CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA
O filho mais novo de Zeus
Diferentemente do tempo cronológico existe o tempo kairológico, assim denominado pelos gregos como um tempo propício para oportunidades.
Kairós, um deus grego, é o filho mais novo de Zeus, que tem asas nos ombros e nos calcanhares, com uma mecha grande de cabelo caída na testa e totalmente careca na parte de trás da cabeça.
Este retrato deste deus nos eleva para uma interessante analogia: ele passa por nós e se não agarrarmos sua mecha de cabelo perdemos a oportunidade de tê-lo. Porque kairós está ligado ao tempo de realização.
O tempo cronológico se relaciona a todas as situações da vida. O tempo kairológico se volta para a nossa percepção. É a percepção que cria a oportunidade criada por Kairós.
O que se torna mais relevante depois destes ditos é o fato de que o tempo kairológico nos eleva a um pensar sobre nosso estar no mundo. Temos a capacidade de tomar decisões, de escolher. Evidentemente que muitas escolhas são feitas por outros, e muitas vezes temos que nos ajustar a elas, mas jamais podemos esquecer que existir é decidir. O tempo kairológico não tem a ver especificamente com a tomada de decisões, mas com as oportunidades que aparecem e a nossa capacidade de percebê-las.
Por isso precisamos ter sensibilidade, pois o tempo kairológico requer sabedoria, porque é ligado à esperança, à possibilidades sempre presentes. Por isso também não deve ser visto como ameaça. Talvez seja por causa disso que este tempo esteja ligado ao tempo da ação de Deus.
Logo após a pandemia percebemos muito a presença de Kairós. Muitos agarraram suas mechas para poder sobreviver em um tempo de incertezas e dificuldades repentinas. Tivemos que nos reinventar e, muitos de nós chegamos ao limite para tentar viver no além do medo imposto por um tempo de morte constante.
A partir deste momento nos vemos como pessoas melhores, mais maduras e preparadas. Não foi fácil, não está sendo, mas temos aprendido a todo instante que saber ter uma vida com significado, em todos os sentidos, é estar sensível a Kairós e a não se importar tanto com Cronos. E tal ação exige aprendizado.
Um fortíssimo abraço para você!
Instagram: baunilha45 e s48m7
Nenhum comentário:
Postar um comentário