Crianças acessam Instagram e TikTok diariamente e precisam entender o que é fato, opinião e fake news
Jornal da Criança promove debate sobre o tema com alunos no dia 27 de outubro, na Biblioteca do Parque Villa Lobos (São Paulo)
Já que o acesso das crianças ao conteúdo das redes sociais – especialmente Instagram e TikTok – e internet é uma realidade diária, é importante começar logo a alfabetização midiática delas, para que comecem a diferenciar o que é fato, opinião ou desinformação (fake news), afirma a jornalista Viviane Zanardo, editora-chefe do Jornal da Criança.
“Será que dá para confiar em tudo, naquele vídeo ou aquela imagem bonitinha que aparece no Instagram? Sabemos que muitas crianças se conectam ao Instagram, um uso que se intensificou durante a pandemia. Então, o que precisamos fazer é educar as crianças para tirar proveito dessa ferramenta maravilhosa, que se chama internet, ao nosso favor.”
De acordo com a pesquisa Tic Kids 2022, 96% das crianças e adolescentes de 9 a 17 anos acessam o TikTok e o Instagram todos os dias. Além disso, 43% dos jovens admitiram não saber como identificar se uma informação na internet está correta.
No Jornal da Criança (JC), veículo de imprensa com linguagem fácil de entender e voltado para crianças, Viviane explica que as notícias seguem o padrão da imparcialidade, repercutindo os vários lados de um acontecimento. Como exemplo, cita a cobertura da invasão do Congresso ocorrida em janeiro.
“O JC narrou o fato, é isso o que fazemos. Não atacamos ninguém e nem colocamos palavras (na boca dos envolvidos). A opinião, quem tem que formular são os alunos. Fazemos isso para que eles desenvolvam espírito crítico a partir de um contexto, um acontecimento, e falando de forma lúdica para que eles tenham percepção em relação às imagens que eles veem na internet.”
Uma das formas de desenvolver espírito crítico e habilidades digitais em jovens e por meio da educação midiática. “A ideia da educação midiática é fazer treinamento em sala de aula para que eles aprendam a usar ferramentas que vão ser uteis no dia a dia e ser produtivas no ambiente escolar. Falo de ferramenta de edição, vídeo, texto e apresentações”, explica.
O ensino midiático se refere apenas ao uso de ferramentas digitais e discussões sobre o impacto das novas tecnologias, acrescenta. Ela cita o ChatGPT como exemplo, pois esse aplicativo de inteligência artificial é um desafio até para acadêmicos. “Ele não é fonte segura de informação”, comenta.
As crianças precisam se educar também com relação ao GPT e não só os alunos, mas professores e adultos, acrescenta Viviane. “Quem alimentou os dados foram pessoas que não tem, necessariamente, propriedade para falar daquele assunto. Para usar o GPT, é preciso ser conhecedor profundo de uma área específica. Diferente de um aluno, que não tem esse preparo.” Para ela, é importante aproximar o aluno das tecnologias, mostrando como as ferramentas funcionam.
1º Encontro dos Midiáticos
Estas e outras discussões sobre educação midiática serão conduzidas por Viviane e parceiros do 1º Encontro dos Midiáticos, que acontece no dia 27/09 (terça-feira) na Biblioteca do Parque Villa Lobos em São Paulo, das 16h às 17h.
O 1º Encontro dos Midiáticos será conduzido por jornalistas e educadores e tem apoio da FTD Educação, EducaMídia, SJSP (Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo) e SEDIJORE (Sindicato das Empresas Distribuidoras, Editoras, Publicadoras, Vendedoras, Entregas Rápidas, de Jornais, Revistas, Outras Publicações Impressas ou em Versão Digital no Estado de São Paulo).
O evento é aberto para crianças do ensino fundamental 1 e 2 (do 1º ao 9º ano) e a participação é gratuita. Basta se inscrever enviando um e-mail para contato@editora10.com.br com nome, telefone e endereço.
Serviço
1º Encontro dos Midiáticos
Local: Biblioteca do Parque Villa Lobos (Av. Queiroz Filho, 1205 - São Paulo - SP)
Dia: 27/10 (sexta-feira)
Horário: Das 16h às 17h
Participação: Estudantes do ensino fundamental (1ª à 9ª série)
Inscrição: contato@editora10.com.br com nome, telefone e endereço
Organização: Jornal da Criança (Editora 10)
Sobre Viviane Zanardo
Viviane Zanardo é jornalista e publisher do Jornal da Criança, veículo de imprensa da Editora 10 que reforça o aprendizado das disciplinas escolares e gêneros textuais por meio de assuntos atuais. Formada em Comunicação Social com ênfase em jornalismo na FIAM, atua na área desde 2000. Já foi pauteira, produtora, repórter e editora nas TVs Globo, Diário e Bandeirantes
Sobre o Jornal da Criança
O Jornal da Criança (JC) publica notícias de imprensa com linguagem voltada aos alunos do ensino fundamental, com a proposta pedagógica de despertar o interesse das crianças pela leitura. O JC é publicado pela Editora 10, da jornalista Viviane Zanardo.
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