O FUTURO DA MÚSICA CLÁSSICA ESTÁ NA CHINA. CAMERATA DA ORQUESTRA SINFÔNICA NACIONAL DA CHINA NO BRASIL. CRÍTICA DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA & BALLET. - Quero Notícia

Breaking

Rede Super FM

12 setembro, 2024

O FUTURO DA MÚSICA CLÁSSICA ESTÁ NA CHINA. CAMERATA DA ORQUESTRA SINFÔNICA NACIONAL DA CHINA NO BRASIL. CRÍTICA DE ALI HASSAN AYACHE NO BLOG DE ÓPERA & BALLET.

 

No novíssimo, moderno e recém-inaugurado teatro Cultura Artística a Camerata da Orquestra Sinfônica Nacional da China se apresentou no dia 11/09/2024. Os concertos no Brasil fazem parte da comemoração dos 50 anos de relações diplomáticas Brasil-China. A produção do evento coube a sempre competente Dellarte Soluções Culturais.

   A técnica sólida e a disciplina musical esteve presente em todo o programa apresentado. As diversas formações orquestrais e o repertório que une clássicos ocidentais com músicas de compositores chineses foram executadas com excelência. Musicalidade limpa, sempre precisa e vibrante encheram o novo teatro com notas precisas nos mínimos detalhes. 

   Tchaikovsky, Mendelssohn, Haydn e Piazzolla foram os compositores ocidentais contemplados no programa. Do lado chinês tivemos as deliciosas canções de He Zhanhao, Chen Gang, Zang Dongsheng e três peças populares locais. 

   A acústica do novo teatro Cultura Artística não acompanha a modernidade da casa. Por ser um teatro novo e ultra tecnológico esperava-se uma acústica impecável, fato que está longe de ser verdade. A plateia fez questão de aplaudir entre todos os movimentos. Brasileiro adora umas palmas efusivas. Muitos tentaram filmar, com educação foram instruídos a guardar seus celulares.

   Fica um alerta:  Nós só prestamos atenção no que acontece no acidente. Enquanto isso na China o trabalho com a música clássica é superior a muitas grandes orquestras europeias. Tive esse choque de realidade quando em 2019 assisti "O Lago dos Cisnes" com  o Balé Nacional da China, apresentação soberba, impecável e sem nenhuma falha técnica. 

  Com a imensidão e as enormes riquezas do país imagina quantas orquestras, cias de balé e ópera de alto nível devem ter na China. Os estribados que quiserem ouvir música clássica de qualidade ímpar ou uma cia de dança que beira a perfeição aconselho a viajarem para a China. É bom mudar de ares de vez em quando!

Ali Hassan Ayache

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Author Details

Livia Rosa Santana, tem formação em Turismo e Hotelaria, Culinária,Confeitaria, Teatro ( Atriz, Roteirista e Produtora), Jornalismo pela Faculdade Esamc, Locução de Rádio e Coach. . Trabalhou como Produtora e Coordenadora na cidade de Uberlândia (MG), representando o Iacan-Instituto de Artes e Cultura Alvaro Neto,. A empresa contem trabalhos reconhecidos em todo território nacional. Atualmente atua no jornalismo como CEO dos 35 portais e 5 revistas que é editora-chefe, trabalhou como assessora de imprensa de um agência de modelos, trabalhou como editora-chefe e assessora de imprensa da Revista CBTUR VIP, trabalhou na parte comercial do Jornal do Estado do Rio e Niterói News. Trabalha atualmente na sua empresa Topssimo Assessoria e assessora artistas famosos e empresas. Escreve para vários veículos de comunicação.

Rádio