Uberlândia recebe exposição ‘Desalinho’ no Centro Municipal de Cultura - Quero Notícia

Breaking

Rádio

21 junho, 2023

Uberlândia recebe exposição ‘Desalinho’ no Centro Municipal de Cultura

 Uberlândia recebe exposição ‘Desalinho’ no Centro Municipal de Cultura


São 17 obras fotográficas trabalhadas com pigmento mineral sobre papel de arroz e bordado; mostra da artista Mari Queiroz retrata o vazio e o silêncio da perda prematura dos filhos   



Danilo Henriques – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU


A população de Uberlândia já pode apreciar gratuitamente a exposição “Desalinho” da artista premiada Mari Queiroz (veja abaixo). A mostra pode ser conferida na Galeria de Arte Iolanda de Lima Freitas, no Centro Municipal de Cultura, de segunda a sexta, das 12h às 18h.


Com 17 obras fotográficas trabalhadas também com pigmento mineral sobre papel de arroz e bordado, a artista leva ao visitante a atmosfera dolorosa da perda prematura de um filho. 


“Eu quebro o silêncio e me debruço neste vazio devastador e solitário da mulher diante da perda de um bebê. Fotografo o corpo dela, fragmento e o costuro com este ‘bordado’ normalmente pertencente ao mundo feminino, com pontos cirúrgicos, a fim de nomear o abismo do indizível. Esse trabalho lento e preciso é a metáfora de um tempo que passa, um tempo que volta sobre si sem jamais se repetir, como o movimento contínuo da agulha perfurando o papel uma e outra vez”, destacou Mari Queiroz. 


Danilo Henriques – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU



 
Sobre a artista


A paulista Mari Queiroz é pós-graduada em Práticas Artísticas Contemporâneas (FAAP, 2022) e tem licenciatura em Educação Artística (Escola de Comunicações e Artes da USP,1989). Começou sua trajetória como fotojornalista, foi assistente de fotografia e depois fotógrafa no Estúdio Abril, onde permaneceu por um longo período.


Em busca de espaço para seu trabalho autoral deixou a editora e retomou seu percurso nas artes visuais. Premiada no Latin American Fotografía 4, no Prix de la Photographie Paris e no Prêmio Abril de Jornalismo, participou das exposições “Um Retrato Para o Novo Mundo” (Centro Cultural Casa da Luz, 2021) e “A Menina Mais Feia da Turma” (Ateliê 397, 2019), entre outras.


Atualmente, a artista investiga a relação entre corpo, silenciamento e memória. Através da sobreposição de camadas e da recombinação de vestígios e materiais, transforma o registro fotográfico em algo subjetivo e inexato, amortecendo o significado dos sujeitos originais. Sua pesquisa questiona os limites diluindo contornos: entrelaça o dentro e o fora, a construção e a ruína, o íntimo e o público, o corpo e a paisagem. Utilizando-se da imagem fotográfica e mais recentemente da palavra, cria auto ficções onde subverte a ideia do arquivo e da memória como lugares neutros.


Prestigie!

O quê:  Exposição “Desalinho” da artista Mari Queiroz

Onde: Galeria de Arte Iolanda de Lima Freitas, no Centro Municipal de Cultura (Praça Jacy de Assis) – Centro

Quando:  Até 28 de julho – de segunda a sexta, das 12h às 18h.

Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário