Palestra apresenta potência e performance de Delirium Ambulatorium, de Hélio Oiticica; mostra segue em cartaz até segunda-feira no CCBB Belo Horizonte
Moacir dos Anjos, pesquisador e curador da exposição, conversa com o público na próxima sexta-feira (02/02), às 19h30; exposição Hélio Oiticica - Delirium Ambulatorium encerra temporada em 05 de fevereiro
Belo Horizonte, janeiro de 2024 - Delirium Ambulatorium (1978), obra-conceito de Hélio Oiticica que dá nome à exposição em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte, é tema do encontro apresentado pelo curador Moacir dos Anjos, em 02 de fevereiro, às 19h30, no Teatro II do CCBB BH. Os ingressos estarão disponíveis na bilheteria do espaço uma hora antes do evento.
Com entrada gratuita, a palestra apresentará a potência e a trajetória do trabalho de Hélio Oiticica, artista brasileiro que marcou a história da arte mundial e influenciou gerações de artistas plásticos, músicos e pensadores. Em Delirium Ambulatorium, Oiticica traz um misto de proposição e performance, um “estado de invenção”, que coloca no centro de suas atenções a ideia de deambular na cidade como estopim crucial da invenção artística. A obra une questões desenvolvidas ao longo da trajetória do artista e da tentativa de quebrar as distinções entre ateliê e rua e entre artista e público.
A exposição no CCBB Belo Horizonte reúne mais de 80 trabalhos de Hélio Oiticica, marcados pela experimentação e pela performance, que apontam a transformação na obra e no pensamento do artista entre as décadas de 1950 e 1970. São projetos, escritos, objetos, pinturas e instalações, como: Bilaterais; Relevos Espaciais; Núcleos; Penetráveis; Bólides e Capas-Parangolés (réplicas para serem experienciadas pelos visitantes).
Outro destaque, Éden (1969), presente no pátio central do CCBB Belo Horizonte, convida o visitante a entrar em contato com folhas secas, espumas e pedras, deitar e rolar em colchões, além de sentir o pé na areia e passar os dedos na água. Sua primeira exibição ocorreu na Whitechapel Gallery, em Londres, e a obra não era reproduzida há mais de três décadas.
Em cartaz até segunda-feira (05/02), a mostra conta com patrocínio da BB Asset Management. A produção é da Tuîa Arte Produção.
Circuito Liberdade
O CCBB BH é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.
SERVIÇO
Palestra sobre a exposição Hélio Oiticica - Delirium Ambulatorium
Data: 02/02 (sexta-feira)
Horário: 19h30
Local: Teatro II do CCBB Belo Horizonte - Praça da Liberdade, 450 - Funcionários, Belo Horizonte - MG
Entrada gratuita, com retirada de ingresso na bilheteria do CCBB BH (uma hora antes do evento).
Exposição Hélio Oiticica - Delirium Ambulatorium
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – Pátio e galerias do 3º andar
Endereço: Praça da Liberdade, 450 - Funcionários, Belo Horizonte - MG
Período: até 05 de fevereiro de 2024
Funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 22h.
Entrada gratuita, mediante retirada de ingresso no site ccbb.com.br/bh ou na bilheteria do CCBB Belo Horizonte
Classificação indicativa: Livre
Nenhum comentário:
Postar um comentário