Prefeitura reforça importância da campanha de vacinação no combate à Covid-19 - Quero Notícia

Breaking

Rádio

05 março, 2024

Prefeitura reforça importância da campanha de vacinação no combate à Covid-19

 Prefeitura reforça importância da campanha de vacinação no combate à Covid-19


Podem vacinar pessoas a partir de 60 anos e aquelas que têm comorbidades e fazem parte dos grupos prioritários; município tem 74 salas de vacina disponíveis



Secretaria de Governo e Comunicação/PMU


A Prefeitura de Uberlândia continua com a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 nas 74 salas de vacinas.  A imunização é a forma mais eficaz de impedir a contaminação e o surgimento de novas variantes do coronavírus, além de evitar casos graves com internações e óbitos pela Covid-19. Das 15.100 doses aplicadas durante o mês de fevereiro, 12.300 foram aplicadas apenas nos dez primeiros dias da campanha, entre os dias 19 e 29, reforçando a importância dessa ação no combate ao vírus.


Por meio do Programa Municipal de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura tem intensificado as ações. Além da busca ativa de faltosos na vacina da Covid-19 bivalente nos últimos seis meses, as equipes das unidades de saúde programaram visitaram Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpi) os Centros Educacionais de Assistência Integrada ao Idoso (Ceai), imunizando cerca de 1 mil idosos apenas nesses locais. Também foi disponibilizado no Portal da Prefeitura o cadastro para pessoas acamadas receberem a vacinação em casa.


“Com a campanha, tivemos um pico de procura pela vacina em nossas unidades, mas ainda precisamos que mais pessoas estejam conscientes da importância da imunização. Parte significativa dos óbitos que tivemos até o momento corresponde a pessoas idosas, com comorbidades e que não estavam com o cronograma da vacina contra a Covid-19 em dia. O Município está mobilizando toda a sua equipe de imunização para alcançar esse público-alvo, mas cada cidadão precisa fazer a sua parte e comparecer para vacinar”, enfatiza o secretário de Saúde, Adenilson Lima.


As vacinas contra a Covid-19 que são ofertadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) são eficazes, efetivas e seguras, além de terem a autorização de uso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Seguindo recomendação do Ministério da Saúde, a vacinação contra a Covid-19 será aplicada da seguinte forma:

 

 

Dose bivalente a cada seis meses
 (independentemente do número de doses já realizadas)

- Pessoas acima de 60 anos;
- Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto);
- Pessoas imunocomprometidas.

         Dose bivalente anualmente

- Trabalhadores da saúde que estão ativos;
-  Pessoas vivendo em Instituição de Longa Permanência (ILPI) bem como seus trabalhadores;
- Pessoas privadas de liberdade de 18 anos ou mais;
-  Funcionários do sistema de privação de liberdade;
- Adolescente cumprindo medidas socioeducativas;
-  Pessoas acamadas;
-  Pessoas com deficiência permanente;
-  Pessoas com comorbidades: diabetes, pneumopatias graves, cardiopatias, doenças neurológicas, renais e hepáticas crônicas, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, Síndrome de Down.


Nenhum comentário:

Postar um comentário