CCBB BH se despede de Marc Chagall com programação especial para todos os públicos
Gratuita e especialmente organizada para o Brasil, exposição reúne mais de 180 obras de um dos principais expoentes da arte moderna.
Belo Horizonte, janeiro de 2023 – “Marc Chagall: Sonho de Amor”, exposição que retrata um dos mais importantes artistas do século XX e que já levou mais de 140 mil pessoas ao CCBB Belo Horizonte, se despede da capital mineira na segunda-feira (16/01). Até lá, uma intensa programação criada especialmente pelo CCBB Belo Horizonte enriquece a oportunidade de o público conhecer de perto mais de 180 obras produzidas por Chagall, entre 1922 e 1981, provenientes de acervos internacionais e brasileiros. Música, dança, cores e magia acompanham a programação que contempla artistas mineiros de diferentes universos artísticos.
No Pátio do CCBB Belo Horizonte, em 7/01, 8/01, 14/01, 15/01 e 16/01, o público confere performances de dança na obra Air Fountain, do norte americano Daniel Wurtzel. Nesta obra, o “Sonho de Amor” de Chagall é anunciado por uma instalação contemporânea, gentilmente cedida pelo artista a pedido da organizadora da mostra. “A obra de Wurtzel, assim como as obras emprestadas pelas instituições brasileiras, são parte do empenho da organização em constituir a exposição de Chagall mais completa possível”, explica Cynthia Taboada, que liderou esse processo. "Essas obras são de grande importância no discurso expositivo”, completa Lola Durán Úcar, curadora.
Marcadas sempre às 11h e às 18h, as performances de dança na obra de Wurtzel serão realizadas, nos diferentes momentos, pelas bailarinas Jacqueline Gimenes, Mariana Mattiello e Yasmin Almeida. O bailarino Marcus Coelho se apresentará exclusivamente em 14/01, às 18h.
Vale reforçar que Chagall (1887-1985) é considerado um dos mais importantes artistas do século XX. A exposição que marca a programação cultural de BH e demais cidades por onde passou (Rio de Janeiro e Brasília) propõe uma incursão sobre os temas mais presentes na obra do artista: origens e tradições russas, o mundo sagrado, o mundo encantado das fábulas e o amor. A mostra “Marc Chagall: Sonho de Amor” também será apresentada no CCBB São Paulo a partir de 08/02.
A exposição tem patrocínio da BB Seguros, apoio do Banco do Brasil e realização do Ministério do Turismo, via Lei de Incentivo à Cultura. A organização e produção são da empresa Cy Museum, em parceria com a italiana Arthemisia.
Conversas com Chagall
As obras de Chagall encontram interlocução com a produção local. Confira as atrações:
Concerto de Violão Clássico – Celso Faria:
Data: 11/01, às 20h
Local: Teatro
Classificação indicativa: livre
Sinopse: o músico Celso Faria apresenta um concerto de violão clássico oferecendo ao público um panorama da criação mineira para o instrumento. O repertório inclui obras originais e transcritas, e dialoga com as obras de Marc Chagall ao abordar temáticas constantes no universo criativo do artista.
Circo do Sufoco
Data: 15/01, às 14h
Local: Pátio
Classificação indicativa: livre
Sinopse: em um espetáculo repleto de humor e criatividade, o palhaço Sufoco tenta colocar em cena todas as atrações de um grande circo, contando apenas com si mesmo no elenco. Em meio a confusões e tropeços, revela-se um multiartista: é mágico, malabarista, acrobata, músico e equilibrista!
Congado da Irmandade “Os Carolinos”
Data: 15/01, às 16h
Local: Pátio
Classificação indicativa: livre
Sinopse: a Irmandade do quilombo “Os Carolinos” leva o congado ao CCBB em uma apresentação repleta de música, dança e cores. O grupo percorrerá o prédio e fará o encerramento no pátio, onde será construído um estandarte em conjunto com o público presente. O encontro do congado mineiro com Chagall se dá por meio do retorno às origens e valorização da cultura ancestral.
Informações para a imprensa: www.agenciagalo.com/chagall
Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte
Funcionamento: todos os dias, das 10h às 22h, exceto às terças-feiras
Local: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários
Ingressos gratuitos: disponíveis em bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB BH.
Nenhum comentário:
Postar um comentário