A justificação pelo esforço - Quero Notícia

Breaking

17 fevereiro, 2025

A justificação pelo esforço

                              




SAÚDE TOTAL


CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA


                                  A JUSTIFICAÇÃO PELO ESFORÇO

Na conversa passada lemos a respeito das faces apresentadas pela dor e, mesmo que entendamos o porquê que muitas vezes a sentimos e o que podemos fazer para minimiza-las, ninguém gosta de tê-las.

Mas por mais contraditório que possa parecer, você sabia que quando sofremos para conseguir alcançar um alvo, um objetivo, é provável que o valorizemos mais do que se ele fosse alcançado com determinada facilidade?

Agora vamos pensar na seguinte situação: você estuda muito para passar no vestibular, ou para fazer uma prova no mestrado ou no doutorado. Vive momentos desafiadores, perde noites de sono, deixa de sair com colegas ou o par romântico e quando chega na Universidade percebe que muitos dos colegas são relapsos, não assistem as aulas com interesse, não leem os textos para discussão e outras coisas mais. Uma pessoa objetiva veria pessoas como estas como desleixadas, descompromissadas e ingratas até, mas você não age da mesma maneira. Sabe por quê?

Todos os esforços que despendeu para adentrar em um campos acadêmico, faz com que você diminua a dissonância, tentando buscar situações favoráveis dentro de toda esta decepção. O que poderia ser visto como desleixo é substituído por falta de tempo ou coisa do tipo. Interessante, não é? Parece um tipo de compensação pelo esforço desprendido, por toda o sofrimento sentido para estar juntamente com estas pessoas.

Então valorizamos mais as vitórias que são alcançadas com muito sofrimento? Isso significa que gostamos de sofrer?

Evidentemente que não, ninguém gosta ou merece sofrer, mas a questão é que alcançar uma meta com um esforço maior torna-se atraente e adentra em um processo chamado justificação do esforço.

Mas independente de sofrer ou não, buscar e correr atrás de vencer nossas metas é sempre um bom negócio. Afinal, o que é a vida sem objetivos?

Um grande abraço para você!

Instagram: eduardo_baunilha_psicanalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rádio