CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA
Inteligência emocional
É interessante notar que ter inteligência emocional não significa ter uma vida em constante equilíbrio. Também, quem consegue viver assim nos dias de hoje?
Todavia, saber lidar com as emoções nos blinda contra reações impulsivas que, na maioria das vezes, nos fazem viver situações complicadas. Para tanto, precisamos atentar para alguns recursos valiosos.
Primeiro, é essencial que identifiquemos a causa das emoções. Quando temos essa percepção, aprendemos a fazer previsões sobre nosso comportamento e a respeito do comportamento dos outros também.
Em segundo lugar, é relevante que saibamos nomear o que estamos sentindo, ou seja, qual a emoção que está presente naquele momento. Sabendo disso, aprendemos a comunicar nossas emoções de maneira eficaz. Agindo assim, diminuímos os mal-entendidos.
A terceira dica é saber quando expressar as emoções. Precisamos estar atentos a pessoas, ambientes e contextos gerais. Quando sabemos expressar nossas emoções levando em conta todas estas situações, nós nos permitimos modificar nossos comportamentos de acordo com elas.
Outra percepção muito pertinente é a regulação. E o que significa? É aprendermos a monitorar, moderar e até modificar nossas reações emocionais. Isso não significa ignorar o que estamos sentindo, mas a validá-las e saber lidar com elas. Quando agimos assim, percebemos que estamos tendo mais controle sobre as emoções e, ao mesmo tempo, podemos ajudar outras pessoas a agirem da mesma forma.
E o que significa saber de tudo isso? A vida cotidiana, com todas as demandas que não têm fim, exige que tenhamos habilidades emocionais para enfrenta-la. Neste ínterim, qualquer informação que contribua para que tenhamos ferramentas para lidar com as emoções de maneira mais equilibrada, torna-se importante.
Um fortíssimo abraço para você!
Nenhum comentário:
Postar um comentário