nesse país, pois somos ludibriados por uma falsa democracia.
Fotos: Divulgação
Por: Clarisse da Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário