Ibis Libris Editora realiza a Ponte de Versos de março, na Blooks Botafogo, com poetas consagrados - Quero Notícia

Breaking

Rádio

16 março, 2023

Ibis Libris Editora realiza a Ponte de Versos de março, na Blooks Botafogo, com poetas consagrados

 Ibis Libris Editora realiza a Ponte de Versos de março, na Blooks Botafogo, com poetas consagrados


Ponte de Versos de março traz Bernard Sader Tinoco, Mariana Imbelloni e Rômulo Pacheco, ao lado de Thereza Christina Rocque da Motta, editora e fundadora da Ibis Libris


Segundo Thereza Christina, a poesia contribui para a formação do imaginário, do jogo simbólico e da sensibilidade estética, identificando os sentimentos do autor e do leitor




Ibis Libris Editora entra no ano de seu 23º aniversário com 600 títulos publicados até 2022, títulos novos em produção, além dos 24 anos da Ponte de Versos, evento que valoriza a literatura nacional e novos autores. Em março, a Ponte de Versos contará com a presença de Bernard Sader Tinoco, Mariana Imbelloni e Rômulo Pacheco, ao lado da também poeta e editora Thereza Christina Rocque da Motta, fundadora da Ibis Libris, que inicialmente leem poemas autorais. 

 

 

Após o Prato Principal, abre-se a Sobremesa, com leitura de poemas de todos os presentes, encerrando-se com a Saideira, quando cada um lê mais um poema curto preferido, ou de sua autoria.

 


Estiveram na Ponte de Versos em 2022:


Em fevereiro, Lílian Maial, Ricardo Ruiz e Rosália Milsztajn. Em março, Celi Luz e Karla Sabah. Em abril, Alice Monteiro e Paulo Sabino. Em maio, Claudia Roquette-Pinto e Léo Ferreira. Em junho, Adriano Espínola, Monica Montone e Cristina Biscaia. Em julho, Gilberto Gouma, Manuel Herculano e Marcelo Mourão. Em agosto, Tanussi Cardoso, Ramon Nunes Mello e Carmen Moreno. Em setembro, Christovam de Chevalier, Ricardo Vieira Lima e Solange Padilha. Em outubro, William Soares dos Santos, Hélen Queiroz e Cecília Costa. Em novembro, Luiz Otávio Oliani e Renato Alvarenga. Em dezembro, Cristina Fürst, Georgia Annes e Rose Araujo. Em janeiro de 2023: Laura Esteves, Jorge Sá Earp e Jorge Ventura. Em fevereiro, Afonso Henriques Neto e Alberto Pucheu.

 

 

Ibis Libris realiza, mensalmente, a "Ponte de Versos", evento literário tradicional, que, este ano, comemora 24 anos. Desde 1999, ocorrendo quinzenalmente na antiga Livraria Ponte de Tábuas, no Jardim Botânico, passando pelo Barteliê, em Ipanema, e pela Livraria DaConde, no Leblon, reunindo poetas novos e já consagrados, a "Ponte de Versos" tornou-se parte da cena poética carioca.

 


Divide-se entre "Prato Principal", onde os poetas convidados leem por 10 a 15 minutos. Em seguida, é aberta a "Sobremesa" ao público, quando cada pessoa pode recitar um poema por vez e, por fim, a  "Saideira", com a leitura de mais um poema curto cada um. 



A "Ponte de Versos" acontece no próximo dia 21/03 (terça-feira), das 18h às 21h, na Blooks Botafogo, na Praia de Botafogo, 316 (Espaço Itaú de Cinema). Livre para todas as idades e com entrada franca.

Traga seu poema  para a Sobremesa e a Saideira!

 


Prato Principal

 

Bernard Sader Tinoco é poeta e economista. Graduado na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, onde nasceu e escreveu os poemas de seu primeiro livro, Sugiro começar perdendo a lucidez, lançado em outubro de 2021, pela Editora Cândido. Frequenta os saraus cariocas como o Corujão da Poesia em Niterói, e encontra, na urbanidade, grande inspiração para a sua poesia existencial, bem como nos movimentos artísticos e carnavalescos do Rio, onde atualmente toca trompete.

 

 

Mariana Imbelloni Braga é poeta, escritora e pesquisadora. Meio mineira, meio carioca, meio do mundo, escreve desde que se lembra, mas cada vez se esquece mais. Tem poemas e crônicas publicados nas revistas Prosa, Verso e Arte, Mallamargens, Literatura e Fechadura, Totem e Pagu, entre outras. Autora de “O fio invisível dos dias” (Urutau, 2020) e “ainda estou partindo” (Patuá, 2022), participa do Corujão da Poesia desde 2013, quando o evento acontecia na Livraria Saraiva no Leblon. Formada em Direito, acabou de regressar da Alemanha, onde passou um ano em um pós-doutorado.

 

 

Rômulo Pacheco é carioca, poeta, letrista, dramaturgo, roteirista e ator. Artista híbrido, no cinema, dirigiu e roteirizou o curta-metragem Ernesto Ernesta Carmem e o média-metragem Delicadeza perdida; atuou no longa-metragem Os Suicidados, sobre a vida e obra de Vincent Van Gogh e Antonin Artaud, a quem interpretou. Participou como ator dos filmes de curta-metragem, Abismo da alma (experimentação poética sobre o período de internação de Antonin Artaud, gravado no hospício de Barbacena, em Minas Gerais), A Flor da TelaO Poeta pela MãoQuimera, entre outros. No teatro, atuou em mais de 15 peças, montando autores como Shakespeare, Frank Wedekind, Bob Fosse, Thornton Wilder, Friedrich Dürrenmatt e Dias Gomes. Escreveu, entre outras peças, Sonhos de papel e Nem que eu morra por isso, além da trilogia Saliva de Rimbaud, Thuja: Um Coração de Van Gogh e Artaudiânus. Em dezembro de 2022, lançou Eletrochoques, seu primeiro livro de poesia, prefaciado por Claudio Willer, pela Ibis Libris. 

 


Sobre a Ibis Libris

Ibis Libris é uma editora de primeiros livros de prosa e poesia, ficção e não ficção, infantis, juvenis e cultura em geral. Foi fundada em 18 de agosto de 2000, e hoje tem mais de 500 títulos publicados, principalmente de literatura. Sua fundadora, Thereza Christina Rocque da Motta, é poeta, editora e tradutora. Lançou “Joio & Trigo”, seu primeiro livro de poemas, em 1982. Tem 25 livros publicados, entre eles, “Capitu” (2014), “Breve anunciação” (2013) e “As liras de Marília” (2013). É membro do Pen Clube do Brasil e da Academia Brasileira de Poesia. Fundou a Ibis Libris em 2000, e criou o selo Bisbilibisbalabás em 2002. Em 2021, criou o selo Maat somente para mulheres.  Em 2022, lançou “Sheherazade”, seu primeiro livro de contos, pelo selo Maat. 



Ibis Libris Editora inscreveu, pela primeira vez, mais de 10 títulos no Prêmio Jabuti de 2022, concorrendo em 16 categorias. Além disso, Thereza Christina fez o pedido de inserção do Dia da Primavera dos Livros no Calendário Oficial da Cidade, aprovado em 6 de outubro de 2022.

Segundo Thereza Rocque da Motta, a "Ibis Libris foi criada para dar voz aos autores que desejam transformar seus sonhos em livros e, por isso, criei  uma editora para transformar sonhos em realidade".

Instagram: @ibislibris


Thereza Christina Rocque da Motta
Ibis Libris
Editora
Rua Pereira Nunes, 395 cob. 1.701
Vila Isabel
20.541-022 Rio de Janeiro - RJ
Tel.: 21-3546-1007 / 96580-0499


Assessoria de Imprensa:
Paula Ramagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário