CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA
O MEDO
Você tem medo de quê?
A verdade é que em menor ou maior grau todos nós temos medo de algo, de alguém ou de alguma coisa. A boa notícia é que o medo é muito necessário porque nos protege. Todavia se ele nos paralisar, pode haver um mote de elaboração para lidar com este avesso.
Mas para além deste pensar, o medo pode trazer solidão. Quantos movidos por alguma decepção amorosa não se permitem mais abrir o coração para uma nova aliança? E quanto aqueles que preferem seguir a vida em um solo constante por ter sido traído por algum amigo ou amiga?
Isso acontece porque o ressentimento nos faz ter medo e além disso nos embrutece, nos levando a olhar para a sociedade sem nenhuma esperança.
Ainda mais em uma sociedade em que não podemos mais ter uma opinião compartilhada, porque dependendo do assunto, podemos ter nossa presença desrespeitada, não querida, maltratada e/ou até cancelada.
O medo é tão devastador que nos faz querer ser igual a todo mundo. Neste ínterim, perdemos nossa autenticidade. Passamos a representar. Sentimos angústia.
O medo pode fazer com que a sociedade se aprisione. E não será que já estamos vivendo assim? Temos medo de sair, de entrar no carro em alguns lugares ou horas, de passear na praia a noite, de conversar na calçada com o vizinho. Quantas histórias balizam essas decisões movimentadas pelo medo: assaltos, assassinatos, sequestros, sumiços...
Mas nem tudo está perdido. O medo é terrível, mas não consegue conter a esperança. A esperança corrige e orienta, porque é profunda e intensa.
E é sobre a esperança que falaremos na próxima conversa psicanalítica.
Um grande abraço para você!
Instagram: eduardo_baunilha_psicanalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário