Anna Persia Bastos, proprietária do Eco Gaia Design de Interiores, explica como o projeto de casa saudável pode impactar na saúde, enumerando 8 pilares essenciais para uma vida saudável - Quero Notícia

Breaking

Rádio

04 dezembro, 2023

Anna Persia Bastos, proprietária do Eco Gaia Design de Interiores, explica como o projeto de casa saudável pode impactar na saúde, enumerando 8 pilares essenciais para uma vida saudável

 Anna Persia Bastos, proprietária do Eco Gaia Design de Interiores, explica como o projeto de casa saudável pode impactar na saúde, enumerando 8 pilares essenciais para uma vida saudável




Os ambientes impactam mais do que imaginamos em nossa vida. Ter um olhar atento para os espaços é de suma importância para o bem-estar e o aumento da qualidade de vida.  Cuidar de cada detalhe, pensar onde posicionar os mobiliários, quais materiais incluir, quais produtos de limpeza utilizar, como dividir os espaços para maior convívio da família fará toda a diferença na sua saúde a longo prazo. Para além do que é visível, temos as interferências telúricas que são provenientes do subsolo e que impactam na energia e saúde dos ambientes e dos usuários desses espaços.


O ideal para se ter uma boa vida com qualidade energética - lembrando aqui que nós e tudo que existe é energia - seria fazer um levantamento do local antes de se construir, como era feito por nossos ancestrais, mas hoje não damos mais importância a estes aspectos, até porque muitos compram a morada já construída. E o que fazer para se proteger e viver num lugar melhor?


Buscar profissionais que estão atentos a sua morada de uma forma mais ampla é o primeiro passo. Pensar em somente mobiliar a casa dentro de tendências não é a forma mais salutar que se tem para se viver. É necessário ir além do que está sendo visto. É preciso sentir e investigar o lugar, escolher os melhores materiais que não impactam na saúde de quem vai morar e nem na do Planeta, posicionar equipamentos e elétrica de forma a diminuir o efeito do eletromagnetismo nas pessoas e tantas outras coisas que estão fora do escopo de trabalho de tantos profissionais da área do MORAR.


Sendo o Eco Gaia Design de Interiores especialista nesta linha de projetar espaços, enumerou aqui 8 pilares que são primordiais para uma casa saudável.


-Qualidade do ar interno - buscar formas de promover a ventilação cruzada com entrada de ar natural. A qualidade do ar interno é 90% mais poluente que o ar externo e em um projeto saudável, a busca pela melhoria deste ar é primordial. Desta forma consegue reduzir a secura do ar, a irritação dos olhos e da garganta. Ficar atento e propor soluções para mofos e bactérias, reduzindo assim infecções pulmonares.


-Qualidade da água - é pensado desde a tubulação que é utilizada até as melhores formas de filtragem, evitando assim a fluorose, cálculos renais, infecções intestinais, infertilidade e alteração do PH do nosso corpo. Chamamos a atenção para a questão da água clorada e fluorada. O cloro está presente na água para que ela não estrague. Então, consumimos cloro a vida inteira. O mesmo ocorrendo com o flúor. Não somos todos deficitários de flúor. É necessário se avaliar caso a caso e, somente o profissional da área pode prescrever. Hoje vivemos num bloco, todos sendo vistos como iguais e estas atitudes impactam na nossa saúde.


-Iluminação - promover um ambiente iluminado de forma natural e artificial é o ideal, para cada período do dia, considerando as necessidades de trabalho, descanso, relaxamento. Respeitar o nosso corpo é o foco. É preciso entender o corpo humano para se pensar em iluminação. Ela ajuda, mas pode atrapalhar muito a saúde se for pensada e projetada de forma a não respeitar as necessidades inerentes ao ser humano. Aqui, podemos destacar alguns efeitos gerados por uma iluminação deficitária: dores de cabeça, depressão, ausência de ânimo, falta de produção de hormônios imprescindíveis para a saúde humana, cansaço, falta de atenção, pouca produtividade.


-Qualidade acústica - o ruído pode produzir estresse físico e psicológico, aumento da pressão e do colesterol, riscos cardíacos. Aqui se busca alternativas para diminuir ao máximo os sons do interior da casa. As soluções são dadas através de especificações de materiais e equipamentos que diminuem os ruídos nos ambientes e respeitam os níveis de decibéis.


-Qualidade de materiais - Em uma especificação de materiais, a busca em reduzir o uso de metais pesados, formaldeídos e compostos orgânicos voláteis vem em primeiro lugar. Podem ser encontrados em tintas, vernizes, produtos de limpeza, acabamento de móveis e revestimentos. Desta forma, são evitados problemas de pele e pulmonares, que afetam os sistemas respiratórios, provocam a má formação fetal e podem levar ao câncer de pulmão e bexiga.


-Paisagismo - a natureza é o padrão. Nós somos a natureza. Os ambientes internos necessitam de vegetação para uma boa saúde. A presença de plantas nos espaços nos conecta com a natureza, diminui o nível de estresse, eleva o relaxamento, melhora a qualidade do ar. Exala saúde. 


-Psicologia do ambiente - pensar em espaços de troca e convivência em família é focar na saúde mental de todos. Aqui se busca criar possibilidades de unir a família através dos ambientes projetados. Nesta etapa também é pensado o impacto das cores na vida das pessoas, o efeito organização nos espaços e toda a dinâmica da família.


-Sustentabilidade - pensar em uma forma amorosa com o nosso planeta. Reduzir os impactos ambientais gerados pela execução de obras é o caminho. Utilizar os 3’Rs é primordial – REUTILIZAR / REUTILIZAR / RECICLAR.


Se aproxime da sua casa e busque uma vida mais saudável.


Sobre o Eco Gaia


Anna Persia Bastos, idealizadora e proprietária do Eco Gaia Design de Interiores e do Espaço Eco Gaia, traz um novo conceito de espaço corporativo, com ações focadas na sustentabilidade, com brechó e sebo, espaço para exposições e um showroom com objetos de decoração autorais, mobiliário afetivo, introduzindo o conceito de estilo de vida sustentável, criativo e inteligente, de espaço saudável relacionado a uma integração de vários fatores e estratégias, visando o bem estar, acessibilidade, inclusão e a melhoria de qualidade de vida. Não à toa, Anna Persia utiliza em seus projetos do conhecimento em Neuro Design, Design Biofílico, Vegan Design, Neuroarquitetura e Geobiologia.


O Eco Gaia Design de Interiores é especializado em projetos de espaços saudáveis, por entender que os ambientes influenciam a vida das pessoas. Neste sentido, uma das preocupações está voltada para a sustentabilidade, por estar relacionada ao respeito a todas as coisas.  Não é possível pensar que não somos responsáveis por um mundo melhor, uma vida mais salutar. Não há outra saída a não ser buscar um mundo mais sustentável. Sustentável no sentido do não desperdício em todas as áreas.  Em todos os seus projetos busca materiais com baixo impacto, que não agridem o meio ambiente e o ser humano, formas de não gerar tanto lixo, de poluir menos o meio ambiente, de reaproveitar o que o cliente tem, repaginando e dando outro valor a peças e mobiliários. É um olhar amoroso pelo que temos e o medo de perder esta riqueza.


Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem


Sobre Anna Persia Bastos


Psicóloga de formação (UNESA), sempre teve o olhar voltado para a importância do espaço na constituição do sujeito. Iniciou estudo para Personal Organizer e daí passou para o Design de Interiores. -  Instituto Marangoni Milano - Escola de Design em Design de Interiores para Profissionais . Especialização em Design de Interiores: ambientação e produção de espaço - IPOG . Mestre em Diversidade e Inclusão em conforto ambiental em espaços de inclusão - UFF . Técnico em Design de Interiores - IBDI . Design de Espaços- metodologia MADEIN - Instituto Europeu de Design. Também cursou Neuro Design, Design Biofílico  e Vegan Design. Formação em Neuroarquitetura, Geobiologia pela L'Ècole Française de Géobiologie. Casa Saudável - Healthy Building Certificate.


Em junho de 2022, se lançou no mundo das Artes, tendo sua primeira exposição solo, “Reutilizar para Criar – Arte sustentando o Planeta'', com peças autorais que foram criadas com refugo de obras. Em dezembro de 2022, lançou o  livro "Conforto Ambiental e Educação", sobre saudabilidade, inclusão e conforto em ambientes educativos. Também foi primeiro lugar com o  "PROJETO ÁREA GOURMET", na categoria Design de Interiores, no 1º Concurso Cultural Projeta Arch.


Anna Persia Bastos / Eco Gaia Design de Interiores /Espaço Eco Gaia

Instagram:  @ecogaia.interiores @espaco.ecogaia

 

 

Assessoria de Imprensa:

Paula Ramagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário