Dia D de vacinação contra paralisia infantil acontece neste sábado (8) - Quero Notícia

Breaking

Rádio

06 junho, 2024

Dia D de vacinação contra paralisia infantil acontece neste sábado (8)

 Dia D de vacinação contra paralisia infantil acontece neste sábado (8)


Crianças de um a menores de cinco anos devem receber a dose extra da vacina contra a poliomielite; vacinação ocorrerá das 8h às 17h em salas de vacinação e pontos estratégicos


Araípedes Luz - Secretaria de Governo e Comunicação/PMU



A única forma de prevenção contra a paralisação infantil (poliomielite) é a vacina, que é gratuita e está disponível em todas as salas de vacina da rede municipal. Para ampliar a cobertura vacinal do público que deve receber as doses, a Prefeitura de Uberlândia realizará, neste sábado (8), o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite.


A vacinação no Dia D será das 8h às 17 nas UAI’s (Planalto, Luizote, Martins, Tibery e Pampulha), nas UBS’s (Roosevelt, Nossa Senhora das Graças, Brasil, Santa Rosa, Custódio Pereira, Tocantins, Patrimônio e Dona Zulmira) e nas UBSF’s (Jaraguá, Shopping Park I, São Jorge II, Pequis, Morumbi I, Dom Almir e Canãa II). Além disso, estará, também das 8h às 17h, no Terminal Central e espaço Mundo da Criança do Parque do Sabiá. Das 10h às 17h, equipes estarão vacinando no Uberlândia Shopping.


O público-alvo para receber a dose extra da vacina são crianças de um ano a menores de cinco anos. Já as crianças menores de um ano devem atualizar o cartão de vacinal. A expectativa da campanha é reduzir o número de crianças não vacinadas e o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, além de reforçar medidas para a erradicação da doença. O índice de cobertura vacinal em Uberlândia acompanha a média nacional, que também está abaixo do esperado de 90%.


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite acontece até o dia 14 de junho. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil não registra casos de poliomielite desde 1989 e, cinco anos depois, em 1994, recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, o país foi classificado em 2023 como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário