O soprano catarinense Luiza Willert venceu o 13º Concurso Internacional de Belcanto Vincenzo Bellini realizado em Vendôme, na França.
A jovem de 25 anos é formada no Opera Studio do Theatro Municipal de São Paulo, sob orientação de Gabriel Rhein-Schirato e faturou a 18ª edição do Concurso Maria Callas em 2020.
Na prova final do 13º Concurso Internacional de Belcanto Vincenzo Bellini, Willert interpretou a cena final da ópera La Sonnambula, de Bellini sendo escolhida vencedora por unanimidade pelos jurados.
Na Europa, foi bolsista da Royal Academy of Music, de Londres. Atualmente, é bolsista do Mascarade Opera Studio, em Florença, na Itália.
Segundo o Forum Opéra, “a cantora brasileira mostrou em duas árias, dentre as quais a temível cena final de ‘La Sonnambula’, que já dominava os códigos do ‘belcanto’: controlar a respiração para desenrolar o fio infinito da cantilena belliniana, ajustar as nuances e as cores para fins expressivos, mostrar virtuosismo ou apostar na imaginação para variar as repetições”. Além de Ah, non credea mirarti, de La Sonnambula, de Bellini, Willert também cantou a ária Il faut partir, de La Fille du Régiment, de Donizetti.
Ali Hassan Ayache
Nenhum comentário:
Postar um comentário