Atleta do projeto social Tênis na Lagoa, Antonio Vitor conquista, em Sta. Cruz de la Sierra, seu maior título na carreira - Quero Notícia

Breaking

Rádio

24 abril, 2023

Atleta do projeto social Tênis na Lagoa, Antonio Vitor conquista, em Sta. Cruz de la Sierra, seu maior título na carreira

 Atleta do projeto social Tênis na Lagoa, Antonio Vitor conquista, em Sta. Cruz de la Sierra, seu maior título na carreira


Antonio Vitor faturou pela primeira vez um título do circuito sul-americano do Cosat

Fotos: Antonio Vitor com o troféu / Crédito: Divulgação


Atleta do projeto Tênis na Lagoa - Instituto Mirania Gomes Borges, projeto social situado na Lagoa, no Rio de Janeiro, conquistou, neste sábado, seu maior título na carreira e o primeiro do circuito sul-americano do Cosat. Ele venceu a etapa de Sta. Cruz de la Sierra, na Bolívia, evento jogado no saibro, na categoria 16 anos.

Antonio Vitor passou na final pelo brasileiro Pedro Ramires por 6/2 2/6 6/0. Na campanha, ele venceu quatro partidas passando na semifinal pelo quarto favorito, o brasileiro Henrique Queiroz, por 7/5 6/1.

"Até agora é meu maior título, estou muito feliz com o resultado. Foi duro, tive meus altos e baixos, tive um pouco de medo em algumas horas, mas superei. Consegui essa vitória que pra mim é muito importante. É seguir trabalhando para buscar mais títulos. Queria agradecer a todos que torceram por mim e que me apoiaram para estar aqui vivendo este momento", disse Antonio Vitor que vence pela primeira vez um torneio de um circuito continental. No fim de 2021 ele havia conquistado etapas do circuito em Portugal junto com Carlos Henrique. 

Antonio Vitor disputou três torneios na Bolívia, os dois primeiros em La Paz e Cochabamba e graças à ajuda de apoios através de uma vaquinha virtual para custeio de passagens, hotel e alimentação.


Sobre o Projeto Tênis na Lagoa

Fundado em 2004 por Alexandre Borges, professor e apaixonado por tênis desde a infância, o Projeto Tênis na Lagoa - Instituto Mirania Gomes Borges surgiu inicialmente como uma iniciativa particular para atender crianças e adolescentes de comunidades carentes do Rio de Janeiro. Em 2020, o projeto tornou-se Instituto Mirania Gomes Borges em homenagem à mãe de Alexandre.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento humano e a inclusão social por meio da prática esportiva, o projeto utiliza as quadras públicas localizadas em frente ao Clube Monte Líbano, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Teve início assim a oferta gratuita de aulas de tênis para a população em vulnerabilidade social da região.

Tendo como princípios a construção coletiva, o respeito à diversidade, a educação integral e a autonomia, o Tênis na Lagoa começou atendendo inicialmente cerca de 60 crianças de comunidades próximas.

Hoje, mais de 160 crianças e adolescentes são atendidos pelo projeto não apenas com aulas de tênis, mas acompanhamento psicológico, aulas de inglês e yoga, passeios educativos, entre outras atividades. Aqueles que se destacam têm ainda a oportunidade de integrar a equipe de competição, representando o Tênis na Lagoa em viagens por todo o país e até pelo mundo.

Atualmente, Alexandre conta com a ajuda de sua esposa, Paula Borges, um grupo de voluntários e alguns apoiadores conhecidos, como o ex-tenista Thomaz Koch, padrinho do projeto desde a sua fundação. Dezoito anos após o início das atividades, 4.500 crianças já tiveram sua vida impactada pelo Tênis na Lagoa.

O Projeto Tênis na Lagoa atende crianças e adolescentes das comunidades carentes da Rocinha, Vidigal, Cruzada, Cantagalo, Tabajara, Pavão-Pavãozinho, Rio das Pedras, Muzema entre outros na capital carioca.

Muito além de forehands e backhands, o objetivo do projeto é proporcionar a melhoria na qualidade de vida e o desenvolvimento integral de pessoas em vulnerabilidade social por meio da força de transformação do esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário