CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA
O que o trauma faz com o nosso cérebro
Quando vivenciamos eventos traumáticos nosso cérebro muda. E como isso acontece?
Bruce McEwen, da Universidade de Rockfeller, descobriu que o cortisol entra no cérebro, permanece lá e se liga a um receptor. Este receptor em particular tem uma estrutura molecular que se abre apenas com a ação do cortisol (SHORS, 2022).
Estes receptores são encontrados por todo o cérebro, inclusive no hipocampo que é a parte do cérebro responsável pela criação de memórias, e que é muito sensível ao estresse.
Outros pesquisadores como Catherine Wooley e Elizabeth Gould fizeram um experimento, simulando a situação de um cérebro exposta a um grau extremo de estresse. O que elas descobriram? Que os dendritos, estruturas do cérebro responsáveis pelas conexões entre os neurônios, tinham menos galhos. Parecia que alguns neurônios tinham encolhido (SHORS, 2022).
E o que isso quer dizer? Que um cérebro que está constantemente exposto a situações de estresse por mudar sua forma de funcionamento.
Em um experimento constatou-se que pessoas que estão em situações de estresse por muito tempo perdem a capacidade de lembrar de alguns detalhes diante de uma ação solicitada para realizar, ou seja, o estresse atinge a nossa cognição.
Isso não quer dizer que os hormônios do estresse são sempre vilões. O cérebro precisa deles para nos ajudar a ter reações de defesa. Mas estas porções precisam ser pequenas e rápidas.
A verdade é que não conseguiremos nos livrar dos momentos de estresse, porque a vida os oferece o tempo todo. A grande questão é como vamos lidar com eles e com as mudanças que promovem no nosso cérebro. Um desafio, na verdade, que precisa ser encarado com seriedade, estudo e muito esforço.
Continuaremos com o assunto na próxima semana.
Um fortíssimo abraço para você!
Instagram: baunilha45 e s48m7
Nenhum comentário:
Postar um comentário