Prefeitura realiza ação de testagem para as hepatites virais na próxima semana - Quero Notícia

Breaking

Rádio

28 julho, 2024

Prefeitura realiza ação de testagem para as hepatites virais na próxima semana

 Prefeitura realiza ação de testagem para as hepatites virais na próxima semana 


Realizada por meio do programa municipal IST/Aids, testagem é gratuita e ocorrerá no Ambulatório Herbert de Souza das 7h30 às 16h30; equipes também oferecem tratamento para casos positivos



Secretaria de Governo e Comunicação/PMU


A Prefeitura de Uberlândia, por meio do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids) e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde, realizará, nesta segunda (29) e terça-feira (30), uma ação de testagem rápida em celebração ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. O atendimento será no Ambulatório Herbert de Souza, localizado na Rua Avelino Jorge do Nascimento, nº15, no bairro Roosevelt, das 7h30 às 16h.


A hepatite é uma inflamação do fígado e pode ser causada por vírus, uso de medicamentos, drogas, álcool e algumas doenças, como as autoimunes. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as dos tipos A, B e C, que são evitáveis por meio de vacinas e cuidados com a higiene e relação sexual protegida. Em Uberlândia, a vacina está disponível, gratuitamente, em todas as unidades de saúde e o Ambulatório Herbert de Souza oferece testes rápidos, bem como orientações e tratamento para os tipos B e C.


Segundo levantamento do Programa IST/Aids, em 2023 foram diagnosticadas 46 pessoas com hepatites B e C em Uberlândia. Neste ano, até junho, o Programa IST/Aids já registrou e acompanhou 28 pacientes.


“Durante todo o ano, realizamos orientações nas unidades de saúde e ações em empresas e universidades para ressaltar as formas de prevenção e as consequências quando não há prevenção e cuidados”, destacou a coordenadora do programa, Claudia Spirandelli.


Prevenção


A vacina é uma forma de prevenção para as hepatites dos tipos A e B, que são ofertadas nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Atendimento Integrado (UAI) o ano todo. No total, são 74 salas de vacina disponíveis para a população.


A vacina que previne o tipo A é aplicada em crianças de 15 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Já para o tipo B, a imunização acontece ao nascer e depois as doses são reforçadas na Pentavalente com 2, 4 e 6 meses. Para os adultos que não se vacinaram na infância, são três doses, a depender da situação do cartão de vacina e da idade. Para o tipo C, não existe vacina.


Atendimento o ano todo


O diagnóstico e o tratamento precoces podem evitar a evolução da hepatite. Por isso, é importante consultar um profissional de saúde diante dos sintomas da hepatite A (náusea, vômitos, febre, amarelamento da pele e olhos) e realizar os testes rápidos, que detectam os tipos B e C.


O Ambulatório Herbert de Souza oferece testes rápidos para as duas hepatites virais e tratamento para os tipos B e C da doença, já que para o A não há tratamento específico, devendo cada caso ser acompanhado pelo médico.


Para saber se há a necessidade de realizar exames que detectem as hepatites, observe houve exposição para algumas dessas situações:



- Contágio fecal-oral: condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos (vírus A e E);

- Transmissão sanguínea: relação sexual desprotegida ou compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam; da mãe para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação (vírus B, C e D).

Nenhum comentário:

Postar um comentário